Ir para conteúdo

Instalação do sensor do sonar dentro do barco de alumínio


Posts Recomendados

Nunca vi o transducer aquecer fora da água. Mesmo porque, não chega energia suficiente para provocar algum aquecimento significativo. Já cansei de deixar o sonar ligado quando tiro o barco da água e fica ligado por horas até alguém lembrar de desligar.

 

Nem nos manuais tem esse tipo de advertência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 175
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Essa foi a orientação dada na empresa em que instalei. Pela explicação deles, a manutenção de um pouco de água junto ao sensor do transducer seria para a reprodução do ambiente em que ele ficaria caso fosse instalado fora do barco. Além da questão do aquecimento, essa água serviria para permitir a leitura correta da sonda.

 

De qualquer forma, Tiago, acho que essa sua dúvida é procedente e não custa nada averiguarmos, junto com os demais colegas, se há ou não a necessidade de manter a água.

 

No meu caso, como não tive nenhum problema, continuo deixando o sensor em contato com a água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alessandro, a água deve atingir o sensor como se estivesse na posição localizada fora do barco. No meu caso, como instalei perto do automático da bomba de porão, o nível de água ficará constante o tempo todo (se aumentar, o automático será acionado e a bomba vai retirar o excedente, sempre deixando o resto necessário). Quando coloco o barco na água, abro o bueiro para entrar mais ou menos uns 2 litros de água e verifico se o sensor do transducer está mergulhado na água lá no porão. É importante verificar se o sensor ficará sempre mergulhado na água mesmo com o barco em movimento. Quando você estiver navegando, verifique se o nível de água do porão continua suficiente para que isso ocorra. Não deixe o seu sonar funcionando sem água no porão, pois o sensor pode aquecer e queimar. Veja nessa foto onde foi colado o sensor. Nessa posição a água fica pela metade dele.

 

 

 

Obrigado pela dica.

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dirk

 

Vc usou o mesmo sensor do transducer que vem no aparelho (aquele que é para colocar do lado de fora) ?

 

Grato

Mário, usei exatamente as mesmas peças que vieram na embalagem. A diferença é que aquele suporte que vem junto com o sensor do transducer não vai ser usado (ele seria usado apenas se fosse pregado na parte de fora do barco).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a pescaria, e  sonar funcionou mesmo, porém em alta velocidade não,,,parou de ler,,,vou tirar o sensor e colar com a massa,,mas fiquei feliz pois da pra ler mesmo através do alumínio,,,,,abraços

 

Romário, verifique as configurações do seu sonar. Dependendo da situação, pode ser necessário ajustá-lo. Quando eu usei a função FISH ID, tive dificuldades em alta velocidade também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já tinha pensado de instalar dentro do viveiro será que funciona? gostaria de ver também um sonar que tenha downimage instalado dentro do barco de alumínio. acho que vou acabar fazendo um teste.

Natan, fiz essa mesma pergunta lá na empresa onde instalei e eles afirmaram que o meu viveiro, por ser revestido de pvc, não seria um bom lugar pela possibilidade de comprometimento da leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mário, usei exatamente as mesmas peças que vieram na embalagem. A diferença é que aquele suporte que vem junto com o sensor do transducer não vai ser usado (ele seria usado apenas se fosse pregado na parte de fora do barco).

 

Obrigado, vou instalar dessa forma, vamos ver como fica o meu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk, em qual função vc deixou p leituras em velocidade.

Lamana, eu desativei o FISH ID e também diminuí o zoom no ecrã. Antes, ao atingir uma velocidade alta (acima de 4.500 rpm), a tela começava a piscar, como se tivesse travado nos dados informados. Vou sair com o barco no dia 10.05 e vou fazer os testes. Assim que puder, vou postar aqui as configurações encontradas.

 

Você instalou o seu sonar dentro do barco também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, eu desativei o FISH ID e também diminuí o zoom no ecrã. Antes, ao atingir uma velocidade alta (acima de 4.500 rpm), a tela começava a piscar, como se tivesse travado nos dados informados. Vou sair com o barco no dia 10.05 e vou fazer os testes. Assim que puder, vou postar aqui as configurações encontradas.

 

Você instalou o seu sonar dentro do barco também?

Não pq é um sonar portátil que uso em barcos alugados, mas tem este problema de leitura em alta vel, mesmo estando de fora. Agora na lancha, tb por fora e com o mesmo problema e já quebrei um transducer na carreta. Estou acompanhando o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Natan, fiz essa mesma pergunta lá na empresa onde instalei e eles afirmaram que o meu viveiro, por ser revestido de pvc, não seria um bom lugar pela possibilidade de comprometimento da leitura.

Blz Dirk Vou verificar isso no meu barco mais acredito que o meu seja de aluminio o problema pensando agora e porque deve ser duas chapas a o viveiro e a do barco dai deve ser complicado mesmo para o sonar fazer a leitura. posso instalar dentro do barco como vc vez mais meu parco não tem porão e um semi-chata de 5m canoa simples dai não da para acomular um pouco de agua eu acredito. e fico com medo queimar o transducer se não tive agua. será que essa informação proce ou poderia ligar o meu no seco mesmo.rsss obrigado t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

senhores

Os sonares informam até qual velocidade, o monitor e capaz de pegar a informação do transducer.

Sempre atentar para o transducer está paralelo a linha do leito qdo estiver navegando, isso e fundamental para

se fazer o mapeamento o mais próximo possível da velocidade maxima de leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, esse é o principal problema de instalar o sensor fora do barco. Eu estou satisfeito com a instalação do meu dentro do barco. Para quem prefere a portabilidade, há uma opção no site da martinelli, referente a um suporte para fixar o transducer. Dê uma olhada lá.

 

www.martinelli.com.br 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Natan, o fato de o seu barco não ter um "porão" fechado não impede a instalação próxima ao espelho da popa. A única recomendação é a de que fique um pouquinho de água no local onde vai ser fixado o sensor do transducer. Você pode fazer um teste antes de colar em definitivo o sensor.

 

Vamos nos falando por aqui. Se você fizer o teste, conte pra nós.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Natan, o fato de o seu barco não ter um "porão" fechado não impede a instalação próxima ao espelho da popa. A única recomendação é a de que fique um pouquinho de água no local onde vai ser fixado o sensor do transducer. Você pode fazer um teste antes de colar em definitivo o sensor.

 

Vamos nos falando por aqui. Se você fizer o teste, conte pra nós.

 

Abraços.

Pode deixar da proxima vez que for na serra da mesa, meu barco está lá vou fazer os teste e posto aqui os resultados. vou fazer a colagem com silicone depois se tudo der certo faço a definitiva obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...