Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Os sonares mais modernos possuem recursos que facilitam a vida dos pescadores, até que ponto? Gostaria de saber se esta diferença realmente se traduz em produtividade?

Além disso existem vários nomes e marcas registradas de diferentes fabricantes, e mesmo entre eles existem alguns que apresentam o recurso desde que se adquira um acessório. Outros tem o recurso nativo.

É por estas e outras que este item para mim ainda é de difícil compreençâo. Peço ajuda aos colegar para me esclarecer um pouco mais sobre este item.

 

As principais marcas que encontrei foram:

 

Cuda

Garmin

Humminbird

Furuno

Lowrance

Raymarine

DuraSafe

Marcum - Sonar com camera integrada - isto ajuda?

Vexilar - aplicativo para Celular chamdo Sonar Phone.

 

 

Sempre tive sonar nos barcos mas nunca me preocupava com a função deles, comecei usando aqueles que ainda imprimiam em papel térmico e que tinha uma resolução muito limitada. Hoje existem alguns que tem definição de foto, com detalhes incríveis. Mas com tudo isto me sinto perdido neste universo.

 

Gostaria de informações concretas, e não achismos. 

 

E por fim mas não menos importante qual destes tops que tem resolução fotográfica tem o melhor custo/beneficio e qual destes tops é o mais barato? Para isto vamos nos ater a preços nos EUA, pois alguns deles nem tem representantes no Brasil.

 

Atenciosamente,

 

Augusto

 

 

 

 

 

 

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual dos dois vc acha melhor? 

 

LOWRANCE MARK-5x DSI

 

ou 

 

Humminbird Fishfinder 561 DI

 

Ambos estão na mesma faixa de preço e parece que tem a tecnologia de ver um fundo bem detalhado.

 

Eu já tenho no barquinho um Garmin 421s.

 

Você acha interessante instalar o sensor no motor elétrico ou na traseira?

 

Atenciosamente,

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá turma FTB;

Olá

Táo importante quanto o tamanho da tela é o angulo de trabalho ou de medicao do sensor e ai é sempre bom lembrar das aulas de trigonometrica da tia Cotinha num  é mesmo ?

Tia Cotinha fez um cartaz identico ao do caminho abaixo e dizia que quem não soubesse trigometrica não seria niguém na vida e iria tomar pau no vestibular ( concordo apenas com a segunda – tivemos um presidente semi analfabeto ) http://averdadeinforma.blogspot.com.br/2011/08/matematica-dica-relacoes.html . imaginando que o sensor de seu barco está no vertice B , este agulo será a metade do que for informado pelo fabricante e desejamos calcula o valor do cateto ou lado posto certo ? Assim deduzindo a equacão do Seno da tia Cotinha, teremos que cateto oposto = (cateto ajacente) X ( Tg de 50% do angulo de trabalho informado pelo fabricante ). Para facilitar, a tangente de 60 graus  é 1,732, a de 45 graus é 1 e a de 30 é 0,577. Assim, agora podemos imaginar valores de profundidade ( cateto adjecente ) e calcular o cateto oposto . O valor do cateto oposto calculado, será o raio da área lida pelo sensor. Assim, caso seu fisfinder opere com angulo de 120 graus e imaginando a profundidade de 5 metros teremos raio = 5 x 1,732 ( 60 graus )  ou seja : 8,66 metros . Caso seu barco tenha 5 metros e o sonar esteja na popa, a frente do barco estará lendo apenas mais 3,66 metros. Caso a profundidade seja 3 metros  teremos raio de 5,19 metros ou seja, no sentido proa, apenas  o que está debaixo do barco . Assim, acredito que esta seja umas das causas de muitas pessoas não entenderem nada do que esta mostrado na tela de seu sonar. Em nossos rios dificilmente encontramos profundidade acima de 5 metros e a maioria dos fisfinder não operam com 120 graus. Fisfinder funcionam muito bem na identificacão de cardumes quando imaginamos profundidades de 30, 80, 150 metos ........ no mar. Para pequenas profundidades ..... nos rios, nos ajuda a identificar a profundidade e o tipo de solo ou relevo do fundo sobre o barco. Os fabricantes não divulgam o castaz da tia Cotinha e alguns nem informam qual é o angulo. Qual é o angulo de medicao do LOWRANCE MARK-5x DSI . Procurei e não encontrei . Espero ter clareado um pouco com os conceitos matematicos.       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Augusto....dê uma olhada neste tópico aqui e veja se ajuda?!?!

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/20039-sonar-vale-a-pena-pela-%C3%B3tica-de-um-pescador/

 

::tudo::

 

 

Qual dos dois vc acha melhor? 

 

LOWRANCE MARK-5x DSI

 

ou 

 

Humminbird Fishfinder 561 DI

 

Ambos estão na mesma faixa de preço e parece que tem a tecnologia de ver um fundo bem detalhado.

 

Eu já tenho no barquinho um Garmin 421s.

 

Você acha interessante instalar o sensor no motor elétrico ou na traseira?

 

Atenciosamente,

 

Augusto

 

 

Olá turma FTB;

Olá

Táo importante quanto o tamanho da tela é o angulo de trabalho ou de medicao do sensor e ai é sempre bom lembrar das aulas de trigonometrica da tia Cotinha num  é mesmo ?

Tia Cotinha fez um cartaz identico ao do caminho abaixo e dizia que quem não soubesse trigometrica não seria niguém na vida e iria tomar pau no vestibular ( concordo apenas com a segunda – tivemos um presidente semi analfabeto ) http://averdadeinforma.blogspot.com.br/2011/08/matematica-dica-relacoes.html . imaginando que o sensor de seu barco está no vertice B , este agulo será a metade do que for informado pelo fabricante e desejamos calcula o valor do cateto ou lado posto certo ? Assim deduzindo a equacão do Seno da tia Cotinha, teremos que cateto oposto = (cateto ajacente) X ( Tg de 50% do angulo de trabalho informado pelo fabricante ). Para facilitar, a tangente de 60 graus  é 1,732, a de 45 graus é 1 e a de 30 é 0,577. Assim, agora podemos imaginar valores de profundidade ( cateto adjecente ) e calcular o cateto oposto . O valor do cateto oposto calculado, será o raio da área lida pelo sensor. Assim, caso seu fisfinder opere com angulo de 120 graus e imaginando a profundidade de 5 metros teremos raio = 5 x 1,732 ( 60 graus )  ou seja : 8,66 metros . Caso seu barco tenha 5 metros e o sonar esteja na popa, a frente do barco estará lendo apenas mais 3,66 metros. Caso a profundidade seja 3 metros  teremos raio de 5,19 metros ou seja, no sentido proa, apenas  o que está debaixo do barco . Assim, acredito que esta seja umas das causas de muitas pessoas não entenderem nada do que esta mostrado na tela de seu sonar. Em nossos rios dificilmente encontramos profundidade acima de 5 metros e a maioria dos fisfinder não operam com 120 graus. Fisfinder funcionam muito bem na identificacão de cardumes quando imaginamos profundidades de 30, 80, 150 metos ........ no mar. Para pequenas profundidades ..... nos rios, nos ajuda a identificar a profundidade e o tipo de solo ou relevo do fundo sobre o barco. Os fabricantes não divulgam o castaz da tia Cotinha e alguns nem informam qual é o angulo. Qual é o angulo de medicao do LOWRANCE MARK-5x DSI . Procurei e não encontrei . Espero ter clareado um pouco com os conceitos matematicos.       

 

olha eu não consigo identificar estruturas como vc´s citam; já parei em represa encima de uma antiga mata com as pontas dos galhos aparecendo e nem assim o sonar mostra qualquer estrutura.

 

não sei se estou fazendo/configurando errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...