Ir para conteúdo

TPA - PIRARUCU COM MAIS DE 50KG NO LAGO DE PALMAS...


Posts Recomendados

Olá amigos,

Esta foi a pescaria da semana no Lago de Palmas, a equipe da Tocantins Pesca & Aventura recebeu os pescadores do Rei da Pesca e Cia da Pesca de São Paulo... Na ocasião o pescador Gilberto Gal pescando Tucunarés e ao entrar em um fundo de grota, arremessou uma isca Nakamura Borá 12 em meio ás algas e não deu tempo da isca trabalhar e levou umam forte pancada e explosão... Todos no barco achamos que se tratava de um monstro de Tucunaré, mas logo em seguida o bichão saltou e mostrou toda a sua imponência e o seu tamanho, surpreendendo a todos um enorme Pirarucu apareceu com a Borá 12 fisgada no canto da boca... Foram mais de 20 minutos de briga com equipamento leve... E com muita paciência, o troféu foi embarcado, filmado, fotografado e liberado novamente...

Dei graças a Deus por esse peixe ter caído em mãos certas e sabe-lá o destino dele se tivesse sido pescado por pescadores da região...

Pescadores: Fabinho e Renato (Rei da Pesca e Cia da Pesca - SP), Gilberto Gal e Alfio Moreira e Leandro e Allan.

Guias TPA: Alex Silva, Juliano Lasca e Fernando Romani.

Equipamento utilizado no Pirarucu:

Carretilha Shimano MG7

Vara Shimano World Shaula 16 lbs

Isca Nakamura Borá 12

Linha YGK 40 lbs

http-~~-//youtu.be/EotyLNZooLk

Informações sobre a pesca no Lago de Palmas e em várias regiões do Tocantins:

http://www.alexpesca.com.br

http://www.lascapescaesportiva.com.br

http://www.romanipescaesportiva.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex ele tava debilitado d+++, será q sobreviveu? Pq vcs naum seguraram ele um pouco + de tempo...

+ parabéns pelo peixe e pela soltura, show de imagens. joia:::

Olá Thiago,

Se você não sabe, o Pirarucu não depende de ficar segurando ele dentro da água para oxigenar, ele respira fora... Ele saiu bem, apensar de não ter saído na filmagem por falta de memória no cartão. O Pirarucu fica sempre estático mesmo, não é um peixe com agilidade com um Tucunaré...

Abraços,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bicho que loucura, pegar um monstro deste em uma vara de 16 lbs, meu Deus. Eu ainda não consigo acreditar como esses gigantes são pegos com varas tão leves. Um tucunaré de 5 kg quebra uma vara de 16 lb, já um pirarucu de 50 kg não kkkk, muito bom. O importante é a emoção. Valeu demais. Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex ele tava debilitado d+++, será q sobreviveu? Pq vcs naum seguraram ele um pouco + de tempo...

+ parabéns pelo peixe e pela soltura, show de imagens. joia:::

Olá Thiago,

Se você não sabe, o Pirarucu não depende de ficar segurando ele dentro da água para oxigenar, ele respira fora... Ele saiu bem, apensar de não ter saído na filmagem por falta de memória no cartão. O Pirarucu fica sempre estático mesmo, não é um peixe com agilidade com um Tucunaré...

Abraços,

Alex.

Não sou tão ignorante ao ponto de não saber disso, só acho q ele poderia ter descansado + , + tbm naum tenho muita experiência de pesca quanto a maioria aqui, só expressei minha opinião.

E se vc ta falando que ele foi bem, sua palavras me bastam, e ponto final. rs

Abração! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex ele tava debilitado d+++, será q sobreviveu? Pq vcs naum seguraram ele um pouco + de tempo...

+ parabéns pelo peixe e pela soltura, show de imagens. joia:::

Olá Thiago,

Se você não sabe, o Pirarucu não depende de ficar segurando ele dentro da água para oxigenar, ele respira fora... Ele saiu bem, apensar de não ter saído na filmagem por falta de memória no cartão. O Pirarucu fica sempre estático mesmo, não é um peixe com agilidade com um Tucunaré...

Abraços,

Alex.

Não sou tão ignorante ao ponto de não saber disso, só acho q ele poderia ter descansado + , + tbm naum tenho muita experiência de pesca quanto a maioria aqui, só expressei minha opinião.

E se vc ta falando que ele foi bem, sua palavras me bastam, e ponto final. rs

Abração! :amigo:

Olá Thiago,

Não me interprete mal, pois só comentei já que você não sabe... É que fica difícil expressar com palavras, mas não quis de forma nenhuma ser ignorante na resposta, peço desculpa se interpretou dessa forma.

Abraços,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro q naum amigo, estamos aqui para fazer novas amizades, para aprender, para relaxar, e viver a pesca mesmo longe dela, com um vídeo como este seu, q nos proporciona isso.

Parabéns pelo peixe e pelo vídeo, ficou show as imagens.

Sem estresse, de coração mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja peguei varios, tm um amigo que tem um lago dentro da fazenda na regiao do Formozo do Araguaia, inclusive na artificial, e um peixe que da alguns saltos, porem, cansa bem rapido...

tanto que com o equipamento de pescar tucunare da p ter o privilegio de brigar com o peixe sem a preocupaçao de ele levar toda a linha do carretel...

mais e uma pesca muito emocionante ainda pego num equipamentos desses...

achei tambem que soltaram o peixe com ele bem cansado ainda, o certo era levar ele para a beira do lago e ficar com ele todo o tempo ate ele esta bem ativo e oxigenado e ver lo saindo nadando bem... e nao soltar com ele de barriga para cima... inclusive a melhor forma que eu acredito, era nem ter embarcado o peixe, pois o pirarucu e um peixe que morre muito facil...

parabens amigo, jogou na boca do bixo, A SORTE ESTA DO LADO DOS BONS... AHAHAAAA

FICA COM DEUS DEUS NAO CONTA OS DIAS QUE PASSAMOS PESCANDO... E BOAS PESCARIAS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex Pesca

Parabens pela filmagem.....

Otimo peixe, pura adrenalina podemos sentir no pescador. mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Minha proxima pescaria sera em Palmas-TO. joia::: ::bassboat::

Morei um ano em palmas na 605 S e nao tive a oportunidade de pescar, a pescaria ainda nao tinha renascido dentro de mim.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja peguei varios, tm um amigo que tem um lago dentro da fazenda na regiao do Formozo do Araguaia, inclusive na artificial, e um peixe que da alguns saltos, porem, cansa bem rapido...

tanto que com o equipamento de pescar tucunare da p ter o privilegio de brigar com o peixe sem a preocupaçao de ele levar toda a linha do carretel...

mais e uma pesca muito emocionante ainda pego num equipamentos desses...

achei tambem que soltaram o peixe com ele bem cansado ainda, o certo era levar ele para a beira do lago e ficar com ele todo o tempo ate ele esta bem ativo e oxigenado e ver lo saindo nadando bem... e nao soltar com ele de barriga para cima... inclusive a melhor forma que eu acredito, era nem ter embarcado o peixe, pois o pirarucu e um peixe que morre muito facil...

parabens amigo, jogou na boca do bixo, A SORTE ESTA DO LADO DOS BONS... AHAHAAAA

FICA COM DEUS DEUS NAO CONTA OS DIAS QUE PASSAMOS PESCANDO... E BOAS PESCARIAS...

Como disse o Fabiano, o Pirarucu ou Pirosca, é um peixe muito frágil, eu pesco a pouco tempo(20 anos + ou -) então não vou nem opinar, + meu pai q tem 57 anos e sempre pescou, em uma época muito melhor q a nossa, meus tios e minha avó q tem 88 anos, e q tem muito + experiência de pesca q eu, dizem q na maioria das vezes quando retiramos o pirarucu muito cansado, ela já sai qse morto, ou seja, geralmente não escapa...

+++ temos q fazer nossa parte e tentar soltá-los, o resto é Deus q decide.

Pelo menos teremos a consciência tranquila.

Abraços! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, só para esclarecer algumas dúvidas...

Eu pesco Pirarucu já a mais de 20 anos e no inicio se usava o mesmo equipamento de Pirarara por achar que era um peixe muito forte e nesta época, a maioria dos Pirarucus morriam. Hoje tem mais de 10 anos que uso equipamento leve, vara de no máximo 25 lbs, normalmente 17 e 20 lbs com linha multi direto no anzol, sem encastor. A redução de morte do Pirarucu reduziu praticamente a zero. A conclusão que cheguei nestes mais de 20 anos pescando esse gigante é que, o que faz matar um peixe desse é o equipamento pesado e o pescador arrasta-lo na ansiedade de ver o peixe, onde o mesmo precisa subir para respirar e acaba engolindo água matando-o afogado, isso mesmo, o Pirarucu morre afogado.

A declaração do amigo dizendo que na época do pai dele os Pirarucus vinham praticamente mortos de cansado é justamente por usar o equipamento inadequado ao peixe, antigamente só se usava grandes molinetes ou linhas grossas de linhada de mão.

Outra coisa que mata o peixe e ficar enfiando a mão dentro da garganta do peixe para retirar o anzol, como eu disse, é um peixe que precisa respirar oxigênio externo e imagine o peixe precisando respirar e o pescador com a mão dentro da boca do peixe... Com certeza irá mata-lo.

Posso afirmar que o cansaço da briga com um equipamento leve, não irá matar o Pirarucu, desde que o pescador respeite a hora que ele tem que subir para respirar... Quem pesca esse peixe comigo, sabe da minha preocupação e atenção que dispenso a esse peixe, esperando ele subir várias vezes depois de soltá-lo... Não tem necessidade de ficar oxigenando ele como um Tucunaré, basta segura-lo e se o mesmo cabacear para sair é o momento de libera-lo...

Valeu.

Alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, só para esclarecer algumas dúvidas...

Eu pesco Pirarucu já a mais de 20 anos e no inicio se usava o mesmo equipamento de Pirarara por achar que era um peixe muito forte e nesta época, a maioria dos Pirarucus morriam. Hoje tem mais de 10 anos que uso equipamento leve, vara de no máximo 25 lbs, normalmente 17 e 20 lbs com linha multi direto no anzol, sem encastor. A redução de morte do Pirarucu reduziu praticamente a zero. A conclusão que cheguei nestes mais de 20 anos pescando esse gigante é que, o que faz matar um peixe desse é o equipamento pesado e o pescador arrasta-lo na ansiedade de ver o peixe, onde o mesmo precisa subir para respirar e acaba engolindo água matando-o afogado, isso mesmo, o Pirarucu morre afogado.

A declaração do amigo dizendo que na época do pai dele os Pirarucus vinham praticamente mortos de cansado é justamente por usar o equipamento inadequado ao peixe, antigamente só se usava grandes molinetes ou linhas grossas de linhada de mão.

Outra coisa que mata o peixe e ficar enfiando a mão dentro da garganta do peixe para retirar o anzol, como eu disse, é um peixe que precisa respirar oxigênio externo e imagine o peixe precisando respirar e o pescador com a mão dentro da boca do peixe... Com certeza irá mata-lo.

Posso afirmar que o cansaço da briga com um equipamento leve, não irá matar o Pirarucu, desde que o pescador respeite a hora que ele tem que subir para respirar... Quem pesca esse peixe comigo, sabe da minha preocupação e atenção que dispenso a esse peixe, esperando ele subir várias vezes depois de soltá-lo... Não tem necessidade de ficar oxigenando ele como um Tucunaré, basta segura-lo e se o mesmo cabacear para sair é o momento de libera-lo...

Valeu.

Alex

Kra, não estou questionando a sua responsabilidade com a natureza, nem a sua lealdade com a pesca esportiva, só acho q vc foi infeliz na primeira resposta, já começando na defensiva e de certa forma me agredindo.

Acredito q já partimos para o lado pessoal, + como vc se julga muito conhecedor e 'expert' na área, acho q já não têm como ter uma discusão amigável.

+ dentro do possível vou defender minhas idéias e ideais, assim como vc, numa boa,

não ia nem responder, + como já estamos a pé d guerra ou qse isso, rs,

prefiro não ficar + calado, haja visto q meu defeito é falar d+++.

Já q é para falarmos diversas verdades, acredito q vc nunca terá a experiência de pesca q meu pai, meus tios e minha avó têm, por isso acho q vc deveria pensar e respeitar isso, pois eles viveram uma época diferente da nossa, um período em q se pescava muito peixe, e não se praticava a pesca esportiva como nós praticamos...

+ temos q respeitar cada período, vc é uma pessoa renomada nesta área, pescador esportivo, com experiência, e conhecido em todo Brasil, + o q não impede q um pescador simples e desconhecido como eu, possa fazer uma crítica construtiva, para q assim possamos melhorar a pesca esportiva.

Todos q como eu assistiram o vídeo, viram q o peixe estava debilitado, a diferença é q eu falo d+++, como disse anteriormente, e como vc disse:

"basta segura-lo e se o mesmo cabacear para sair é o momento de libera-lo...",

todos viram q ele não cabeceou, +++....

Brasil...

e outra coisa aqla estória q a memória da câmera acabou na soltura?

acho melhor parar por aki.

Há, ia me esquecendo, qndo vc me disse na primeira resposta q pirarucu não precisava de água para respirar, vou fazer das palavras da minha esposa a minha...

ela disse q era para te dizer o seguinte...

"nunca vi pirarucu fora da água, e nem na estrada..."

ou seja, ele precisa de água!

Se quiser continuar...

Te juro q isso não está me agradando em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho absoluta certeza e convicçao que o pirarucu foi solto de forma errada... sem deixalo descançar, nem um pouco se quer...

como falei antes, se ele tivesse realmente experiencia, ele JAMAIS IRIA DEIXALO EMBARCAR O PEIXE, pois pirarucu e um peixe que nao se deve ficar nem 1 minuto fora de agua, e nesse caso, certamente ele ficou alguns preciosos minutos que podem ter tirado sua vida... pois antes de peixe se entregar, ele pula bastante e cansa muito.

Espero que esse nosso amigo ALex, nas suas proximas capturars nao embarque o peixe. O certo e levar para a beira do lago, e filmar e tirar foto do peixe, com o peixe na agua, e na hora de fazer a soltura, deixar o peixe se recuperar bem, e nao vim a soltalo com a barriga para cima, sem ter a certeza se o peixe vai sair nadando ou vai ficar por ai mesmo, fora que deixa o peixe bem vulneravel ao seus predadores, como piranhas por exemplo...

O pior cego e aquele que nao quer ver...

tem pessoas que pensam que moram na beira do rio, ou mais proximo, sao mais experiente que as outras... pode ate saber sobre os melhores pontos de pesca, melhores iscas, mais saber maiores informacoes, sobre o peixe, quem pesquisa e estuda mais, certamente tera mais conhecimento sobre as especies...

abracosss e boas pescarias... mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obs, estou dizendo a forma mais certa de se soltar um peixes desses...

pois conheco bem da especie, e estudo o pirarucu a mais de 13 anos, mais estudo mesmo... desde a sua respiraçao ate sua escama, que no pirarucu, quase tudo e aproveitado...

inclusive fasso reproduçao dessa especie em cativeiro, para a atividade comercial... com licença ambiental do IBAMA, E olha que nao foi facil conseguir essa licença.

nao quero julgar ninguem, cada um que olhe bem e apreenda a cada dia, pois muita das vezes, uma criança tem muito a ensinar para um adulto, pois ninguem e o dono da verdade, e todos seres humanos tem que ter a humildade de saber olhar e apreender a cada dia, nao sou o dono da verdade, mais quando opino sobre alguma coisa, certamente e porque tenho referencias concretas do que estou dizendo, para exatamente nao falar so por falar...

espero que possa ter dado a minha contribuiçao, pois o mais importante e sempre preservar a natureza e tentar degradar o minimo possivel. e as pessoas que tiverem a oportunidade de pegar um peixe desses no futuro saber a melhor forma de se manusear o peixe, e fazer sua soltura...

Deus nao conta os dias que passamos pescando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque nao aceitam que o peixe saiu bem .. ? se o cara disse que saiu bem, que ja fez esse procedimento varias vezes e deu tudo pq nao acreditar?

Muita gente deixa de postar relatos aqui porque sempre tem alguém pra por um defeito, ou dizer que faz esta tudo errado, ou querer mostrar que sabe alguma coisa denegrindo a imagem do companheiro, parecendo os ecochatos.

Sobre o pirarucu precisar de água da respirar é so pesquisar no google.

mais aqui vai

Esta espécie de peixe possui características biológicas e ecológicas bem distintas: De grande porte, sua cabeça é achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso. Pode crescer até três metros de comprimento e pesar cerca de 250 kg, possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses. Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superficie, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque nao aceitam que o peixe saiu bem .. ? se o cara disse que saiu bem, que ja fez esse procedimento varias vezes e deu tudo pq nao acreditar?

Muita gente deixa de postar relatos aqui porque sempre tem alguém pra por um defeito, ou dizer que faz esta tudo errado, ou querer mostrar que sabe alguma coisa denegrindo a imagem do companheiro, parecendo os ecochatos.

Sobre o pirarucu precisar de água da respirar é so pesquisar no google.

mais aqui vai

Esta espécie de peixe possui características biológicas e ecológicas bem distintas: De grande porte, sua cabeça é achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso. Pode crescer até três metros de comprimento e pesar cerca de 250 kg, possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses. Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superficie, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.

Hugo,

acredito q nem eu, nem o Fabiano sejamos este tipo de pessoa q vc disse,

muito pelo contrário, só fiz um comentário no começo q acabou tomando grandes proporções...

se vc ler todos os comentários(todos mesmo), vai ver q eu mesmo disse "vc é uma pessoa renomada nesta área, pescador esportivo, com experiência, e conhecido em todo Brasil, + o q não impede q um pescador simples e desconhecido como eu, possa fazer uma crítica construtiva, para q assim possamos melhorar a pesca esportiva." respeito muito e na verdade admiro, um pescador como o Alex, q é conhecido e renomado em todo Brasil, da mesma forma q respeito sua opinião.

+ isso não impede q eu expresse a minha(e realmente não concordei com a soltura), + isso não tira o mérito da pesca e da soltura dele, só dei minha opinião.

+ é muito + fácil defender a ideia de alguém famoso ou se calar, do q expressar sua própria opinião.

Prefiro defender meu ideais...

+ numa boa...

Acho q isso já foi...

o Alex é tem um programa SHOW de bola, é guia de pesca, e este assunto já virou 'merda', e quanto + agente mexer + fede...

Ou seja, iremos só ter atritos, e criar inimizades, o q não creio ser nosso propósito.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...