Ir para conteúdo

Hidrelétrica no teles pires! será que vai acabar o nosso sonho?


Posts Recomendados

Companhia Hidrelétrica Teles Pires promove novo encontro entre prefeitos e o Ministério de Planejamento

 

DSC00990-1024x768.jpg

 

 

Brasília – O diretor de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), Marcos Duarte, participou nesta quarta-feira (26) da segunda rodada de debates entre o diretor do Departamento de Infraestrutura de Energia do Ministério do Planejamento, Celso Knijnik, e os prefeitos de Alta Floresta, Paranaíta e outros municípios da bacia do rio Teles Pires, no norte do Mato Grosso.

O objetivo do encontro foi estabelecer prioridades e requerer investimentos para os municípios na área de influência da Usina Hidrelétrica Teles Pires. Knijnik alertou os prefeitos sobre a necessidade de melhorar a destinação dos recursos concedidos por meio das compensações financeiras da CHTP.

O prefeito de Paranaíta, Tony Ruffato, destacou que a instalação da Usina vem trazendo muito progresso para região, porém ressaltou que o município precisa de mais atenção do governo federal, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Diante da preocupação do prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, com o crescimento populacional do município nos últimos anos, Knijnik informou que já existe um estudo de viabilidade para a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida na região.

Para ajudar a solucionar as questões relacionadas à moradia, o diretor Marcos Duarte informou que a Companhia Hidrelétrica Teles Pires já recebeu autorização do Ibama para realizar parcerias com os municípios para doação da madeira das castanheiras obtidas no processo de supressão vegetal da área do futuro reservatório da Usina. O material poderá ser utilizado na construção de casas populares para a comunidade. “O que estamos negociando agora são as regras de como essa madeira será utilizada. Vamos precisar que as prefeituras formulem projetos para que a doação seja oficializada”, afirmou.

Duarte também colocou a equipe técnica da Companhia à disposição das prefeituras para ajudá-las na formulação dos estudos e projetos que serão apresentados ao Ministério do Planejamento. A pasta se prontificou a elaborar um Programa de Aceleração do Crescimento emergencial e específico para a região.

O primeiro encontro entre os prefeitos e representantes do governo ocorreu em dezembro de 2013. Na ocasião, eles tiveram oportunidade de conversar sobre a viabilidade técnica e financeira de alguns projetos apresentados à pasta, como a construção de um centro de lazer e da revitalização de algumas áreas dos municípios.

 

 

 

 

 

querem atropelar a 7 quedas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquei por 10 anos seguidos no Mantega na região das 7 quedas, mas fazia 3 anos que não ia Estes dias atras, vi uma foto atual do local, simplesmente irreconhecível, um gigantesco canteiro de obras, gruas.... Essa já se foi, somente lembranças e fotos... Foi o local que mais pirararas eu vi até hoje e jaus de de mais 50kgs, nos bons tempos pegavamos 5a6 deste porte por dia de pescaria na epoca das cheias.

Agora é migrar p/ pescaria de tucunares que provavelmente se formara no local da UHE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta sobrando a rasteira na região da Santa Rosa.

 

Quem quiser conhecer, corra, pois logo logo vai virar lago tb.

 

E depois disso vão correr para o juruena, e do juruena para outros rios.

 

A sede de dinheiro de alguns Brasileiros passa por cima de td.

 

Abraçosss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

As obras da usina teles pires pararam uns 15 dias em fevereiro devido as fortes chuvas que caíram na região de paranaita-mt mais já foram retornada esta a todo vapor pra fecha as comporta esse ano ou no Maximo janeiro de 2015.Questão da outras usina no teles pires pra baixo da 7quedas tão tudo parado os estudos não tem previsão nenhuma pra quando vão pra leilão,já em questão de peixes nunca se pegou tanta piraiba jau monstros pra baixo da usina teles pires chegando ser pego 20 piraibas em um final de semana na portal da Amazônia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...