Ir para conteúdo

Qual lado da Manivela?


Bigão

Você é Destro ou Canhoto? Você usa Manivela em qual lado?  

81 votos

  1. 1. Você é Destro ou Canhoto? Você usa Manivela em qual lado?

    • Destro - Manivela Direita
      27
    • Destro - Manivela Esquerda
      43
    • Canhoto - Manivela Direita
      2
    • Canhoto - Manivela Esquerda
      3
    • Uso em ambos os lados
      6


Posts Recomendados

  • Respostas 76
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Eu ao contrario de muitos acho que a manivela nao serve apenas para recolher a linha...

Muitas vezes se consegue trabalhar as iscas somente com o modo de recolhimento a vara vem so pra auxiliar!!!

Logico que isso nao e uma regra!!! Estou falando isso por experiencia propria.. Logico que em 80% das vezes a vara que e responsavel pela a açao da iscas principalmente com as helices, no caso das iscas que nadam em Z se consegue fazer o trabalho pelo modo de recolhimento!!!

Eu utilizo manivela direita e esquerda!!!

Apesar que nos 75% das minhas pescarias utilizo direita!!

Porem pescar 1 semana somente com 1 lado e bem cansativo.. Entao pesco com a esquerda iscas como perversas, meia agua, jig, e agora apos de um bom tempo popper zaras e estou começando a pegar o tempo das helices!!! Acho que isso vem por necessidade..Alias iscas como perversa (sub superfecie) eu trabalho melhor com o lado esquerdo!!!

Votado!! Sou destro porem carretilha principal e direita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou destro, sempre arremessei com a mão direita e trabalhei a isca (e bem) com a esquerda. Agora comprei uma carretilha com manivela esq. para esperimentar. Fora o desconforto inicial, percebo que o trabalho da isca com a mão dir. é infinitamente melhor e mais fácil. Agora é só treino. smile::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soi Igual ao Popper, Destro, arremesso com a direita que tem mais força e precisão, troco a vara de mão e recolho com a direita...

Tem funcionado perfeitamente para mim...

Não consigo trabalhar com carretilhas com manivela do lado esquerdo, agora molinetes até consigo, mas prefiro lado direito sempre...

Boa enquete e parece que tá empatado até agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou destro e por muito tempo só utilizei manivela direita, arremeçava e trocava de mão. Testei alguns arremeço usando carretilha com manivela esquerda, foi meio estranho mais vi que poderia ser uma boa e comprei uma esquerda, eu achei que melhorou consideravelmente o trabalho de alguns tipos de isca. Hoje minha preferencia é manivela do lado esquerdo para pesca com artificiais e a direita permanece como preferida para peixe de couro, mais digo que posso utilizar qulquer lado para os dois tipo de pescaria, utilizando artificiais o que tenho feito é deixado a carreta com manivela esquerda para iscas de supeficie e direita na vara com meia agua, isso traz a vantagem de cancansar um pouco menos o braço.

Galera, acho que essa de o destro usar a manivela direita e tb a vara na mão direita é herança dos tempos e pesca com isca natural e de espera. A pesca com isca natural e de espera em muitos os casos o pescador arremesa a isca com o braço direito e deixa a vara no secretário. Quando peixe esta telefonando na linha do pescador ele fisga com a direita, aí passa a parte superior da vara ( acima do molinete/carretilha) para a mão esquerda, apoia a base da vara na barriga para ter mais força e recolhe com a mão direita por ser a maõ mais hábil. Se vocês perceberem no momento da briga, a mão direita tb faz uma força de alavantb faz uma força de alavantb faz uma força de alavanca na manivela.

Com o surgimento das iscas artificiais, estes pescadores de isca natural começaram com as iscas de meia água. Que não precisam de um trabalho, basta só recolher. Aí mantinham a mesma técnica. Mas quando os mesmos vão usar iscas de superfície e outras que precisam de um trabalho mais refinado, sentem dificuldades porque estão com a mão esquerda. Muitos desistem, e outros desenvolvem a incrível habilidade de trabalhar a vara na mão esquerda. MAS o Arremeso continua na mão direita.

Em outros caso, o pescador sempre arremesou com o barço direito e já mantinha a mão esquerda na manivela para pescar mais rápido (famosa Fominhagem). Com isso desenvolveu a habilidade de recolher a manivela com a mão esquerda!

É bem por ai mesmo Bigão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Galera!!!

Sou destro, arremesso com a mão direita e tbm utilizo manivela direita! (totalmente torto)... Felizmente, nunca tive problemas, tanto em trabalhar a isca, como (perder) tempo no arremesso, qndo troco a vara de mão... Acredito que esse tempo "perdido", não influencia na pescaria... td é questão de treino... viola::

Vê-se o Nelsinho Nakamura, o cara arremessa e recolhe com a mão direita... e venhamos e convenhamos... trabalha a isca mto bem com a mão esquerda!!! mestre:: mestre::

Logo q iniciei na arte da pesca, com meu avô e meu tio, só utilizava molinetes com a manivela na esquerda, pois os sábios ensinamentos de meu avô, diziam que, "a mão boa (por assim dizer) é a que briga com o peixe e a mão boba, apenas recolhe a linha... anjo::

Já pesquei com carretilha com a manivela esquerda (do amigo Macedão), qndo estive em BSB, no Corumba IV, com Macedão, Joelson e seu filho(que agora não recordo o nome, foi mal joelson), não tive maiores problemas, mas ainda prefiro a manivela direita... mas qm sabe, não começo a pescar com as duas!!!....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muita calma nessa hora... já ouviu falar em cavalo paraguaio.. então... manivela esquerda vai dar um UP...

Agora Canhoto - Manivela Esquerda... acho que só teve meu voto

Joelson deve tar votando até com o login dos filhos deles ::evil::

Assim não vale!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muita calma nessa hora... já ouviu falar em cavalo paraguaio.. então... manivela esquerda vai dar um UP...

Agora Canhoto - Manivela Esquerda... acho que só teve meu voto

Tá parecendo comigo!!!

Canhoto c/ manivela direita!!! blink:: blink:: blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acho que essa de o destro usar a manivela direita e tb a vara na mão direita é herança dos tempos e pesca com isca natural e de espera. A pesca com isca natural e de espera em muitos os casos o pescador arremesa a isca com o braço direito e deixa a vara no secretário. Quando peixe esta telefonando na linha do pescador ele fisga com a direita, aí passa a parte superior da vara ( acima do molinete/carretilha) para a mão esquerda, apoia a base da vara na barriga para ter mais força e recolhe com a mão direita por ser a maõ mais hábil. Se vocês perceberem no momento da briga, a mão direita tb faz uma força de alavantb faz uma força de alavantb faz uma força de alavanca na manivela.

Com o surgimento das iscas artificiais, estes pescadores de isca natural começaram com as iscas de meia água. Que não precisam de um trabalho, basta só recolher. Aí mantinham a mesma técnica. Mas quando os mesmos vão usar iscas de superfície e outras que precisam de um trabalho mais refinado, sentem dificuldades porque estão com a mão esquerda. Muitos desistem, e outros desenvolvem a incrível habilidade de trabalhar a vara na mão esquerda. MAS o Arremeso continua na mão direita.

Em outros caso, o pescador sempre arremesou com o barço direito e já mantinha a mão esquerda na manivela para pescar mais rápido (famosa Fominhagem). Com isso desenvolveu a habilidade de recolher a manivela com a mão esquerda!

Essa é uma teória para o uso da manivela esquerda ou direita.

Agora o cara que faz tudo com ambas as mãos, esse deve até brilhar no escuro de tão iluminado que ele é. Aposto que ele arremesa até de trivela! huahuahuahuahuhauhua

Faz muito sentido a sua teoria!!!

Agora...

O fato é que os fabricantes tão de bobeira quanto a essa "preferência" pela manivela direita!

Eles estão ignorando a maioria dos pescadores que usam manivela esquerda!

Com molinete é mais fácil porque as manivelas são intercambiáveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício; naturalmente os fabricantes não vão ficar "dormindo em berço esplêndido" o resto da vida. uhrm::

As grandes, a Daiwa e a Shimano, já estão acordando... lingua::

Mas ainda oferecem mais opções com a manivela direita... mau:: oloko:: medo::

Mas os outros fabricantes, que usam carretas "OEM (também conhecidos como "produtos globalizados"; produtos que são fabricados por terceiros, geralmente na coréia, e as marcas apenas colocam a etiqueta ahh:: )", ainda têm a tradição de oferecer mais opções com a manivela direita... seila:: wink blink::

Achei a discussão muito oportuna, e todos estão de parabéns por esse "papo cabeça"!!! doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou destro, trabalho com as duas mas prefiro a manivela esquerda, tenho melhor trabalho com a mão direita na vara e não preciso trocar a vara de mão depois do arremesso. Só arremesso com a direita.

Agora o Flávio é completamente tronxo, o cara tem sensibilidade na diagonal cruzada e xizada, kkkkkkkkkkkkkkkk

Tem um braço forte, outro miado, um detalhista o outro é de ogro, leva drible com a esquerda, erra chute só da direita... putz o cara tomando café ou sopa quente deve ser um perigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora o Flávio é completamente tronxo, o cara tem sensibilidade na diagonal cruzada e xizada, kkkkkkkkkkkkkkkk

O u cara me zuando...

e sensibilidade cruzada e xizada pegou mal, mas nem os X men tem isso.

Agora é serio,

creio que a mão que as pessoas possuem mais força é a mesma utilizada para arremessar e também o que o Bigão afirmou faz sentido, nos molinetes ate aprendemos a usar força nos arremessos e isso certamente é um vicio. Depois que vê um coboclo arremessando uma carretilha de forma correta com o cotovelo grudado nas custelas percebe-se que é mais munheca... ui!

Isso que tem amigos meus que quando arremessam um molinete dão ate uma gemidinha... hehehe ninja::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que tem amigos meus que quando arremessam um molinete dão ate uma gemidinha... hehehe ninja::

O nome desse grito é "Kiai". smile::

Ele é melhor descrito como o controle da respiração ao se fazer um esforço concentrado. Se faz uma expiração forçada para concentrar o "chi (energia vital)" e tal força vai se acumulando e amplificando (dos pés, passando por todo nosso corpo, até nossas mãos) até o nosso foco (no caso, a vara e a isca)... doutor::

Com isso, se consegue arremessos ainda mais distantes. ::evil::

Foi mal se dei a impressão de estar contrariado, não estou... smile::

Mas prefiro explicar esse "gritinho" antes que alguém me chame de gay durante uma pescaria! KKKKKKKKKKKKKKK seila:: gorfei:: lingua::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal vamos criar uma polemica !!!

Sou destro e uso a carretilha correta ou seja com a manivela do lado direito.

A pesca de bait casting como é um esporte quando é praticado leva em consideração uma divisão de trabalho dos dois braços, o direito para os destros que tem mais força e precisão para arremessar e manivelar e o esquerdo para trabalhar a isca, e, para os sinistros ao contrário.

As carretilhas com as nomenclaturas L(left) ou 01 (51/101/201 etc) foram criadas para sinistros e por este motivo elas são mais escassas no mercado pois o número de sinistros é imensamente menor que destros.

Na pesca com carretilhas o correto é ter o braço mais forte sempre livre para se poder dar um strike vigoroso quando o peixe bater usando-se o foregrip da vara com a mão do braço mais forte e fazendo-se o contraponto com a outra mão.

Quando é fisgado um peixe de maiores proporções, para sustentar a vara e bombar o peixe corretamente é evidente e natural que se utilize sempre o braço mais forte segurando a vara pelo foregrip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal vamos criar uma polemica !!!

Sou destro e uso a carretilha correta ou seja com a manivela do lado direito.

A pesca de bait casting como é um esporte quando é praticado leva em consideração uma divisão de trabalho dos dois braços, o direito para os destros que tem mais força e precisão para arremessar e manivelar e o esquerdo para trabalhar a isca, e, para os sinistros ao contrário.

As carretilhas com as nomenclaturas L(left) ou 01 (51/101/201 etc) foram criadas para sinistros e por este motivo elas são mais escassas no mercado pois o número de sinistros é imensamente menor que destros.

Na pesca com carretilhas o correto é ter o braço mais forte sempre livre para se poder dar um strike vigoroso quando o peixe bater usando-se o foregrip da vara com a mão do braço mais forte e fazendo-se o contraponto com a outra mão.

Quando é fisgado um peixe de maiores proporções, para sustentar a vara e bombar o peixe corretamente é evidente e natural que se utilize sempre o braço mais forte segurando a vara pelo foregrip.

Não entendi Roberto, voce e destro mais o braço mais forte e o esquerdo?????

Eu sou destro e acho o meu braço direito mais forte que o esquerdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...