Ir para conteúdo

Calibragem do freio da carretilha !


Posts Recomendados

Boa tarde!

Gostaria de aprender como calibrar o freio da carretilha.

 

Forma como sempre fiz: nunca sequer mexi no freio magnético, apenas uso o freio mecânico, calibrando da seguinte forma: testo o peso do chumbo e/ou isca artificial dando leves toquinhos de ponta de vara de forma que a linha se desloque um pouco e logo em seguida pare e assim sucessivamente até que a linha saia pela carretilha ao leve toque de ponta de vara.

 

Preciso fazer alguma coisa com o freio magnético? Em que posição deixo ele?

 

Sempre usei linha mono, agora vou de multi pela primeira vez na pesca com isca artificial. A calibragem pra linha multi é diferente? Como proceder? A espessura da linha influencia?

 

A idéia é calibrar os freios de forma a extrair o máximo de rendimento nos arremessos (distância x cabeleira).

 

Também aprendi com vocês que quando for guardar a carretilha para a próxima pescaria, o ideal é aforuxar os freios, serve tanto para o mecânico quanto para o magnético?

 

Antecipadamente agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente, uso apenas o magnético, o mecânico, ajuste fino, abro totalmente, e fecho apenas o suficiente para o carretel não ficar com "jogo" de um lado para o outro... o magnético tenho carretilha que fica quase no máximo, e outra quase no mínimo, é relativo de carretilha pra carretilha.. vou aumentando até que a cabeleira pare de aparecer...

 

 

No lugar do ajuste fino, prefiro controlar com o dedo no carretel.

 

 

O ajuste fino, é recomendável soltar, pois na tampinha, tem um pequeno disco que pode ir marcando com o tempo, e cada vez mais, terá que apertar para obter o resultado desejado. Deixando solto depois da pescaria, vai conservá-lo por mais tempo.. o mesmo vale para o Drag, deixar apertado, vai estragar os discos do freio.

 

O magnético não acho que tenha tanta necessidade, por se tratar de imãs, mas mesmo assim eu coloco no minimo...

 

 

Esta é minha opinião, cada pescador ajusta de acordo com o que se sente confortável, meu irmão usa mais o Ajuste fino, e pouco no magnético, e obtém bons arremessos...

 

 

Quanto a linha, teoricamente, quanto mais fina, menos atrito com o ar e maior será a distância de arremesso... mas o tamanho e ação da vara também influenciam... uma vara mais longa, vai arremessar mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente, uso apenas o magnético (ou qualquer outro), o mecânico, ajuste fino, abro totalmente, e fecho apenas o suficiente para o carretel não ficar com "jogo" de um lado para o outro...

 

Eu faço igual ao q o amigo ai relatou... Agora você tem q ver o q se encaixa melhor pra você... se prefere usar apenas o ajuste fino não a problema algum... o q é mais confortável pra você será o melhor.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Thiago,

 

Para começar a pescaria  ajusto o freio magnético (ou centrifugo) sempre no meio. Exemplo: se a escala e de 1 a 10 deixo no 5

e depois vou ajustando conforme a necessidade. Em caso de vento, etc...

E a sintonia fina e a fricção deixo sempre aliviada apos a pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...