Ir para conteúdo

piracanjuba volta ao rio Tietê


Posts Recomendados

arrow:: http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2014/02/06/peixe-parecido-com-salmao-e-que-sumiu-de-sp-ha-30-anos-volta-ao-rio-tiete.htm

Peixe de carne macia e rosada, parecida com a do salmão, a piracanjuba tem retornado aos poucos aos rios Tietê, Pardo e Grande e seus afluentes no Estado de São Paulo.

Desaparecido dos rios paulistas há 30 anos e presente na lista de espécies ameaçadas, o peixe vem sendo estudado e reproduzido pela AES Tietê, braço da empresa de geração de energia AES Brasil, dona da Eletropaulo (concessionária elétrica de São Paulo).

Até agora, 1,6 milhão de alevinos (nome dado a peixes ainda pequenos) de piracanjuba já foram soltos nos rios, afirma o biólogo responsável pelo projeto de repovoamento da empresa, Silvio Carlos Alves dos Santos.

Esse resultado, diz, abre perspectivas para que surjam novas criações de piracanjuba e para que, no futuro, ela também possa ser pescada diretamente na natureza, o que é proibido --atualmente, o peixe só pode ser pescado em pesgue-pagues.

A Colpani Piscicultura, de Mococa (SP), fornece por ano 500 mil alevinos da espécie para estabelecimentos desse tipo em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. "Não há muitos produtores do peixe", diz o proprietário Martinho Colpani.

Pesquisa trouxe reprodutores da espécie do Paraná

As pesquisas da AES Tietê foram iniciadas com exemplares trazidos do Paraná há dez anos, e são realizadas em reservatórios construídos nas usinas hidrelétricas de Promissão (a 451 km da capital) e Barra Bonita (a 267 km).

Para estimular a produção de óvulos nas fêmeas e espermatozoides nos machos, é aplicada nos exemplares uma dose de hormônio natural, extraído de peixes que produzem a substância em grande quantidade, como o salmão e a carpa.

Ampliar

Conheça peixes da Amazônia e saiba quais têm uso comercial12 fotos

1 / 12

A Amazônia reúne cerca de 3.000 espécies de peixes, mas nem todas são exploradas comercialmente. Uma pesquisa da Universidade Federal do Amazonas indica que algumas são pouco aproveitadas por excesso de espinhas, baixa proporção de carne, dificuldade de pesca ou até por falta de hábito da população. Clique nas fotos acima e conheça mais sobre os peixes amazônicos Arte/UOL

Os peixes são colocados em um tanque que simula a piracema, período em que nadam contra a correnteza nos rios, para se reproduzirem. "Eles precisam desse ambiente de correnteza para que aconteça a desova e a fecundação", diz Santos.

Os ovos fecundados ficam um tanque pequeno, chamado berçário, até se tornarem larvas e, na sequência, peixes. Só então os exemplares são levados a tanques maiores para a fase de crescimento e desenvolvimento.

Os alevinos são soltos nos rios e nos reservatórios da empresa quando atingem entre 12 e 15 cm de comprimento, fase em que já conseguem se defender de predadores, como peixes maiores ou aves, segundo Santos.

A empresa trabalha com outras cinco espécies para repovoamento: pacu-guaçu (que também estava extinto e voltou aos rios), dourado, piapara, curimbatá e tabarana.

Repovoamento é importante para o meio ambiente, diz bióloga

De acordo com a bióloga e professora da universidade Anhembi Morumbi (SP) Luciana Camizotti, a piracanjuba tem despertado o interesse de pesquisadores e produtores por ter uma carne de qualidade e crescimento rápido.

Os motivos de seu sumiço em alguns rios, porém, estão ligados às mudanças no meio ambiente em que vivem.

"A espécie foi considerada em perigo de extinção, provavelmente em consequência da destruição de matas ciliares [que nascem à beira dos rios], poluição ambiental, pesca predatória e construção de barragens hidrelétricas", afirma.

Para ela, programas de repovoamento são importantes para o equilíbrio ambiental e preservação da fauna nativa da região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noticia...principalmente porquê o R. Tietê passa no quintal de casa joia::: . Pescando Dourados no bait, já andei fisgando algumas Piracanjubas por aki na região, antes de começar a piracema, mas o maior problema é que poucos pescadores tem consciência e pratica o pesque e solte...a maioria mata td que pega. ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...