Ir para conteúdo

Ajuda na Seleção de Iscas


Lênio Pimenta

Posts Recomendados

Pessoal,

 

tenho pouquissimas iscas e vi que em diversas situacoes eu deixei de pegar por nao ter opcao nem que fosse de cor.

Pesquisei no FTB e em outros, bem como a internet num geral, e peguei algumas dicas de iscas.

Na tentativa de fazer um apanhado geral, selecionei varias e queria que me ajudassem a garimpar...

Com certeza devem ter iscas com trabalhos iguais, cores parecidas, outras que nem as cores importam (helices por ex), e ate mesmo iscas iguais de marcas diferentes, enfim...

Tambem sei que cada um trabalha com as que lhes dao mais confianca, ou melhor lhe adapta...

Alem disso, com certeza vem a pergunta de "Quais peixes voce quer pegar?"... e a resposta é: TODOS! rsrsrs

Eu quero um apanhado geral, quero ter opcoes na tralha pra nao perder oportunidade de pegar....

Nao vou esconder que deu ate preguica de conferir uma por uma... rsrsrrs... 

Se puderem dar suas opinioes eu vou ficar muito grato, e claro, se puderem dizer o porque da isca A e nao da B ia ser bacana...

Vale opinar cor, tamanho etc.

Forte abraco!

 

Iscas-1_zps231a74d2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Tenho preferência por iscas de superfície (para mim mais vale uma pancada na superfície, do que produtividade na meia água...e por falar nisso elas geralmente são mais eficientes que as de superfície, com poucas exceções como locais rasos e com estruturas submersas onde as iscas de meia água seriam inúteis, pois iriam se enroscar com facilidade).

Com relação as cores, tenho preferência pelas cítricas, osso e demais iscas que se contrastem com a cor da água onde irei pescar, que sejam facilmente visualizadas pelos eventuais predadores (nossos peixes alvo) ou cores que se assemelhem ao forrageiro nativo da região, ficando o mais parecido possível com o alimento natural do predador.

Outra dica com relação ao ratlin, as vezes seria bom ter iscas semelhantes, com ratlins diferentes e/ou até mesmo sem ratlin, para situações em que o peixe está mais manhoso (ex: firestick e kenstick; hedon spook e spook jr KV, etc).

Das iscas que vc selecionou (não sei quais iscas ja tem?) pegaria pelo menos uma de cada tipo de trabalho (zara, stick, popper, twich, meia água e fundo), das selecionadas acima, pegaria:

Z-90 citrica

Hedon spook jr branca cabeça amarela

Firestick fluorescente

Zig zarinha osso ou amarela translúcida

T 20 osso

Bad baby dorso rosa

Trocaria a Joãozinho pepino por uma T 10 cor osso dorso amarelo

Incluiria na lista:

Skitter pop rapala 7 cm cor firetiger

X rap 8 e 10 qquer cor

Lelé osso ou branca cabeça vermelha

Colher johnson cor silver ou gold

Big O ou flap slap amarelo cítrico

Abs e espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bem Lenio..

 

seguinte, todas iscas são legais, porem algumas são copias ...vamos para as substituições, e o que eu não compraria nessa lista...

 

heddon spook jr é uma boa isca, mas a sua copia vai muito bem, a dr spook je da Kv

 

Joao pepino e pepininho da Kv são copias das consagradas T20 e T10...eu ficaria com as originais

 

Bady baby e copia da baby torpedo...tive as duas, e não consegui regular o helice da bady, mas caso vc consiga, ela é mais preparada para nossos peixes. e essa helice da sumax eu não gostei do trabalho, na minha opinião nao compensa..

 

Tenho quase todas essas iscas que vc citou...não iria para uma pescaria sem levar:

z 90

zig zarinha

biruta 90

t20

bonnie 95 ( vc não mencionou)

 

é isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei o quao chata é essa tarefa que pedi a voces kkkkkkk.

Tenho algumas iscas mas nao sei os nomes corretamente. Tenho stick, popper, twitch (subsuperficie), meia agua, zara, jig, umas 2 helices.

A intencao é completar com as mais "matadeiras", por assim dizer, e nao fazer investimento errado.

Obviamente aceito sugestoes que nao estao na lista.

Obrigado pessoal... valeu mesmo =]

 

ps: bem lembrado do sapinho. Nao tenho nenhum e nunca nem pesquei com algum rsrs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra só t10 e t20 e trabalha elas nas variadas formas que permitem, nem precisa outras iscas.... Apesar que uma Bonnie 95 ou uma td pencil fazem a diferença no dia que eles não querem nada com o basquete....

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Lenio!

 

Nao vi na tua lista a Brava da Marine Sport e  nem um Jig (Xuxinha Lori).  Sao iscas que no sudoeste funcionam muito bem.

Minha sugestao é que tenha estas duas alternativas na caixa. Brava nas cores Verde limao, transparente e a Xuxinha em amarelo e branca.

Sao alternativas validas.

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica pra começar....

 

tenha ao menos 1 modelo de isca para cada situacao....

sapo, spinnerbati, buzzbait, meia agua (rattling forte e rattling fraco), stick, zara, helice, popper, chatterbait, shad, colher, "barbeludas", jig, iscas suspendings e por ai vai.... depois vc varia modelos e cores de sua preferencia... é sempre bom ter iscas escuras e iscas claras...

 

Se um dia de muito vento, meia agua resolve, muito frio, peixe quieto no fundo, spinnerbait, chatterbait, shad, jigs e barbeludas neles, em dias bons, muito sol, calor e pouco vento, peixe batendo na superficie provavelmente, dai vc usa stick, zara, popper e helice...

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Tenho preferência por iscas de superfície (para mim mais vale uma pancada na superfície, do que produtividade na meia água...e por falar nisso elas geralmente são mais eficientes que as de superfície, com poucas exceções como locais rasos e com estruturas submersas onde as iscas de meia água seriam inúteis, pois iriam se enroscar com facilidade).

Com relação as cores, tenho preferência pelas cítricas, osso e demais iscas que se contrastem com a cor da água onde irei pescar, que sejam facilmente visualizadas pelos eventuais predadores (nossos peixes alvo) ou cores que se assemelhem ao forrageiro nativo da região, ficando o mais parecido possível com o alimento natural do predador.

Outra dica com relação ao ratlin, as vezes seria bom ter iscas semelhantes, com ratlins diferentes e/ou até mesmo sem ratlin, para situações em que o peixe está mais manhoso (ex: firestick e kenstick; hedon spook e spook jr KV, etc).

Das iscas que vc selecionou (não sei quais iscas ja tem?) pegaria pelo menos uma de cada tipo de trabalho (zara, stick, popper, twich, meia água e fundo), das selecionadas acima, pegaria:

Z-90 citrica

Hedon spook jr branca cabeça amarela

Firestick fluorescente

Zig zarinha osso ou amarela translúcida

T 20 osso

Bad baby dorso rosa

Trocaria a Joãozinho pepino por uma T 10 cor osso dorso amarelo

Incluiria na lista:

Skitter pop rapala 7 cm cor firetiger

X rap 8 e 10 qquer cor

Lelé osso ou branca cabeça vermelha

Colher johnson cor silver ou gold

Big O ou flap slap amarelo cítrico

Abs e espero ter ajudado...

 

Firestick Fluorescente, é a verde metalico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LÊNIO , pra você saber o ratlin de cada isca, só mesmo com o tempo.  Os sites nao costuma mesmo dizer o grau de ratlin de cada isca.
Vi que você é conterrâneo,  posso te ajudar na  montagem de sua tralha, pois eu passei pela mesma situaçao que você no inicio, teve um momento que me deparei com 336 iscas  de tanto ler os relatos das pessoas.  Uns são validos, outros puro marketing, e somente com o tempo você vai saber filtrar isso dai.

Nos pescadores de BH e região, estamos fazendo um encontro com escambo  de 15 em 15 dias na cervejaria don joaquim  no bairro coraçao eucaristico,  todos pescadores, esportivos ou não, estao convidados.
E convido voce a ir la se juntar a nos,  leve sua tralha, peça opinioes sobre iscas,  eu sempre levo minhas iscas pra escambo e troca de ideias.  Fica o convite.  Você indo lá, poderá ver a maioria destas iscas e ouvir o ratlin delas... isso o ajudara muito. 

uma ajudinha desde já.  Vou falar somente de superficie:

iscas com ratlin muito barulhento :

 zig zarinha 90, zig zara 110 , dr spock jr KV, firestick intergreen, Bonnie 95, Super spock KV, macetao jr e mini macetao aicas, cascavel da zagaia, anaconda face aicas, hammer 100 marine sports, rebel t20
sara jump sumax (modelo com varias esferas. pois tem um modelo com  uma esfera só que é menos barulhenta)
tem mais algumas que nao recordo agora ...

Iscas com ratlin mais moderado:  spock jr heddon,  z90 deconto , magick stick nakamura , sara sara nakamura , taty jump sumax,
pinima century,  gunnish lucy craft , joaozinho pepino kv,   t10 rebel 
Tem mais que nao me recordo

iscas com ratlin fino (tem varias esferas bem pequenas tornando suave mas muito eficiente) :   
ninja 85 Fury, jimmy xj4 excalibur , sammy luck craft , bonnie 85 , 
me ajuda a completar essa lista ai gente pq nao lembro de muitas iscas assim...

Quanto ao peixe manhoso, isso você tem que testar na hora da pescaria, se você tiver usando isca com ratlin estridente sem resultado,  troque por uma com ratlin fino,  ou até mesmo isca sem ratlin, (de madeira) costuma funcionar.
Na represa de tres marias eu nunca tive uma captura com isca sem ratlin, quando os peixes nao querem subir, e eu não quero por meia agua , eu coloco uma isca com ratlin fino (jimmy xj4 escalibur)  sempre dá resultado.

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que não falta lá é parceiro pra pescar,  hsauhsuahausahsushaushauhaus
mas tem uns  Forgança, aqueles que tem que buscá, tem que deixá,   :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  Sempre tem.
Vou te mandar meu telefone inbox, se voce tiver  zap zap me adiciona ai.

que bacana Marcus!

vamos combinar pra ir sim!

É bom ate que arrumo parceiro pra pescar por aqui porque dentre meus amigos pescadores eu acho que chego no nivel "doente" ja kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "rattlin" é o barulho produzido pela isca, correto?

Como vou saber o tipo do rattlin da isca antes de comprar?

Muitos sites nao tem uma descricao completa neh...

 

Outra coisa...

Mais ou menos rattlin sao indicados para peixes manhosos?

 

sim, rattling é o barulho que a isca faz, seja pra chamar a atencao do peixe (pra "presa facil") ou para irritá-lo, ja que o peixe percebe essas vibracoes na agua. Vc pode usar o forum aki pra perguntar...hoje qualquer um faz um video da isca, seja ela nadando ou so o barulho e tal.... iscas da marine sports sao as mais vendidas. Aproveito e te dou uma dica de meia agua. Shiner king 70, cor 34 da marine sports. Nada demais da conta e tem um ratling potente (tipo uns estalos Tác,tác, tác).

 

vc perguntou tbm

 

Mais ou menos rattlin sao indicados para peixes manhosos?

 

Ai vc fez uma pergunta mais dificil rsrs...eu pesco 90% traira, e traira ataca qualquer coisa, até isca ruim que nao nada m*** nenhuma, entao nao posso opinar muito....O tucunare é mais seletivo e aki no sudeste e o melhor peixe pra vc "testar isca" rs......

Eu acredito num rattling mais forte deve da mais certo. O peixe manhoso ele nao sai facil pra atacar...tem q ter uma provocada boa e nisso o rattling ajuda bem rs.....eu ficaria nessa opcao rsrs

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente oq penso... Mais barulho, mais irritabilidade... Chama o peixe mais longe...

Tenho procurado muitos videos das iscas e nem sempre tem neh... Entao eu uso e abuso do forum rss...

Phodis eh uns caras igual eu fazendo uns topico chato desse kkkkkkkk

ainda estou garimpando... a hora que voce tiver tempo tb da uma olhada na segunda lista... vou pesquisar das shiner king...

gosto mto das iscas marine bem como os demais equipamentos, embora eu tenha notado mto preconceito com os itens fabricados por ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Lênio?

 

Os amigos já deram boas dicas. Tenho hoje muuuuitas iscas, e irei adquirir mais e mais. kkkk  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

Aconselho vc ao decidir os modelos, compre uma ou no máximo duas de cada e teste nas próximas pescarias. Não desanime naquela que em um dia não foi eficiente, na próxima poderá funcionar, a não ser que não consiga trabalhar bem a isca.

 

Pelo que vejo com meus parceiros e eu tbm, temos preferencias divergentes devido ao trabalho que cada um executa com cada isca. Não necessariamente a isca top pra um é boa para o outro. Motivo pelo qual devemos comprar, testar e depois de algumas pescarias optar por mais e cores diferentes. 

 

FIRESTICK - minha isca nº 1 - porém aconselho a comprar apenas uma para ver se efetua bem seu trabalho.

fire_osso_cab_rosa.jpg

SUPERFÍCIE - emoção incomparável 

 

MEIA ÁGUA - indispensável 

 

FUNDO - necessário

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eh cara.... meu negocio eh so nao repetir... Igual deram a dica de que a BAD BABY e a TINY TORPEDO sao a mesma coisa, alem da Joao Pepino ser a mesma coisa das T10 e T20.. ai eu vou e opto por uma ou outra...

Esse é o objetivo... Pq abro o link de uma isca e acho bacana, e ai abro a outra e tb acho. Ai da vontade de compra as duas, sendo que sao a mesma coisa...

No mais eu entendo que iscas parecidas tanto em trabalho como em design, exemplo a firestick com a magic stick, mas possuem efetividade diferente de acordo com peixe, dia, etc... (digo isso baseado em videos na internet que vi)

Quero mesmo, por enquanto, filtrar as escolhas...

Obrigado pelas dicas Marcelao!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver se consigo "colar" o post do Oga aqui:

bom.. o pig me encheu o saco pra fazer essa pesquisa.. aí vai...

a princípio.. pensei em fazer uma coleta de dados com 10 iscas artificiais de cada pescador, mas pensei na situação de q 10 iscas artificiais ia ser algo muito extenso e por que não 5 iscas..!?!!? A resposta pra isso se deve a alguns fatores:

1 - a lista de iscas sairá mais refinada

2 - o final das 10 iscas mais selecionadas acredito q não fugirá muito da seleção geral

3 - o trabalho seria para coleta de dados será mais curto porém.. mais incisivo

Fato... a pesquisa teve 53 palpiteiros.. sendo que destes.. divididos em 4 regiões do país em 9 estados.

planilhatucu1.jpg

Os estados que mais apareceram foram estes conforme pesquisa

planilhatucu2.jpg

Vamos ao que interessa... conforme pude reparar nessa primeira passagem, a grande predominância aos pescadores da região sudeste talvez se dê conta a facilidade de se encontrar tucunarés nos lagos da região sendo q próximo a capital paulista pode-se encontrar tucunarés.. assim como nas represas da região de furnas, paulicéia, entre outras. Para os pescadores da região sul, geralmente podem se aventurar em lagos formados pelos rios Paraná, Paranapanema, etc (exemplos: Itaipu, Epitácio, etc). Para a região centro oeste, senti falta de muitos pescadores para relatarem suas informações, mesmo por que, é uma região com muitos lagos e regiões potenciais a pesca de tucunarés azuis e outros. Na região Nordeste, nos rios e em alguns açudes e lagos.

De 53 pescadores foram escolhidas no total, 81 modelos de iscas artificiais e predominantemente, o q já era esperado.. praticamente 80% de iscas de superfície. Sendo q nesta lista de 11, não ficou uma de meia água... apenas superfície e duas twitch baits.

Vamos a elas

planilhatucu3.jpg

Lógico que essas podem não ser as melhores iscas para todos pois as opiniões são variáveis mas foram estas as mais escolhidas...

Apreciem e teçam seus comentários....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eh cara.... meu negocio eh so nao repetir... Igual deram a dica de que a BAD BABY e a TINY TORPEDO sao a mesma coisa, alem da Joao Pepino ser a mesma coisa das T10 e T20.. ai eu vou e opto por uma ou outra...

Esse é o objetivo... Pq abro o link de uma isca e acho bacana, e ai abro a outra e tb acho. Ai da vontade de compra as duas, sendo que sao a mesma coisa...

No mais eu entendo que iscas parecidas tanto em trabalho como em design, exemplo a firestick com a magic stick, mas possuem efetividade diferente de acordo com peixe, dia, etc... (digo isso baseado em videos na internet que vi)

Quero mesmo, por enquanto, filtrar as escolhas...

Obrigado pelas dicas Marcelao!!!

Amigo,

Só algumas correções:

Bad baby é o similar correspondente a baby torpedo

João Pepino é similar a T 20 ou Jumpin minnow

Joãozinho pepino é similar a T 10

Firestick é cópia da ken stick, e temos outras cópias como a Du stick

Mas, não se engane, vá ao encontro que o Marcus te falou e veja as iscas pessoalmente, escute o ratlin e se tiver um tanque de arremesso teste a isca, verá que a cópia dificilmente irá ser igual a original (não que a cópia seja pior, por exemplo o ratlin da firestick é mto mais alto que o da ken stick), o nado, a flutuabilidade....isso vc só vai saber com o tempo, vendo, pescando, testando.

Tente pescar com a galera, veja o trabalho das iscas (cada pescador tem uma técnica, uma velocidade, um conceito)...é isso ai, bóra pescar....rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Só algumas correções:

Bad baby é o similar correspondente a baby torpedo

João Pepino é similar a T 20 ou Jumpin minnow

Joãozinho pepino é similar a T 10

Firestick é cópia da ken stick, e temos outras cópias como a Du stick

Mas, não se engane, vá ao encontro que o Marcus te falou e veja as iscas pessoalmente, escute o ratlin e se tiver um tanque de arremesso teste a isca, verá que a cópia dificilmente irá ser igual a original (não que a cópia seja pior, por exemplo o ratlin da firestick é mto mais alto que o da ken stick), o nado, a flutuabilidade....isso vc só vai saber com o tempo, vendo, pescando, testando.

Tente pescar com a galera, veja o trabalho das iscas (cada pescador tem uma técnica, uma velocidade, um conceito)...é isso ai, bóra pescar....rs

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...