Ir para conteúdo

Cheguei da pescaria. Como proceder com a carretilha e linhas?


Posts Recomendados

Bom dia!

Cheguei da pescaria neste último sábado, estreei minha Cronarch 200E7 e minha Abu Revo STX. O que fazer com a carretilha e a linha para armazená-las para a próxima pescaria que acredito, acontecerá daqui alguns meses ???

 

Em ambas usei linha multi, na Cronarch a PP 8 fios (usei bastante) e Abu Revo STX com Daiwa Samurai (apenas alguns arremessos, mas o suficiente para desbotar um pouco e encharcar a carretilha).

 

Aguardo ajuda.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,  eu no final de cada pescaria prendo o snap em um fio de arame de uma cerca qualquer, estico completamente minha linha, e volto enrolando ela bem tensionada e prendo ela no carretel com um pedacinho de esparadrapo.
Se a carretillha tiver suja de barro, eu jogo um WD 40 vou com uma escova de dente retirando toda sujeira, depois enxaguo bem.
Nao coloco a capa protetora, deixo sem,  e quando    chego em casa deixo elas ao ar livre pra secar completamente.
Caso voce retire a lubrificaçao do davanador de linha, é recomendavel que passe um pouco de oleo ou graxa posteriormente.
Pesco em agua doce. Agora se voce usou em agua salgada ai eu já nao sei como proceder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia de prender o snap e enrolar a linha apertada eh uma boa... 

Evite guardar a carretilha e linha molhadas. 

Na vara eu passo um WD 40, deixo alguns minutos na sombra e dps passo um pano macio para tirar o excesso de oleo.

A carretilha eu deixo uns 2 dias secando a sombra tambem.

Se sujou de barro, eu desmonto, limpo tudo e remonto lubrificando com oleo e graxa.

 

PEsca na agua salgada é lava-la com agua doce CORRENTE!

Nao inventa de deixar num balde nao. Poe um pouco debaixo da torneira e lave-a com uma escova de dentes velha e macia.

Depois seca a sombra e pode guardar.

Nao gosto de passar wd40 na linha porque eu li que com o tempo acaba corroendo. Nao sei se é verdade, mas nao quero pagar pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, não usei na água salgada, foi na água doce mesmo.

 

Em relação à juntar barro, não aconteceu... pesquei no São Francisco, água verdinha transparente. A carretilha está limpa. Ficou um pouco marcada pelo desbotamento da linha. Uma pano umedecido com água resolver?

 

No mais, só deixar a linha encharcada secar a sombra, colocar a capinha e guardar, correto?

 

Abraços e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.

Voce pode dar uma lavada nela em agua corrente da pia so para tirar qlq resto de materia organica que pode ter (musgo por exemplo). So por zelo mesmo.

Deixa secar a sombra, beeeem sequinha mesmo e pode guardar.

 

AH! Dica importante... lembre-se de afrouxar os freios antes de guardar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa a fazer ainda no barco, é soltar a fricção, se não pegou chuva e não sujou deixe em lugar arejado e depois guarde sem capa. Não fique entupindo sua carretilha de óleo.

PS. WD além de não ser lubrificante, retira óleo e graxa de onde deveriam estar.

Recomendações p água doce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Thiago,

Sempre pesquei em água doce e nunca dei banho em minhas carretilhas. Não vejo necessidade disso, mesmo pescando em águas turvas. Carretilha é igual a motor de carro, quanto menos lavar melhor.

Eu apenas passo um pano de algodão seco e limpo os cantinhos com cotonete seco. Se a carretilha estiver muito suja, umideço o pano com água e limpo levemente passando pano seco em seguida.

E de 5 em 5 pescarias pingo somente uma gota de óleo que vem na embalagem em cada rolamento do carretel e na rosca infinita do devanador de linha. Só isso.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banho somente quanto estiver muito suja, ou pegar areia, ou lama, pedacinhos de mato, etc, dependendo de como foi a pescaria. Em agua salgada SEMPRE deve dar banho. Numa pescaria "tranquila", sem ter corrido risco de sujar das formas citadas, nem pano umido eu passo. So desaperto os freios, seco e guardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...