Ir para conteúdo

Material para pesca rio Xingu


Carlos Martins

Posts Recomendados

Boa Tarde pescadores

Estou com pescaria marcada para o Rio Xingu para inicio de junho, e estou em duvida do material a ser usado, pois alguns amigos me dizem que lah tem muito peixe bruto outros dizem que no maximo ate 10kg, bom vamos a relação de carretilhas que eu tenho

Shimano curado 200 G7

Quantum Exo PT

Optimus XT

Daiwa Lexa 100h

e o meu trator de esteira Penn 209m

As varas são da daiwa TDT de 6 e 5 pes

outras varas na mesma proporção e uma mais resistente pra Penn

Estou pensando em adquirir uma Curado 300e, Calais 201 DC ou uma Calcutta Te 100dc:

O que vcs acham? é uma material que vai valer apena investir para essa pescaria? quem já foi usou quais tipos de materias com peixes grandes?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,tranquilo???

Bom para peixes de escamas,teu material esta de bom tamanho.... mas não vi o material das cacharas,caso queira pega las..... caso fosse um rio limpo,as exo,calais,curado dariam conta do recado,mas por se tratar de um rio com boias estruturas,aconselho perfil redondo que caiba pelo menos uns 150m de mono 0,60mm ,varas de 30 a 40 lbs....para Piraibas e pirararas e jaus,aqui um material que comporte 150m de 0,92mm ja esta bom,pois aqui é diferetnte do Araguaia,as piraibas não correm tanto quanto la....pirararas e jaus vão para a pauleira na hora,ai conta linha boa,vara boa e braço para eles....Bom acho que seria isso..

A propósito qual região do Xingu que tu vai?????

Abraços...

Ai em Betim trem muito pescador que vem aqui pra região....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, moro próximo a cidade de São Félix do Xingu, já pesquei em vários locais do Xingu, e pelo menos aqui na região, sua principal característica são as PEDRAS!!!!! Pescar de mult. sem lider é só pra passar raiva lacou::

Se for fazer pescaria de peixe de couro aconselho o uso de uma boa mono e uma carreta com uns 150m de linha (uso a super Raiglon tournament 0,42 numa carretilha corvallus 400 e uma 0,72 na Tekota ).

O resto é só alegria e se prepare nas corredeiras com as cachorras, nunca arrisque aquela isca de estimação por lá que muitas vezes com lider ou sem lider as bichinhas buaa::

Espero ter ajudado....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Vamos lá meu caro amigo, minhas dicas são parecidas com as do meu colega conterrâneo de Ourilândia!

Pesco muito no rio Xingu e subo o rio de São Félix do Xingú até a divisa com os índios, na cachoeira do Onça, então vamos lá:

Antes de Tudo: Se usar multi-filamento monte um leader de fluor carbono com no máximo o dobro da capacidade da linha de multi (senão você não consegue dar o nó de emenda) e siga as indicações de nó de emenda nas duas pontas que consta no catálogo de linhas da Shimano (http://powerpro.com). As pedras são cruéis!

 

Tralha que utilizo para Tucunarés:

  • Vara de ação rápida de carga máxima de 15 a 17 lbs (Tenho uma Clarus da Shimano);
  • Linha multifilamento de 40 lbs com leader e encastoador compatível (uso só a multifilamento PowerPro);
  • Carretilha perfil baixo para 130 metros de linha compatível (tenho uma Shimano Core 51Mg7);

Tralha utilizo para Barbados, Cacharas, Jurupenssém e Fildalgos (Mandubés):

  • Vara de ação média-rápida de carga máxima de 25 a 30 lbs (Tenho uma vara que não lembro a marca, mas é uma IM-7 muito boa, você pode usar uma vara de fibra de vidro que dá lucro também);
  • Linha multifilamento de 50 lbs com leader e encastoador compatível (uso só a multifilamento PowerPro, mas uma Samurai da Daiwa vai muito bem);
  • Carretilha perfil alto para 130 metros de linha compatível (tenho uma Shimano Calcutta TE 401, eu acho uma Calcutta 100 muito pequena, pois o rio é muito grande e tem espaço para o peixe "correr");

Tralha que utilizo as Pirararas, Jaús e Filhotes (realmente mais raros por aqui)

  • Vara de ação médio-rápida de carga máxima de 200 lbs (tenho uma Shimano Trevala de 200Lbs);
  • Linha monofilamento de no mínimo 90 lbs com encastoador de no mínimo 200lbs e 1 metro de comprimento (uso a Maruri MaxForce, linha barata e muito boa);
  • Carretilha perfil alto com carretel para pelo menos 250 metros de linha compatível (tenho uma Shimano Tekota 800);
  • NOTA: Para pescar os brutos você tem que ter pelo menos 300 metros de linha compatível na sua carretilha, pois vai gastar uns 70 metros só para a chumbada bater no fundo e se pegar uma Pirarara ela vai dar uma carreira que vai te tomar toda a linha!!!
  • Para apoitar sempre utilize uma boia (garrafa PET ou galão, por exemplo) para não perder a corda que une a poita ao barco, pois quando ferrar uma pirarara a melhor coisa a fazer é soltar o barco da poita e a deixar ela conduzir a situação no início, esse peixe tem muita energia e pode carregar barco com poita e tudo ou até estourar a tralha.

É bom também trazer uma tralha bem leve para pescar Pacús, o Pacú Seringa é bem divertido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retificando Carlos, a linha que eu tenho na Tekota é a MaxForce 0.74 para 62,5kg e vou te dizer que ela já rompeu com uma monstra de uma pirarara a três semanas atrás, no lugar onde a linha rompeu estava toda cerrilhada e por isso acho que o peixe engoliu todo o encastor e virou contra a linha e saiur e arrastou barco com poita por uns 50 metros, soltei a fricção, mas ela tomou 300 metros de linha (quase todo o carretel) e foi numa carreira só! esse final de semana vou ficar pescando no mesmo local por 30 horas esperando por ela, se eu pegar mando a foto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos ;

Não fique pensando que o Glauco pirou o cabecão recomendando o uso de material categoria 200lbs não. Pesquei no Xingú com material categoria 90lbs e após o peixe arrastar 180 metros de linha, com a carretilha chimano perfil alto totalmente travada, tive que cortar a linha . Não tive como tirar as duas mãos da vara em momento algum e nao recolhi 1 cm de linha. Cabo flexível para encastroado tem de ser  min 120 lbs e anzol 12/0 . Boa sorte e muito cuidado para realizar pescarias a noite desta categoria. Evite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos ;

          Acredito que com relacão a material não há o que acrescentar . Recomendo apenas um bom trabalho de logistica ou seja : Fazer uma pesquisa detalhada com foto de satélite abaixo e acima da sua base no rio . O xingú é um rio de muuuuuuuita pedra, corredeiras e cachoeiras e isto exige disciplina no uso do colete, baixa velocidade nos deslocamentos e evitar desembarques para não virar “papá” de onca. Caso seja acampamento, quem dorme em rede ao tempo, a noite,  tem grande possibilidade de virar doador de sangue para morcegos e a logistica matinal de e-mail intestinal, demandar uma extratégia de guerra. Recomento reprogramar o planejamento matinal para noturno quando os mosquitos estiverem inativos. Pela manhã, antes de entrar no barco inspeciona-lo para garantir que nenhum bicho irá companha-lo ( manter sempre bolsas, maletas, barraca e sacolas fechadas ). No Xingú tem muita abelha e quando é época de mosquito terá de fazer refeicoes no interior da barraca ( abelha adora cerveja ). Repelente e filtro solar despensam comentários né mas uma luva do tipo utilizada em bike é sempre bom levar ? Se não usar a luva para os mosquitos irá usar para puxar barco pelas corredeiras . Para concluir, leve uma boa bolsa de primeiros socorros e identifique antecipadamente qual é a logistica para casos de emergência ( Normalmente não existe – arraial mais próximo 5 horas ). Procure identificar os riscos e bloquea-los preventivamente ou antes dos acidentes . Boa sorte e muito cuidado .      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gente

Mas o mais importante é que o Xingu é um rio fantástico, é só estar preparado como em toda pescaria, que com certeza você vai gostar e logo logo volta de novo !!!

Ainda ele tá muito cheio, mas daqui a pouco ele fica no jeito ....

Abraços e boa pesca!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amig Glauco, pra levar essa linha toda só pode ser uma piraiba e não uma pirarara, correto!?

Retificando Carlos, a linha que eu tenho na Tekota é a MaxForce 0.74 para 62,5kg e vou te dizer que ela já rompeu com uma monstra de uma pirarara a três semanas atrás, no lugar onde a linha rompeu estava toda cerrilhada e por isso acho que o peixe engoliu todo o encastor e virou contra a linha e saiur e arrastou barco com poita por uns 50 metros, soltei a fricção, mas ela tomou 300 metros de linha (quase todo o carretel) e foi numa carreira só! esse final de semana vou ficar pescando no mesmo local por 30 horas esperando por ela, se eu pegar mando a foto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arnaldo, com essa 0.74 da maxforce você pode pescar filhotes, vai exigir bastante técnica do piloteiro para posicionar você sempre a favor sa linha e você terá que conhecer bem sua tralha para não deixar estourar a linha. A maxforce tem uma linha 0.92 que aguenta 103 kg, mas é muito dura, mas deixando a isca descer sozinha dá para pescar com mais garantia. Eu gosto muito dessa linha. Mas qual é a região do Xingu que você quer ir?

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, vc nao entendeu minha colocação, o que eu quis dizer é que pra ter levado mais de 200 m de linha da sua carretilha deve tet sido uma piraiba e não uma pirarara, tendo em vista que pirarara nao costuma dar essas corridas tão longas, a nao ser que estava em uma área limpa e a mesma correu pra alguma estrutura distante!

Arnaldo, com essa 0.74 da maxforce você pode pescar filhotes, vai exigir bastante técnica do piloteiro para posicionar você sempre a favor sa linha e você terá que conhecer bem sua tralha para não deixar estourar a linha. A maxforce tem uma linha 0.92 que aguenta 103 kg, mas é muito dura, mas deixando a isca descer sozinha dá para pescar com mais garantia. Eu gosto muito dessa linha. Mas qual é a região do Xingu que você quer ir?

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Entendido. Eu não vi o peixe, local que eu estava é raso, uns 10 metros; só sei que o local é só areia e por lá as piraibas ficam em águas mais fundas...pelo que o pessoal fala onde eu estava nunca ninguém me disse que pegou uma Paraíba, mas pode rer sido...aqui as pirararas tomam muita linha

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Entendido. Eu não vi o peixe, local que eu estava é raso, uns 10 metros; só sei que o local é só areia e por lá as piraibas ficam em águas mais fundas...pelo que o pessoal fala onde eu estava nunca ninguém me disse que pegou uma Paraíba, mas pode rer sido...aqui as pirararas tomam muita linha

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

Ai sim amigo. ..ta explicado, pq no raso e sem estruturas ela corre até achar algo pra se refugiar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo, nunca fui não pras essas bandas so no Teles pires e próximo ao são Benedito. .mas xingu não. ..mas pelo que vc diz vou precisar ir! Que pousada recomenda? Manda por mp dicas dai, pra gente nao desfocar o tópico do amigo! Abração

Você já vei aqui no Xingu pescar ? Aqui tem muita pirarara, tem vez que eu bato de frente com um cardume que tenho que passar Biofenac nos braços...e whysk a noite para poder dormir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, tudo bem?

juntamente com meu parceiro Claudio (post logo acima) já vamos no Xingú por 2 aos e estamos nos preparando pra ir o 3º.

o material na minha opinião é o seguinte:

pesca com artificiais - carretinla que comportem 100 a 120 metros de 30 lbs, não esquecer do lider de flour por volta dos 40 lbs, varas de até 20 lbs o ideal seria 17, iscas de superfície e meia-água de 11cm pra baixo. Os locais para se " investir" com as artificiais são as pedras das corredeiras, fazendo os arremessos atraz das pedras pensando em tucunares, bicudas, matrixãs..., os igarapés tb são bons lugares saindo tucunares, trairões...

já a pesca de peixes de couro não é muito minha " praia" então deixo para alguém com experiência nessa modalidade.

Valeu um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, tudo bem?

juntamente com meu parceiro Claudio (post logo acima) já vamos no Xingú por 2 aos e estamos nos preparando pra ir o 3º.

o material na minha opinião é o seguinte:

pesca com artificiais - carretinla que comportem 100 a 120 metros de 30 lbs, não esquecer do lider de flour por volta dos 40 lbs, varas de até 20 lbs o ideal seria 17, iscas de superfície e meia-água de 11cm pra baixo. Os locais para se " investir" com as artificiais são as pedras das corredeiras, fazendo os arremessos atraz das pedras pensando em tucunares, bicudas, matrixãs..., os igarapés tb são bons lugares saindo tucunares, trairões...

já a pesca de peixes de couro não é muito minha " praia" então deixo para alguém com experiência nessa modalidade.

Valeu um grande abraço.

Olha só quem apareceu na FTB... Augusto... Agora já somos 2 aqui no grupo. nossa previsão é ir no Xingú na última semana do mes de agosto.... Bão demais..

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...