Ir para conteúdo

Argolas CCM - como colocar - e outras coisas


Wellington BSB

Posts Recomendados

Um colega perguntou por MP ... respondi lá pra ele e resolvi compartilhar ...

 

Este um resumo das perguntas ...

 

Estou ajeitando as tralhas com calma para poder fazer uma viagem para os grandes tucunarés açus.
Dizem que o barulho das hélices das rip rollers. São as mais atrativas. Isso é mito? Se sim qual outra hélice do mesmo patamar das rip roller.
Você usa multi direto na isca ou utiliza leader? Tem utilizado multi de quantas libras?
Vejo você falar bastante nas argolas ccm. Como é a forma correta de colocar essa argola com trava?
Você utiliza snaps?

 

Muita pergunta ... rsrs ...

 

Vou te responder aqui e vou criar um post sobre ...

 

1. Não uso líder;

2. Uso Snaps CCM 130 lb com trava, com girador sasame 5, montado em snap sem nó com fio ortodôntico 1,00 ...

3. Quase todo mundo usa multi powerpro 65 lbs ... segundo o fabricante, a linha tem 0,41 mm ... medimos no paquímetro (Eloy), e ela de 0,50 mm ...

- O Luis Gusso, que passa 70 dias por ano em Santa Isabel do Rio Negro, usa somente power pro 80 lbs ...

- uso Berkley 0,40 mm (0,45 mm no paquímetro) 130 lbs nas principais, Lubinas GTS JH ... nas outras, Sufix 832, 0,38 mm na Liger e 0,48 mm 100 lbs como segunda linha (segurança)

 

4. Sobre os barulhos das pás das iscas de hélice ... usando palavras do Mauro Nakatani, as hélices das Rips são conceito ...

O grande responsável pela febre pelas hélices das Rips é o Grande Fabrício Biguá ...

Para o ouvido do pescador, o ronco das hélices das Rips é inigualável ...

E pros peixes?

As Rips pegam ... e muito ... principalmente porque acho que todo mundo pesca com elas ...

Outras pás??

Sim.

Todas muito boas ..

- Luhr Jensen das grandes e Sumax (a mesma) - só as Sumax à venda

- Luhr Jensen menores (3 tamanhos - não acha à venda)

- Jennerlure - à venda

- Foram lançadas agora as Zagaia ... parecem boas - à venda

- Mauro Nakatani - ele não vende abertamente, mas basta contatá-lo

- Celso Sasaki - ele não vende abertamente, mas basta contatá-lo

- CCM - dois modelos grandes - só um à venda - mas basta contatar o Charles

 

Lembrei-me dessas agora ...

 

Há diferença entre as hélices das Rips e essas?? EU (eu viu) acho que pro peixe não tem diferença, tanto que procuro regular minhas hélices não pra jogar um monte de água pra cima, mas pra fazer a maior comoção possível para os peixes.

 

Quais eu uso??? Rapaz, uso de todas, SEM EXCEÇÃO ...

 

 

Post do Eloy sobre os testes das argolas CCM:

 

Fui presenteado também pelo Charles.CCM com alguns split-rings de sua fabricação...
A pedido levei-os ao sarilho.
Split de 8,4mm feito em fio 0,9mm... bom tamanho para se trabalhar.
sufix004.jpg?t=1306077423
Partindo do original, bem acabado, podemos ver a deformação ao ser submetido a 80lb. Na 3ª imagem, esforço de 100lb, e na última, ainda no girador, esforço superior a 110 libras. Minha balança é para 50kg.

Split de 6,4mm em fio 0,7mm...
Cccm002.jpg?t=1306077423
Bem pequeno e difícil de trabalhar, mas só começou a deformar com 60lb. A última imagem resultou de um esforço de 70lb.

Muito bons resultados para a peso que têm.
O Welligton anda botando eles na balança. Fala aê amigão!
Charles, Grato pelo presente, e, quanto ao tópico no Caterva, não tive como opinar, meu registro ainda está na quarentena, já a caminho de cinquentena... rindo3::

 

 

 

5. Como colocar argolas CCM

- SEMPRE, sem exceção, monte primeiro a argola na garateia; só depois no pitão ...

 

1Passo.jpg

 

2Passo.jpg

 

3Passo.jpg

 

4Passo.jpg

 

5Passo.jpg

 

6Passo.jpg

 

7Passo.jpg

 

8Passo.jpg

 

9Passo.jpg

 

10Passo.jpg

 

11Passo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém neste tópico ... interessante ...

 

Respondi a novas dúvidas do colega ... que sirvam pra mais alguém ...

 

Não entendi muito bem essa montagem do snap fio ortodontico, girador.
Nas minhas pescarias utilizo as linhas YGK são linhas excelentes. Você já testou por la? Ou conhece alguém que já tenha testado.
Vejo que você faz bastante modificações nas iscas. Por exemplo troca pitão em rip roller e tudo mais. O que você prioriza com essas customizações? Leveza? A flutuabilidade da isca?

 

Snap sem nó ... tem um tópico aqui no FTB ... fio 0,70 mm é suficiente aqui pra baixo ...

 

 

Eu monto um girador no snap e a outra ponta do girador vai no snap sem nó ... montagem pra iscas de hélice, que torcem bastante a linha ...

 

Tem um tópico completíssimo sobre teste de linhas ... O Eloy já testou YGK ... tá nos melhores do FTB ...

 

Sobre as mudanças nas iscas AM, busco sempre otimizar as garateias de cada isca, ou seja, busco que cada isca tenha garateias maiores e mais resistentes ... o máximo possível ... que seria VMC 6X #4/0, sendo aceitável Owner 4X ST66TN #2/0 ...

 

No fundo, busco o máximo possível de flutuabilidade em cada isca ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente postagem Wellington. 

Seus tópicos estão entre os favoritos no meu pc. 

Parabéns mais uma vez. 

Bom ter pessoas como vc que gostam de ensinar pescadores mais inexperientes, como eu. 

 

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo:

Irmão não vale ... rsrsrsrs

 

Forte abraco ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a dica das argolas Wellington , muita gente "apanha com força" na hora de colocar estas argolas , eu se tenho que substituir alguma não penso em outra , as de 80 lbs são show tb.

Gostaria que houvesse ainda um tamanho abaixo das de 80 lbs  destas argolas para iscas menores .

Abraços


Paulo, para iscas menores:
- CCM 80 lbs com trava - 0,15 g
- CCM 50 lbs                - 0,16 g
- Glico 01 40 lbs           - 0,23 g
- Glico 00 15 lbs            - 0,10 g

Há algumas do Capella e da Moro e Deconto, mas, além de não terem indicação de libragem, aparentam ser muito fracas mesmo ...

Há algum tempo conversei com o Charles da CCM sobre isso ...

Me enviou há algumas semanas dois protótipos:
- CCM 45 lbs        - 0,10 g
- CCM 13 lbs         - 0,06 g

Já testei e aguentaram conforme a proposta ...

Só não estão à venda ainda ... mas cutuca o Charles ...

Forte abraço ...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu, nossas conclusões sobre as YGK foi:

- extremamente caras

- a resistência fica aquém às vezes 40% menos que o indicada

- no quesito desgaste, obtiveram os melhores resultados

- se tivesse dinheiro (muito) sobrando, sem dúvida usaria

 

Testamos vários modelos e, no tranco, as bitolas e resistências variam muito pouco ... por exemplo, uma 0,40 mm dificilmente dará mais de 60 lbs, independentemente de o fabricante marcar, 80 ou 100 lb ... incluindo a YGK.

 

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Post do Eloy sobre os testes das argolas CCM:

 

Fui presenteado também pelo Charles.CCM com alguns split-rings de sua fabricação...
A pedido levei-os ao sarilho.
Split de 8,4mm feito em fio 0,9mm... bom tamanho para se trabalhar.
sufix004.jpg?t=1306077423
Partindo do original, bem acabado, podemos ver a deformação ao ser submetido a 80lb. Na 3ª imagem, esforço de 100lb, e na última, ainda no girador, esforço superior a 110 libras. Minha balança é para 50kg.

Split de 6,4mm em fio 0,7mm...
Cccm002.jpg?t=1306077423
Bem pequeno e difícil de trabalhar, mas só começou a deformar com 60lb. A última imagem resultou de um esforço de 70lb.

Muito bons resultados para a peso que têm.
O Welligton anda botando eles na balança. Fala aê amigão!
Charles, Grato pelo presente, e, quanto ao tópico no Caterva, não tive como opinar, meu registro ainda está na quarentena, já a caminho de cinquentena... rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvidas...

Informo aos companheiros que não estou vendendo nada, nem mesmo os snaps que faço... tudo que posto por aqui é só no intuito de transferir informações...

Para clarear informes anteriores, de que sobre o fio duplo o split resiste mais, testei os já conhecidos da Borboleta...

splitborboleta001.jpg?t=1306261905

Partindo da esquerda:

1: split borboleta, dito 6,00 mm, mas que tem 8,2mm submetido a 50 lb sobre fio único;

2: mesmo ítem, mesmas condições submetido a 53 lb;

3: mesmo ítem, submetido a 60 lb, sobre o fio duplo;

4: mesmo ítem, submetido a 80 lb, sobre fio duplo.

Observem que se deformam de maneira diferente.

Na segunda linha, o split 6,4 mm do Charles, o Borboleta 8,2mm e o 8,4mm do Charles.

Abraços

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, essas argolas com trava são bem difíceis de ser colocadas, mas com um pouco de paciência e pratica fica bem rápido troca-las.

 

Minha dica é ter um alicate bem fininho que facilita bastante na troca, pois as argolas não tem muito espaço para manuseá-las e quando o alicate tem o bico grosso dificulta bastante.

 

Outra dica já ilustrada  pelo Wellington  mas acima é a posição para abrir a argola. Se Você colocar bem no começo da dobra da trava facilita muito a colocação das mesmas.

 

Parabéns pelo tópico..

 

Um Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, essas argolas com trava são bem difíceis de ser colocadas, mas com um pouco de paciência e pratica fica bem rápido troca-las.

 

Minha dica é ter um alicate bem fininho que facilita bastante na troca, pois as argolas não tem muito espaço para manuseá-las e quando o alicate tem o bico grosso dificulta bastante.

 

Outra dica já ilustrada  pelo Wellington  mas acima é a posição para abrir a argola. Se Você colocar bem no começo da dobra da trava facilita muito a colocação das mesmas.

 

Parabéns pelo tópico..

 

Um Abraço!

 

Obrigado pelas valiosas dicas ...

 

Forte abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Revivendo o topico pois vou ao amazonas estou comprando argolas ccm com o nosso amigo Falvio tannus 130lb com trava, vou levar as seguintes iscas:(graças ao forum), se puderem me dar uma ajuda ttbm em relaçao ao snap qual modelo e libragem indicam.

 

- jump minnow

-rip roler 5,5

-jet 120 nelson nakamura

-devassa 2 garateias

- sará-sará 

-curisco 110

-perversa

-safada

-subwalk

-trairao

-jig extreme 

-power minnow (crank bait)

 

#*#*# PESCAR,PESCAR E PESCAR....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington....este é mais um super tópico criado por vc.

Mesmo a turma não comentando muito (pois não deixa de ser técnico e já está pronto)....muita gente consulta.

Parabéns mais uma vez. palmas::

 

:amigo:  :amigo:  :amigo:

 

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Show!! Vc sempre produz conteúdos muito bom! Tem me ajudado bastante! Ontem foi o dia de trocar as argolas e esclarecer algumas duvidas na prática. O que aprendi foi:

-Argolas CCM com trava são sensacionais mesmo! Eu havia comprado 80lbs também com medo que as 130lbs fossem grandes e não são! Vou por 130lbs em todas!

- Não é fácil montar, como você explicou montar sempre na garateia e depois no pitao. Eu sempre começo na barriga e deixo o rabo no final.

- depois que você pega o jeito, nem alicate precisa, eu apanhei com o alicate pq ela não é tão grande aí não tem "pegada"

- eu estava montando errado, sempre a ponta da trava tem que passar pelo olho do anel e pitão, tem que forçar um pouco, eu estava passando por fora. (Na embalagem tem o jeito certo tb)

 

Abraços

 

IMG-20180804-WA0025-01.jpeg

IMG-20180804-WA0028-01.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...