Ir para conteúdo

Rio Aracá - Acampamento


Posts Recomendados

Desde 2005 venho pescando umas, duas ou três semanas por temporada no Rio Negro. Nessa temporada 2013/14 ainda não havia pescado por lá; as notícias davam conta de uma temporada extremamente difícil, em que os rios subiam e desciam em questão de dias, razão pela qual estava esperando uma “janela” de calmaria para pegar as tralhas e subir pra lá. Foi o que aconteceu em meados de Janeiro, quando recebi a notícia de que alguns rios estavam no “ponto”. Não pensamos duas vezes, em menos de uma semana eu e o amigo Marcelo estávamos pousando no aeroporto de Barcelos.

Havíamos fechado com dois guias locais os detalhes do acampamento e quando chegamos em Barcelos estava tudo pronto. Foi só montar nas duas voadeiras que nos esperavam, uma para levar parte do combustível, gelo, comida....e a nossa voadeira com tralhas de pesca, roupas e ainda um pouco de equipamentos necessários para o acampamento, e subir o rio escolhido. Logo na saída do porto de Barcelos percebi que estávamos muito lentos e as voadeiras não decolavam, quando conferi a velocidade no GPS, navegávamos a apenas 12km/h!!! A ideia era subir bastante o Rio Aracá pra pescar além do flutuante do Marlon, pra isso precisaríamos navegar quase 300Km. Não havia o que fazer e assim fomos em busca de pontos remotos do rio...

Imagem Postada

Só conseguimos começar a pescar de verdade no dia seguinte, na parte da tarde, e as informações que tínhamos que o peixe estava manhoso se confirmaram...Nunca havia pescado por lá em condições climatológicas tão boas, rio seco e secando mais, clima quente e nada de chuvas, e mesmo assim os peixes não estavam muito ativos....

Imagem Postada

Imagem Postada

Pescamos com hélices praticamente a pescaria toda, das 7 da manhã às 6 da tarde...."trabalhamos" muito, e fomos recompensados em determinados lagos....

Imagem Postada

Chegamos a pegar 6 peixes grandes em 2h de pesca dentro de um lago e, em outros lagos ‘vizinhos’, não pegávamos nada!!! Vai entender...

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Aprendi muito com meu parceiro de pesca, o cara tem uma disposição incrível, arremessa o dia todo, 100% hélice (só high roller 6,25). Dá uma pausa apenas pra tomar uma gelada quando pega algum peixe que valha a pena...

Imagem Postada

Já li muito aqui no fórum sobre insistir em pontos promissores, arremessar 20 ou 30 vezes, mas aprendi com o Marcelo, que isso não basta, por pelo menos 3 vezes chegamos a "apoitar" em locais que vimos ação de peixe grande, arremessávamos por incansáveis 20, 30 minutos, quem pesca com hélices sabe o que é isso, duas high roller zoando em 50 ou 60 arremessos de cada um, sem parar, no mesmo lugar, e não é que o peixe entrava.....olhem aí o resultado de uma destas vezes...

Imagem Postada

Utilizei varas Redai, 25lbs PS, e 20lbs; carretilhas Zillion Type R e Curado 200. Me surpreendi utilizando esta vara da Redai de 20 lbs com a Curado 200 para as hélices 5,5 da high roller. O conjunto ficou bastante leve, arremessando muito bem e não tive problema na briga com os açus. Gostei tanto que virou meu conjunto titular para Amazônia!

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/P1030198.jpg?t=1392771389

Para os que estão pensando em acampar, sugiro alguns itens pessoais que acho importante e que, seguramente, ajudarão na empreitada:

Gps com o mapa do rio:

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/P1030299.jpg?t=1392772507

Telefone por satélite:

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/P1030304.jpg?t=1392772663

Mochilas tipo dry bags:

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/P1030301.jpg?t=1392772599

No final das contas, em 10 dias de viagem, navegamos MUITO, ralamos bastante pra montar acampamento, barracas, fazer o rango, e tivemos apenas 03 dias bons de pescaria. Mas já foi o suficiente pra valer muito a pena!

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/P1030246.jpg?t=1392771983

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/P1030261.jpg?t=1392772428

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/P1030213.jpg?t=1392771494

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/IMG_0224.jpg?t=1392749904

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/P1030260.jpg?t=1392772292

E que venha a temporada 2014/2015!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos vcs nao cansam de pescar 10 dias seguidos... ahahahahhaha

eu quero ficar um messssss ou uma temporada inteira sem descançar um minuto, to precisando uuns parceiros, te interessa ahahahaaa danca::

ahahahahahahhahahahahahahahahah

lindos peixes grandes Açuusss

Parabens amigos

Deus nao conta os dias que passamos pescando

boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico o relado e realmente começaram a aparecer estes relatos de acampamento aqui no fórum, como disse o Parrillo!

Acho uma excelente alternativa, mas como foi dito no relato, tem que existir uma série de precauções pois a Amazônia não é brincadeira!

Em setembro ainda vamos no conforto do barco hotel, afinal ainda é nossa segunda temporada, vamos engrossar mais o cangote, como se diz por aqui e nós preparar em termos de equipamento, vou levar um DerLorme inReach SE para testar!

Abraço, parabéns e espero no futuro poder fazer uma aventura como a de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rafa,grande pescaria. ::tudo::

Pegaram o Aracá daquele jeito.................baixio para todo lado.Aquela foto em cima da pedra é naquele pedral perto da Serrinha?

Marcelão arregassando na hélice,o cara é f..... mesmo. doeu::

Parabéns para a dupla,lindos açus. palmas::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos os amigos pelos comentários.

Realmente o rio Aracá Carlos Dini é um rio incrível. Algumas particularidades do rio que notei, o Aracá tem a água muito preta, principalmente quando recebe a influência do seu afluente Marari, acima deste afluente, suas águas tem uma coloração mais "clara"; é um rio com muitos lagos, porém como é normal, na cabeceira, ele tem poucos lagos e só vemos ressacas; tem praias muito bonitas de areia clara, e em determinado momento, surgem muitas pedras no meio do rio (aquela foto Celsão, é sim naquele pedral)!!

Fabiano Tucunaré, pescar 10 dias é bem legal, te dá oportunidade de errar e acertar em uma única pescaria, mas te confesso que cansa....

E sobre acampar lá no negro, isto merece algumas considerações: realmente, como disse o mestre Biguá, não é pra qq um, e isto não significa ser mais fresco ou ser mais macho, mas precisamos ter em mente que ficaremos em um lugar totalmente inóspito, em que quando vc encontra alguém, geralmente, são ribeirinhos que dificilmente poderão te ajudar!!! Eu sou médico, e sempre levo um kit bem completo de primeiros socorros, e com certeza nem sempre poderei ajudar.

Os esquemas de acampamento que existem por lá, ainda são precários, por exemplo, e se seu motor quebrar?? De uma outra vez que fui, aconteceu isto com o barco de apoio, o piloteiro teve que descer remando até Barcelos, precisou sair 3 dias antes e chegamos juntos na cidade. Desta vez, no primeiro dia, a hélice do nosso motor elétrico caiu, resultado, o piloteiro teve que remar o tempo todo, e imagina como foi difícil isto naquela ventania!! Fora todos os outros perrengues, como, montar e desmontar acampamento quase todos os dias, lavar roupas, cozinhar, não ter gelo suficiente até o final da pescaria, e gastar praticamente a mesma coisa que gastaria em um barco hotel com todo conforto!!!

Mas, apesar disto tudo, eu gosto, e sempre que puder acamparei de novo!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...