Ir para conteúdo

Peixe rebojou na isca de superficie e não pegou.... Qual sua técnica (isca, jig, shad) para embarcar o troféu?


Posts Recomendados

Em geral faço um novo ou mais arremessos com a mesma isca, porém com trabalhos diferentes, principalmente com relação a cadência e velocidade de recolhimento..

Não ocorrendo novo ataque, e dependendo da situação, posso tentar uma meia-água ou um jig.

Isso se o peixe for bom e valer a pena insistir. Caso contrário, sigo em frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultimamente, assim que o ataque acontece e não entra, trabalho um pouco mais rápido, como uma fuga, por 1 ou 2 metros, depois continuo bem lentamente, para o troféu não perder o interesse, se atacar novamente, ótimo, senão, já pego outra vara já com meia água que normalmente é certeiro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei um grandão de 16lbs em Barcelos jogando o jig logo em seguida. Os peixes estavam marrentos, já atacavam a isca errando, sem vontade de acertar, quando o bitelo errou a hélice, puxei a isca mais duas vezes, larguei a vara e joguei o jig, só foi o jig cair que o bocudo pegou. Tirei o jig da garganta do guloso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu normalmente insisto com a mesma isca fazendo viários arremeços e trabalhos diferentes, só quando a pescaria está bem fraca que eu pego a meia agua tipo x-rap e jogo em cima, sem duvida é uma tática que funciona bem e da mais resultado do que insistir com a de superfície, mais dai é questão de gosto de você "apelar" logo de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo nenhuma receita pra isso.

Na maioria das vezes quando o peixe não quer ; ele simplesmente não quer e ponto final.

Acho prudente o pescador procurar entender a razão que leva o peixe a só rebojar, e não se enganar achando que o peixe errou o bote.

Pois quando erra o bote , fatalmente ele  imediatamente tentará pegar a isca novamente.

Quando ele só dá aquele rebojo despretensioso, pode estar  protegendo seu território ou estar chocando. Aí, nem lambari tira ele do lugar, porque o interesse dele é outro. Reproduzir-se.

 

Sugestão, que é a intenção do tópico:

Dar maior possibilidade para que o peixe ataque, mesmo que ele não queira. COMO?

Manter a isca efetivamente mais perto e por mais tempo dentro do raio de ação.

Ensina o professor Dieter, autor do livro "Tucunare, uma paixão internacional", que o raio territorial do tucunaré , não passa de 2 metros. Ou seja, o arremesso deve ser preciso e o trabalho da isca efetivo dentro deste perímetro. Fora dele, a isca não será capaz de movê-lo.

Saber que o local do rebojou pode NÃO ser o local de "pouso" dele, e que o mesmo se moveu alguns metros para espantar a isca, o qual ele considera um invasor.

Então estabelecer do ponto do ataque, um raio de 4 metros possíveis. Se dentro deste raio houver estrutura submersa, concentrar os arremessos ali.

 

ACHO EU, que iscas que demonstrem ser "apenas " comida, não obterão sucesso. Mas iscas que representem uma real ameaça como invasor sim.

Portanto eu usaria iscas zaras grandes como Trairão ou KV, e Popper com puxada forte e muito barulho.

Os zigs podem funcionar sim, mas aí teriam que passar na cara do peixe. De preferencia os jigs bem volumosos com muito bucktail.

Acho válido tentar isca como a RApala de fundo, aquela com barbela de aço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passo a mesma isca mais uma vez no mesmo lugar, se ainda não pegar, tento uma red pepper para tentar ficar patinando ela no stick na cara dele, se não pegar mando uma Lelé Twich bait, dificil ele refugar todas, só se estiver cuidando de ninho ou de filhotes.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tive o mesmo acontecido e tomei a seguinte posicao!

Deixei a de superficie Parada no rebojo,

Em seguida ja grudei no outro conjunto com meia agua e arremessei a frente da outra isca e vim recolhendo lentamente com suaves toques.....

Foi certeiro, o azulao colocou a boca na isca e tome linha....

Abraco

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra findar minha participação:

Já vi, (água transparente e peixe na rasura)Tucunaré refugar Lambari e Camarão vivo arremessados na cara dele.

Quando ele tá acasalando ele trava a boca e pronto.

 

Neste momento, os mais indignados e que se dizem pescadores (mas não o são), apelam pro arbalete e arpão. Fora outras técnicas que conheço e não ouso descrever!

Para mim o verdadeiro pescador sabe que um dia é dele e outro do peixe, e que este "jogo" deve ter regras obedecidas sem apelação.

Peixe rebojou e não voltou, deixa o coitado quieto, pois ele tem COISA MAIS IMPORTANTE PRA FAZER!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem situações diferenciadas que precisam ser levadas em consideração, no que pese a ótima abordagem feita pelo Rodrigo.

 

Numa delas, é saber se no rebojo, a isca chegou a ser tocada, pois uma vez isso tendo ocorrido, fica mais difícil do peixe voltar a atacar !

 

Noutra, o aspecto de defesa é um instinto maior do que o de comer, o que também diminui bastante as chances de captura.

 

Claro que iscas que trabalham submersas são mais "produtivas" que as de superfície, até por estarem mais próximas do local onde se encontra o predador, mas o padrão a ser observado é sempre aquele de que a "presa" venha demonstrar uma fuga ou busca de uma proteção quanto a um novo ataque. Trocar a isca usada por outra que trabalhe mais baixo, seja twitch ou meia água, depende exclusivamente do pescador, embora o mais importante seja levar em consideração o tempo de fazer um novo lançamento, pois o peixe não fica "a espera"...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra findar minha participação:

Já vi, (água transparente e peixe na rasura)Tucunaré refugar Lambari e Camarão vivo arremessados na cara dele.

Quando ele tá acasalando ele trava a boca e pronto.

Neste momento, os mais indignados e que se dizem pescadores (mas não o são), apelam pro arbalete e arpão. Fora outras técnicas que conheço e não ouso descrever!

 

Para mim o verdadeiro pescador sabe que um dia é dele e outro do peixe, e que este "jogo" deve ter regras obedecidas sem apelação.

Peixe rebojou e não voltou, deixa o coitado quieto, pois ele tem COISA MAIS IMPORTANTE PRA FAZER!!

 

Rodrigão...  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz minha humilde opinião é

 

O dia que você bate as iscas do todas as caixas pega isca do fundo do baú, e o peixe não bate, é simples passa o resto do dia "treinando arremessos e se entrar um é lucro" :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: alegre:: alegre:: alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta sem acento ...

 

Num pesco com lambari ha mais de decada ... mas nunca vi, ainda, tucunare refugar lambari vivo, nem na rasura, num no fundo, nem no meio ... camarao num sei ...

 

Peixe rebojou? Jig de pelo, JJ, meia agua, sinking ... o que tiver na mao ...

 

Conformar que um peixe bateu e foi embora??? Va fazer outra coisa mais facil que pescar ...

 

Regra para pescar? Regra de que o dia e do peixe??? A unica regra que sigo e que nao existe regra, exceto nao matar o peixe que nao vou comer no almoco ou no jantar ...

 

Pescaria e pra quem sabe ler o comportamento do peixe ...

 

Peixe nao abre a boca??? Pega uma helice e passa 50 vezes em cima dele ... num vai pegar pela boca, mas pega ...

 

Ei, Cumpadi, temo que pescar ... e tomar um monte ...

 

Ah! Fala serio ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta sem acento ...

 

Num pesco com lambari ha mais de decada ... mas nunca vi, ainda, tucunare refugar lambari vivo, nem na rasura, num no fundo, nem no meio ... camarao num sei ...

 

Peixe rebojou? Jig de pelo, JJ, meia agua, sinking ... o que tiver na mao ...

 

Conformar que um peixe bateu e foi embora??? Va fazer outra coisa mais facil que pescar ...

 

Regra para pescar? Regra de que o dia e do peixe??? A unica regra que sigo e que nao existe regra, exceto nao matar o peixe que nao vou comer no almoco ou no jantar ...

 

Pescaria e pra quem sabe ler o comportamento do peixe ...

 

Peixe nao abre a boca??? Pega uma helice e passa 50 vezes em cima dele ... num vai pegar pela boca, mas pega ...

 

Ei, Cumpadi, temo que pescar ... e tomar um monte ...

 

Ah! Fala serio ...

 

Pois é wellington, precisa pescar mais.

Esta convidado a vir pescar aqui pra testemunhar um peixe refugar lambari. ::tudo::

Beber não é comigo, fico só na pescaria e vc nos dois. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz minha humilde opinião é

 

O dia que você bate as iscas do todas as caixas pega isca do fundo do baú, e o peixe não bate, é simples passa o resto do dia "treinando arremessos e se entrar um é lucro" :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: alegre:: alegre:: alegre::

 

É isso mesmo que eu quis expressar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rebojou em superfície, insistiu não deu resultado, peixe manhoso!

 

Costumo ir por profundidades: sub superfície, meia água e depois isca de fundo, em um destas iscas o peixe deve entrar caso não, tenho uma isca especial para peixe super manhoso que fica muito bem guardada em minha caixa de isca, trata-se de um joão pepino da cabeça vermelha, jogo e recolho bem devagar e tiro e queda não tem escapatória o troféu vem mesmo!

Caso não resolva vamos procurar outro peixe que não esteja manhoso.

Abraço e vamos ver se as dicas funcionam, VLW!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sei que não existe regra, nem "receita de bolo" para ter sucesso na pescaria... Mas percebo que, pelos comentários, as iscas de "fundo" são mais produtivas que aquelas de superfície e subsuperfície. Isso procede ?

 

Muitos falam que o peixe pode estar apenas defendendo o terrítório e/ou se reproduzindo. No caso do refugo, ele se dá pelo "erro de mira" do peixe, ao atacar a isca ? Ou o peixe está apenas "espantando" um possível predador ????

 

Falo isso, porque já presenciei TUCUNARÉS "cuspindo" em cima da isca, ou até mesmo "dando rabadas" nessas iscas... Sem nenhuma intenção de se alimentar. Só pesco na região do Sudeste de SP, mas já presenciei tal fenômeno. Isso procede ?

 

Abraço a todos !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...