Ir para conteúdo

Assunto sério!!! - Reflexão sobre a política nacional...


Posts Recomendados

Já ouvi dizer que não se discute política...

Mas, mesmo assim, quero partilhar com os colegas uma rápida reflexão minha sobre a política nacional.

Parece-me que a política exerce especial atração sobre pessoas desonestas; digo isso porque reparei que um conhecido da minha infância, que eu tinha certeza que não daria em boa coisa, se tornou um político de sucesso aqui na minha cidade...

Embora nem todos achem que existe candidato honesto, quero dar uma dica sobre ?nosso? sistema eleitoral.

No Brasil; o sistema eleitoral é partidarista, nem sempre quem tem mais votos leva!

Se os candidatos de um partido tiverem mais votos que os de outro, terá mais eleitos para o senado ou câmara; independentemente de ter conseguido isso com 1 ou com milhares de candidatos.

Eu já observei que partidos grandes fazem campanhas regionalizadas (por vezes, a campanha se limita a um bairro de uma cidade pequena...) de candidatos que não têm nenhuma chance de serem eleitos, mas os votos que receberem serão revertidos ao partido que elegerá mais deputados, vereadores e senadores; e dos candidatos dos partidos, leva a vaga os que tiverem mais votos...

No dia em que o povo se der conta destes "detalhes", os partidos terão de andar na linha porque o escândalo de um de seus membros se refletirá nas urnas das próximas eleições...

Já se deram conta do alto preço de eleger em um candidato desonesto; e que mesmo que se leve alguma vantagem em troca, ainda assim é prejuízo?

Alguém mais aí já pensou não no candidato, mas no partido em que vota?

Falar nisso, será que esse atual sistema interessa a mais alguém que aos grandes partidos?

Ainda em tempo; dos partidos que eu já analisei e acompanhei a trajetória, apenas o Partido Verde e o P-Sol permanecem ilibados em cada um de seus membros; também podendo ser considerados ?partido de gente honesta? o PPS, o PRONA,...

Alguém sugere mais algum partido pra essa lista de partidos dignos de receberem nosso voto?

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morça, sempre penso no partido, muito mais do que no voto.

O que aumenta ainda mais minhas náuseas ao votar.

Quanto aos partidos ainda honestos... se são honestos é porque nunca chegaram ao poder, pois não se chega lá com honestidade, ao menos nestes moldes de política que o Brasil vive nos últimos 30 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xande; concordo em absoluto com a sua leitura, pois é verdade que os atuais moldes compelem os partidos a fazer "alianças (Formação de quadrilha?)"...

Mas quero crer que, mais ou menos dia, o pessoal aprenda a votar; e nesse dia, as alianças serão vistas com maus olhos porque é evidente que se trata de "acertos (Peculato?) e troca de favores (Tráfico de influência? Gestão fraudulenta?)"...

Se o povo votasse baseado na honestidade, haveria uma aversão às alianças, não é?

E se o partido "coligado" cometesse um deslize?...

É como o pesque-solte...

Se ninguém tocar no assunto, como esperar que a mentalidade do povo mude?

Eu ainda quero chegar ao dia em que eu não tenha de escutar coisas como a que eu escutei no dia da votação que deu a reeleição ao Lula:

- O Lula e o PT ?roba pra caramba?, mas, pelo menos, ele divide um pouco ?conois?!

(Uma referência às inúmeras ?bolsas? distribuídas pelo governo, que acabam por se constituir em compra de votos com o dinheiro público!)

Será que o povo não se dá conta de que o governo de qualquer país de primeiro mundo se limita a dar condições para a economia crescer?

Esse assunto vai longe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morça, vejo muito se falar em aprender a votar.

Mas como se aprende se não há opção. Voto no ladrão da situação ou no ladrão da oposição???

O ciclo é vicioso, não temos como aprender a votar se o sistema de eleição e o sistema de punição não funciona.

Se o cara não se alia a quem rouba ele não é eleito, isto é fato (graças ao sistema eleitoral).

Se o cara entra e não rouba, ele é derrubado (graças ao fiasco do judiciário, pra não citar o envolvimento do mesmo).

Qual é a saída de dito candidato certo? Roubar pra entrar e roubar pra se manter, no mínimo ser conivente com o roubo dos outros. Ou seja, a atual estrutura não nos dá chance nem mesmo de tentar aprender a votar.

Temos que gritar sim, mas pra que rumo? Pra quem ouvir? Quem ouve e pode fazer algo é sempre o mesmo que está sendo acusado e está se beneficiando. A única solução que enchergo neste poço de lama é cobrar EDUCAÇÃO, só assim, em 20 ou 30 anos teremos estrutura social pra podermos ir a guerra eleitoral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos uma sutil discordância aqui...

Eu acho que se o povo se der conta de que "levar vantagem" é prejuízo, já teremos uma mudança no perfil dos candidatos!

O povo já é educado o suficiente para distingüir os corruptos!

Falta é o povo se dar conta de que o voto é secreto justamente para que se vote em quem se queira...

E falta o povo querer votar em candidatos honestos!

Não há como dizer que, por exemplo; o Paulo Maluf entrou para a história como o deputado federal mais votado (quase 1.700.000 votos no estado de São Paulo) porque o povo acreditou em sua honestidade...

O atual perfil dos candidatos (quanto a isso não temos discordância) só se mantém porque o povo não sabe votar. O povo acha que é melhor um desonesto que faz, que um honesto que trombe com a máfia hoje empossada.

Tem um antigo político aqui da minha cidade que simplesmente foi alijado do processo eleitoral por ser "desonesto demais"...

Quem sabe um dia o pessoal não "aumenta o nível" e começa a rejeitar os "honestos de menos"?...

É como diz o samba: "Sonhar não custa nada, e meu sonho é tão real..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, concordo plenamente com sua dissertação. O único ponto em que discordo é voçê incluir o PDT entre os partidos "de gente honesta". Claro que existe exceção.

Sinto muito mas não dá para engolir.

Abração

Removi da lista o PDT... wink

E desculpe a indigestão, não era a intenção... uhrm::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Cada povo tem os políticos que merece!"

Acho que eu e muitos outros não merecemos os políticos que temos...

É o caso daquilo que foi bem descrito como "carma coletivo", é "o justo pagando pelo pescador"; quero dizer, pecador...

Grande Moacyr!!!

Na atual conjuntura do país, mesmo que quizessemos mudar alguma coisa não conseguiriamos!!!

Tem que mudar tanta coisa nessa m....... que não dá nem pra falar!!!

Pra começar a mudar a forma que a política elege essa corja!!!

Pode ser bandido, mas depois que tá lá, pra tirar é a maior dificuldade!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...