Ir para conteúdo

Ilha do Bananal-Índios Karajas exigem 50mil p/liberar pescadores reféns


Posts Recomendados

Acho que é o melhor jeito de alertar quem tá indo pra lá ...

Proseei com um dos pescadores que passaram por isto ... acreditem; o trem foi feio ...

NENHUMA, de ninguém, autorização para pesca que não seja científica possibilita pescar em TI ou Parque Nacional ... pescar nesses locais é crime ... e ainda sujeitam-se a isto ...

Perder a tralha e ainda ser processado por crime ambiental de pesca e, provavelmente, formação de quadrilha não é nada legal ... acreditem ...

Não sou nem serei dono da razão ... por favor, alguém me diga que eu tô errado (vou ligeirinho pescar por lá e acolá) ...
 

 

News ...

 

Índios Karajas exigem R$ 50 mil para liberar pescadores reféns

30/07/2008

Autor: Raoni Ricci Fonte: 24 Horas News - www.24horasnews.com.br

Os índios Karajás continuam mantendo três homens como reféns na Aldeia Fontoura, localizada próxima ao município de São Félix do Araguaia (1.159 km de Cuiabá). Por telefone, um membro da aldeia informou que os reféns só devem ser liberados após o pagamento de R$ 50 mil reais. "O prazo é de 15 dias. Senão pagar vamos tocar fogo no avião que eles estavam", disse.

De acordo com o cacique Salré Karajá, índios da tribo encontraram, no último domingo (27), seis homens pescando na Ilha do Bananal, que faz parte do território da reserva indígena dos Karajás, sem autorização da tribo. Três foram liberados porque estavam passando mal, entre eles o proprietário do avião de prefixo PT-KGN 182. Até o momento nenhum dos reféns liberados entraram em contato para negociar com os índios.

Os três homens que permanecem como reféns na aldeia são: o piloto, Antônio Rodrigues de Sousa, que seria morador de Gurupi; Fabrício Braz e Luciano Lemes da Trindade, que seriam de Palmas.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha pescaria de 2013 foi operada por zezinho karaja irmao de uma cacique karaja , funcionaria da funai e responsável pela fiscalização na area.

Os grupos sao fechados a cada semana logo apos o rio javaes dar passagem aos carros, no esquema de pousada ja funciona a 3 anos, toda semana de Junho a final de setembro haverá sem duvida um grupo de pesca de ate 8 pessoas.

Posso ate correr atras de algum tipo de papel que venha a dar mais confiança, mas pensando bem nao gosto de papelada vou deixar quieto pra nao ficar forcando a barra.

Estamos partindo na última semana de julho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, fiz o básico ... mandei e-mail pra FUNAI agora há pouco perguntando se pode ou não ... caso possa, perguntei como poderia obter a autorização e qual seria o embasamento legal ...

 

SE me responderem, posto aqui ...

 

SE não me responderem, vou para o MPF ...

 

 

joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington....estou contigo.

 

Vi no outro tópico vc sendo "hostilizado" e não me pronunciei para não agravar uma discussão q não vai dar em nada....mas entendo a questão da mesma forma q vc.

Na verdade há uns 6 anos atrás estive na sede da FUNAI aqui em Brasília em falei com o chefe do setor q fornece autorizações para cientistas, pesquisadores e etc, acessarem TI.

Ele foi claro.

 

NÃO EXISTE AUTORIZAÇÃO LEGAL QUE PERMITA O ACESSO DE PESCADORES ESPORTIVOS, TURISTAS E AFINS, dentro de terras indígenas.

 

Se por imposição, política, "peixada", "jeitinho", acordos e etc...essa permissão for dada...a RESPONSABILIDADE é toda dos envolvidos e, caso os índios queiram confiscar/tomar toda a tralha de pesca do pescador, e até mesmo da operação, eles podem fazê-lo. 

 

Claro q estamos falando de índios urbanos, q moram a 100Km dos grandes centros (ou menos)....então, o contato com o "branco" é constante e, como eles querem TV, dinheiro, pranchas de surf e etc...dificilmente eles irão descumprir um acordo feito com a presença de vários órgãos do Governo.

 

Mas, q não existe este tipo de autorização fornecida pela FUNAI, isso não existe (pelo menos naquela época...hehhee).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington....estou contigo.

 

Vi no outro tópico vc sendo "hostilizado" e não me pronunciei para não agravar uma discussão q não vai dar em nada....mas entendo a questão da mesma forma q vc.

Na verdade há uns 6 anos atrás estive na sede da FUNAI aqui em Brasília em falei com o chefe do setor q fornece autorizações para cientistas, pesquisadores e etc, acessarem TI.

Ele foi claro.

 

NÃO EXISTE AUTORIZAÇÃO LEGAL QUE PERMITA O ACESSO DE PESCADORES ESPORTIVOS, TURISTAS E AFINS, dentro de terras indígenas.

 

Se por imposição, política, "peixada", "jeitinho", acordos e etc...essa permissão for dada...a RESPONSABILIDADE é toda dos envolvidos e, caso os índios queiram confiscar/tomar toda a tralha de pesca do pescador, e até mesmo da operação, eles podem fazê-lo. 

 

Claro q estamos falando de índios urbanos, q moram a 100Km dos grandes centros (ou menos)....então, o contato com o "branco" é constante e, como eles querem TV, dinheiro, pranchas de surf e etc...dificilmente eles irão descumprir um acordo feito com a presença de vários órgãos do Governo.

 

Mas, q não existe este tipo de autorização fornecida pela FUNAI, isso não existe (pelo menos naquela época...hehhee).

 

Sinto falta de nossas prosas, Mano ...

 

Forte abraco ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é uma máfia!

Em 2012 estivemos no alto Xingu, área fantástica, mas infelizmente muito degradada pela pesca predatória.

Pegávamos poucas cacharas e cachorras, todos pequenos, nenhuma pirarara, jau ou piraíba.

A certa altura apareceu um convite para pescarmos na reserva adjacente, pagando R$ 500,00 por pessoa e com a condição de ir um índio em cada canoa para vigiar e soltar todos os peixes. Eu e meu irmão nos recusamos, consideramos absolutamente indecorosa a proposta, mas um pessoal de uma outra turma que estava na mesma pousada topou. Pegaram 3-4 jaus de 40 a 80 kg e inúmeros outros peixes, vimos as fotos a noite.

Achei um absurdo. Os índios são totalmente "urbanos", os "vigias" moram, inclusive na cidade, alguns com CURSO SUPERIOR. Usam o benefício da reserva indígena para ganhar dinheiro.

Não duvide de esquemas assim em casos como esse da Ilha do Bananal... Alguém "vende" a pesca, grupos de índios não beneficiados ou rivais não concordam e hostilizam os pescadores.

FUNAI? Omissão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é uma máfia!

Em 2012 estivemos no alto Xingu, área fantástica, mas infelizmente muito degradada pela pesca predatória.

Pegávamos poucas cacharas e cachorras, todos pequenos, nenhuma pirarara, jau ou piraíba.

A certa altura apareceu um convite para pescarmos na reserva adjacente, pagando R$ 500,00 por pessoa e com a condição de ir um índio em cada canoa para vigiar e soltar todos os peixes. Eu e meu irmão nos recusamos, consideramos absolutamente indecorosa a proposta, mas um pessoal de uma outra turma que estava na mesma pousada topou. Pegaram 3-4 jaus de 40 a 80 kg e inúmeros outros peixes, vimos as fotos a noite.

Achei um absurdo. Os índios são totalmente "urbanos", os "vigias" moram, inclusive na cidade, alguns com CURSO SUPERIOR. Usam o benefício da reserva indígena para ganhar dinheiro.

Não duvide de esquemas assim em casos como esse da Ilha do Bananal... Alguém "vende" a pesca, grupos de índios não beneficiados ou rivais não concordam e hostilizam os pescadores.

FUNAI? Omissão!!

 

Lidar com Índios não é fácil ... e, sinceramente, não vou ensinar isso aqui ...

 

Aceitem a realidade de que existem índios de todos os tipos, em todos os níveis e desníveis de aculturamento ou embranquiçados (perecem com os brancos ...) ... e existe Lei pra proteger estes índios ... que gostemos ou não é Lei ... e a Lei diz que a Reserva Indígena é deles, só deles ... é a casa deles ...

 

Se sou um cidadão de bem que reclama o tempo todo do governo (que excecuta e faz cumprir as leis), o mínimo do mínimo que eu devo fazer é denunciar o descumprimento das leis (alguém aí acha que o governo é onipresente??) ... é o caso de ocorrer o crime, o povo reclamar, fazer passeata, mas, na hora de servir como testemunha pra condenar o infrator sai correndo ...

 

Tudo pra dizer que, se a FUNAI foi/é omissa, é necessário que tenha havido uma denúncia e esta não ter sido averiguada e resolvida ...

 

Vc denunciou o caso do Xingu? Se não, basta entrar no site da FUNAI e fazê-lo ... ou do MPF/PA ou na PGR ou Polícia Federal ou Ouvidorias ... ou, escreve uma MP pra mim com todos os dados ... ou dúvidas ...

 

A palavra é sua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 MARCELO PELO O QUE EU VEJO AQUI, NAO FALE O DIA DA SUA PESCARIA, POIS E POSSIVEL AGUEM TE CAGUETAR E querer te ARRUMAR PROBLEMASS HEHEHEHEE... mais quem E CERTO IGUAL NOIXXX, VAMOS LA QUANTAS VEZES QUISER E VOLTAMOS SEM INCOMODAÇAO, o problema e quem nao cumpre com a palavra, ai SE INCOMODA DE CERTEZA... eu te pesso ate desculpas por ter te alertado sobre a matança de peixe, nao imagina que ia repercutir  tudo isso,, e jamais quero atrapalhar o suas pescarias  ou de qualquer outra pessoa...

 

QUEM SE PREOCUPA COM A  VIDA ALHEIA E PORQUE NAO ESTA CUIDANDO DA SUA DIREITO HEHEHE...

 

AINDA BEM QUE EXISTE RESERVAS INDIGENAS, POIS SENAO O PEIXE ESTARIA AINDA MAIS DIFICIL DE SE ENCONTRAR...

 

ABRAÇOSS E BOAS PESCARIASSSS...

 

Deus nao conta os dias que passamos pescando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica a duvida, quem pesca em local proibido, mesmo usando o jeitinho brasileiro, ainda tem direito de reclamar de politico corrupto, policial ladrão e outros bandidos?

 

Em Balbina, o acampamento que eu uso, fica a 20 minutos da reserva, nunca pesquei, não tenho vontade de pescar e acho pouco de quem pesca e perde a tralha de pesca. Sei de gente que os índios tiraram o material, colocaram facão no pescoço e ainda largaram no meio do lago, só pra voltar nadando e aprender a não pescar onde não pode!!!

 

Se existe a lei, que diz que não pode, então pronto, não pode e ponto final!!

 

Cansei contigo Wellington, mas esse Brasil, do jeito que tá, a gente cansa fácil mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica a duvida, quem pesca em local proibido, mesmo usando o jeitinho brasileiro, ainda tem direito de reclamar de politico corrupto, policial ladrão e outros bandidos?

 

Em Balbina, o acampamento que eu uso, fica a 20 minutos da reserva, nunca pesquei, não tenho vontade de pescar e acho pouco de quem pesca e perde a tralha de pesca. Sei de gente que os índios tiraram o material, colocaram facão no pescoço e ainda largaram no meio do lago, só pra voltar nadando e aprender a não pescar onde não pode!!!

 

Se existe a lei, que diz que não pode, então pronto, não pode e ponto final!!

 

Cansei contigo Wellington, mas esse Brasil, do jeito que tá, a gente cansa fácil mesmo!

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo:: apoiado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: O local onde o peixe fora capturado.
Não é novidade pra ninguém q o Andrea pesca desde 2008 no rio Marié, um rio q fica dentro de uma Terra Indígena Federal, entre SIRN e São Gabriel da Cachoeira, local onde a pesca é proibida. Ocorre que o André possuia uma licença especial, uma licença para pesquisa e etc. Fotos do Andrea pescando neste rio podem ser vistas inclusive na Biblia do Pescador 2009.
Pois bem...em outubro de 2010, o Andrea, um parceiro de pesca e o guias Kelson, resolveram se aventurar acampando na região do Marié, sendo q ao chegarem na boca do referido rio, se deparam com um norte americano q lá estava tentando pescar exclusivamente neste rio. 

 

esse texto tirei aqui do forum... inclusive quem escreveu foi umas das pessoas que fizeram o forum.... NAO ADULTEREI NADA, E COLEI EXATAMENTE COMO ESTA ESCRITO NO PROPRIO FORUM

como diz ai no texto, o ANdreA possuia uma licença especial...  Como eu ja tinha dito antes, e possivel sim pescar em TI, o grande problema e que os custos sao bem mais altos... Inclusive citei a ediçao da Biblia do pescador... que o amigao do forum que escreveu, citou a mesma...

Essa pescarias dos caras, deve ter saido bem caro... pois fizeram um pequeno barco exclusivamente para essa missao, com calado bem baixo.  O grande problema e os custos que ficam bem caro, e tem que ter mais tempo disponivel... 

claro que se o cara vai la na Funai e fala que vai conhecer a regiao, e pesquisar os indios... Nao precisa falar que vai exatamente para Pescar o dia inteiro  hehehe... Ele consegue uma autorizaçao... Ou vcs acham que os caras que foram fazer essa Missao para a Biblia do Pescador foram la na cara e na coragem correndo o risco de perder todo a tralha e o barco hotel que eles fizeram exatamente para isso, e suas canoas, e ir preso e ser processado por formassao de quadrilha, como disseram...

Amigos...

Eu nao quero causar polemica ou ficar sendo um chato aqui no forum, estou aqui para somar e aprender a cada dia com os amigos...

amigos 

ABRAÇOSS 

DEUS NAO CONTA OS DIAS QUE PASSAMOS PESCANDO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Andrea possuía Licença de Pesquisa Científica, a única possível ... se ele usava pra pescar, é outra coisa ...

 

Fabiano, para de insistir ... aproveita e tira seus tópicos ...

 

Vai que alguém que vive cuidando da vida dos outros vê o que vc escreveu e resolve te denunciar ... se fosse eu, aproveitava correndo a chance ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos parar as provocações por aqui, blz?!?!

 

Quem quiser pescar em TI, q consiga a autorização e vá pescar.

As regras são claras na CF e na legislação já existente, mas como estamos no Brasil...cada um "cuida da sua vida"...hehee...

 

Voltemos a falar da Ilha do Bananal, ok?!?!  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Andrea possuía Licença de Pesquisa Científica, a única possível ... se ele usava pra pescar, é outra coisa ...

 

Fabiano, para de insistir ... aproveita e tira seus tópicos ...

 

Vai que alguém que vive cuidando da vida dos outros vê o que vc escreveu e resolve te denunciar ... se fosse eu, aproveitava correndo a chance ...

rapaz   tirar meu topico, nao postei topico nenhum,  me denunciar, vc e brincadeira mesmo... vai la...  o melhor e vc resolver os teus problemas amigo, ate desaprovado vc ja foi no forum, e fica querendo dar liçao de moral...

eu nem te conheço e vc fica dizendo que vai denunciar...   como disse bem ai o amigao, cada um cuida da sua vida e esqueçe a vida alheia...  EU prefiro nem mais falar nada com vc, pois estou vendo que vc ta levando as coisas para o outro lado...

se vc quiser denunciar fica a vontade amigo...  nao vou nem dormir depois disso rsrsrs...

avisa para os fiscais que a temporada la comessa em julho e vai ate outubro... para eles fazerem plantao la...

 

Deus nao conta os dias que passamos pescando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 MARCELO PELO O QUE EU VEJO AQUI, NAO FALE O DIA DA SUA PESCARIA, POIS E POSSIVEL AGUEM TE CAGUETAR E querer te ARRUMAR PROBLEMASS HEHEHEHEE... mais quem E CERTO IGUAL NOIXXX, VAMOS LA QUANTAS VEZES QUISER E VOLTAMOS SEM INCOMODAÇAO, o problema e quem nao cumpre com a palavra, ai SE INCOMODA DE CERTEZA... eu te pesso ate desculpas por ter te alertado sobre a matança de peixe, nao imagina que ia repercutir  tudo isso,, e jamais quero atrapalhar o suas pescarias  ou de qualquer outra pessoa...

 

QUEM SE PREOCUPA COM A  VIDA ALHEIA E PORQUE NAO ESTA CUIDANDO DA SUA DIREITO HEHEHE...

 

AINDA BEM QUE EXISTE RESERVAS INDIGENAS, POIS SENAO O PEIXE ESTARIA AINDA MAIS DIFICIL DE SE ENCONTRAR...

 

ABRAÇOSS E BOAS PESCARIASSSS...

 

Deus nao conta os dias que passamos pescando...

 

 

arrow:: O local onde o peixe fora capturado.

Não é novidade pra ninguém q o Andrea pesca desde 2008 no rio Marié, um rio q fica dentro de uma Terra Indígena Federal, entre SIRN e São Gabriel da Cachoeira, local onde a pesca é proibida. Ocorre que o André possuia uma licença especial, uma licença para pesquisa e etc. Fotos do Andrea pescando neste rio podem ser vistas inclusive na Biblia do Pescador 2009.

Pois bem...em outubro de 2010, o Andrea, um parceiro de pesca e o guias Kelson, resolveram se aventurar acampando na região do Marié, sendo q ao chegarem na boca do referido rio, se deparam com um norte americano q lá estava tentando pescar exclusivamente neste rio. 

 

esse texto tirei aqui do forum... inclusive quem escreveu foi umas das pessoas que fizeram o forum.... NAO ADULTEREI NADA, E COLEI EXATAMENTE COMO ESTA ESCRITO NO PROPRIO FORUM

como diz ai no texto, o ANdreA possuia uma licença especial...  Como eu ja tinha dito antes, e possivel sim pescar em TI, o grande problema e que os custos sao bem mais altos... Inclusive citei a ediçao da Biblia do pescador... que o amigao do forum que escreveu, citou a mesma...

Essa pescarias dos caras, deve ter saido bem caro... pois fizeram um pequeno barco exclusivamente para essa missao, com calado bem baixo.  O grande problema e os custos que ficam bem caro, e tem que ter mais tempo disponivel... 

claro que se o cara vai la na Funai e fala que vai conhecer a regiao, e pesquisar os indios... Nao precisa falar que vai exatamente para Pescar o dia inteiro  hehehe... Ele consegue uma autorizaçao... Ou vcs acham que os caras que foram fazer essa Missao para a Biblia do Pescador foram la na cara e na coragem correndo o risco de perder todo a tralha e o barco hotel que eles fizeram exatamente para isso, e suas canoas, e ir preso e ser processado por formassao de quadrilha, como disseram...

Amigos...

Eu nao quero causar polemica ou ficar sendo um chato aqui no forum, estou aqui para somar e aprender a cada dia com os amigos...

amigos 

ABRAÇOSS 

DEUS NAO CONTA OS DIAS QUE PASSAMOS PESCANDO

 

 

rapaz   tirar meu topico, nao postei topico nenhum,  me denunciar, vc e brincadeira mesmo... vai la...  o melhor e vc resolver os teus problemas amigo, ate desaprovado vc ja foi no forum, e fica querendo dar liçao de moral...

eu nem te conheço e vc fica dizendo que vai denunciar...   como disse bem ai o amigao, cada um cuida da sua vida e esqueçe a vida alheia...  EU prefiro nem mais falar nada com vc, pois estou vendo que vc ta levando as coisas para o outro lado...

se vc quiser denunciar fica a vontade amigo...  nao vou nem dormir depois disso rsrsrs...

avisa para os fiscais que a temporada la comessa em julho e vai ate outubro... para eles fazerem plantao la...

 

Deus nao conta os dias que passamos pescando...

 

Agora não pode editar mais ...

 

Inté ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 nome    fabiano tucunare, pescador da ilha do bananal e da Amazonia...

rg tucunare azul

cpf tucunare açu

 

 

morador do Mundo, pescador por natureza...

nao fale mais comigo...    vc nao me acrescenta nada na vida...

 

Vai dar uma pescadinha pois vc deve ta precisando...

Deus nao conta os dias que passamos pescando

o importante nao e ter muitos amigos e sim os amigos certos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff....q conversa mais sem rumo, essa, hein?!?!

 

Acho engraçado como pessoas inteligentes conseguem arrumar confusão, brigas, ofensas e sentimentos ruins de uma coisa q era apenas pra dar alegria.

De um futuro churrasco pra jogar conversa fora, conseguem arrumar um octógono....kkkkkk....

Matar peixe não pode, mas se agora "vc aparecesse na minha frente eu te matava"....kkkkkk...

 

Galega...Parou, blz?!?!

 

Mais uma mensagem q nada tenha a ver com o assunto do tópico e eu excluo tudo.

arrow:: Se insistirem, eu bano quem comentar por 1 semana.

 

Não quero saber quem pintou o céu de azul...eu quero o resto da tinta.

 

blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem, editado para não seguir com assunto.

Fabricio, tentei apagar o post mas não consegui, então editei todos eles, mesmo todos sendo pertinentes ao assunto, mas por terem opinião que possa fomentar a discussão preferi apagar.

 

conto com a compreensão de todos  e novamente me desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...