Ir para conteúdo

Azul é a cor do Peixe - Mariozan 2014


Posts Recomendados

Amigos biguás!

Escrevo para relatar pescaria realizada no início de janeiro no Lago do Peixe, na pousada do Mariozan. Nada melhor do que começar o ano dando uns pinchos e, para isso, o destino escolhido foi o famoso Lago do Peixe, tido como o reduto dos maiores azulões do planeta!

Imagem Postada

Paisagem exuberante do Lago do Peixe

Essa pescaria seria especial, já que junto comigo e com o amigo Odirlei Borin, iriam também as patroas, que nos acompanharam nessa empreitada. Seriam três dias de pesca e a expectativa, como sempre, estava alta... as mesmas velhas incertezas de sempre... será que o peixe estará ativo? E o lago, tomara que não esteja enchendo... mas e se a água estiver muito suja? Será que o peixe está chocando? :choquei: Enfim, quem não gosta de sofrimento é melhor não mexer com pescaria rindo3:: e muito menos com pescaria de tucunaré. rindo3:: Por conta disso eu já nem pergunto mais como está o comportamento do peixe antes das viagens, até mesmo porque, nesse tipo de pescaria, se for para piorar, as coisas mudam de um dia para o outro... rindo3::

Imagem Postada

Será que tem tucunaré aí?

Chegando na pousada, fomos recepcionados pelo Mariozan, que vem se recuperando bem do acidente que sofreu e, apesar das dificuldades, não mediu esforços para que tudo desse certo e ocorresse dentro do combinado. Conversando com os guias e com o povo que estava pescando, uns falavam que estava “bão”, outros que estava ruim e outros diziam que a pescaria estava “mais ou menos”. rindo3:: Tinha notícia para todo o gosto... mas o fato era que a represa estava muito cheia e bastante suja para o padrão de lá, mas a água estava baixando aos poucos. O desafio seria encontrar em que tipo de estrutura estaria o peixe, já que havia muita água e bastante mato alagado, dificultando que os arremessos alcançassem os cantinhos certos.

Para mim, a chegada à noite na pousada é a melhor parte da pescaria... aquela conversa fiada em torno da montagem das tralhas, acompanhada de uma cervejinha gelada e um bom tira-gosto. Se eu pudesse, chegava dois dias antes na pousada só para curtir com calma esse “cerca-lourenço”, no range-range de uma rede preguiçosa. ::fisherman

No primeiro dia, eu e a patroa acordamos às 06 de matina... Borin e a Joice já estavam nos esperando no café, ehhh fominhagem!

O dia estava ainda meio nublado, mas dava para ver que para o sol “rachar a mamona” era só uma questão de tempo... Escolhi começar com uma zara e coloquei uma pequena meia água na linha da Patricia.

Imagem Postada

O dia amanheceu nublado – famoso paliteiro em frente ao porto da pousada.

No primeiro ponto, paramos em um local de pouca profundidade, com bastante capim na margem e algas submersas... no segundo arremesso, sofri um ataque na zara de 9cm e pude perceber outros peixes vindo embaixo da isca. Logo depois, outro ataque violento na zara sem, contudo, que o peixe ferrasse. Diante desse comportamento agressivo, coloquei uma isca de hélice de 12 cm, fabricada com capricho pelo Celso Sazaki. Logo no primeiro arremesso uma porrada grande, mas o peixe não ferra. No segundo, outro ataque e um pequeno tucunaré inaugura a festa.

Imagem Postada

Primeiro azulzinho da pescaria!

De longe, já tinha escutado o Borin gritar que também já tinha pegado o primeiro. Novo arremesso e outra pancada... o peixe tenta abrigo dentro das algas, mas após uma briga limpa, embarcamos um bom azul, com 50cm de comprimento. Isso tudo nos primeiros trinta minutos de pescaria! Pensei: “Uai, será que “nóis bamburremos”? :choquei:

Imagem Postada

Hélice neles!

Imagem Postada

Não demorou para que a Patrícia também pegasse o seu primeiro tucunaré. Porém, como ela não estava conseguindo arremessar bem a pequena isca de meia água com o molinete, passei para ela um conjunto com carretilha e escolhemos uma ratlin prateada de 7cm, por ser uma isca mais pesada sem ser grande, que acabou por se mostrar a surpresa da pescaria...

Imagem Postada

Em outra grota, fundo de uma vereda com um buritizal a mostra, levo um lindo ataque na hélice... pena que o peixe errou a bocada. Percebemos que eles atacavam uma vez só, depois, não adiantava passar meia água, jig, shad...

Imagem Postada

Mas aos poucos, à medida que o sol ia esquentando, as ações foram diminuindo. Até que chega a hora do almoço. Outro ponto alto da pescaria. Filé de peixe aberto na grelha, picanha cheirando na brasa, cerveja gelada e as redes esticadas nas árvores esperando o peso de nossas barrigas. praia::

Aproveitamos para dar um mergulho e tomar aquela cerveja. O Borin conta que também pegaram os peixes bem ativos no início da manhã, mas depois, à medida que nosso apetite aumentava o deles foi minguando...

Imagem Postada

Borin e o Azul do Peixe

Não sem algum pesar, deixamos as redes e voltamos para a luta. Graças a Deus os azuis diferem dos seus primos açus, não tendo aquele comportamento infame rindo3:: de se alimentar, via de regra, com o sol a pino, o que nos permite desfrutar do descanso do almoço por mais tempo sem aquele peso na consciência que nos impõe a fominhagem. rindo3::

O sol castigou durante a tarde... pensem num lugar quente... Num fundo de grota fomos batendo em direção ao largo e enquanto eu batalhava raçudo uma hélice, a Patrícia pegava carona com a ratlin. Quando a Patrícia já resmungava do calor rindo3:: ameaçando esmorecer, bem perto do barco, um bom peixe ataca a ratlin e se solta logo em seguida, renovando o ânimo para novos pinchos. É impressionante como a presença do peixe nos recarrega a bateria... podemos estar literalmente empenados, mas basta um simples ataque para consumir com todo nosso cansaço. Menos de cinco minutos depois, novo ataque e a Patrícia consegue embarcar um belo tucunaré de 52 cm... acontecia certinho o que eu tinha imaginado: eu, cheio de teorias, tralhas e técnicas a ensinar para a patroa, tomaria uma lavada dela. doeu::

Imagem Postada

https://lh5.googleusercontent.com/-CdMwb1fgnN8/UuBGpcILHLI/AAAAAAAAAcM/mKEZOww0F7E/s512/IMG_5198.JPG

A patroa pegava carona na minha hélice e eu pegava carona nos peixes dela rindo3::

Ainda pegamos bastante peixe...

https://lh4.googleusercontent.com/-gr2PvB0s9Ao/UuBMyjVl14I/AAAAAAAAAcc/I8Vdh99OJvc/s720/IMG_5209.JPG

Um azulzinho com linda coloração.

https://lh4.googleusercontent.com/-QPDpwmnPEbg/UuBNIPKTHDI/AAAAAAAAAcs/uOsNN9WZtFU/s720/IMG_5222.JPG

... até que a tarde nos brindasse com essa belezura de pôr-do-sol.

https://lh5.googleusercontent.com/-RvuXktaDLmI/UuBNWs5Gt7I/AAAAAAAAAc0/5cOcQvtK39c/s720/IMG_5227.JPG

Nessa hora o lago espelhou...

O segundo dia começou morno e assim permaneceu durante toda a manhã... navegamos bastante até começarmos a pescar, saíram apenas alguns pequenos peixes na zig zara e na baby torpedo. Acabamos voltando ao ponto de almoço mais próximo à pousada por conta do pretume que se formou no céu, o que nos forçou a vencer todo o caminho de volta antes mesmo de almoçarmos, para que não ficássemos “ilhados” caso despencasse o temporal que se anunciava.

Chegando no ponto de almoço, ventava muito. Enquanto nos confraternizávamos com os demais pescadores que estavam na pousada e também aguardavam o rango, a Joice dá o alarme: “Cardume! Ó o Cardume!” Era um dos famosos cardumes do Lago do Peixe estourando bem em frente aos barcos. Mas antes de conseguirmos pegar as varas e fazer os arremessos, o cardume afundou sem que tivéssemos a oportunidade de pegar nenhum peixe. Ficamos no aguardo dele subir novamente. Pouco tempo depois, enquanto almoçávamos, soou novo alarme: “Cardume! Cardume!” Só via o povo correndo atrás das varas, pescador jogando o prato de comida para o alto, rindo3:: e aquele tropel de gente descendo destrambelhada o barranco! :gorfei: Todo mundo pegando peixe arremessando da margem mesmo, uns dentro d’água outros dos barcos... acho que no total foram pegos mais de vinte peixes nessa circunstância!

Voltamos para o trabalho... e a tarde transcorreu sem ações até por volta das 16:30, quando entramos numa grota e os peixes começaram a atacar com violência a zig zara.

https://lh3.googleusercontent.com/-5BkVyBVF8js/UuBNiOZyWPI/AAAAAAAAAc8/RbM_PRQ7z7Y/s720/IMG_5231.JPG

A Patricia tentava trabalhar uma isca de superfície, mas como o nado da isca estava bastante “enjambrado” :gorfei: , voltou para a famigerada ratlin, a tempo de pegar o maior peixe do dia... normal...

https://lh6.googleusercontent.com/-ilO06Jg9Upg/UuBNrcUUsYI/AAAAAAAAAdE/R2_BwRIuACg/s720/IMG_5234.JPG

O Borin e a Joice pegaram bastante quantidade de peixes nessa tarde, tendo achado mais dois cardumes pelo lago.

https://lh6.googleusercontent.com/-RmXZuOa8l6o/UuBkY2Nq_UI/AAAAAAAAAek/ozqabYVRlCg/s640/IMG_1505.JPG

Olha que envocado esse azulzinho!

https://lh4.googleusercontent.com/-xgSc6fZYBhA/UuBN5lIpmmI/AAAAAAAAAdU/8KFjnlMPri8/s640/IMG_1534.JPG

Teve peixe pra todo gosto!

O terceiro dia começou com a constatação de que a represa subira um pouco... Durante a manhã, tentamos em vão encontrar os peixes. De produtivo apenas dois peixes pequenos que a Patricia garimpou na ratlin e um belo ataque que levei na hélice. No encontro do almoço, o Borin conta que apesar da escassez dos ataques, conseguiu pegar dois peixes bons, sendo um deles o seu troféu com mais de três quilos. Alguns companheiros também tinham conseguido achar o peixe. As notícias nos deram novo ânimo!

https://lh3.googleusercontent.com/-5vX9NL_nyV0/UuBOD7OXsGI/AAAAAAAAAdc/I4aeul7Z7R4/s720/IMG_1628.JPG

Borin e o seu belo troféu.

Saímos para a pesca e o guia Edmilson até brincou que, se não conseguíssemos achar o peixe, ficaríamos feios na fita... bora caçar os bocudos então! O céu estava escuro de chuva e alguns pingos começavam a cair... mas a chuva acabou não vingando e o sol chegou a mostrar alguns feixes de sua luz por entre as brechas das nuvens carregadas. Como eu trabalhava uma zara arremessando para a margem, em um lugar raso e com muita alga, aconselhei a Patrícia a lançar sua ratlin para o meio, já que em direção à margem, a isca sempre voltava embaralhada nas algas. Não demorou nada para ela falar: “pegou!” Quando eu vi a varinha emborcada e o bicho trancado no fundo, pensei: “xiiiii.... é grande!” Após uma dura briga, o peixe foi embarcado... um lindo azulão de 58cm... e se a piranhada à toa não tivesse roído o rabo do bicho ele tinha passado dos 60cm. rindo3:: Um peixe grande, cabeçudo e largo, muito bonito... para coroar a pescaria e a persistência da Patrícia.

https://lh6.googleusercontent.com/-Syyj4Ii1KOE/UuBOTOmNTrI/AAAAAAAAAdk/6rf6e2PT5EM/s512/IMG_5242.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-SVMSPmjHplo/UuBOed4L9LI/AAAAAAAAAds/-qtGetv3xHM/s720/IMG_5239.JPG

Olha eu pegando carona no peixe dela de novo!

Os parceiros também acharam os peixes, sempre nas margens rasas com capim.

https://lh6.googleusercontent.com/-02kye5VWzoo/UuBknl_3blI/AAAAAAAAAes/qXvlvEcliRg/s640/IMG_1529.JPG

Olha a Joice mostrando serviço rindo3::

https://lh3.googleusercontent.com/-76jrwXJDd_Q/UuEHv9L6PXI/AAAAAAAAAfA/qY22OWq3ymw/s512/IMG_1532.JPG

“Tirando onda” :gorfei:

Depois disso, já bem perto da pousada, em uma ponta rasa com capim, para fechar com chave de ouro, pegamos mais de 30 peixes, entre arremessos em cardumes que às vezes estouravam perto do barco e peixes garimpados em pinchos colocados junto ao capim. Foi para deixar um gostinho de quero mais...

https://lh4.googleusercontent.com/-Vc-nUA4akb8/UuBOppmp4iI/AAAAAAAAAd0/-f1zbRBaPiE/s720/IMG_5252.JPG

O Borin e a Joice encostaram o barco próximo ao nosso e ainda pudemos registrar esse momento mágico, em que a natureza nos alerta para a sua riqueza, banhando tudo em um dourado sem igual.

https://lh4.googleusercontent.com/-exL1A-K0bKo/UuBOzhmRSUI/AAAAAAAAAd8/5diOSb7cAJ0/s720/IMG_5249.JPG

Esse é o verdadeiro ouro, que a natureza nos oferece de graça a cada dia.

Gostaria de agradecer ao amigo Borin e à Joice, pela amizade e parceria. Foi bom demais!

mestre::

Um agradecimento especial à Patricia, que topou a empreitada e pinchou até o último minuto! Não tem nem jeito de falar que não gostou palmas::

Agradeço também aos guias Edmilson Lucas e ao Dimas, que com toda a competência fizeram de tudo para encontrar os peixes, bem como a todos da Pousada Mariozan, que nos proporcionaram uma agradável acolhida. joia:::

Ao Mariozan fica o nosso agradecimento e um forte abraço, além da torcida para que sua recuperação continue cada vez melhor. A todos que desejam conhecer o Lago do Peixe, recomendamos a sua acolhedora pousada (mariozanpescaesportiva.com.br), que com simplicidade e aconchego, nos faz parecer que estamos em nosso próprio rancho de pesca. ::tudo::

Um grande abraço a todos e até a próxima! :amigo: tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OTIMO RELATO DELAGE...

REALMENTE TEVE BOM DEMAIS, CORREU TUDO DENTRO DAS ESPECTATIVAS, MAS O LEGAL MESMO FOI VC LEVANDO COURO DA PATROA, AINDA BEM QUE A JOICE DESCANSAVA BASTANTE, PQ ERA SO ELA COMEÇAR ARREMESSAR QUE PEGAVA PEIXE :gorfei: :gorfei:

VALEU DEMAIS PELA COMPANHIA DE VCS...

ABRAÇOS..

OBS :AQUELES QUE DESEJAM CONHECER O LAGO, NÃO DEVEM DEIXAR DE CONHECE A POUSADA DO MARIOZAN, ATENDIMENTO MUITO BOM E COM CLIMA FAMILIAR, BEBIDAS GELADAS E COMIDA DE TIRAR O CHAPEU, GUIAS EXPERIENTES E CUIDADOSOS COM A PESCA E NAVEGAÇÃO....E O MAIS IMPORTANTE....TEM PEIXE DEMAISSSS..

ATT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu parceiro Delage (ou boguinha de ouro).... Deus te deu o dom da narrativa...que lindo relato meu parceiro, espetacular!

Melhor que seu relato e ver a Pat de dando um kcte de moer, e o Borin so pegando lambari...ahahahha...

Muito bom seus garrafeiros! De dar inveja a empreitada!!!

Outubro ja esta ai, e e vamo quebra tudo em Barcelos City!

Abracao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu parceiro Delage (ou boguinha de ouro).... Deus te deu o dom da narrativa...que lindo relato meu parceiro, espetacular!

Melhor que seu relato e ver a Pat de dando um kcte de moer, e o Borin so pegando lambari...ahahahha...

Muito bom seus garrafeiros! De dar inveja a empreitada!!!

Outubro ja esta ai, e e vamo quebra tudo em Barcelos City!

Abracao!

Faltou os demais integrantes dos Pés de Garrafas pra chacoalhar o bambuzeiro..

pelo jeito ja estamos contando os dias para Barcelos... :gorfei: :gorfei:

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Borin!

Já deu saudade da pescada...

Realmente a produtividade das meninas é algo a ser estudado... rindo3::

Nós é que agradecemos a companhia e o companheirismo de vocês!

Será que eu aguento esperar Barcelos? suici::

Abraços! rindo3::

OTIMO RELATO DELAGE...

REALMENTE TEVE BOM DEMAIS, CORREU TUDO DENTRO DAS ESPECTATIVAS, MAS O LEGAL MESMO FOI VC LEVANDO COURO DA PATROA, AINDA BEM QUE A JOICE DESCANSAVA BASTANTE, PQ ERA SO ELA COMEÇAR ARREMESSAR QUE PEGAVA PEIXE :gorfei: :gorfei:

VALEU DEMAIS PELA COMPANHIA DE VCS...

ABRAÇOS..

OBS :AQUELES QUE DESEJAM CONHECER O LAGO, NÃO DEVEM DEIXAR DE CONHECE A POUSADA DO MARIOZAN, ATENDIMENTO MUITO BOM E COM CLIMA FAMILIAR, BEBIDAS GELADAS E COMIDA DE TIRAR O CHAPEU, GUIAS EXPERIENTES E CUIDADOSOS COM A PESCA E NAVEGAÇÃO....E O MAIS IMPORTANTE....TEM PEIXE DEMAISSSS..

ATT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu João!

Realmente acho que é a pescaria ideal para casais.

O dia passa e a gente nem se dá conta...

Abraço! joia:::

Maravilha de relato showwwww de fotos, com certeza será em uma empreitada dessa que irei com a patroa para capturarmos os azuis do lafo do peixe parabéns aos casais pelo belo feito...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Diogo!

Rapaz, a produtividade das mulheres realmente é algo a ser estudado... rindo3::

Não tem explicação!

Abração!

Parabéns pela pescaria Rodrigo.

Belos exemplares.

Pensei que era só comigo que acontecia essas lavadas com a patroa. kkk...

Grande abraçoo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...