Ir para conteúdo

Iscas Melhoradas


Gustavo Vibian

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal.

Sou novo aqui no fórum e na arte de pescar açus. Estou fazendo uma grande pesquisa sobre as tralhas para fazer a minha primeira pescaria na Amazônia. Não sei nada mesmo sobre isso, minha experiência com tucunarés são exclusivamente os da Serra da Mesa.

Pois bem, minha dúvida agora esta nas iscas. Soube que, na maioria delas, teria que trocar as garatéias, mas pesquisando no fórum li alguma coisa que apenas isso não basta. Algumas iscas teriam que ser tunadas. Que além de trocar as garatéias eu teria que trocar pistões, hélices colocar "reforços" aqui e ali e etc. Então eu gostaria de saber o que fazer nas minhas principais iscas (relacionadas abaixo) e se existe um lugar especializado que faz esse tipo de serviço:

- Rip Roller

- Caribe Lures

- Tucunarex

- T20

- Trairão

- Dr. Soopk

- Zig Zara

- Pop Queen

- Perversa

- Birura

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xará vou te falar de algumas iscas que eu tenho e fiz as devidas alterações

Rips 5,5 e 6,5: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs

Caribes 6 e 7: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs. Coloquei hélices da Rip Roller

T20: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho #2 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Trairão: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 1/0 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Pop Queen 105: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho #1 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Pop Queen 130: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x na frente tamanho 1/0 e atrás 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs

Lembrando que isso foi o que eu achei melhor pra usar.

Garateias: http://lurepartsonline.com/

Argola: http://www.iscaecompanhia.com.br/ e http://www.romanopesca.com.br/

Hélice você encontro aqui no fórum com o Charles.CCM

Abraço joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xará vou te falar de algumas iscas que eu tenho e fiz as devidas alterações

Rips 5,5 e 6,5: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs

Caribes 6 e 7: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs. Coloquei hélices da Rip Roller

T20: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho #2 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Trairão: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 1/0 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Pop Queen 105: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho #1 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Pop Queen 130: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x na frente tamanho 1/0 e atrás 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs

Lembrando que isso foi o que eu achei melhor pra usar.

Garateias: http://lurepartsonline.com/

Argola: http://www.iscaecompanhia.com.br/ e http://www.romanopesca.com.br/

Hélice você encontro aqui no fórum com o Charles.CCM

Abraço joia:::

Concordo plenamente, à exceção da Trairão.

Quem não aguenta é ELA. A isca perde o pitão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xará vou te falar de algumas iscas que eu tenho e fiz as devidas alterações

Rips 5,5 e 6,5: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs

Caribes 6 e 7: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs. Coloquei hélices da Rip Roller

T20: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho #2 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Trairão: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho 1/0 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Pop Queen 105: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x tamanho #1 e troquei a argola por CCM com trava 80lbs

Pop Queen 130: Troquei as garateias por Gladiator vmc 6x na frente tamanho 1/0 e atrás 2/0 e troquei a argola por CCM com trava 130lbs

Lembrando que isso foi o que eu achei melhor pra usar.

Garateias: http://lurepartsonline.com/

Argola: http://www.iscaecompanhia.com.br/ e http://www.romanopesca.com.br/

Hélice você encontro aqui no fórum com o Charles.CCM

Abraço joia:::

Concordo plenamente, à exceção da Trairão.

Quem não aguenta é ELA. A isca perde o pitão.

Ano passado levei 5 trairões pra Barcelos, na próxima pescaria devo levar só uma. Esse isca é ótima pra peixe pequeno, Balbina e mamori ela pega sem parar, em Barcelos não consegui nem ataca na isca. Além de ser fraca, não foi tão eficiente pra Barcelos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a questão....é possível tornar uma isca como a trairão resistente aos Açus? Além da troca das argolas e garatéias, o que podemos mais fazer para melhorar a resistência das iscas?

abraços

compra um spook da KV o açu gosta do mesmo jeito,abraço. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a questão....é possível tornar uma isca como a trairão resistente aos Açus? Além da troca das argolas e garatéias, o que podemos mais fazer para melhorar a resistência das iscas?

abraços

Pensei muito no que fazer pra melhorar a trairão, passei a usar a bonnie 128 e t20. Trairão tem os metais fracos, ja peguei peixei de 4kgs que deixou o metal torto

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a questão....é possível tornar uma isca como a trairão resistente aos Açus? Além da troca das argolas e garatéias, o que podemos mais fazer para melhorar a resistência das iscas?

abraços

É como o Ramon falou, a isca é dispensável.

Sua lista:

- Rip Roller Leve!

- Caribe Lures Com Rip Holler , pra quê??

- Tucunarex De novo, pra quê?

- T20 Leve, pelo menos umas 3.

- Trairão Tá arriscado a perder a isca e o peixe. Deixe em casa.

- Dr. Soopk Isca Barata e resistente, leve!

- Zig Zara Pode levar, mas não acho que irá usar tendo as T20.

- Pop Queen Leve

- Perversa Leve

- Birura Se for 130!

Sub Walk. Leve à vontade, quantos puder.

Jig. Leve , mas somente os preparados pra AM.

E tudo devidamente reforçado , como já explicado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a questão....é possível tornar uma isca como a trairão resistente aos Açus? Além da troca das argolas e garatéias, o que podemos mais fazer para melhorar a resistência das iscas?

abraços

A isca Trairão é boa sim. Tem que reforçar as garatéias (no mínimo 4x) e as argolas (CCM) e colar os pitões com araldite. ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a questão....é possível tornar uma isca como a trairão resistente aos Açus? Além da troca das argolas e garatéias, o que podemos mais fazer para melhorar a resistência das iscas?

abraços

A isca Trairão é boa sim. Tem que reforçar as garatéias (no mínimo 4x) e as argolas (CCM) e colar os pitões com araldite. ::tudo:: ::tudo::

E isso ae Lucca. Já achei muitos textos sobre a troca de argolas e garateias. Eu queria saber mais sobre a troca dos pitões e uso de araldite. Quais iscas, além da trairão, seria bom trabalhar nesse sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a questão....é possível tornar uma isca como a trairão resistente aos Açus? Além da troca das argolas e garatéias, o que podemos mais fazer para melhorar a resistência das iscas?

abraços

compra um spook da KV o açu gosta do mesmo jeito,abraço. joia:::

boa ramon,foi com uma dessas ,uma somente ate rachou na cor palhacinho ,que na temporada 2012 pequei 8 açus de responça
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Esse é um assunto bastante abordado aqui no FTB !

Seguem alguns ::link2:: para sua apreciação :

arrow:: viewtopic.php?f=72&t=34460

arrow:: viewtopic.php?f=72&t=32235

Mestre Kid, bom dia.

Muito já li sobre a troca de argolas e garateias (como tratam os dois tópicos que o sr. Indicou), mas minha duvida não e bem essa.

Minha pergunta é como melhorar o desempenho e resistência das iscas acima citadas (se é que podem ser melhoradas) além das argolas e garateias.

Por exemplo; eu adoro a isca trairão da Imakatsu, peguei vários azuis com ela, mas conforme os amigos escreveram, ela não agüenta a Amazônia. Enquanto um outro amigo falou que e possível se reforçar os pitões com araldite. Um outro amigo falou sobre trocar a hélice da pavon.....é nesse sentido de Custom que tenho duvidas. O que cada um faz em suas iscas favoritas para aumentar as chances de sucesso com os açus.

Abraços,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

arrow:: Entendi seu ponto de vista.

Sem deixar de respeitar a intenção de transformar suas opções de favoritismo, me parece que algumas dessas iscas que consideramos "mais frágeis" não foram concebidas (no aspecto de produção industrial) para aguentarem esse tranco !

arrow:: Sei que estou dizendo o óbvio, mas observe que o próprio mercado se encarrega de fazer melhorias em função dessas situações !

arrow:: Apenas exemplificando, as Rapalas de outrora, são infinitamente mais frágeis que as atuais, e não me refiro apenas às garateias, e sim ao processo de resistência a pancadas e atritos maiores... A empresa reviu seus conceitos (e estamos falando da Rapala - fabricante mundial e fornecedora inquestionável de produtos de qualidade) e já temos um produto muito mais tropicalizado e adequado aos nossos peixes ! Basta ver as alternativas X-Rap...

arrow:: Uma dica que sempre tento usar nas iscas estrangeiras (feitas para uso em outros mercados), é buscar por versões delas destinadas à pesca no mar ! Via de regra são bem mais resistentes !

Por fim, e apenas para não fugir ao contexto, observe que temos "similares" (de concepção bem próxima às originais) nacionais que são mais resistentes e baratas, que cumprem muito bem o que delas se espera, quando não superam o projeto original (Dr Spock da KV é MUITO MELHOR do que a original da Heddon - no caso da pesca ao tucunaré).

arrow:: Claro que algumas de nossas iscas produzidas no país (ou para o país) são inquestionáveis quanto a esses quesitos de durabilidade, como são as iscas do Nelsinho Nakamura, KV, Deconto, Zagaia Lures, entre diversas existentes...

arrow:: Mexer com a estrutura projetada para o trabalho da isca passa ser - na verdade - uma experiência, e como tal, pode (ou não) funcionar... Acredito que para alguns de nós, essa é a parte divertida ! Boa sorte :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas,

Entendo agora perfeitamente o que o Mestre Kid e outros colegas falaram. Não vale a pena modificar iscas, pois outras podem substitui-las, ou até mesmo que, ninguém fez uma mudança que o resultado tenha justificado o trabalho.

Quando lia sobre iscas custom, imaginei que haviam sido feitos modificações em suas estruturas, para deixa-las mais fortes, ou com um trabalho diferente ou ate mesmo com outras cores que provocavam mais os peixes.

Então vou tirar de aprendizado com esse tópico que as mudanças nas iscas que realmente importam são as de garatéias e argolas e que algumas iscas (como trairão) simplesmente não aguentam a amazônia.

Muito obrigado pelos esclarecimentos,

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Caros colegas,

Entendo agora perfeitamente o que o Mestre Kid e outros colegas falaram. Não vale a pena modificar iscas, pois outras podem substitui-las, ou até mesmo que, ninguém fez uma mudança que o resultado tenha justificado o trabalho.

Quando lia sobre iscas custom, imaginei que haviam sido feitos modificações em suas estruturas, para deixa-las mais fortes, ou com um trabalho diferente ou ate mesmo com outras cores que provocavam mais os peixes.

Então vou tirar de aprendizado com esse tópico que as mudanças nas iscas que realmente importam são as de garatéias e argolas e que algumas iscas (como trairão) simplesmente não aguentam a amazônia.

Muito obrigado pelos esclarecimentos,

Abraços

Nessa linha de modificações que vc quer, eu só lembro de dois casos:

1- Alteração da T20 com a liberação da esfera presa, aumentando o ratler.

2- Balanceamento das Rip Holler (vídeo no Caterva), que diminui a torção da linha.

Sobre a Trairão nunca vi nada citasse reforço dos pitões. Nem acho que deva ser feito, pois ela é feita de um material um pouco diferente que propicia o som característico. O fato é que a espessura do arame dos pitões é fino para suportar a exigência amazonica. Isso também acontece com as iscas da Intergreen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Apenas como complementação, é importante saber que muitos de nós, pescadores, utilizamos nossa criatividade para fazer "ajustes" (ou "invenções") de customizações que pretendem fazer com que determinados desempenhos das iscas originais se modifiquem e nos atenda em nossos anseios... (absolutamente normal)

Dessa forma, não estranhe ao encontrar iscas "frankensteins" do tipo criativo de garateias diferentes, sendo uma o dobo do tamanho da outra, ou mesmo a substituição de garateias por anzois comuns, e até mesmo, a complementação de peso e/ou reforço em algumas de suas partes consideradas mais frágeis, tudo em nome de melhoria de performance...

arrow:: Isso também tem a ver com "tralhas customizadas", e é um vício parecido com "colecionar iscas"... Nunca parece ser o bastante ! vergonha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Apenas como complementação, é importante saber que muitos de nós, pescadores, utilizamos nossa criatividade para fazer "ajustes" (ou "invenções") de customizações que pretendem fazer com que determinados desempenhos das iscas originais se modifiquem e nos atenda em nossos anseios... (absolutamente normal)

Dessa forma, não estranhe ao encontrar iscas "frankensteins" do tipo criativo de garateias diferentes, sendo uma o dobo do tamanho da outra, ou mesmo a substituição de garateias por anzois comuns, e até mesmo, a complementação de peso e/ou reforço em algumas de suas partes consideradas mais frágeis, tudo em nome de melhoria de performance...

arrow:: Isso também tem a ver com "tralhas customizadas", e é um vício parecido com "colecionar iscas"... Nunca parece ser o bastante ! vergonha::

Legal Mestre Kid.

Deu pra entender perfeitamente o esquema. Devo me preocupar em adquirir iscas de qualidade e resistência, fazendo as alterações de garatéias e argolas necessárias em cada isca. As demais modificações da isca são, em sua maioria, particularidades de cada pescador que tentam fazer alguma adaptação em um detalhe que lhe incomode em cada isca, não sendo regra.

Então não vou me preocupar com isso no momento, apenas quando descobrir, por experiência própria, alguma necessidade em uma isca específica.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a questão....é possível tornar uma isca como a trairão resistente aos Açus? Além da troca das argolas e garatéias, o que podemos mais fazer para melhorar a resistência das iscas?

abraços

É como o Ramon falou, a isca é dispensável.

Sua lista:

- Rip Roller Leve!

- Caribe Lures Com Rip Holler , pra quê??

- Tucunarex De novo, pra quê?

- T20 Leve, pelo menos umas 3.

- Trairão Tá arriscado a perder a isca e o peixe. Deixe em casa.

- Dr. Soopk Isca Barata e resistente, leve!

- Zig Zara Pode levar, mas não acho que irá usar tendo as T20.

- Pop Queen Leve

- Perversa Leve

- Birura Se for 130!

Sub Walk. Leve à vontade, quantos puder.

Jig. Leve , mas somente os preparados pra AM.

E tudo devidamente reforçado , como já explicado!

Quanto a caribe lures Pavon prop 6 vale apena levar sim, pois ela com hélices de rip é a melhor hélice de 2 garateias muito eficiente e leve de puxar, uso muito quando estou descansando da rip de 3 garateias e é tão eficiente quanto a rip!!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a questão....é possível tornar uma isca como a trairão resistente aos Açus? Além da troca das argolas e garatéias, o que podemos mais fazer para melhorar a resistência das iscas?

abraços

É como o Ramon falou, a isca é dispensável.

Sua lista:

- Rip Roller Leve!

- Caribe Lures Com Rip Holler , pra quê??

- Tucunarex De novo, pra quê?

- T20 Leve, pelo menos umas 3.

- Trairão Tá arriscado a perder a isca e o peixe. Deixe em casa.

- Dr. Soopk Isca Barata e resistente, leve!

- Zig Zara Pode levar, mas não acho que irá usar tendo as T20.

- Pop Queen Leve

- Perversa Leve

- Birura Se for 130!

Sub Walk. Leve à vontade, quantos puder.

Jig. Leve , mas somente os preparados pra AM.

E tudo devidamente reforçado , como já explicado!

Quanto a caribe lures Pavon prop 6 vale apena levar sim, pois ela com hélices de rip é a melhor hélice de 2 garateias muito eficiente e leve de puxar, uso muito quando estou descansando da rip de 3 garateias e é tão eficiente quanto a rip!!!!

Anotado joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...