Ir para conteúdo

Paralelo 16s Barcelos 09 a 16/02/2014


Posts Recomendados

O sonho realizado!

Uma grande pescaria com uma grande turma e uma grande tripulação.

Nossa equipe de Pesca Paralelo16s é formada por 3 pescadores de Goiânia e 3 de Brasília.

Da esquerda pra direita Rafael, Gustavo , Rui ,Edwagner, Frederico ( eu), Rodrigo.

Eu rodrigo e rafel primos pescamos juntos desde que nascemos, Gustavo cunha dos dois,rui e ed, ja fizemos boas pescarias mas.

Todos nós a primeira de várias, pescaria nas águas mágicas do Negro e seus afluentes.

Saímos de BSB com destino a Barcelos e embarcamos no Tucuna.

Logo recebidos em alto estilo com petiscos e breja gelada tivemos nossa reunião com o Capitão Eurico pra saber de nosso destino. Já falei logo seu Eurico aqui quem sabe é vc. É nossa primeira vez aqui e queriamos que o Sr. nos sugerisse o que o sr. faria, nós não temos preguiça de empurrar bote ( hehe, será??) acampar em pontos mais acima, mas é vc que vai decidir.

Ele por sua vez falou que se fosse nessas condições ele iria subir o Aracá até onde der o barcão e de lá subiriamos ainda mais e acampariamos bem acima.

A turma topou e assim nosso Cap. tocou barco acima viajando.

No domingo demos uma pescadinha mais fracas devido a região e quando retornamos ao barco o cap. relatou a dificuldade em que estava tendo pra avançar pelo aracá.

Na manhã seguinte saimos pra mais explorar lagoas de uma parte ainda próxima do aracá enquanto o Barcão tentava subir, o plano do cap. era subir um tempo acima da boca do demini parar e dali em diante seguir com barco de apoio pra que podermos montar acampamento.

Ao retornamos pro almoço o cap deu a notícia que não conseguiria passar de um trecho do rio muito raso e embora eu não visse nenhuma praia nesse trecho pude fotografar o barco sendo rebocado pela canoa (bote) desencalhando-o.

Nosso cap. então deu as opções de continuar sem o barco e acampar acima ou tentar subir o cuiuni.

Pegamos um pouco de chuva na segunda e a previsão era de chuva a semana inteira, pensamos bem e desistimos de montar acampamento e fomos para o cuiuni.

Na tarde de segunda voltamos a pescar em lagoas da entrada do aracá sempre meio fraco de peixe saindo peixes de até 4 kilos. Mas nessa tarde mudei minha primeira estratégia, após um bom ataque na isca prima da zagaia a mesma desapareceu e logo depois da primeira arrancada a linha froxou, puxei e vi que meu nó entre o fluor carbono e a multi havia se desfeito, uso um nó albrigth simples sempre bem testado com puxões fortes com panos enrolados na mão. Logo eliminei todos os flúors que usava. Continuamos pescando e já vinha revezando de riper, ora 5,25 ora 6,25, pra não ter muito desgaste. No fim de tarde eu e meu parceiro de canoa Rafael, vinhas pescando de riper 5,25 foi quando o rafael levou uma grande porrada na isca, que o piloteiro julgou pra mais de 7 kilos e o peixe não ficou. Daí mudei mais uma estratégia de pesca, dali em diante usei apenas ripers 6,25, mesmo desgastando mais, achando que a chance do peixe fugir era menor com as 3 garatéias.

Mas enfim até então todos com pescarias fracas com nenhum peixe acima de 5 kilos.

O barco rodou até madrugada e quando acordamos estavamos no cuiuni.

Quando saímos pra pescar Seu Dan eleito o Ninja, piloteiro conhecedor profundo dos Açus e nascido e criado no cuiuni, achou que o rio estava pegando água e que iria vir um repiquete por lá.

Mais uma manhã fraca de pescaria. Quando retornamos ao barco pra almoçar o cap. não esperava a gente nem desembarcar e perguntava pegaram peixe bom. E frustava mais que a gente ainda sem pegarmos. Conversou com o seu Dan e frente ao repiquete mudou o plano de novo ia esperar o pessoal q tinha saído e que não ia voltar pra almoçar, e iria pro arirarrá. Afluente que não localizamos no mapa do barco. Eu já estava meio desanimado por não estar conseguindo pescar em bons pontos de pesca e já ia pensando em pescar um peixe de couro, quando o Seu Eurico ( Cap.) falou que não era pra me preocupar que ele e o comandante do barco de apoio iria com nossos dois piloteiro nos ajudar entrar numa lagoa que em novembro seu dan tinha pescado e pego bons peixes.

E que se não desse certo iria nos levar em uma lagoa do arirarrá que chamavam de uti, pois sempre q a coisa tá bem feia eles levam os pescadores na UTI, kkkkk.

Na pescaria de segunda a tarde já tinha ajudado, fora do bote, a empurra-lo por mais de 30 min numa areia que hora se misturava a argila atolenta, enterrado dois espinhos de joari no pé, então falei pra Seu Eurico que essa lagoa fosse dificil de mais podia arrumar outra que não importaria, hehe.

Quando eles entraram na lagoa não acreditavamos no que a equipe estava fazendo, eles andaram em uma vazante de lagoa, entramos as duas canoas q almoçaram no barcão, então eram os dois piloteiros e os dois comandantes dos barcos.

Eles passaram bote por baixo de tronco, entravam no rego dagua com lama no joelho, retiraram os dois motores 30 hp e encostaram na márgem, jogaram esses botes por cima de troncos cortaram paus durissimos, e pra finalizar arrastaram a canoa na mata por mais de 100 metros pra chegar na lagoa. Quando via os videos de piloteros cortando arvóres imaginava passou dali e a lagoa se abria, que nada. Vejam as fotos.

O primeiro grande momento!!

Após batermos bem essa lagoa , eu estava descançando fumando um piracanjuba ouro tinha pego uns dois tucunaré de 3 quilos na hélice, peixes valentes, e vinha já sem muita expectativa pro final da tarde. Meu parceiro de barco nesta terça de Cuiuni era o Gustavo e ele insistentemente batia seu stick, e eu sentado tomando uma gelada e pitando ciente que poderia nesses 15 min sem linha nagua perder a cabeça de um bruto. Pensei no tanto de esforço que a tripulação tinha feito e motivei a bater mais um pouco da rip roller clow, e pra indignação do meu parceiro que tinha varrido todo o fundo da lagoa já no segundo arremesso a hélice não esguichou 4 vezes e a porrada veio monstruosa, bem perto de um toco, nesse video da pra ver a emoção do primeiro açu grande

(considerado por min) na hélice. Pesou 17 lbs no único boga original do piloteiro Erivelton (Negão), tbém piloteiro profissa.

http-~~-//youtu.be/KJoXq1sz84E

Depois dessas fotos tiradas pelo Gustavo na hora que cheguei no barco reuni a turma e dei umas dicas de enquadrar o plano da fotografia., hehe.

Rodrigo pegou um bom tucunaré tbem nessa lagoa.

O peso saiu das minhas costas.

Mas voltamos ao barco e navegamos pela terceira noite seguida rumo ao arirarrá.

Na manhã seguinte parti pra UTI, claro, o barco parou em uma praia na entrada de uma lagoa, e após chegassemos no fundo dela, entramos em outra vazante saimos em uma segunda lagoa e pra não bastar, entramos em outra vazante e entramos na terceira lagoa a famosa UTI.

Estavamos em duas canoas. Eu e o boa praça do Edwagner, eleito por todos o melhor parceiro de barco. O kra é tão bacana que se o peixe bate na beirada mais perto dele, ele manda você jogar lá primeiro pra depois ele jogar, e na outra canoa rui e gustavo. Dessa vez meu piloteiro era seu Dan, o ninja mesmo. Vinha batendo isca em um canto quando de repente um super barulho do outro lado da ilhasinha. Parecia um bezerro caindo na água. Seu Dan abriu o elétrico pra lá e quando ele vinha atravessando pro outro lado da ilha que eu já armava o arremesso ele pediu pra que não jogasse. Observou e conseguiu enxergar algumas bolhinhas na água onde o tucunaré havia atacado. Falou joga um metro pra frente de lá, tentei forçar o arremesso, mas minha carretilha não estava me ajudando ( abu roket regulei freios magneticos e centrifugos quase todos os dias) caiu um pouco antes, nem trabalhei a hélice, mas o Ed conseguiu um arremesso quas perfeito se nõ fosse pelo joão pepino dele ter passado num galinho verde.e mesmo assim a isca tocou naágua ele deu uma balançadinha pra isca soltar e a porrada na isca dele veio, tomou linha pro meio do lago.e soltou mas nesse meio tempo seu dan falou pra eu jogar lá porque ele achou que o tucunaré que atacou primeiro não era o que atacou o do parceiro, vai entender né, mas arremessei conforme indicado, e depois de uns 3 metros de trabalho a porrada veio, e saiu mais um belo peixe em torno dos sete kilos.

Peguei mais outro bom tucunaré.

Peixe do meu parceiro ed.

A tarde não quis nem saber apesar de rui e gustavo irem pra outra lagoa e rodrigo e rafael não terem voltado pro almoço, voltei na lagoa tão boa e tão perto de onde o barcão estava. E nessa tarde foi incrível o tanto de ataque de peixes grandes a peixes menores. Mais de 10, era bicuda pulando pra todo lado e peixe avançando eu passando a hélice e ed no pepino, Mas o peixe não queria mais superfície. Nessa tarde o ed levou uma porrada bem grande que o piloteiro achou que ele tinha caido do barco. E após um ataque montro em cima de peixinhos seu Dan O ninja falou joga uns 2 metros pra frente de onde ele tá atacando que ele pega sua isca na passada, dito e feito. Na hora que a isca bateu na água o bicho montou em cima da hélice, e mesmo eu recolhendo rápido com minha 9.1 o bicho não ficou engatado, e seu Dan criticou se não recolher bem rápido e esticar a linha perde o peixe, ele tem um alicate na boca.

Voltando no barcão a noite encontrei meu primo rafael desolado, estava baqueado por não ter pego um bom peixe,,apesar dele insistantemente bater muita hélice e não desistir nunca, falei pra ele na janta. Rafael o barcão vai voltar a andar amanha cedo, já era quinta e ele ia pro Negro numa região chamada cachoeira, mas ele devia ir na UTI, porq a quantidade de peixe grande lá era sem igual. E depois eles alcançavam o barcão. Rafael ainda brincou que estava quase em coma mesmo.

Assim foi ele foi na lagoa com o gustavo e os dois acertaram peixes grande com o rafael pegando um peixe em torno dos seus 11 kilos.

Ele não bateu fotos melhores, pois o peixe saiu do boga e a garateia enterrou na canela do seu dan.

Nessa manha fui com o rodrigo a uma lagoa peguei um peixe em torno dos 6 kilos,

Mas o que foi surpreendente era que na volta pro barcão quando atravessavamos o meio do rio negro o Negão veio parando em uma praia branquinha, eu achei que fosse pra tomar banho mas ele falou pra gente pegar as varas e arremessar da rasura pro meio, o rodrigo ainda brincou que o único lugar que ele não pescaria um tucunaré era ali e no meu segundo arremesso, pow. Mais um tucuna.

A tarde fui pescar peixe de couro e só peguei uma baita de uma arraia pra passar raiva.

Uma coisa importante e que o pescador as vezes fica tão fissurado no peixe que não presta a atenção é de observar a natureza maravilhosa que ele está. Tirei boas fotos, como desta águia.

Na sexta fui com o Rui a uma lagoa na região da cachoeira, Ele pegou um bom peixe de seus 8 kilos, usando uma isca meio gay que ele pediu pra que eu não revelasse.

Mas a cena da manhã, foi quando a gente batia uma ressaca da lagoa, e de repente um monte de bicuda veio passando pelo barco fugindo de um monstro atacando elas, achei que era o boto que vinha perseguindo o barco fazendo a gente soltar os peixe bem na beirada e no meio de galhos, mas seu dã o ninja falou que era tucunaré grande e manou eu arremessar no pé de uma árvore, dito e feito bati a isca labendo a árvore e depois de duas trabalhadas na hélice pow um grande estouro, peixe fotografado e devolvido.

e seu dan ainda falou joga lá no pé de novo que esse não era o grande, dessa vez consegui ver a pequena movimentação na água do peixe e entender como ele estava vendo, arremessei no mesmo lugar e após mais umas trabalhadas na helice, pow e um peixegrande tomava linha. Quando seu dã viu o peixe chegando falou que não tava bem ferrado pra eu não afrouxar a linha então não afroxei a fricção e pra minha frustação quando o peixe deu seu ultimo arranque o nó da multifilamento rebentou a perna, a essa altura eu não usava nem mais o snap. E ficou a última lição toda noite cortar nó e linha prurida e refaze-lo. Mas já era sexta, peguei esse monstro a tarde em uma lagoa onde as tres canoas entraram.

e apesar da pescada boa com meu parceiro rafael no sábado era hora de voltar pra Barcelos.

Um agradecimento especial a toda tripulação que tornou tudo isso possível, fazendo nossa viagem na selva parecer um hotel 5 estrelas. Comandantes sem preguiça e preocupados conosco assim como os piloteiros, uma comida excelente e uma camareira nota 10. Obrigado a todos. aplauso:: aplauso:: aplauso:: mestre:: mestre:: mestre:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso::

Da esquerda pra direita, Eurico, Negão, Morena, Gel, Dan, Val, Dani.

Um grande abraço Frederico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela pescaria. Estava esperando que a tal """. Isca gay"" fosse mostrada, mas nada. Quem sabe e a solução para se pegar os grandes :gorfei: :gorfei:

Parabéns. Bela turma e bom barco , só poderia dar excelente pescaria mesmo.

Abraço

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa... Parabéns!! Pescaria ótima! Um dia pretendo conhecer a região.

Valeu Luis, Já tive a oportunidade ir ao Pantanal algumas vezes, é lindíssimo, em termos de bichos ae tem bem mais que no Negro, mas é uma região única da selva Amazônica, Fiquei sem camisa em praias na hora do rush da muriçoca ou pernilongo ou carapanã pros locais, as águas são vermelhas chás realmente. Tem que conhecer mesmo. ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...