Ir para conteúdo

Uma esperança para o rio Uruguai, na Pesca Esportiva


Adhemar

Posts Recomendados

AARUDIA

Uma esperança para o rio Uruguai, na Pesca Esportiva

Por Mauro Pasqualon, num desabafo sincero.

Aqui em nossa cidade, Concórdia-SC, somos praticamente 95% de população Ítalo-germânica, o que como não podia deixar de ser carrega suas origens e tradições inegáveis: alemães não muito ligados à pesca, italianos muito ligados à pesca, mas com o terrível hábito de posse, do ?quanto mais, melhor?. Em tudo, nós italianos natos, carregamos nossas cicatrizes das guerras. Querer fazer um italianão como meu pai, o Djijo, liberar um peixe... ?nem pensar...que é isso? Mas credo! essa joaninha fritinha fica uma delícia!!!?

Há quatro anos fundamos uma Associação, que inicialmente se chamava GAP - Grupo de Amigos Pescadores, nome que foi imediatamente trocado por já existir essa sigla em outra cidade e com outro sentido. Oficializamos nossa associação passando a chamar-se AARUDIA - Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes, de Concórdia, com os objetivos de repovoar os afluentes, preservar a mata ciliar e conscientizar os ribeirinhos e a população em geral da importância dos peixes vivos nos rios.

Só para clarear, em nossa região foi construída uma grande hidrelétrica, uma das maiores do mundo inclusive, UHE-Itá, que atingiu 11 municípios sendo 7 de Santa Catarina e 4 do Rio Grande do Sul. Para se ter idéia do rombo, uma das cidades (Itá) ficou totalmente submersa. São 110 Km de margem no lago. Um enorme espelho d?água que, pela sua construção trouxe ilusões de todos os tipos, voltadas para a pesca, o turismo aquático, desenvolvimento sustentável, etc...

Nossa Associação acompanhou o enchimento desse lago, que no princípio, devido à vegetação vasta e alimentação em demasia, atraía os pequenos lambaris e outros peixes para suas margens. Era comum dois pescadores inexperientes dizerem que em duas horas de pescarias de caniço (bambu) fisgaram e levaram para casa mais de 500 lambaris. Pode?

Todos achavam que aquilo seria eterno, os freezers estavam repletos de peixinhos, os vizinhos comiam muito lambari frito por que os pescadores não venciam comer o fruto de suas pescarias, com milhares de unidades.

Iniciamos as atividades da Associação desenvolvendo Campeonatos de Pesca no sistema Pesque e Solte. Muitos achavam loucura: ?por que soltar se tem tanto?? As traíras eram fisgadas durante qualquer hora do dia, era comum fisgar até 25 traíras em uma tarde de pesca. No nosso 1º evento contamos com 197 pescadores, em que muitos, mesmo contra a vontade soltavam os peixinhos fisgados.

Em nosso 2º evento tivemos 270 pescadores, já um tanto mais conscientes porque os peixes já estavam muito mais escassos. No 3º evento novo recorde com 330 pescadores participando e soltando todos os peixes fisgados. No 4º evento 491 pescadores... ?nossa! quanta gente pescando e soltando?, mas também nessa época já quase não se fisgava mais peixes aquelas quantidades ...traíras só a noite e pouquíssimas, lambarís quase nada, somente umas piranhas. Mesmo com nossos re-povoamentos que já alcançaram o nº de 100.000 peixes juvenis e adultos e poucos alevinos, não conseguimos manter os peixes como gostaríamos. Redes e outros utensílios depredatórios são usados aos montes aqui... nossos italianos continuam comendo tudo... matam os pássaros, e depois cortam as árvores...

Em 2005 realizamos a 5ª edição de nossos Campeonatos. Batemos novo recorde do sul de nosso país: foram 1598 pescadores fisgando e liberando os peixes. Muita gente se conscientizando, afinal de contas quase não temos mais peixes. Temos mais de 750 km de espelho de água com profundidades que variam de 01 a 130 m. Pode fazer um cálculo de quanto peixe se poderia ter aqui? - Nossa!

Nossa nada! A Tractebel, empresa majoritária da UHE, proíbe quase tudo, não pode construir, não pode repovoar, não pode melhorar, não pode mudar, não pode, não pode e não pode. Simplesmente ficaram donos de nossos rios, e de maneira sutil continuam conduzindo para que saibamos que o negócio deles é ENERGIA. Como dizem, peixe não acende a lâmpada de casa!

Somos em meia dúzia de teimosos que continuaremos a lutar contra os gigantes, para por diversos meios tão somente fazer entender que esse esporte movimenta uma grande parte da população mundial e que podemos em parceria melhorar nosso pequeno mundo com essa grande quantidade de água.

Acreditamos no futebol... ou seja, na pesca... pegar e liberar, marcar o gol e por a bola no centro para continuar. Se alguém aí pelo mundo afora ler esse mal formulado artigo, por favor, contribua nos indicando como podemos melhorar nossas atividades, como podemos buscar parceiros e como fazer com que entendam que apenas ?queremos um espaço que não ocupa espaço nem tira espaço de ninguém?. Se Deus acrescenta-nos em vida o tempo que passamos pescando, então em nossas vidas só queremos mudar a realidade fatal.

E concordo com meu amigo Pescador de Jaú:

"Se a pescaria está atrapalhando seus negócios, largue os negócios"

Ou, pelo menos, deixem os que gostam disso em paz realizarem seu trabalho de preservação. Abraço!

Mauro Pasqualon - Concórdia-SC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PORQUE VC NÃO PROCURA DIMINUIR ESTES TEXTOS, PARA COM ESSE NEGOCIO DE COLA-COPIA, SIMPLIFICA A INFORMAÇÃO, SEU ANTA VEIA. ::evil:: , MAS TA VALIDO O Q VC COPIOU mestre:: mestre::

Caso não saiba

Apenas estou repassando um texto feito por outra pessoa, se modificar ou resumir estarei modificando e retirando as características do autor, acho que seria mais fácil se fizesse um desenho do relato para que você entenda e passe a praticar o pesque e solte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PORQUE VC NÃO PROCURA DIMINUIR ESTES TEXTOS, PARA COM ESSE NEGOCIO DE COLA-COPIA, SIMPLIFICA A INFORMAÇÃO, SEU ANTA VEIA. ::evil:: , MAS TA VALIDO O Q VC COPIOU mestre:: mestre::

Caso não saiba

Apenas estou repassando um texto feito por outra pessoa, se modificar ou resumir estarei modificando e retirando as características do autor, acho que seria mais fácil se fizesse um desenho do relato para que você entenda e passe a praticar o pesque e solte.

CASO VC NÃO SAIBA, EXISTE UMA SALA PRÓPRIA PARA ESSE TIPO DE ASSUNTO, A DESCULPA, 3ª IDADE É FOIDISSSSSSSSSS, O NOME DA SALA É ESTE AKI:

Assuntos Gerais sobre Pesca

Deseja compartilhas novas informações sobre a pesca esportiva? Aqui é o lugar correto. Todas as dicas, dúvidas e assuntos relacionados a pesca devem ser postados aqui. (menos parte técnica e off-topic)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...