Ir para conteúdo

Biguá Team acampando em Barcelos. Jan2014.


Posts Recomendados

Biguá Team + Amigos. Acampando em Barcelos.



Data: de 18 a 25 de janeiro de 2014.
Local: Barcelos - AM.
Pescadores: Fábio Neves, Fabrício Biguá, Cristiano Júlio e Jaime Veiga.
Estrutura utilizada: Acampamento (Allen Gadelha).


Uma super aventura no coração da selva amazônica.


É sabido que prefiro arriscar uma pescaria de qualidade (peixe grande) no final da temporada amazônica. Os recordes de secas históricas ocorre justamente nos meses de janeiro, fevereiro e março (sim, março) e, aliado a isso, os peixes forrageiros estão dentro do rio, engordando os grandes tucunarés açus.
Ocorre que venho arriscando boas pescarias no final de temporada desde o ano de 2010 (inclusive) e errei a mão por nada mais, nada menos, que 8 semanas de pesca. :choquei:
Até em janeiro de 2010, data de seca história no Negrão, eu e o Fábio erramos a mão, pois os rios estavam tão secos q não dava pra pescar.
Posso dizer q em 2011 eu e o Jaime acertamos a mão em uma semana, mas a água subiu rapidamente na semana seguinte, arruinando boa parte da nossa pescaria.

Pensei até em não fazer este relato, mas depois de ver tamanha emoção no relato do nosso amigo Kleysson, q esteve por Barcelos pela primeira vez e presenciou uma fantástica pescaria, q não poderia deixar passar batido uma semana de pesca inesquecível q passei ao lado de 3 amigos fantásticos. :amigo:

Tudo começou logo depois da virada do ano, quando o nosso amigo Jaime Veiga, q havia passado a virada de ano pescando por lá, me liga dizendo como foi a pescaria dele, e que os rios da margem esquerda do Negrão estavam "inavegáveis" de tão seco. Bastou essa ligação para fazer as lombrigas coçarem...ehhee...

Fato é q 15 dias depois estávamos pisando no aeroporto de Barcelos. ::fishing
Foram os 15 dias mais longos de nossas vidas...hehee...até ajustar tudo (na pescaria, no trabalho e em casa), e rezar 2 semanas para q a água não subisse foram suficientes para não dormirmos por várias noites seguidas...hehee.. :gorfei:

Nosso comandante desta vez seria o amigo Allen Gadelha q, pontualmente, nos aguardava no aeroporto.
Uma das malas do Jaime ficou pra trás (A AZUL deixou em Manaus... bang:: ), o q nos fez perder algumas horas até q o avião fretado por outros grupos trouxesse a bagagem.

Daqui pra frente foi tudo uma aventura.

barcelos_2014_02.JPG

Nossas voadeiras prontas e nos aguardando pra viagem.

barcelos_2014_01.JPG


Subimos o Aracá, visto q seu nível era baixíssimo. Apenas voadeiras (arrastando a rabeta) conseguiam subir.
O Aracá é um rio baixo (pouco profundo), e logo no seu primeiro terço alguns baixios são obstáculos até para os barquinhos regionais. Fato é q, desta feita, a cada curva do rio encontrávamos um baixio para atrasar a nossa rápida e desesperada subida.
A única preocupação do grupo era uma chuva de 120mm que vimos na previsão do tempo 2 dias antes da nossa chegada, mas o sol estava rachando o coco e o nível do rio era tão baixo, q não nos abalamos e subimos o mais rápido possível.

Aqui a primeira parada pro almoço.

barcelos_2014_04.JPG

barcelos_2014_03.JPG


A noite caiu quando atingimos um importante afluente do Aracá, o Curuduri (local onde ficava o Hotel Aracá Lodge). E foi aqui q montamos nosso primeiro acampamento temporário.

barcelos_2014_05.JPG


Logo após o jantar um dos flutuantes do Marlon encosta na mesma praia...Lá encontramos o grupo de pesca do nosso amigo Moacyr, aqui do fórum, q não nos dera boas notícias... blink:: Os peixes estavam manhosos. lingua2::
Mesmo com tal notícia, mantivemos o nosso planejamento e, logo nas primeiras horas do dia seguinte, já estávamos subindo rumo a cabeçeira, agora, pescando. danca::

Passamos o Bacuquara na esperança de melhores ataques, mas nada de peixe grande bater em nossas iscas.

barcelos_2014_06.JPG

barcelos_2014_07.JPG


Por questões logísticas, resolvemos montar nosso segundo acampamento temporário logo na boca do Igarapé Limão.

barcelos_2014_08.JPG

O Aracá é um dos rios mais bonitos de todo o médio Rio Negro, se não, o mais bonito. Praias com 2 metros de altura são vistas a cada curva do rio. Suas areias são brancas e finas como das praias da região dos lagos no Rio de Janeiro. Sua estrutura de pesca tb é uma das melhores, com muito molongozal, pontas de praias, grandes lagos e ressacas promissoras.

Neste segundo dia não pegamos nada q valesse a pena fotografar. Então, com a caída da noite, brejas e mais brejas em nossa mesa.

barcelos_2014_10.JPG


E nossos jantares eram feitos nesse esquema abaixo (não menos saboroso que qualquer outro jantar servido por lá). Obrigado Dona Francisca. joia:::

barcelos_2014_09.JPG


Terceira manhã de pescaria (na verdade a segunda) e lá vamos nós rumo a cabeçeira do rio. Neste dia tivemos boas ações mas, o vento forte e os banzeiros em toda a superfície da água dificultou muitoooo localizar os peixes. Mesmo assim, acertamos a cabeça de alguns brutos.

barcelos_2014_11.JPG

barcelos_2014_12.JPG

barcelos_2014_13.JPG

barcelos_2014_14.JPG

barcelos_2014_17.JPG

barcelos_2014_15.JPG

barcelos_2014_16.JPG

barcelos_2014_32.JPG


O Jaime acertou a cabeça de um verdadeiro monstrooooo!!!!! Parabéns meu amigo. palmas:: palmas::

barcelos_2014_33.JPG

barcelos_2014_34.JPG

barcelos_2014_35.JPG

barcelos_2014_36.JPG

barcelos_2014_37.JPG

barcelos_2014_38.JPG

barcelos_2014_18.JPG

barcelos_2014_39.JPG

barcelos_2014_40.JPG

barcelos_2014_41.JPG

barcelos_2014_42.JPG

barcelos_2014_19.JPG


Paramos pra almoçar a 300km de Barcelos...hehee...Sim, 300km de rio acima. Nada melhor q curtir o local, né?!?!

barcelos_2014_21.JPG


Nessa altura fica o Igarapé Jauari, "afluente" de acesso a Serra do Aracá, um conjunto de fantásticas formações rochosas só vistas por lá. Infelizmente os gringos conhecem mais a região q nós brasileiros.

E assim foi a nossa pescaria pelos próximos dias.

barcelos_2014_22.JPG

barcelos_2014_23.JPG

barcelos_2014_24.JPG

barcelos_2014_25.JPG


Nosso acampamento havia ficado algumas horas pra baixo, mas foi lá q constatamos que aquela chuva de 120mm, q havia aparecido nas previsões do tempo - lembram?!?! - estava passando por nós, local do nosso acampamento definitivo por 04 noites. surtei:: suici::

barcelos_2014_26.JPG


A água subiu 30cm/40cm em 2,5 dias. Muitos não acreditam, mas veja as medidas alcançadas na foto abaixo.

barcelos_2014_43.gif

Quando chegamos nesta praia (nosso primeiro dia neste local), a praia onde está o círculo vermelho estava totalmente de fora da água. Repare na linha vermelha, pois ali a água chegou 2 dias depois.
Já na manhã da nossa partida, a água já havia recuado quase totalmente.
Mesmo com a água abaixando, tivemos q desmontar nosso acampamento e partir rio abaixo. chorei:: chorei::

Na descida continuamos pescando, mas apenas o Cristiano q acertou um belíssimo peixe. Captura esta que merece ser compartilhada com os amigos...hehee...
Eu e o Cristiano estávamos na mesma voadeira. Depois de eu bater minha hélice por umas 20 vezes num local promissor (ponta de praia com aquelas varetas espetadas no fundo do lago), já deixando o local, o amigo resolveu jogar uma Prima (da Zagaia) pra trás quando o bruto resolveu dar as caras, provando com isso q vale muito a pena insistir em locais promissores.

barcelos_2014_27.JPG

barcelos_2014_28.JPG

barcelos_2014_29.JPGh


Manhã do último dia e não teve jeito. Tivemos q nos arrumar e descer sem pescar...hehee....Foram 8h direto descendo a bordo da voadeira. Tivemos inclusive tempo pra tirar um cochilo....hehee.. :gorfei:

barcelos_2014_30.JPG


E assim fechamos mais uma bela pescaria.
Foram 7 dias de muita risada, bela companhia, belas fotos e bons peixes.
Realmente não ocorreu 20% do q esperávamos, mas é bom frisar q pegamos muitos peixes pequenos, estes, não fotografamos...hehee...mas chegávamos a pegar 10 bons borboletas em um único ponto.

Finalizo agradecendo inicialmente aos meus amigos Jaime, Fábio e Cristiano. Parceiros de pesca da mais alta estima. Foram dias fantásticos aprendendo com cada um de vcs. Certamente mais uma pescaria que jamais será esquecida, pois, o q menos importou foi o peixe.

Em nome do grupo agradeço ao amigo Allen Gadelha, nosso operador.
Sabíamos q a semana não seria fácil, pois a logística estava complicada devido ao baixo nível do rio, mas, graças a sua competência e dedicação, recebemos mais conforto q o esperado. Vlw mesmo, Allen. Vc está de parabéns. joia::: palmas:: :amigo:

arrow:: Apenas pra finalizar, gostaria de informar aos amigos interessados neste tipo de empreitada q o Allen está começando no ramo, portanto, não tem condições de receber grandes grupos (mais de 4 pescadores). O próprio Allen q pediu q eu frisasse isso.
O calor é grande, não se dorme bem, não se come e se bebe como nos barcos hotéis, se tivesse chovido o sofrimento seria bem maior, então, estejam preparados para uma verdadeira aventura.
O nível de conforto de uma aventuras destas é mínimo, então, pescadores mais exigentes e afrescalhados devem evitar ao máximo. caveira::
Tivemos a sorte de não tomar chuva na cabeça, o q ajudou muito, mas, por conta de não termos um freezer funcionando, nos últimos dias já não tínhamos mais frutas, verduras, pães, carne e etc...então, gostaria de frisar mais uma vez, evitando assim q pescadores frescos detonem o negócio do amigo q está começando.


Alguns detalhes da operação foram debatidos com o Allen para q ele em breve, e com pequenos ajustes, esteja operando melhor e atraindo mais amigos aqui do fórum. joia:::

... e até a próxima pescaria.

barcelos_2014_31.JPG


joia:::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 80
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

OTIMA PESCARIA...

O ARACA É BOM DEMAIS DE PEIXE...

JA ESTIVE COM ALLEN, NOS PASSOU BOAS IMPRESSÕES, ACREDITO QUE EM BREVE VAI SE DESTACAR EM BARCELOS, EU TENHO PESCA MARCADA COM ELE PARA ESSE ANO..

VALEU FABRICIO POR COMPARTILHAR A PESCA E INFORMAÇÕES DA MESMA..

PARABENS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Fabrício! Baita pescada numa baita aventura! Desse jeito que é bom!

Realmente o Allen consegue montar um esquema acima das expectativas, apesar das dificuldades e limitações que ele encontra por lá. O importante é que ele faz tudo e mais um pouco pra tonar a nossa aventura e pescaria a melhor possível.

É verdade que os gringos conhecem mais a Serra do Aracá do que nós brasileiros, infelizmente. Mas se tudo correr como eu espero, este ano ou no máximo no ano que vem vou fazer uma expedição de subida da Serra até a cachoeira do El Dorado!

Mais uma vez parabéns pela pescaria e pelo excelente relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de relato, Fabrício.

Realmente foi uma experiência ímpar.

Pena que o repiquete chegou dois dias antes de nós.

Para os interessados neste tipo de operação, eu tenho alguns comentários:

1- Quanto mais próximo da cabeceira do afluente, maior o risco de repiquete. Dificilmente você acertará uma semana inteira de pesca em condições excelentes nestes locais. Se você quiser minimizar o risco, fique no Rio Negro;

2- O esquema de acampamento é bruto!! Dormir mal, comer mal, tomar banho no rio, chuva, sol, calor excessivo... não é qualquer um que consegue curtir o passeio nesta situação! Um banho de chuveiro e uma noite no ar condicionado fazem milagre no ânimo do pescador!

3- Se quiser experimentar, faça com segurança! Telefone via satélite, caixa de primeiros socorros e remédios são fundamentais. Entretanto, o mais relevante é a organização da operação. Neste sentido, gostaria de agradecer ao Allen, que organizou a expedição em tempo recorde e entregou o que prometeu. Para vocês terem noção, um batelão com motor rabeta partiu dois dias antes com mais de 2 toneladas de suprimentos, para garantir o nosso conforto e segurança. Para quem tiver interesse, este é o blog do Allen. http://sauadaua.blogspot.com.br/

Recomendo, sem qualquer interesse secundário. Se tivesse pisado na bola, estaria descendo a lenha com a mesma imparcialidade.

4- Finalmente, este esquema é meio Big Brother. Convívio próximo em situação precária é a receita para atritos, os quais nem passaram perto do nosso acampamento. Escolha bem quem você convida!! Juju, Jaiminho e Biguá... foi top a jornada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício, não vejo o porquê do desânimo da produção do relato, afinal foi uma bela pescaria joia:::

É claro que não chega perto daquela pescaria dos sonhos onde você acertou o bocudo do seu avatar, mas qualquer pescaria sempre vale a pena, principalmente com parceiros verdadeiros (o já citado amigo Kleysson sabe disso mais do que ninguém). E ainda saíram uns peixes bonitos para ilustrar palmas:: palmas:: palmas::

Grande abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico Fabrício...parabéns pela pescaria.

Fico, apesar de jacú, lisonjeado em reascender o desejo em relatar a pescaria. E o mais legal, seu relato é repleto de informações que com certeza vão servir de apoio a quem irá pra lá pela primeira vez. Como foi minha situação.

Agora, 300 km acima não é fácil. Quando estávamos descendo o Araca em retorno pra pousada no dia 17 (dois dias antes de vocês irem), cruzamos o Domingão subindo de rabeta levando alguns suprimentos.

Eu em 02h30 de retorno já capotei (literalmente) no bote, imagina 08h00 direto. Com certeza é tempo o suficiente pra inclusive roncar.

Vocês arrebentaram por lá...vários peixes de respeito. Cheguei a perguntar pro Allen como tinha sido a pescaria, e o que achei engraçado foi ele comentar: "orra, os piloteiros falaram que os caras são bons, não pegaram nenhum macaco". :gorfei:

Com relação ao Allen, só reforço o comprometimento dele com os clientes. Eu a princípio nem ia ficar na pousada dele, e nem por isso ele deixou de medir esforços pra me ajudar a "entender" como funcionava Barcelos.

E novamente Parabéns. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo relato, Capitão Biguá!!

Já falei com o Allen por telefone. Ele é bem pé no chão e ciente das dificuldades que o pescador pode passar. Não é de empurrar os pacotes para qualquer um. Gostei muito da sua sinceridade.

Algum dia irei conhecer essa região, se Deus me permitir!!

Um forte abraço, Biguá!!!

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos comentários, turma...Todo relato vale a pena...não posso desanimar...hehee.

E alguns amigos tem me perguntado por MP as iscas e os equipamentos q utilizei.....então, aqui vai:

Varas:

- Phenix Ultra MBX 20lbs, 5.7, para os sticks, poppers e iscas menores.

- Black Mamba 25lbs (sem ser a propeller) para as hélices de 2 ou de 3 garatéias.

- Fenwick HMX 25lbs na reserva.

Iscas:

- 01 Pop Queen 105 na cor amarela com garatéias Owner tamanho 1.

- 01 Bonnie 128 cor osso, com garatéias Owner tamanho 1 (sem a da barriga).

- 01 Rip Roller 5.5, haloween com garatéias 2/0 da Gamakatsu.

- 01 Rip Roller 6.25, haloween com garatéias 2/0 da Gamakatsu.

- 01 Prima da BaitPuller com garatéias 6x, vermelhas da VMC.

Carretilhas:

- 01 Zillion SLHA.

- 01 Zillion Type R.

- 01 Zillion JDream (reserva).

Linha:

- Power Pro 65lbs (4 fios) em todas as carretilhas.

Por incrível q pareça, só usei estas iscas.

Não tive uma linha partida ou peixe perdido por falha no equipamento.

Gastei apenas 2 pitões, pois, além de ter usado pouca hélice (peixes manhosos), o Rogério Severino inventou um tipo de sistema "rolimax" q é top demais...não desgasta o pitão.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer sinceramente ao Fabrício, Fábio, Jaime e Cristiano antes de tudo pelo privilégio de poder ter sido o operador de vocês nessa aventura mas também pelo prazer da amizade que foi feita. Vocês são pessoas simples, humildes e nota 10 em todos os aspectos. Como pescadores estão acima da média, tanto que até os piloteiros, acostumados com pescadores normais, ficaram impressionados com o índice de acerto nos arremessos, no trabalho das iscas e na insistência quando acreditavam ter encontrado um lugar promissor.

Quero parabenizar o Fabrício pelo relato que ficou show de bola e mostrou com objetividade e clareza como é uma aventura desse porte. ::thanks

Muito obrigado pelas referências feita ao nosso trabalho. A cada nova aventura vamos fortalecendo os pontos positivos e melhorando os negativos. Assim como vocês, fiquei extremamente frustrado quando demos de cara com o famigerado repiquete lá no alto aracá, mas por outro lado o esforço e dedicação de vocês os premiaram com belos exemplares, imagens e histórias que ficarão para sempre em nossas memórias.

Forte abraço a todos. ::thanks doeu:: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

Como de hábito, mais uma AVENTURA de causar inveja...

arrow:: Belos peixes, companheirismo e uma "FOMINHAGEM" inigualável !

Esse é o Fabrício Biguá, professor de todos nós... mestre:: doutor:: mestre::

arrow:: Não tem desafio que não interesse, até poça d'água !

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de pescaria Fabrício, esse é o tipo empreitada são as melhores de verdade como vc citou pescador com frescura, com dengos rsrsrsrsrs nem se aventurem, belas fotos, lugares belos só podia dar nisso showw de relato. Parabéns a todos Fabricio vc poderia passar os valores dessa pescaria por MP. mais uma vez parabenizar a todos..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse relato vai inspirar muita gente com certeza ::tudo::

é do tipo que separa os "homi dus meninu" :gorfei:

E o rio Aracá, bem, não vou dizer nada até o relato do Francisco.

Só posso dizer que já tô com saudades!!!! ::fishing ::fishing ::fishing

Parabéns Fabrício e a galera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita nóis hein, Fabricio!!!! Show sua empreitada... te vi com o Jaime no aeroporto de Barcelos... cheguei a mostrar as fotos nossas pro Jaime... eu e minha noiva pegamos muito peixe grande onde vcs pescaram. O lugar é fantastico e cheio de pontos excelentes mesmo... Dormimos na comunidade , naquele ranchinho ... foi demais a semana... pena q vc tava entretido no aeroporto. Queria te mostrar os bocudos que pegemos. Ja estamos marcando outra... e todos os peixes foram pegos com varas de 20 lb fenwick e linha p.p 50 lbs... tinha outas 25 lbs...toas custom... mas o braço n aguentou !!! Kkkk

Parabens pelos peixes e pela turma. Ainda quero conhecer a serrinha tb. Abracçao a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar gostaria de agradecer aos meus três grandes amigos que embarcaram nesta aventura junto comigo.........o Fabrício, Fabio Neves e o Cristiano Julio, companheiros já de outras tantas aventuras nas águas amazônicas em busca dos açus, meu muito obrigado pela semana incrível que tivemos. :amigo: :amigo: :amigo:

Como o Fabrício bem ralatou no relato desta pescaria tudo foi de última hora, mas nem por isso deixou algo a desejar por parte do Allen, nosso operador nesta aventura, meu muito obrigado Allen, valeu mesmo. Fomos acampando nas praias e paragens até chegarmos no ponto em que tinhamos pré determinado como seria o nosso acampamento base.

Eu já tinha alguma experiência com acampamentos nos afluentes do Negro, inclusive no próprio Rio Aracá, mas não durante uma semana inteira..... joia::: joia::: ... mas posso falar sem medo de errar....... eu não senti falta de nada com relação ao conforto dos barcos hotéis em que estamos acostumados meus amigos, não tem dinheiro que pague você tomar um banho de rio no final do dia com a vista ao fundo da serra do aracá e com os amigos tomando umas brejas bem geladas e uma boa conversa...... ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::............ e poder estar em contado direto com a natureza exuberante daquele lugar. Com relação a pescaria pegamos vários açus, pacas e borboletas e testemunhamos vários ataques fenomenais de bitelos em diversos lagos, inclusive neste onde peguei o meu exemplar...... pescamos com diversas iscas, mas em sua maioria de superfície, pois somos tarados nelas...... :gorfei: :gorfei: :gorfei: ..........., pricipalmente as famigeradas hélices, que foi com a qual tive a sorte de fisgar este belo exemplar que aparece aí na foto do relato, depois de 4 anos sem passar da casa das 22lb..... o meu último açu de respeito que eu tinha fisgado tinha sido em agosto de 2010 no rio Alegria e o último do Fabrício ainda é de fevereiro de 2011 em nossa última pescaria aí mesmo no rio Aracá....... doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: ....haja paciência e repiquetes na cabeça...... lingua2:: lingua2:: lingua2:: bem como o Fabrício resaltou eu também só torei dois pitões..... rindo3:: rindo3:: rindo3:: poucos para a média e olha que trabalhei bastante de hélice. doeu:: doeu:: doeu::

Mas como o Fabrício bem frisou em seu relato, se você não é um pescador aventureiro é melhor não ir nesta modalidade de acomodação, pois o conforto é minimo.....dormimos em redes, barracas, sem ar condicionado..... :gorfei: :gorfei: :gorfei: mas volto a afirmar..... não senti falta de nada...... a aventura e a companhia de amigos especiais como foi o nosso caso é muito maior que estas comodidades..........por fim só tenho a agradecer a parceria do Barata, Fábio e Juju nesta aventura e ao Allen que cumpriu tudo que foi combinado conosco. ::fishing ::fishing

Forte abrço amigos, já estamos armando a próxima..... :choquei: :choquei: :choquei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...