Ir para conteúdo

Novo Point de Tucunas no PI


Posts Recomendados

Galera

Esses dias fiquei sabendo que num rio chamado Longá, a incidência de tucunares estava exagerada, fiquei curioso com o fato e resolvemos fazer uma pequena aventura pela região, o local é muito lindo, lembra muito os afluentes do Rio Xingú, o rio tem leito de pedras e possui boa quantidade de peixes, fora o astro principal o "Tucunaré Amarelo" que atinge até os 3 kilos na região, tem-se ainda a possibilidade de pescar Corvinas das graudas (na faixa dos 5 Kg), Filhotes de Piraiba, Surubins, Apapas, Jurupesens, Fidalgos, trairas e por ai vai...

Chegamos lá e nosso piloteiro (Por aqui chamado de popeiro) já estava nos esperando com os tradicionais remos nas mãos hehehe, descemos alguns metros até o rio e logo avistamos nossas pequenas embarcações, depois de avaliar a situação, vimos que seria necessário uma adaptação rápida para que pudessemos pescar nas diminutas embarcações, que apesar de pequenas são relativamente seguras...

Imagem Postada

Seguimos remando até o ponto de pesca, que se resumia numa ilha de pedras que se localizava bem no centro do rio, mas nossa esperança de peixes logo foi substituida pelo desânimo, pois assim que chegamos, avistamos alguns pescadores tarrafeando o lajeiro e mais alguns fazendo uso de redes, pensamos em desistir, mas já que estávamos lá, resolvemos ver no que dava.

Assim que descemos do barco, nosso piloteiro falou com seus amigos tarrafeiros e lhes pediu gentilmente para que eles se afastassem do local, por incrível que pareça, os sujeitos acatarm o pedido e foram tarrafear rio acima, então começamos os trabalhos, eu e meu amigo Holandes que passa sua férias no Brasil.

Todas as iscas foram usadas, desde iscas de superfície até jigs e shads, e nada de tucunare.

Desanimado com a situação, peguei uma isca artesanal que um amigo vitor me cedeu a alguns dias que me foi dada com a seguinte recomendação...

" Ivanzão, essa isca não é pra ser usada se o peixe estiver pegando, use-a apenas se você não estiver pegando nada, porque ai você vai ver que ela pega e muito..."

Claro, que não dei ouvidos pro meu amigo, mas diante de tal situação, resolvi usar a tal isca milagrosa hehehe.

No primeiro, segundo e terceiro arremesso, nadaaaa, já comecei a achar que tudo não passava de ilusão, até que no quarto arremesso, uma trancada, uma corrida e um salto, uhuuuu, tucuna na linha e a primeira foto pra registrar o feito no local...

Imagem Postada

Tucuna pequeno, as que nos encheu de esperança novamente, mais alguns arremessos e ta lá outro tucuna, outro arremesso e la esta mais outro, foram 5 tucunas fisgados em pouquissimo tempo e todos se espantaram com a eficiência da tal isquinha artesanal...

Imagem Postada

Meu amigo Joost, já estava impaciente, pois arremesava no mesmo local e não conseguia fisgar, ficamos realmente boquiabertos com a tal isca matadeira.

Pra confirmar o fato, encostei a isquinha por um tempo e passei a usar todas as minhas melhores iscas, arremessando sempre no mesmo local onde havia capturado os tucunas, nadaaaaa, depois de uns 40 minutos tentando fisgar um tucuna sem sucesso, espetei de novo a isquinha matadeira no snap, pronto, foram mais 4 tucunas na sequência e o pior de tudo, no mesmo local ( Caracaaaaaa).

Olha o maiorzinho

Imagem Postada

Infelizmente um bom tucuna resolveu acabar com a festa e levar a minha isquinha matadeira embora hehehe, mas já estou tentando providenciar outra para futuras pescarias... É bem certo que a isca é muito boa, mas como disse meu amigo vitão, ela só pode ser usada em momentos como esse, onde todos os recursos foram esgotados, pois a graça de se pescar tucunaré, esta justamente no seu ataque fantástico na superfície e também sabemos que pessoas mal intencionadas jamais poderão conhecer esta isca, pois já sabemos de ribeirinhos que já possuem essa "tecnologia" estão pegando mais de 80 peixes por pescarias e isso pode prejudicar terrivelmente o nosso frágil ecossistema.

Imagem Postada

Qualquer dia desses volto nesse paraiso e quem sabe não engato um amarelão de 3 kilos por lá.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz! belo rio hein! Pedreira e deve ser muito promissor...

Esse fato de rede e tarrafa realmente acaba com uma pescaria, eu desanimo na hora também...

Po ve se consegue mandar a fiscalização lá... Ibama sei lá...

Depois que conseguir outra isquinha dessa matadeira posta a foto dela para nós ok? Fiquei curioso hehehehehe.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Galera

O lugar é lindo mesmo, me senti no igarapé do Triunfo, lá pras bandas se São Felix hehehe.

Quanto a isquinha, sei que ela já esta na mão do pessoal de Brasilia, tem nego usando ela lá na serra da mesa, me parece que foi inventada por ai.

Eu sei que ela nada mais é do que um triangulo, semelhante a uma colherzinha, que vem girando na água, quase como se fosse um spinner, quem vê aquilo dúvida que preste pra pegar peixe, eu mesmo só acreditei depois que ela salvou minha pescaria.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adhemar

Ela é feita de metal, de forma triangular e gira na água quando tracionada, lembra um spinner, mas a eficiência é muito superior.

Não tenho a foto no momento, em breve, quando receber outra de meu amigo eu coloco aqui pra vocês verem, mas antes tenho que fazer uma nova pescaria pra ver se a eficiencia continua a mesma.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos falando de alguma coisa assim ?

Imagem Postada

Esses são conhecidos como "spinner baits", muito populares nos EUA !

Tem uma variedade de tipos, modelos e formatos impressionante, mas o procedimento básico é sempre o mesmo, atrair o peixe pelo brilho da(s) lâmina(s), que podem ser múltiplas ( já vi até com 5 delas, imitando um carduminho... )

Por aqui, são usados mais no Sul, e funcionam bem com as "dentuças"... wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...