Ir para conteúdo

Ajuda - Bassboat Trick c/ Motor E-tec 90hp ou 115hp??


Posts Recomendados

Olá pessoal, mandei fabricar um bassboat trick geração 3, que está prontinho para ser montado, infelizmente com esta correria do fim do ano algumas peças acabaram não chegando, dentre elas a principal que é o motor de popa, eu havia encomendado um 90hp E-tec, porém devido a demora apareceu a oportunidade com o revendedor de adquirir o E-tec 115hp, por um preço "promocional", a diferença entre os dois ficará em 4mil, 22k o 90 e 26k o 115, segundo a revenda o valor do 115 seria 28k.

Porém com esta oportunidade me surgiram inúmeras dúvidas, primeiramente apesar de ser o mesmo fabricante, estes dois motores estão em limitrofes de tecnologia, o E-tec 90 é 3 cilindros em linha, tem 6 relógios analógicos, 1300 cilindradas e roda até 5500 giros, já o E-tec 115 é V4 de 60graus, tem dois relógios digitais, 1700 cilindradas e roda até 6mil giros,

segundo a revenda o 115 é o motor de entrada da linha V4, enquanto o 90 seria o mesmo 75 "esguelado" ou seja com injeção mais aberta para andar mais, o 115 é beem maior que o 90, vi os dois lado a lado em uma marina e o 115 tem a cabeça parte plástica do motor bem maior, as rabetas são muito parecidas.

Em relação ao peso 145 x 170kg, ou seja 25kg a mais no 115hp.

Eu sempre presei por montar um conjunto:

- leve (mais facil de manuseio e colocação na agua)

- mais compacto em tamanho (em função da garagem)

- principalmente econômico (por isso escolhi o e-tec)

- bom planeio rápido e boa velocidade final

porém depois de andar com alguns barcos similares e ver as dificuldades de acerto x hélices, giro do motor em cruzeiro me ficou esta dúvida se o 115 não seria um motor mais adequado a esta embarcação,

gostaria se possível da ajuda dos amigos que conhecem um pouco mais do motor e desta montagem uma opinião sobre estas situações acima, como será a relação de desempenho nestas duas opções??

Desde já agradeço imensamente por qualquer ajuda recebida! um abração e feliz 2014 a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TUDO BEM MEU AMIGO...

É O SEGUINTE, VAMOS FALAR SOMENTE EM HPs, POIS NÃO CONHEÇO O ETEC.

TENHO O MESMO BARCO QUE VC MONTOU, POREM COM O 115 OPTIMAX PRO XS, ANDEI COM ELE A 55 MILHAS, SHOW DE BOLA.(DA PARA ANDAR MAIS)

MAS....ACREDITO QUE COM UM MOTOR MAIOR ANDARIA NA MESMA VELOCIDADE E COM UM CONSUMO MENOR, DEPOIS QUE VI UM AMIGO AQUI DO FORUM COM 15OHP FIQUEI BEM CURIOSO E INTERESSADO..

UMA VEZ EU LI AQUI NO FORUM, EU GUARDO E VOU COMPARTILHAR COM VC, COLOQUE O MAIOR MOTOR QUE SEU BARCO SUPORTA....EU COLOQUEI O 115HP POIS ERA O MAIOR QUE JA TINHAM USADO...

ENTÃO CONSULTE O JUAREZ E TROQUE IDEIAS COM ELE, TENHO CERTEZA QUE ELE INDICARA DO 115 PRA CIMA..

ATT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael tudo bem, que dúvida boa essa sua.

Montei também o new Trick em novembro, e passei por isso. em conversa com o Juarez ele me orientou a o motor optimax 125 que ficou ótimo anda muito, como sou calouro em bass boat cheguei a 55mph e tinha mais pé para abaixar, mas o "tal" de shina...KKK

Porém, estou com o nosso colega Odirley, coloque o motor maior que o barco suporta, como nosso amigo do forum que foi de optimax 150. ::bassboat::

Abraços

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda de todos, uma das minhas preocupações é justamente o peso, nao montar um conjunto tão pesado, pois meu barco não ficará em marina, irá ficar em casa e muitas vezes eu colocava e tirava meu barco da agua sozinho.. tanto é que comprei um guincho especial para carreta em função disto..

que com o 115 hp ele vai andar mais, não há duvidas, e o consumo pode ser que fique ainda abaixo do que consumiria com um 90 correto? o que ao longo do tempo compensaria o valor financeiro...

acho que a conta que tenho que fazer agora é que hj a diferença entre os dois é de 4mil, PORÉM

se eu for no 90 e me arrepender, já vou perder pelo menos uns 3k no valor do meu motor, e arrisca de subir um pouco o 115 e a diferença que hoje é de 4k passar pra uns 10k.. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, já tive os três modelos tb e o de agora ( 3ª geração) esta com uma pequena fera de 150hp proxs.... vou te dizer que o barco ficou top demais..... navega muito... sobra motor... cheguei a 63 milhas mas o acelerador não passou de 2/3..... sem contar no roncão do 6 caneco que enlouquece qualquer um...... comprei o motor com o Marcelo da SportNautica... muito atencioso e precinho ótimo..... se for pra recomendar te digo... pode montar com o maior motor que vc puder por que não vai se arrepender.... espero ter deixado um pouco mais de dúvidas..... kkkkkkk

abraço

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

boa noite pessoal, 

gostaria de tirar uma duvida.. estou montando uma f3 e a descrição dela diz que o indicado é de 40 a 90 hp, eu estava querendo montar um 115 pro xs mas o vendedor me falou que eu vou ter problema com a documentação do barco.. essa informação procede ou eu posso colocar ate um motor maior que não interfere na documentação da lancha ?

Um amigo meu tinha um 135 optmax v6 em uma f3 mas eu nao sei como era a documentação do barco dele, era muito show o barulho e sobrava motor, sem contar que era mais economico do que um 90 hp no mesmo casco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...