Ir para conteúdo

Primeira vez na Amazônia - Rio Juma - Dúvidas sobre equipamentos...


Posts Recomendados

Amigos de pesca, 

 

Gostaria da ajuda de vocês, estou indo para o Alto Rio Juma no período de 21 a 27 de setembro com a empresa Buriman em busca dos tucunas, e sendo minha primeira pescaria na Amazônia estou perdido em relação as tralhas ( carretilhas, varas, linhas e ISCAS).

 

A galera que tem o costume de ir e puder me ajudar será de grande valia para este humilde pescador. 

 

Estou pensando em levar 3 kits ( que eu já possuo ::tudo:: ) vejam se é adequado:

 

1° - Vara Black Widown 17lbs, carretilha Chronarch 201e7 carregado com linha de multi-filamento 50lbs.

2° - Vara ( esqueci o nome ) 20lbs, carretilha curado 201e7 carregado com linha multi-filiamento 50lbs.

3° - Vara Liger 15lbs  medo:: , carretilha liger, carregado com linha multi-filamento 30lbs.

 

Quanto as iscas estou zerado de opções, pois costumo pescar na região de serra da mesa e sei que as iscas de lá são pequenas e não aguentariam o tranco, se puderem fazer uma relação com nomes serei eternamento grato companheiros  ::tudo:: , estou querendo bater só hélice e outras de superfície.

 

Podem falar sem receio galera...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo. 

 

Edu, lembre-se e conscientize-se do que é a Amazonia. 

A qualquer momento vc poderá se deparar com o peixe de sua vida, e nesta hora vai querer e PRECISAR da tralha mais forte, adequada e confiável.

Sem menosprezo algum, mas suas varas são palitos de dente pra um grande Açu. Vc pode até conseguir pegar , mas as chances dos peixes serão muito maiores e a depender do local, se tiver galhadas por exemplo, suas chances são quase nulas.

Linhas de 65 lbs. Menor libragem é assumir riscos desnecessários!

As carretilhas são boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz.... eu também nunca fui (to indo em breve viola:: ), mas concordo com os amigos aí... Vai precisar rever seu equipamento.

 

Não me lembro de ter lido em relatos açus acima de 10kg no Rio Juma, mas açu é (deve ser) açu, né.. rsrsrsrs

 

Vai precisar de umas varas mais pesadas, 25lb, linhas mais resistentes, 65lb ou mais, reforçar as garateias e Split das iscas.

 

Creio que a Curado e a Chronarch que você citou deem conta do recado.

 

 Não sei que tipo de iscas pretende usar, mas - como disse o Francisco - se quiser bater hélices grandes (14 ~ 17cm), vai precisar de um caniço bem rápido. Se for zarar e poppar, moderada para rápida. Pelo menos eu to me preparando assim.

 

Sorte aí, parceiro!!

 

Abraxxx

 

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu sobre as Varas se você está intencionado em bater só hélices, vai precisar comprar varas com libragem maior 25 ou 30 lbs, depende o tamanho da isca que for usar...

 

Vara de 15 libras com linha de 30lbs eu não aconselho levar.

 

Abraços..

Opa Francisco, minha intenção é zarar, hélice e pooper. Vou rever minhas varas a botar a mão no bolso  ::nada::  ::nada::  ::nada:: .

 

Valeu pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo. 

 

Edu, lembre-se e conscientize-se do que é a Amazonia. 

A qualquer momento vc poderá se deparar com o peixe de sua vida, e nesta hora vai querer e PRECISAR da tralha mais forte, adequada e confiável.

Sem menosprezo algum, mas suas varas são palitos de dente pra um grande Açu. Vc pode até conseguir pegar , mas as chances dos peixes serão muito maiores e a depender do local, se tiver galhadas por exemplo, suas chances são quase nulas.

Linhas de 65 lbs. Menor libragem é assumir riscos desnecessários!

As carretilhas são boas.

 Boa Rodrigo,

 

Suas varas são palitos foi foda  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

Deixa comigo chefia ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  vou atrás de 3 varas para finalizar esses conjuntos, você poderia me indicar varas para cada umas dessas ações ( zara, hélice e pooper ).

 

Quanto a linha vou ter que rever tbm e ir atrás da Power Pró 65lbs pra cima...

 

Valeu pela ajuda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz.... eu também nunca fui (to indo em breve viola:: ), mas concordo com os amigos aí... Vai precisar rever seu equipamento.

 

Não me lembro de ter lido em relatos açus acima de 10kg no Rio Juma, mas açu é (deve ser) açu, né.. rsrsrsrs

 

Vai precisar de umas varas mais pesadas, 25lb, linhas mais resistentes, 65lb ou mais, reforçar as garateias e Split das iscas.

 

Creio que a Curado e a Chronarch que você citou deem conta do recado.

 

 Não sei que tipo de iscas pretende usar, mas - como disse o Francisco - se quiser bater hélices grandes (14 ~ 17cm), vai precisar de um caniço bem rápido. Se for zarar e poppar, moderada para rápida. Pelo menos eu to me preparando assim.

 

Sorte aí, parceiro!!

 

Abraxxx

 

Edu

Fala xará,

 

Pois é cara, vou ter q abrir o cofrinho mesmo...

 

Tbm não vi relatos sobre açus de 2 digitos no Juma, mais vai que eu encontre um perdido né, é bom não vacilar.

 

Eu tenho muitas dúvidas sobre qual vara usar para tal modalidade de trabalho de isca blink::  blink:: , se puder me ajudar fera, será de grande valia  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Edu,

 

 

Voltou ao mercado uma vara que aguenta bem o tranco e que em termos de preço é acessível, que é a famosa Enzo III de 25 lbs.

Ela já foi testada por vários colegas por lá e aguenta bem o tranco. Eu próprio em Fevereiro levei uma customizada pela CBM em cima de um blank Enzo III e tirou tucunas de 8 Kgs da galhada tranquilo. Aho que está nuns 250 reais mais ou menos.

Vi que você é de Samambaia, por isso é só passar na Feira dos Importados e ir ao Estácio, ao Mauro ou á DCM que encontra com certeza.

Custo-benefício é ótima. Tem depois as Rapala Gold que andam nos 400 reais e que já estão bem testadas por lá (levei 2 delas).

No mais, se quiser investir um pouco mais vá de custom que é sempre outra coisa... desde que esperimentei nunca mais comprei vara de série rsrsrs

Assim substitui os seus palitos rsrsrs

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Edu,

 

 

Voltou ao mercado uma vara que aguenta bem o tranco e que em termos de preço é acessível, que é a famosa Enzo III de 25 lbs.

Ela já foi testada por vários colegas por lá e aguenta bem o tranco. Eu próprio em Fevereiro levei uma customizada pela CBM em cima de um blank Enzo III e tirou tucunas de 8 Kgs da galhada tranquilo. Aho que está nuns 250 reais mais ou menos.

Vi que você é de Samambaia, por isso é só passar na Feira dos Importados e ir ao Estácio, ao Mauro ou á DCM que encontra com certeza.

Custo-benefício é ótima. Tem depois as Rapala Gold que andam nos 400 reais e que já estão bem testadas por lá (levei 2 delas).

No mais, se quiser investir um pouco mais vá de custom que é sempre outra coisa... desde que esperimentei nunca mais comprei vara de série rsrsrs

Assim substitui os seus palitos rsrsrs

 

Grande

Opa Rui,

 

Vou procurar a Enzo III 25lbs no Estácio e comparar os preços na net, realmente é uma vara que pelo que estou lendo em relatos é muito utilizado nessas localidades.

 

:gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

Palito de dente foi Phodis mano...

 

Obrigado pelas sugestões amigo de Brasília!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz.... eu já li algumas vezes esse rol de tópicos colacionados pelo Wellington...

 

É muita informação boa!! Muita mesmo!! Tenho lido bastante os das linhas e das garateias.

 

Aliás, agradeço ao Wellington por expor de forma concatenada suas experiências com garateias e Split rigs. mestre::

 

Tem o Gusso, Mestre Eloy, Beto.... É gente de mais pra agradecer kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Voltando ao tópico...

 

Xará, leia os tópicos levantados pelo Wellington.... tenho certeza de que vai ajudar muito!!

 

Precisando dá um grito que o pessoal ajuda!!

 

Abraxx

 

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo sempre pesquei com vara de 10 a 20 lbs na Amazonia, e sempre foi muito bem, pois uma vara mais leve, fica bem melhor de trabalhar as iscas de superficie, e sempre tireis os açus grandes sem nenhum problema... 

esse ano de tanto ouvir o pessoal aqui, comprei uma vara de 17 a 25 lbs, da rapala platinium... para pescar os Açus, achei a vara muito pesada e sem flexibilidade nao sendo ideal para fazer os arremessos precisos...

 

o ultimo guiA que eu fui pescar no barco hotel karen juliana, que por sinal foi o melhor guia que ja vi, o guia sideney, me disse assim, rapaz, a vara tem que ser bem leve e pequena, o ideal e vara de 5.6, de ate no maximo 17librs porque senao na hora que vc vai fazer o trabalho, se for uma vara maior de 6.o, por exemplo a ponta da vara fica batendo na agua, e dificulta o trabalho da isca... E EU CONCORDO PLENAMENTE COM ELE... se for o peixe levar por pau, tanto a vara de 25lbs como  a outra ele vai levar de qualquer forma, nao adianta querer força o equipa, senao vc perde o peixe...

a linha uma de 60 lbs, de 8 fios, para mim ta excelente....

iscas, zaras tem uma daiwa que e top demais, senao me engano e a pincel, peguei ja varios grandes com ela, essa isca, foi a que vi o mellhor trabalho na agua, realemente essa isca quem usa, sempre usa... meio cara uns 110rs, mais vale muito a pena essa isca...

tem uma isca de meia agua, chamada joana que gosto muito da marca borboleta e o preço e bom 25rs...

amigo sempre prefira isca grande, pois a chance de pegar o grandao e maior com uma isca grande...

Deus nao conta os dias que passamos pescando.

abraçosss amigo te falei da forma que acho melhor, claro que cada um tem seu ponto de vista...   e suas manias ahahah

fica na pazz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo sempre pesquei com vara de 10 a 20 lbs na Amazonia, e sempre foi muito bem, pois uma vara mais leve, fica bem melhor de trabalhar as iscas de superficie, e sempre tireis os açus grandes sem nenhum problema... 

esse ano de tanto ouvir o pessoal aqui, comprei uma vara de 17 a 25 lbs, da rapala platinium... para pescar os Açus, achei a vara muito pesada e sem flexibilidade nao sendo ideal para fazer os arremessos precisos...

 

o ultimo guiA que eu fui pescar no barco hotel karen juliana, que por sinal foi o melhor guia que ja vi, o guia sideney, me disse assim, rapaz, a vara tem que ser bem leve e pequena, o ideal e vara de 5.6, de ate no maximo 17librs porque senao na hora que vc vai fazer o trabalho, se for uma vara maior de 6.o, por exemplo a ponta da vara fica batendo na agua, e dificulta o trabalho da isca... E EU CONCORDO PLENAMENTE COM ELE... se for o peixe levar por pau, tanto a vara de 25lbs como  a outra ele vai levar de qualquer forma, nao adianta querer força o equipa, senao vc perde o peixe...

a linha uma de 60 lbs, de 8 fios, para mim ta excelente....

iscas, zaras tem uma daiwa que e top demais, senao me engano e a pincel, peguei ja varios grandes com ela, essa isca, foi a que vi o mellhor trabalho na agua, realemente essa isca quem usa, sempre usa... meio cara uns 110rs, mais vale muito a pena essa isca...

tem uma isca de meia agua, chamada joana que gosto muito da marca borboleta e o preço e bom 25rs...

amigo sempre prefira isca grande, pois a chance de pegar o grandao e maior com uma isca grande...

Deus nao conta os dias que passamos pescando.

abraçosss amigo te falei da forma que acho melhor, claro que cada um tem seu ponto de vista...   e suas manias ahahah

fica na pazz

Muito grato pelas informações Fabiano, de grande valia e que me deixou bastante confuso hehe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer discordar dos nobres experts, mas acho que seus equipos, com exceção da liger 15 lbs, estão de ótima!

Ano passado tbm fiquei achando que so estava levando "palito de dente" e acrescentei uma gold 25 lbs na conta....nem pesquei com ela, dei 5 arremessos e a encostei o conjunto...muuuito pesada e desbalanceada para o proposito...

Varas de 20 lbs e até 17 dão conta.

 

Obvio que voce pode perder um ou outro monstro...é evidente...mas a depender da estrutura, vc pode estar de tekota e ou calcuta 700 que o peixe vai pro pau do mesmo jeito.

Ao contrario do meu xará Rodrigo, acho que vale a pena correr o risco de pescar de 20 lbs (ou ate 17) e eventualmente perder um gigante, mas passar a pescaria numa zona de conforto muuuito maior. Se o peixe for pro pau, desce e pega na mao rsrsrsr

 

Mesma coisa digo com a linha...50 lbs ta de bom tamanho...pode ate abastecer uma com 65...mas a 50 guenta, em regra.

 

Lembro que não é toda hora que entra um jumentão de 10 quilos...isso é exceção, salvo uma pescaria excepcional, cada vez mais rara.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer discordar dos nobres experts, mas acho que seus equipos, com exceção da liger 15 lbs, estão de ótima!

Ano passado tbm fiquei achando que so estava levando "palito de dente" e acrescentei uma gold 25 lbs na conta....nem pesquei com ela, dei 5 arremessos e a encostei o conjunto...muuuito pesada e desbalanceada para o proposito...

Varas de 20 lbs e até 17 dão conta.

 

Obvio que voce pode perder um ou outro monstro...é evidente...mas a depender da estrutura, vc pode estar de tekota e ou calcuta 700 que o peixe vai pro pau do mesmo jeito.

Ao contrario do meu xará Rodrigo, acho que vale a pena correr o risco de pescar de 20 lbs (ou ate 17) e eventualmente perder um gigante, mas passar a pescaria numa zona de conforto muuuito maior. Se o peixe for pro pau, desce e pega na mao rsrsrsr

 

Mesma coisa digo com a linha...50 lbs ta de bom tamanho...pode ate abastecer uma com 65...mas a 50 guenta, em regra.

 

Lembro que não é toda hora que entra um jumentão de 10 quilos...isso é exceção, salvo uma pescaria excepcional, cada vez mais rara.

Abrax

Opa, uma luz no fim do túnel...

 

Muito obrigado pela ajuda amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

 

  O pessoal já deu várias dicas, e não adianta ser redundante..mas vou citar alguns fatos OK ?

 

- Pode sim levar um equipamento mais leve..por que não ??? mas seja consciente e use por sua conta e risco, mas se engatar o peixe de sua vida......

Use o conjunto mais leve quando estiver cansado ou se você achar que é a escolha perfeita use 100%, você está no comando !!! Mas vai perceber que para cada isca a escolha da vara mais leve ou mais pesado vai influenciar no trabalho, arremesso etc..

 

- Tente arrastar as grande hélices com o seu equipo de 20 lbs já que é o que você tem e veja o resultado..vai ver que o arrasto da hélice é grande e que para espirrar água requer força e power, se puder pegar uma de 25 emprestado vai ver uma boa diferença no power de uma vara 17, 20 e 25. Vai ver tbm que arrastar hélice não é brincadeira, judia da mão do pescador e requer muita disposição e persistência. Para ser sincero se puder testar todo o equipo antecipadamente vai ser bem melhor, vai trocando as carretilhas e as varas assim como iscas até encontrar o melhor conjunto para ser o titular..aí já não perde o tempo precioso da pescaria.

 

-Eu não levaria a vara de 15 Lbs, e adicionaria uma vara de 25 lbs, você teria portanto 17, 20 e 25 PERFEITO para você escolher 1 para ser sua titular, que acredito que será a de 20 Lbs ( Popper, Zaras e Stick) e a de 25 deixaria exclusivo para hélices. A de 17 ficaria como backup.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer discordar dos nobres experts, mas acho que seus equipos, com exceção da liger 15 lbs, estão de ótima!

Ano passado tbm fiquei achando que so estava levando "palito de dente" e acrescentei uma gold 25 lbs na conta....nem pesquei com ela, dei 5 arremessos e a encostei o conjunto...muuuito pesada e desbalanceada para o proposito...

Varas de 20 lbs e até 17 dão conta.

 

Obvio que voce pode perder um ou outro monstro...é evidente...mas a depender da estrutura, vc pode estar de tekota e ou calcuta 700 que o peixe vai pro pau do mesmo jeito.

Ao contrario do meu xará Rodrigo, acho que vale a pena correr o risco de pescar de 20 lbs (ou ate 17) e eventualmente perder um gigante, mas passar a pescaria numa zona de conforto muuuito maior. Se o peixe for pro pau, desce e pega na mao rsrsrsr

 

Mesma coisa digo com a linha...50 lbs ta de bom tamanho...pode ate abastecer uma com 65...mas a 50 guenta, em regra.

 

Lembro que não é toda hora que entra um jumentão de 10 quilos...isso é exceção, salvo uma pescaria excepcional, cada vez mais rara.

Abrax

Fala Rodrigão.

Olha, entendo perfeitamente seu argumento. ::tudo::

Agora o peso do conjunto, se vai cansar ou não é personalíssimo. Vai de cada um.

Eu usei uma vara Sumax Hilux , 25 lbs, sem problema. E ela nem é tão leve e eu nem sou tão forte. :gorfei:

Se eu fosse bem de situação teria só Redai, sem brincadeira, é covardia comparar. Leve e forte pacas.

 

Abdico do conforto de usar um conjunto 17 lbs pra ter maior confiança na hora da briga.

Em que pese a chance de perder um gigante na ponta da linha; bem eu não trocaria o Açu de 22lbs que peguei por 30 "peixinhos" de 4 kgs.

Porque quem sai BEM na FOTO é o GIGANTE , é o MACETÃO. alegre::  alegre::

 

Açuzão de 2 dígitos, lógico que é exceção e difícil de achar.

Agora lembre dos Seguros Bradesco: Vai que...... :choquei:  :choquei:  :choquei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, sobre vara, case com a isca ... isca pesada, vara com maior libragem ...

 

Pra iscas de hélice, mesmo as menores, até 25 g, procure usar no mínimo vara de 20 lbs ... pra hélices mais pesadas, até 40 g +/-, pelo menos varas de 25 lbs ... pras grandes Rips, Woods, Rippers, Sumax 160, aí varas mais parrudas mesmo ...

 

Eu trabalho Zaras de 32 g na Serra da Mesa com uma Enzo 17 lbs ...

 

O Xande-GO pegou um bruto açu com uma 16 lbs que eu customizei, com uma Zeta 110 da MS ...

 

As T20 são trabalhadas tranquilamente com uma vara 17 lb ...

 

Agora, pensa bem pq quase todo mundo recomenda 25 lbs por lá ...

 

Leia tb uns tópicos do Fabrício ...

 

Dizem que toda maioria é burra ... no caso dos açus tb????

 

A possibilidade de prosa ainda está aberta ...

 

Boa sorte ...

 

PS: pensando só no Rio Juma, veja os relatos e tente uma prosa com o pessoal da Buriman ... o Cuca postou uns tópicos e relatos ... inclusive, o açu filmado foi capturado numa TRex 140 ... isca bem leve que vai tranquila numa vara 20 lbs ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

 

  O pessoal já deu várias dicas, e não adianta ser redundante..mas vou citar alguns fatos OK ?

 

- Pode sim levar um equipamento mais leve..por que não ??? mas seja consciente e use por sua conta e risco, mas se engatar o peixe de sua vida......

Use o conjunto mais leve quando estiver cansado ou se você achar que é a escolha perfeita use 100%, você está no comando !!! Mas vai perceber que para cada isca a escolha da vara mais leve ou mais pesado vai influenciar no trabalho, arremesso etc..

 

- Tente arrastar as grande hélices com o seu equipo de 20 lbs já que é o que você tem e veja o resultado..vai ver que o arrasto da hélice é grande e que para espirrar água requer força e power, se puder pegar uma de 25 emprestado vai ver uma boa diferença no power de uma vara 17, 20 e 25. Vai ver tbm que arrastar hélice não é brincadeira, judia da mão do pescador e requer muita disposição e persistência. Para ser sincero se puder testar todo o equipo antecipadamente vai ser bem melhor, vai trocando as carretilhas e as varas assim como iscas até encontrar o melhor conjunto para ser o titular..aí já não perde o tempo precioso da pescaria.

 

-Eu não levaria a vara de 15 Lbs, e adicionaria uma vara de 25 lbs, você teria portanto 17, 20 e 25 PERFEITO para você escolher 1 para ser sua titular, que acredito que será a de 20 Lbs ( Popper, Zaras e Stick) e a de 25 deixaria exclusivo para hélices. A de 17 ficaria como backup.

 

Abraços

::tudo::  ::tudo::

 

Foi no ponto!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

 

  O pessoal já deu várias dicas, e não adianta ser redundante..mas vou citar alguns fatos OK ?

 

- Pode sim levar um equipamento mais leve..por que não ??? mas seja consciente e use por sua conta e risco, mas se engatar o peixe de sua vida......

Use o conjunto mais leve quando estiver cansado ou se você achar que é a escolha perfeita use 100%, você está no comando !!! Mas vai perceber que para cada isca a escolha da vara mais leve ou mais pesado vai influenciar no trabalho, arremesso etc..

 

- Tente arrastar as grande hélices com o seu equipo de 20 lbs já que é o que você tem e veja o resultado..vai ver que o arrasto da hélice é grande e que para espirrar água requer força e power, se puder pegar uma de 25 emprestado vai ver uma boa diferença no power de uma vara 17, 20 e 25. Vai ver tbm que arrastar hélice não é brincadeira, judia da mão do pescador e requer muita disposição e persistência. Para ser sincero se puder testar todo o equipo antecipadamente vai ser bem melhor, vai trocando as carretilhas e as varas assim como iscas até encontrar o melhor conjunto para ser o titular..aí já não perde o tempo precioso da pescaria.

 

-Eu não levaria a vara de 15 Lbs, e adicionaria uma vara de 25 lbs, você teria portanto 17, 20 e 25 PERFEITO para você escolher 1 para ser sua titular, que acredito que será a de 20 Lbs ( Popper, Zaras e Stick) e a de 25 deixaria exclusivo para hélices. A de 17 ficaria como backup.

 

Abraços

Grande Law,

 

Tirou muitas dúvidas que pairavam sobre mim, eternamente grato fera  ::tudo::  ::tudo:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...