Ir para conteúdo

Monitoramento voluntário de pesca: quem animaria?


Michel

Posts Recomendados

Pessoal, especulo aqui sobre a possibilidade de realizarmos um monitoramento de pesca voluntário. A ideia inicial é saber quem/quantos animam participar, para ver se dá um quórum mínimo. Esse assunto já apareceu em outros tópicos, sempre de forma não muito aprofundada. Tentarei resumir a história a seguir:

1 – Monitorar para que?

Primeiro, para matar a nossa própria curiosidade. Se hoje usamos adjetivos para descrever uma pescaria (boa, média, etc), monitorando conseguiremos qualificar um pouco mais essa descrição, com números (quantitativamente).

Segundo, para poder comparar tempos e locais distintos, tentar observar tendências. A pesca está piorando, os peixes estão diminuindo? Novamente, isso poderá ser descrito de forma mais objetiva, e não na base do achismo.

2 – Monitorar como?

Escolhida a espécie/local, cada voluntário precisa anotar o comprimento de todos os peixes capturados em sua pescaria. Uma pequena amostra (alguns indivíduos) precisa ser pesada. Só isso. Bolamos uma ficha-padrão, e uma planilha-padrão para receber os dados. Depois analisamos e consolidamos os resultados, de várias formas possíveis.

Enfim, há muitos outros detalhes a serem esclarecidos, mas acho melhor discuti-los em um segundo momento. Afinal, se ninguém animar, nem haverá segundo momento!

Abraços galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson,

então, o(s) local(ais) vai depender dos participantes. O único requisito é que nele sempre tenha alguém pescando ao longo do ano, para cobrir bem as variações temporais.

E outra, como é um "experimento" colaborativo, acho que assim também devam ser as decisões. Podemos falar com os moderadores aqui para abrir uma sala no espaço para os grupos aqui do fórum, aí decidimos essas questões por lá. Valeu aí, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb estou super dentro.

Na Serra da Mesa eu posso participar...e ainda posso colocar o Eriba pra medir todo peixe q pega. Como ele está na água toda semana, acredito q o ganho de informações será muito grande.

E na AM tb ajudo com prazer... joia:::

E Michel...bole a ficha q depois eu disponibilizo aqui no fórum pra turma fazer o download. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, gostei da adesão.

Para tentar motivar ainda a mais galera, vou colocar aqui, a título de exemplo, a que tipo de resultados podemos chegar com esse negócio:

Essa é da Serra da Mesa, de um relatório do Ibama, com as capturas anotadas pelos guias de algumas pousadas (Germano, rancho da Ni, Zé Mineiro). Está com a legenda:

Imagem Postada

Também da Serra da Mesa, a distribuição de mais de 10mil tucunarés azuis por tamanho:

Imagem Postada

Essa é uma relação peso comprimento de tucunaré açu de três rios diferentes da bacia amazônica (todos os peixes juntos na mesma equação):

Imagem Postada

Assim, para estimar o peso de um peixe cujo comprimento é conhecido (ou vice versa), basta usar a equação:

Peso= 0,0074*(comprimento)^3,1261 (o acento circunflexo significa elevado à, potência). Sem entrar em detalhes sobre regressão, que fique claro que a equação descreve aquela linha preta ali no meio do gráfico. É notório que há pontos acima e abaixo da linha, ou, dito de outra forma, peixes com pesos diferentes para o mesmo comprimento (vice versa).

A seguinte é um resumo da captura em cinco rios diferentes. Trata da média da captura por barco por dia, medida em número de peixes (CPUEn) e em peso(g) (biomassa-CPUEb):

Imagem Postada

E essa última é a frequência relativa acumulada da captura por comprimento:

Imagem Postada

Interprete-se assim:

Por exemplo, no rio 5, metade da captura foi composta por peixes menores que 39cm (e a outra metade, obviamente, por maiores) . Já no rio 4, metade da captura foi composta por peixes menores que 73cm.

Não citei os nomes dos rios porque o artigo com esses dados não foi publicado.

Por fim, Fabrício, o que acha da idéia de abrirmos uma sala lá nos grupos chamada "Monitoramento"? Assim, vamos colocando o conteúdo todo lá, separando em tópicos. Procedimentos, arquivos, regras, dúvidas, resultados, etc.

Isso aí pessoal, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima iniciativa,também topo colaborar. joia:::

Pensei em algo mais abrangente,tipo montarmos um portal onde os próprios voluntários se cadastrariam e posteriormente abasteceriam o sistema com os dados coletados.Montar um banco de dados,tenho certeza que muita gente vai colaborar,imagina que legal...... joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Michel,

Diversos posicionamentos demonstram a intenção de propósito de alguns dos usuários em participar desse processo.

Claro que isso é bom, importante até para contagiar alguns indecisos a aderirem ao processo...

Contudo acredito que a grande adesão irá ocorrer quando postar o tipo de informação desejada !

Melhor dizendo, qual é a "matriz dos dados" a ser preenchida, e o que dependerá do pescador para fazer com que isso aconteça ?

arrow:: Há muita gente que se "atemoriza" com a perspectiva de preencher uma "ficha cadastral", quando sei que não é essa a sua pretensão, mas é exatamente essa mística que precisa ser desfeita.

arrow:: Vamos preparar um pequeno formulário com os dados a serem informados (e para onde depois deverão ser enviados), para que sejam pré-impressos e levados pelos interessados em fazer esses registros em suas pescarias.

arrow:: Além de simplificar o procedimento, desmistificá-lo, iremos ter um índice de adesão bastante significativo nesse processo.

Apenas como informação, já existem grupos que reúnem algumas dessas informações e as guardam como estatísticas internas, e certamente poderão disponibilizá-las. Nosso Grupo (Mocorongos) chegou a desenvolver um sistema (PC) de cadastramento de peixes embarcados/dia por integrante em algumas de nossas pescarias que tinha um outro enfoque, que não o de acompanhamento de cardumes... Da mesma forma é bastante provável que outros grupos já possam ter algum tipo de registro de pescarias passadas... (quem sabe não venham servir para alguma coisa) ?

Enfim, acho essa iniciativa mais que válida e que - se implementada - venha nos trazer um pouco mais de conhecimento de realidades tratadas de forma "abstrata" como "boa pescaria", "fantástica" ou mesmo "muito ruim"... (todos esses adjetivos são em função de um ponto de vista, quase sempre ligados a uma expectativa, e não uma realidade).

arrow:: Vamos em frente... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, vou preprar a ficha sim. Estou viajando hoje, então faço isso na segunda feira. Eu lembro de ver suas estatísticas em alguns relatos seus. E digo: é exatamente aquilo!

Sobre a sugestão do Celso, eu concordo que esse seria o melhor dos mundos. A dificuldade que eu vejo é em desenvolver (programar) o sistema, porque isso custa muito. Se for possível, ótimo. Se não for possível, usamos uma planilha no google docs (ou similares) para armazenar os dados, e eu (e claro, quem mais puder contribuir, o Tiago Furlan já se prontificou) me encarrego de fazer uma planilha com as fórmulas todas, daí basta que cada um alimente com os dados para visualizar automaticamente os resultados.

Abraços a todos, vamos em frente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por fim, Fabrício, o que acha da idéia de abrirmos uma sala lá nos grupos chamada "Monitoramento"? Assim, vamos colocando o conteúdo todo lá, separando em tópicos. Procedimentos, arquivos, regras, dúvidas, resultados, etc.

Isso aí pessoal, abraços.

Michel...o FTB é parceiro sempre.

Abrir uma sala para tratarmos disso é coisa simples de fazer...basta vc dizer o momento certo, se apenas os voluntários podem postar, e por aí vai...q abro na sequência.

Aguardo seu start. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!!

Estou dentro! A região minha é lago de Palmas, Lago do Peixe e Caseara no Araguaia. Essas são as regiões que eu pesco.

Tenho um represa Natural no Rio Tocantins e gostaria de fazer esse monitoramento nela. Quando desenvolver a ficha e o método gostaria que compartilhasse comigo.

Um braço! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!!

Estou dentro! A região minha é lago de Palmas, Lago do Peixe e Caseara no Araguaia. Essas são as regiões que eu pesco.

Tenho um represa Natural no Rio Tocantins e gostaria de fazer esse monitoramento nela. Quando desenvolver a ficha e o método gostaria que compartilhasse comigo.

Um braço! ::tudo::

estamos nesta entaum sempre que posso estou dentro do lago pra pescar mais o que eu mais vejo é o tanto de rede que tem dentro desse lago, nunca vi e nunca fui parado por ninguem do naturatins ou ibama mesmo na piracema uma vez tava andando de barco e paramos do outro lado da ponte na parte de baixo da praia luzemangues se vc vesse o tamanho da caixa de isopor cheia de peixe. e ninguem faz nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...