Ir para conteúdo

A primeira impressão é a que fica


Posts Recomendados

Quando comecei a pescar, trazia inúmeras dúvidas, e para saná-las recorri a revistas especializadas e a internet. Inevitavelmente, sempre esbarrava pelo aclamado Black Bass nestas minhas pesquisas em busca de conhecimento.

Com o tempo, e pela própria pratica em si, fui me aprimorando na pesca de traíras e robalos. As quais logo viraram vicio.

Já enturmado no mundo da pesca esportiva e suas respectivas comunidades, vi que o Bass causava verdadeiro fascínio nos pescadores. Pescar um Bass era quase a prova ritualística para separar os pescadores dos meninos...(risos)

Sabe-se la porque... eu nunca tive simpatia com o Black Bass.

Eu acredito que seja pelo meu patriotismo exacerbado ou pela minha implicância com tudo que me soa como imitação de cultura estrangeira.

Meu amigos sempre me criticavam por isso. Diziam que eu era maluco e implicante. Pior de tudo era que eles tinham um grande trunfo ao ser favor; o fato de eu nunca ter pescado um Bass. Então, eu tinha que ouvir calado que:  “... quando eu pesca-se um Bass, eu iria mudar de opinião!! ...”

Como este mundo é pequeno e pescador tem em tudo que é canto, na minha festa de casamento conheço um dos primos da minha esposa. Um cara nota dez e pescador fanático também. O assunto não podia ser outro a noite toda... peixes, pescarias, equipamentos, técnicas, e tudo mais que envolve este nosso fascinante universo da pesca esportiva.

Sem pestanejar ele me convida para ir ao sitio dele pescar. E comenta sobre o lago que é o verdadeiro xodó dele. Lago este, que ele cuida como se fosse um filho. (risos)

Mas é claro que o convite foi aceito.

Quase um ano se passou e a pescaria não aconteceu. Até que os compromissos deram uma trégua e uma possibilidade surgiu. Mais do que depressa pescaria marcada para o fim de semana e os preparativos para viagem iniciados.

Chegamos de manhã e fomos direto para a propriedade da Avó da minha esposa. Afinal la também é casa de pescador! Seu Domingos, avô de minha esposa,  pescador viciado e não fica um dia sequer sem dar uma molhada na isca e aquela conferida em seus lagos.

O dia não estava pra pescador... muito frio, muita chuva e muito vento!!!

Almoçamos a verdadeira comida caseira, aquela feita em fogão a lenha, com sabor diferenciado. A tarde já recuperados do almoço...(risos) pegamos as tralhas e fomos pescar. Caminhávamos para o lago esperançosos e motivados pelas estórias que o Vô contou durante a manhã, de algumas traíras enormes que vinham dando prejuízo de tantas linhas que vinham estourando.

O lago estava inerte e o clima frio exigia até um casaquinho para os mais friorentos.

Logo as zaras começaram a trabalhar. Porem sem sucesso.

Então resolvemos chamar mais a atenção... com hélices a todo força!!!

Também sem êxito.

O negocio foi dar uma apelada... E assim partimos pra uma pescaria de meia água.

Minha esposa teve algumas ações, mas nada de fisgadas.

Pescaria difícil, mas consegui convencer uma traira a aparecer para a foto.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Sem mais ações no lago, resolvemos ir ao tão falado alagado. Local onde o Vô havia dito que habitavam as maiores e mais esfomeadas trairas.

Depois de uns 15 minutos de caminhada mata a dentro entre subidas e descidas, avistamos o alagado no fim do vale.

Imagem Postada

Descemos um peral bem íngreme.  Ao vermos de perto as estruturas presentes no alagado, fez compensar toda a caminhada. Realmente tinha tudo para ser a casa dos monstros.

Imagem Postada

Frog’s preparados e começamos os trabalhos. Muitas ações!!! Muitas mesmo!!!

Para cada 5 arremessos pelo menos um ou 2 tinham ação. Mas eram de trairas minúsculas. Algumas deviam ser menores que as próprias iscas que usávamos... (risos)

Logo veio um temporal e um frio muito intenso. E como já era próximo do fim de tarde achamos melhor voltar para o rancho.

Se pra baixo todo santo ajuda, pra cima ninguém te empurra!

A visão não era nada animadora...

“... pelo amor de Deus!!! Alguém chama um taxi!!! ...” (risos)

Imagem Postada

No dia seguinte o Joel (primo de minha esposa) já estava la para almoçar conosco e nos levar para pescar em seu sitio a tarde. Ele então  conta maiores detalhes sobre seu lago. Conta das enormes traíras que ele “cultiva” com muito carinho. Me diz que não permite a pesca de estranhos e que no lago dele é proibido abater peixes. Penso comigo na hora:

“... É hoje que tiro umas traíras peludas la de dentro!!! ...”

E entre estas informações, me diz que em seu lago existe Black Bass e que alguns são de ótimo porte, beirando os 2Kg. Confesso que deu aquela vontade de acertar um, mas ainda estava hipnotizado com as estórias das traíras de 3Kg.

Assim que almoçamos, pegamos as tralhas e nos mandamos.

Na chegada já dava para entender o porque do local ser  tão preservado e com ótimos peixes.

Imagem Postada

Realmente o lago era uma pintura. Ele havia montado, literalmente, todo o lago. Cada arvore propositalmente colocada no devido lugar. Espraiados muito bem posicionados e estruturas dignas da imaginação de um pescador. Sem contar na sensação de paz e naturalidade do lago.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Minha esposa que já estava com a tralha preparada inicia os trabalhos.

http://farm3.staticflickr.com/2891/11467541186_57c8344e0f_c.jpg

Eu pego minha frog “acorda monstro” e inicio os trabalhos.

Arremessos precisamente a uns 15cm ou 20cm para trás da margem. Trabalho os sapinho arrastando na grama até ele cair suavemente na água, bem no inicio da margem do lago.

A cada queda, a adrenalina subia esperando pelo voraz ataque. E se caso não ocorresse, seguia em um trabalho cadenciado que traira nenhuma resistiria.

Pois bem, não tive sucesso.

Minha esposa teve duas boas ações  mas não conseguiu confirmar com o sapinho.

Eu troco de lugar e arremesso para o centro do lago. Passando por trás de uns galhos expostos.

Frog nadando na superfície da água, e uma batida discreta acerta o sapo.

Pensei: “... É uma trairinha! ...”

Tiro o frog que usava e coloco uma zara apeladora!!! Daquelas levanta defunto!

Repeti o local do arremesso. Vim zarando devagar, suavemente...

E no mesmo ponto a batida certeira.

A briga não me trazia maiores emoções, ate porque tinha em mente que se tratava de uma pequena traira, que pouco abalava minha varinha de 10Lbs. Feliz que estava com minha primeira ação do dia, recolho o peixe para a foto.

Ao se aproximar do barranco e já vencido, vem minha surpresa!!!

Era um Black Bass!!!

Que foi devidamente fotografado para registrar o feito. Pois era a primeira vez que eu pescava um Black Bass na vida. E segundo a “crença”... agora já posso dizer que sou um Pescador, e não apenas mais um “menino” que pesca... (risos)

Eu e o tão falado Black Bass (por todos os ângulos)... kkkkkk

http://farm6.staticflickr.com/5514/11467571373_4ef2f75492_c.jpg

http://farm6.staticflickr.com/5501/11467408895_88a6d5d261_c.jpg

http://farm8.staticflickr.com/7451/11467433924_39c6478a13_c.jpg

http://farm6.staticflickr.com/5506/11467498536_9b91c1d75f_c.jpg

O dia se passou sem mais nenhuma captura minha ou de minha esposa. Ela ainda teve mais algumas ações, o mesmo não ocorreu comigo.

O Joel nos deixou batendo isca e se prontificou a pescar algumas tilapias para a janta.

Os únicos peixes que ele abate no lago são tilapias acima de um quilo e para consumo imediato e próprio.

Quando a noite caiu findamos a pescaria.

Se o ditado que diz: “... que a primeira impressão é a que fica. ...” estiver certo, me desculpem os “basseiros” de plantão, mas esses verdinhos importados ai não são nada demais... (risos)

Mas penso o seguinte...  

Com um só Bass, não da pra ter parâmetro de nada.

Então façamos um trato... logo volto la para novas pescarias, ai com o tempo e com mais Black’s no “currículo”, faço uma nova avaliação dos verdinhos. (risos)

Ah!!! Mas que voltei com a sensação de: “... eu estava certo!!! ...”  Aaaaa, isso eu voltei... (gargalhadas)

E a aqueles que diziam que eu só falava do Bass por nunca ter capturado um, agora vocês vão ter que me engolir!!!! Vão ter que me engolir!!! Ou me aturar... (gargalhadas)

Um grande abraço a todos e ótimas pescarias.

E lembrem-se!!! Isto é apenas um relato de pesca. O intuído é de confraternizar e descontrair. Nada contra nenhuma “religião”... (risos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, um bom relato não precisa de trocentos peixes medidos em libras (??) ou de viagens homéricas a lugares paradisíacos. Basta uma boa estória, o português em dia e um pouco de humor e bom senso.

Tá aí um dos poucos "relatores" de quem vale a pena ler os textos.

Excelente narrativa, Nelson! Parabéns!!!

Um forte abraço

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, um bom relato não precisa de trocentos peixes medidos em libras (??) ou de viagens homéricas a lugares paradisíacos. Basta uma boa estória, o português em dia e um pouco de humor e bom senso.

Tá aí um dos poucos "relatores" de quem vale a pena ler os textos.

Excelente narrativa, Nelson! Parabéns!!!

Um forte abraço

Edu

Pra mim o Sone disse tudo com muita propriedade. Seu relato foi perfeito.... palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Peixe??? Apenas um detalhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, mais um belo relato seu, muito bem escrito e com um toque humorístico :gorfei: Meus parabéns joia:::

Eu também sempre tive essa mesma ideia do Black Bass (ainda mais porque tenho preferência pelos peixes de couro), mesmo sem nunca ter visto um de perto. Vamos ver se um dia eu realizo tal peripécia digna de capa de revista de pesca :gorfei:

Abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, um bom relato não precisa de trocentos peixes medidos em libras (??) ou de viagens homéricas a lugares paradisíacos. Basta uma boa estória, o português em dia e um pouco de humor e bom senso.

Tá aí um dos poucos "relatores" de quem vale a pena ler os textos.

Excelente narrativa, Nelson! Parabéns!!!

Um forte abraço

Edu

Pô Edu... me deixou até sem palavras.

Caramba... não imaginava ouvir (ler na verdade...kkk) isso. (negrito)

Sempre que faço um relato tento dividir a pescaria... mas quase que por unanimidade ouço:

"... cara, teus relatos são muito grandes!!! Ta louco!!! Poe só as fotos. ..."

Ja tentei fazer isso, mas não consigo, parece que falta alguma coisa.

Então ter um retorno como este é bem gratificante.

Muito obrigado pelas palavras Edu...

Um abração e boas festas pra ti e teus familiares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, um bom relato não precisa de trocentos peixes medidos em libras (??) ou de viagens homéricas a lugares paradisíacos. Basta uma boa estória, o português em dia e um pouco de humor e bom senso.

Tá aí um dos poucos "relatores" de quem vale a pena ler os textos.

Excelente narrativa, Nelson! Parabéns!!!

Um forte abraço

Edu

Pra mim o Sone disse tudo com muita propriedade. Seu relato foi perfeito.... palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Peixe??? Apenas um detalhe.

Muito obrigado Fabricio... joia:::

Penso igual... o peixe é só o motivo pra irmos pescar, e não o que importa na pescaria...

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, mais um belo relato seu, muito bem escrito e com um toque humorístico :gorfei: Meus parabéns joia:::

Eu também sempre tive essa mesma ideia do Black Bass (ainda mais porque tenho preferência pelos peixes de couro), mesmo sem nunca ter visto um de perto. Vamos ver se um dia eu realizo tal peripécia digna de capa de revista de pesca :gorfei:

Abraço :amigo:

Valeu Pedro...

Poxa vamos trocar umas pescarias...

Tu vai la atras dos Basses e eu vou ai atras destes bitelos de couro!!! Um sonho!!

Te desejo toda sorte do mundo na tua busca pelo Bass. E quando sair na revista avisa!!!

Abração pescador.

Boas festas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, um bom relato não precisa de trocentos peixes medidos em libras (??) ou de viagens homéricas a lugares paradisíacos. Basta uma boa estória, o português em dia e um pouco de humor e bom senso.

Tá aí um dos poucos "relatores" de quem vale a pena ler os textos.

Excelente narrativa, Nelson! Parabéns!!!

Um forte abraço

Edu

Pô Edu... me deixou até sem palavras.

Caramba... não imaginava ouvir (ler na verdade...kkk) isso. (negrito)

Sempre que faço um relato tento dividir a pescaria... mas quase que por unanimidade ouço:

"... cara, teus relatos são muito grandes!!! Ta louco!!! Poe só as fotos. ..."

Ja tentei fazer isso, mas não consigo, parece que falta alguma coisa.

Então ter um retorno como este é bem gratificante.

Muito obrigado pelas palavras Edu...

Um abração e boas festas pra ti e teus familiares.

Reitero meu elogio ao seu relato. joia:::

Fotos de mais também pode se tornar um relato muito grande e chato. E o texto longo é massante quando não se usa adequadamente a pontuação ou quando o narrativa/estória são ruins. hehehe

Seus relatos são muito bons. Acredite!!

Abraxxxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, um bom relato não precisa de trocentos peixes medidos em libras (??) ou de viagens homéricas a lugares paradisíacos. Basta uma boa estória, o português em dia e um pouco de humor e bom senso.

Tá aí um dos poucos "relatores" de quem vale a pena ler os textos.

Excelente narrativa, Nelson! Parabéns!!!

Um forte abraço

Edu

Pô Edu... me deixou até sem palavras.

Caramba... não imaginava ouvir (ler na verdade...kkk) isso. (negrito)

Sempre que faço um relato tento dividir a pescaria... mas quase que por unanimidade ouço:

"... cara, teus relatos são muito grandes!!! Ta louco!!! Poe só as fotos. ..."

Ja tentei fazer isso, mas não consigo, parece que falta alguma coisa.

Então ter um retorno como este é bem gratificante.

Muito obrigado pelas palavras Edu...

Um abração e boas festas pra ti e teus familiares.

Reitero meu elogio ao seu relato. joia:::

Fotos de mais também pode se tornar um relato muito grande e chato. E o texto longo é massante quando não se usa adequadamente a pontuação ou quando o narrativa/estória são ruins. hehehe

Seus relatos são muito bons. Acredite!!

Abraxxxx

Edu

Valeu Edu... legal:: legal:: legal::

Abração e feliz ano novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, um bom relato não precisa de trocentos peixes medidos em libras (??) ou de viagens homéricas a lugares paradisíacos. Basta uma boa estória, o português em dia e um pouco de humor e bom senso.

Tá aí um dos poucos "relatores" de quem vale a pena ler os textos.

Excelente narrativa, Nelson! Parabéns!!!

Um forte abraço

Edu

Assino em baixo !!!! Disse tudo!!! joia::: Parabéns pelo relato!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Para mim, um bom relato não precisa de trocentos peixes medidos em libras (??) ou de viagens homéricas a lugares paradisíacos. Basta uma boa estória, o português em dia e um pouco de humor e bom senso.

Tá aí um dos poucos "relatores" de quem vale a pena ler os textos.

Excelente narrativa, Nelson! Parabéns!!!

Um forte abraço

Edu

Assino em baixo !!!! Disse tudo!!! joia::: Parabéns pelo relato!!

Mil desculpas pela demora em te responder Rafael...

Por alguma razão tua resposta passou desapercebida por mim.

Muito obrigado pelas palavras e pelo apoio.

Um grande abraço e novamente desculpas...

Valeu pescador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...