Ir para conteúdo

Baitcasting + linguiça = emoção em dobro


Posts Recomendados

Este relato refere-se à uma pescaria ocorrida em novembro de 2006. Só estou postando agora porque achei as fotos num backup (tinha formatado o HD por causa de vírus).

É claro que neste fórum existem vários relatos sobre a amazônia muito melhores que este, pois fotografia nunca foi uma habilidade minha e eu geralmente tenho preguiça de registrar os fatos. Entretanto, acredito que posso contribuir relatando uma técnica pouco utilizada, a qual dá o título a este tópico.

Geralmente, o pescador apaixonado por baitcasting (eu me incluo neste grupo) tem um grande preconceito com a utilização de iscas naturais, principalmente quando a pescaria é na meca dos tucunarés, justamente na divisa entre os municípios de Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro.

Entretanto, esquecemos que boa parte dos pescadores não tem preparo físico adequado para realizar centenas de arremeços com material pesado e de forma ininterrupta. Neste momento, ao invés de observar o colega pescando, entra em campo o "linguiça-casting". Mas vamos ao relato.

Depois de duas viagens mal sucedidas ao baixo rio negro, saindo de Manuas, optei por procurar uma turma de pesca que iniciasse a pescaria de Barcelos, diminuindo o tempo de navegação. Era a última chance que dava ao Rio Negro, pois três repiquetes em seguida, com certeza fariam eu tirar o time de campo.

Em Manaus a turma ficou hospedada no Tropical Busnness e o meu quarto tinha uma bela vista para a praia de Ponta Negra.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Encontramos o Jorge, dono do barco Amazon Nemo e da casa de pesca Sucuri, que nos avisou que o rio tava no ponto e que iríamos arrebentar.

Pegamos vôo fretado até Barcelos e do alto já víamos as águas baixas com praias aparecendo em todos os pontos.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Em Barcelos fomos diretamente encaminhados ao barco Amazon Nemo e prontamente começamos a subir o rio em direção à Santa Izabel.

Imagem Postada

Imagem Postada

A turma era muito heterogênea, composta por pescadores do grande ABC. A maioria queria pegar algumas iscas para tentar os peixes de couro pois estavam acostumasdos a pescar no pantanal.

Então, paramos no Trairódromo - um lago muito sujo que a cada 3 tacadas saía uma trairinha.

Imagem Postada

Imagem Postada

Dei as iscas para os colegas e fui atrás dos tucunas.

Os peixes estavam muito ativos o que, acreditem, atrapalhou em muito a pescaria. Não dava tempo dos grandes baterem nas iscas porque os pequenos chegavam antes e em grande número. Para terem noção dos números, e o meu parceiro embarcamos nada menos que 138 tucunas em 6 dias, porém apenas 5 deles tinham mais de 7 kg. Um verdadeiro show de ações, mas faltava qualidade.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8541.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8554.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8564.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8566.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8568.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8573.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8579.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8581-1.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8585.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8588-1.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8589.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8605.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8608.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8559.jpg

Seguindo sugestão do piloteiro, resolvemos tentar uma forma diferente de pesca, para ver se entrava um exemplar de dois dígitos. Enquanto o pescador da frente ficava no bait com isca de superfície bem barulhenta para atrair os bitelos, o colega de trás pescava com subsuperfície (nesta semana a prima esta dando um show na perversa e na biruta) e deixava armada uma outra vara com isca viva (bicudinha de 20 cm) "corricando" com o motor elétrico a uma distância de cerca de 15 metros da bote.

De repente, a carretilha da isca viva começa a cantar a fricção e a vara curvava até o pé. Pensei que o bitelão tinha finalmente entrado. Mas estranho que o peixa tava jogando limpo e não saia do fundo, comportamento diferente do esperado. Na verdade saiu o meu record pessoal de cachara. No dia seguinte saiu outra, mas infelizmente nenhum tucunão.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/cachara_rionegro-1.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8575-1.jpg

Tive uma linha multifilamento de 80 lb estourada, mas o bichão nem mostrou a cara. De qualquer forma fica a dica para os amigos: linguiça com bait podem combinar. Recentemente, vi um progrma Momento da Pesca onde o Jhonny pescou utilizando técnica semelhante no Itapará e teve ótimos resultados com tucunas.

Para finalizar gostaria de mostrar algumas fotos (manhã, tarde e noite) que justificam por que me apaixonei pela região. Meus amigos de trabalho brincam que eu arrumei uma linda índia na região, porque eu conto o tempo em dias que faltam para o meu retorno ao médio Rio Negro.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8560.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8547.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/CIMG8593.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela pescaria e pelos relatos Fábio!

Vc tinha me falado que tinha ido com o Amazon Nemo em 2006, mas não que tinha arrebentado de pegar peixe...kkk

E que bela cachara! Mostra como é importante tirar todo proveito possível nas nossas pescarias. A dica da "linguiçada" foi nota dez.

Abraço professor... kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz fabão...

Agora começa a rezar, coloca umas folhas de arruda na cabeça para tirar a zica, eo pé frio no xingu.

Vou levar uma Espirito de Minas para tirar os maus olhados.

Esse negócio de pé frio e intriga do Lori!!!

Toda vez que eu pesco com ele é goleada ao meu favor... Se eu dou azar é para ele e espero que continue assim!!! ::evil:: ::evil:: ::evil::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num vem com essa não Fabiao que o pé frio da historia é vc, eu sempre livro a tua cara pra vc nao voltar sapateiro, foi assim lá em Manaus e agora lá na SM tb, se nao sou pra te levar na casa dos bichos e mandar vc trocar aquela isca, se ia ter q passar Hipogloss, e eu vi q vc leva ela na sua caixa de primeiro socorros, eu só nao sabia pra que.....rsrsrsrsrsrs.....a arruda do popper vai ajudar, mas boa mesmo é a espirito de minas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe, vamos fazer o seguinte.

Pesco ao lado de vcs cada peixe q eu pegar vcs pagaão uma gelada!!!!( Edsinho nois vai ficar chapado d+)!!!

Lori se aqui em MG tá dificil de arrumar Espirito de MG, imagino ai. Dps vou te contar uma historia minha com essa cachaça, literalemte vi espirito kkkkkkkkkkkkkkk, deixa para o xingu.

Amigos nos vamos revezar as duplas, fabão se vc ficar sapateiro comigo, ou vice e versa te afogo.

Eu gosto de comer peixe!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q isso Fabão...pescaria é pescaria, independente do tipo de isca (só não vale explosivo, se bem q sou doido pra ver como ele funciona...hehee...), mas pescaria é pescaria...não importa à época, o tipo de foto, tipo de isca, etc...o q vale é repassar a emoção, e vc o fez muito bem feito...hehee... aí

Parabéns pelas fotos, pelo relato, e agora é acertar a mão no norte e SM...E por falar nisso, vc já marcou alguma coisa pra amazônia esse ano? em barco grande?....dá um toque aí pq estamos acompanhando diariamente o nível das águas...e temos uma previsão de quando vai dar pescaria por lá. Vc e o Lori tem q acertar esse ano. lingua::

E a SM começou a esquentar....se quiser vamos te informando as condições de lá...

...mas vlw novamente pelo relato. wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc já marcou alguma coisa pra amazônia esse ano? em barco grande?....dá um toque aí pq estamos acompanhando diariamente o nível das águas...e temos uma previsão de quando vai dar pescaria por lá. Vc e o Lori tem q acertar esse ano. lingua::

Fabrício, eu não agendei data para Barcelos ainda. Eu conversei com o Andrea do Angatu que somente iria quando o nível da água estivesse excelente. Assim, se eu arrumar mais 3 pescadores, vou alugar o barco pequeno. Caso contrário, pedirei para ele me encaixar numa turma do barco grande, mesmo que tenha de me alojar naquele quartinho que geralmente fica desocupado porque não é suíte.

Mas com certeza, vou marcar presença nesta temporada!! Tem de sair o tucana de 2 dígitos!!!!

Agente se fala

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...