Ir para conteúdo

As terras indígenas de Barcelos e SIRN. E agora?


Posts Recomendados

Amigos, eu conheço bem a realidade local, apesar de não ter nascido aqui, toda minha família por parte de pai é procedente de Barcelos e eu mesmo, tenho uma relação com a cidade desde minha infância.Meus Avôs e bisavôs, ajudaram na construção e no desenvolvimento da cidade. Meus familiares não tem origem indígena, aliás todos de árvore genealógica nordestina. 

 

Hoje estou morando em Barcelos e todos os dias recebo visitas de muitas pessoas, trabalhadores e amigos preocupados com essa possível demarcação. Muitas pessoas temem que Barcelos venha a se transformar numa imensa área de conflito e que fiquem sem sua renda mensal, sem o ganha pão diário. Aliás, a maioria da população barcelense é contrária a demarcação.

 

Oriento a todos que procurem seus representantes políticos e que solicitem uma posição oficial do poder público municipal sobre o assunto e que procurem também a promotoria municipal.

 

Não posso fazer muita coisa por essas pessoas, não sou político, nem tenho muitos recursos, mas por outro lado, como brasileiro e conhecedor de nossa realidade, o que posso fazer é orientar e instigar o questionamento. Pode ser que realmente essa demarcação indígena no médio rio negro aconteça, mas é bom que todos saibam que estamos questionando oficialmente ao MPF:

 

- O que vai acontecer com aprox. 10.000 barcelenses que dependem diretamente ou indiretamente dos rios da região para execução de suas atividades econômicas (turismo, extrativismo inclusive da piaçava,trabalhadores rurais, pescadores artesanais do peixe ornamental e profissionais)?

Será que terão que pagar para adentrar os rios e exercer suas atividades econômicas em sua própria região? 

- Qual o critério foi usado pelos representantes da entidades não governamentais para classificar caboclos ribeirinhos organizados em comunidades como índios?

- Será que irão contratar um serviço de antropologia isento, não vinculado a nenhuma das partes para dar andamento no processo, de forma a visitar e entrevistar todas as comunidades, morador por morador, família por família?

- Porque os verdadeiros índios localizados nas aldeias tradicionais e a centenas de quilômetros das comunidades que estão pleiteando a demarcação são contrários a demarcação?

- Porque algumas pessoas de origem nordestina,mestiços e brancos estão classificados como índios? 

- Porque a maioria dos comunitários que estão pleiteando a demarcação não falam qualquer dialeto ou idioma indígena?

- Será que os caboclos ribeirinhos em função de sua simplicidade, humildade e pouca instrução foram influenciados e aliciados por representantes dessas ongs a serem classificados como índios? (fui informado por algumas pessoas que já prometeram saúde, educação, motor rabeta, etc...isso nao configura crime? não é o município, o governo e a funais que devem cuidar disso?)

- A Funai, hoje em Barcelos não tem sequer motor de popa funcionando e atende precariamente os índios já existentes.Como vai assimilar um contingente maior ainda de "índios"?

- Será justo uma minoria de caboclos ribeirinhos serem gestores de uma área maior que 70% do território de Barcelos?

- Qual o papel em nossa região da Cooperativa Austríaca para o Desenvolvimento, Horizont3000, Organização Austriaca de Cooperação ao Desenvolvimento, Moore Fundation, Rainforest Foundation Norway, Aliança pelo Clima. Será que nossas reservas de nióbio, tantâlita, ouro, etc e toda biodiversidade da floresta e rios estarão protegidas após a demarcação? Que mecanismo o governo brasileiro usará para que não haja transferência de nossos recursos e biopirataria?

-Será que vão negociar o nosso potencial de captura de carbono na bolsa do clima de Chicago? Quem vai ganhar se isso acontecer?

- O que vai acontecer com as áreas tituladas e imóveis rurais?

- Será que essas organizações estrangeiras vão assimilar e dar emprego a 10.000 barcelenses? 

- Quanto essas organizações não governamentais e seus representantes receberão de seus financiadores internacionais se essa demarcação acontecer? Tenho recebido diariamente diversas informações, não comprovadas logicamente, de pessoas que vão receber alguns milhares de dólares se a demarcação acontecer.

 

Não somos contra a legitimidade dos direitos indígenas, assegurados pela CF, mas acreditamos que todas essas questões devem ser respondidas para que assim, o processo seja realmente transparente e que os verdadeiros povos indígenas sejam os principais beneficiados numa possível demarcação.

 

Forte abraço a todos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Allen,

 

Pois é, tá fechando o cerco mesmo. No começo de maio vence o prazo de 45 dias do MPF para apresentar os estudos sobre as áreas demarcadas e então inciar o processo. Sem querer ser pessimista e, baseado nos acontecimentos recentes, acho difícil que, mais cedo ou mais tarde, essa demarcação não aconteça.

 

Desde aquele caso da TI Raposa Serra do Sol as demarcações ganharam muita força. Pessoas com títulos de propriedade de mais de cem anos foram expulsas de suas terras, aliás, todos os não-índios tiveram de deixar a área.

Na sequência disso veio a Suiá-Miçu no MT (já houve a "desintrusão"), Awá-Guajá no MA (também já expulsaram os não-índios dias atrás), Tupinambá de Olivença na BA (aquela do cacique babau), além de diversos outros conflitos e áreas a serem demarcadas espalhadas pelo Brasil afora. Todos, sem exceções, sendo favoráveis a demarcações.

 

Tempos difíceis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje temos uma "nova realidade" nesse nosso País !

Resolvemos rever questões antigas e pior que isso, querer adotar medidas como se a realidade de hoje não existisse.

Não estou me posicionando, mas apenas tentando entender (ou buscar) um mínimo de "bom senso" ao que se pretende fazer !

Antes de considerarmos qualquer "etnia" como privilegiada e merecedora do que quer que seja, vamos administrar nossa realidade, pois ela está tão corroída e desgastada de valores (morais e econômicos), que se há de se ter algum esforço, ele seja feito em prol de uma comunidade, não necessariamente de uma "raça", como se não fossemos todos brasileiros.

Claro que há interesses econômicos por trás de tudo isso, e quando é que deixa de ter...

Mas com a mesma preocupação de "ajustar" esse passado que parece ter sido usurpado dos primeiros moradores chamados de indígenas, é preciso reconhecer também que hoje suas "necessidades" não são mais as de outrora, ou seja, longas extensões de selva para a manutenção seletiva de seu extrativismo para o próprio consumo, e sim a possibilidade de LUCRO advindo dessas terras... Por conta do que mesmo ? Uma hereditariedade há muito já descaracterizada ??

O que dizer das centenas de milhares ribeirinhos que ao longo do tempo permitiram a "colonização" das margens dos grandes rios (todos eles considerados de área federal) ? Tivemos o ciclo da borracha, do cacau, e de outros menos conhecidos produtos, mas nem por isso menos importantes, e nem por isso se gerou uma questão social como a que se pretende estabelecer com essa "demarcação"... Aliás, para que servirá mesmo esse estabelecimento de território ? Cobrança de pedágio ? Dentro da nossa realidade seria mais interessante estender uma "bolsa indígena" (se é que já não existe) com valores mais adequados a realidade / necessidade dos interessados, do que provocar um novo conflito... Mas isso nem sempre interessa dentro do quadro de futuro e legado aos nossas filhos e netos...

Não tenho dúvidas em afirmar que o Brasil, mesmo que pilhado desde sua descoberta, JAMAIS passou por situação tão próxima ao CAOS como a que se encontra nesse momento, onde a principal evidência (e perigosa) é a certeza de IMPUNIDADE ! Não preciso retratar aquilo que todos tem visto e lido na mídia, mesmo quando esta ainda passa por uma avaliação prévia do que pode (ou deve) ser publicado...

Perdemos mais uma geração, talvez até mais de uma, e recuperar isso, sempre é complicado, mesmo reiniciando todo o processo do seu início...

Pescaria Esportiva também faz parte desse conceito, pois proporcionalmente muito poucos tem consciência do que representa em termos de preservação e divisas.

Discurso só não resolve. Esse ano tem eleições, e mesmo sendo minoria, é importante ter registrada sua indignação escolhendo AQUELE que possa lhe parecer mais adequado a atender os seus interesses junto com os daqueles que pensam como você. São em número maior do que podemos pensar, mas menos crédulos que aqueles que se aproveitam para continuar tirando proveito, até por conta da malfadada cultura que "é preciso levar vantagem, certo ?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid concordo com tudo que disse,seria importante que a maioria dos brasileiros tivessem uma consciência onde a vantagem seria o bem estar de todos, e não interesses individuais que manipulam e fazem com que os" não esclarecidos" fiquem presos a todos tipos de VALE ENGANA.Temos que pedir a DEUS forças e sabedorias para suportar tudo isto, um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, A quem interessar, segue o link referente ao questionamento que diversas associações, cooperativas e sindicatos de Barcelos estão fazendo junto ao MPF quanto a questão de demarcação indígena.(Todos estão se posicionando contrários a demarcação nos moldes em que está sendo proposta) Estamos falando em aproximadamente 10.000 pessoas prejudicadas (principais segmentos econômicos do município) no caso de uma demarcação no médio rio negro com fechamento de seus principais rios. http://barcelosnanet.com/?p=5993

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje temos uma "nova realidade" nesse nosso País !

Resolvemos rever questões antigas e pior que isso, querer adotar medidas como se a realidade de hoje não existisse.

Não estou me posicionando, mas apenas tentando entender (ou buscar) um mínimo de "bom senso" ao que se pretende fazer !

Antes de considerarmos qualquer "etnia" como privilegiada e merecedora do que quer que seja, vamos administrar nossa realidade, pois ela está tão corroída e desgastada de valores (morais e econômicos), que se há de se ter algum esforço, ele seja feito em prol de uma comunidade, não necessariamente de uma "raça", como se não fossemos todos brasileiros.

Claro que há interesses econômicos por trás de tudo isso, e quando é que deixa de ter...

Mas com a mesma preocupação de "ajustar" esse passado que parece ter sido usurpado dos primeiros moradores chamados de indígenas, é preciso reconhecer também que hoje suas "necessidades" não são mais as de outrora, ou seja, longas extensões de selva para a manutenção seletiva de seu extrativismo para o próprio consumo, e sim a possibilidade de LUCRO advindo dessas terras... Por conta do que mesmo ? Uma hereditariedade há muito já descaracterizada ??

O que dizer das centenas de milhares ribeirinhos que ao longo do tempo permitiram a "colonização" das margens dos grandes rios (todos eles considerados de área federal) ? Tivemos o ciclo da borracha, do cacau, e de outros menos conhecidos produtos, mas nem por isso menos importantes, e nem por isso se gerou uma questão social como a que se pretende estabelecer com essa "demarcação"... Aliás, para que servirá mesmo esse estabelecimento de território ? Cobrança de pedágio ? Dentro da nossa realidade seria mais interessante estender uma "bolsa indígena" (se é que já não existe) com valores mais adequados a realidade / necessidade dos interessados, do que provocar um novo conflito... Mas isso nem sempre interessa dentro do quadro de futuro e legado aos nossas filhos e netos...

Não tenho dúvidas em afirmar que o Brasil, mesmo que pilhado desde sua descoberta, JAMAIS passou por situação tão próxima ao CAOS como a que se encontra nesse momento, onde a principal evidência (e perigosa) é a certeza de IMPUNIDADE ! Não preciso retratar aquilo que todos tem visto e lido na mídia, mesmo quando esta ainda passa por uma avaliação prévia do que pode (ou deve) ser publicado...

Perdemos mais uma geração, talvez até mais de uma, e recuperar isso, sempre é complicado, mesmo reiniciando todo o processo do seu início...

Pescaria Esportiva também faz parte desse conceito, pois proporcionalmente muito poucos tem consciência do que representa em termos de preservação e divisas.

Discurso só não resolve. Esse ano tem eleições, e mesmo sendo minoria, é importante ter registrada sua indignação escolhendo AQUELE que possa lhe parecer mais adequado a atender os seus interesses junto com os daqueles que pensam como você. São em número maior do que podemos pensar, mas menos crédulos que aqueles que se aproveitam para continuar tirando proveito, até por conta da malfadada cultura que "é preciso levar vantagem, certo ?"

 

 

Como sempre, perfeito... palmas::  palmas::  palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Triste demais o que anda acontecendo, que bom seria se fosse um caso isolado, mas a corrupção e o legislar por causa própria está em tudo. 

 

Ninguém sabe onde isso vai parar, e pelo visto vai continuar por um bom tempo!

 

Muito medo do futuro desse lindo País, que nossos filhos sejam mais preparados, honestos e governe para o nosso povo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Segue link contendo artigo onde demonstra claramente os absurdos que as ONGs estão fazendo em Barcelos, no alto e médio rio negro.

 

http://barcelosnanet.com/cultura/demarcacao-de-terras-indigenas-em-barcelos-o-impasse-continua/

 

Seria muito bom que alguém em Brasília, através de algum contato com políticos leva-se esse caso especifico ao conhecimento público e da Polícia Federal (o entendimento de todos aqui em Barcelos é que as ONGs se transformaram em quadrilhas articuladas e organizadas, fraudando todo o processo de demarcação)

 

O artigo tem informações relevantes e denúncias sérias sobre todas as estratégias fraudulentas adotadas pelas ONGs para conseguir a demarcação na região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é um país dentro de outro?porque demarcar mais terras não é tudo Brasil?não sei porque a diferença de cor e raça doeu::

Falou tudo, vc ve propaganda pra racismo pra isso ou aquilo acho que o que tem que colocar na cabeça é que é tudo igual não precisa dessas coisas são elas que fazem se tornar diferente acho que todo cidadão tem o direito de ir e vir em qualquer lugar não foram eles "governantes" que criaram aquilo eles não tem direito nenhum de decidi quem entra ou não em um lugar desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...