Ir para conteúdo

Ajuda La Zona - Argentina


Posts Recomendados

Prezados,

Em Julho irei para La Zona na Argentina. Pelo que já estudei e conversei, a pesca por lá é diferente de uma pesca de Dourado normal, seja pelo tamanho dos peixes ou pelo tipo de estrutura.

Portanto, meu objetivo é errar o mínimo possível. Se alguém puder me ajudar, gostaria de dicas sobre:

- Carretilha

- Vara

- Iscas (quais, quantas em média se perde)

- Linha

- Qualquer outro conselho que possa me ajudar.

Claro que gostaria de ter tudo do melhor possível. Mas, por exemplo, não vou comprar uma carretilha super top (e cara) que eu vá usar só lá.

Quanto à varas, tenho duas Shimano Compre 6`6" 30 lb. São as que planejo levar para "las vacas".


1 abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Andre, fui pra la em setembro do ano passado. Levei meu material que uso na Amazonia, linha multi 60 libras com lider, que os bichos la sao grandes viu
Varas de 20/30 libs ja dao conta do recado
Carretilha, usei minhas curados e7.
Iscas sao todas que venham bem no fundo, dica, compra as baratas que nao se importa em perder, rsrsrsrsrs.

Aquelas rapalas x-rap Magnun de barbela de plastico que vem no fundo, ou leva as genericas !!!! bem mais baratas....
perdia em media 2 a 3 iscas por dia.
Isca matadora?( vou tentar anexar a foto so preciso saber como faço que nao consegui ) a rapala Shad rap gigante, se nao me engano SSR7, mas vale a pena pesquisar, so sei que eh o maior tamanho.

Excelente comida e bebida, se prepara para engordar um pouco, rsrsrsrs

 

 

boa sorte e boa pescaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que EU achei de lá : 

 

CARRETILHA / LINHA / FLUOR

Curado 200 da conta do recado. com linha 50 libras .... quando eu botava linha mais grossa, sentia falta de mais metros ... é que as vezes eu deixava a isca correr pra mais longe ... aí, quando ferrava peixe grande, a lancha tinha que sair desembestada atras .... kkkkkk ...

mas, EU achava que linha 50 libras dava .... diminuia o freio ... afinal, dourado nao corre pro mato !

a curado 300 se sai um pouco melhor, mas nao precisa comprar outra carretilha so pra ir pra la ....

o lider de fluor, esse sim, tem que ser grosso, pq passa em muita pedra. qq lider barato serve, desde que grosso. e nao é só a "pontinha" da vara nao, sao 3, 4 metros de lider ....

empate de aco tem que ter tambem ..... 70 libras dá e sobra ... de peixes em peixes, vc joga ele fora e bota outro ,....  ainda salva o snap (que tem que ser bruto tambem)

 

outra coisa que percebi : PESO : nao precisa ser tralha muuuuito leve. na verdade, dá pra pescar com carretilha redonda, perfil alto, e vara mais pesada, tranquilo ..... pq nessa epoca, vc nao fica arremessando e recolhendo tanto, quanto na seca, ou na pesca de tucunas ..... vc lança a "bitela" da isca barbeluda, e a correnteza faz quase todo o trabalho ...

alem disso, foi dificil eu arremessar mais de 2, 3 vezes, sem bater peixe .... entao, sempre tem peixe ... e nao cansa tanto ficar arremesando ... teve dia de eu usar o dia todo abu 5.500, numa boa ....

 

 

 

VARA

EU achei a minha tralha de tucuna "mole" pra la .... mole, nao pelo peixe, mas sim pela isca : como dito, em epoca de rio cheio, pescamos com isca barbeluda ... imagina "arrastar" uma magnum 30, com vara de tucuna ??? ate arrasta ... mas, ela já se dobra ao maximo, so com a isca .... entao, dificultava pra ferrar ....

em compensacao, quando eu batia superficie (dourados menores, de 4, 5, 6 kilos, nas margens), achei que era a tralha perfeita ...

 

tambem achei varas de 5,6 pes muito curtas ... se vai pescar no meio do rio, o ideal é 6,6, 7 pes ... arremessa longe, sem te cansar ... pras margens, 5,6 até vai ... 6 acho ser o ideal ...

 

a libragem ate que nao me preocuparia tamnto .. e sim, como eu disse, com a "moleza" da vara ... mas, de regra, como mais libragem é igual mais "dureza", 30, 35 libras dá e sobra .... pras margens, idem : 25 da e sobra, cheguei a usar ate 17 libras ali .... 

 

fica a dica tambem do peso : nao senti necessidade de tralha muito leve, .... 

 

 

 

ISCAS :

realmente, isca de barbelao .... TODAS !! E, qualquer uma serve !!! se voce amarrar uma lata de cerveja pega dourado ... um pedaço de pau, ferro, qq coisa ... eles sao insanos, atacam tudo ...

gostei muito das rapala, nao tem duvida .... a que o colega acima mencionou é a SSR, mas no tamanho 15 ... SSR15. show !!! mas, ela é de madeira .... 2, 3 dourados, e ela vai pro saco !!! rsrsrsrsrsrsr 

otima opcao : iscas CUCU e uma outra la da argentina que esqueci o nome ... CMC acho ...... baratinhas, e beeeem barbeludas .... dica : liga la, uns dias antes de ir, e manda reservar umas pra vc .... normalmente eles vendem a preços bons pro cliente ...

 

leve algumas superficie, pra vc divertir nas margens ... iscas com ratling forte, esferas de aço bem barulhentas ... e, iscas com barbela curtinha .... (nas margens, com  pedra, é covardia !!!) na helice tambem sai coisa ....

 

a tralha que vc tem dá e sobra ...  na epoca eu levei ate molinete, e diverti demais !!! vara 25 libras, molinete tamanho 2.000, e linha 30 libras ..... haja coracao !!!! hahahahahahah

 

abs e boa pescada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais umas "dicazinhas" que esqueci ....

 

FRIO: prepara !!! é um frio ducacetiiiiiii nessa epoca !!! serio !!! ouvi dizer que buenos aires ta dando negativo todos esses ultimos dias ...

 

CHUVA : pode acontecer tambem. entao, ou vc vai preparado, ou faz igual eu : chegando la, pede pra ir na cidade e compra uma roupa de chuva (qq uma serve, sem frescura, comprei roupa em loja de material de contrucao ) 

 

A LANCHA é de muito boa qualidade. muito conforto, espaçosa pra lançar, andar nas plataformas, etc .... isso ajuda ....

 

O RANGO é sensacional ....  coisa de "chef" mesmo .... todos os dias, e em todas as refeicoes ...

 

BIRITA tem demais .... e boa ! cuidado , pq senao nem pesca ... kkkkk .... eu , bebia so a noite ... 

 

nao precisa levar BOGA NEM ALICATE. os guias tem (digo, pra evitar peso atoa na bagagem) ... alias, vc nao faz NADA, SÓ PESCA !! o resto TODO eles fazem pra vc .... nó de lider, nó do empate, trocar isca, pegar o peixe, tirar o anzol ... eles até arremessam se vc pedir .... kkkkk ... serio !!!!

 

vai PERDER algumas iscas, talvez .... é meio "azar ou sorte" de passar na pedra e cortar .... eu e meu dupla (meu pai), perdemos 6 iscas em 4 dias .... 4 eram da pousada, paguei ao final .... têm bons preços em rapalas la !!! 

 

LINHA, é bom levar um pouco extra. pode dar o azar de passar na pedra ja no final do carretel. mas, nada demais. 150, 200 metros extra dá e sobra ...... se ja vai levar um carretel novo de FLUOR, tá bom .... 

 

GARATEIA EXTRA, ou levar algumas, ou trocar de uma isca pra outra .... de peixes em peixes, vc vai ficar sem garateia, vez ou outra ... nada demais tambem, meia duzia dá .... 

 

MUITA COISA eles teem la ... e te vendem se precisar ... os gringos vao, e dao tudo pros guias ... entao, eles sempre ganham uma graninha extra com isca, linha, snap, GARATEIA, etc .... se te faltar, eles te passam, numa boa ... até conjunto vara/carretilha, eles podem te "alugar" ....

 

 

"PRESENTE" : independente da gorgeta, eu quis dar algum presente pro meu guia. até porque, nem fOI "presente", mas sim uma "troca", pois usei muita coisinha dele (snap, argola, garateia, etc ...) ...

aí, na ultima noite, abri minha bolsa de pesca e falei - escolhe o que quiser  (iscas, linhas, anzol, garateia, alicate, etc ....)

ele pegou duas iscas nacionais do brasil - la eles nao tem acesso a algumas marcas nossas ... escolheu 2 que gostou e pegou (iscas kv eu acho ...)

pegou meus aços flexiveis - me disse que nao acha la pra comprar - daí dei todos pra ele, uns 5 rolos .... fala serio, 5, 6 reais cada !!! bom demais !

snaps capela - gostou muito, pequenos e fortes .. e la, diz que snap era caro ...

 

linha ele nem quis ... é o que os gringos mais deixam la .... 

 

entao, fica essa dica aí, as vezes, sao coisas baratas , e que eles precisam ... e vao ficar super agradecidos .....  liga la, pergunta quem vai ser seu guia, conversa com o cara, e pergunta : quer algo do Brasil ??

 

 

abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cândido,

 

Agradeço muito as suas dicas! Foram muito valiosas para mim e com certeza tirarei muito proveito dessas informações!

 

Vão me ajudar bastante!

 

Duas perguntas

 

- Qual libragem de snap devo levar?

- Qual libragem de linha mono para líder devo levar?

 

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

snap, quanto mais parrudo, melhor ... ele nem precisa ser tao pequeno, ja que as iscas sao gigantes .... mas, acima de 100 libras, qq coisa ja ta bom .... o que vc tem que lembrar é que o snap tem que ser compativel com sua linha .... nao adianta um snap de 200 libras, se a linha é de 30 !   

 

os capela sao bons, bemr esistentes .... os CCM tambem, tem um tamanho deles, de 130 ou 140 libras acho, que é muito bom de trabalhar. na epoca, levei desses 2 (na verdade, sao os que eu ja uso todo dia ..)

 

nao use linha de mono pra fazer lider. use fluorocarbon ! é mais resistente às pedras ...

e, nao preocupe tanto com a libragem , e sim com o diametro. acho que fluor 0,70 ou 0,80 é uma boa escolha. prefira o 0,80.

dá uma ligada la no Romulo que ele vende daquele Vexter que é bom e barato ... e tem dele 0,81 ....

 

 

abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Andre,

 

Estive lá esse ano no carnaval, o lugar é fantástico para pescar, tem muito dourado grande. Na época que estive conseguimos pescar bastante na superfície com poppers (minotauro zagaia).
Usamos praticamente 3 iscas : superfície - minotauro zagaia e meia água - rapala shad rap grande (meia agua mais usada) e rapala magnum. 

Pra ser sincero os guias praticamente nos induziam a usar estas iscas e sempre quando tentávamos algo diferente nos desencorajavam, sendo que geralmente estavam certos... kkk. As iscas são destroçadas pelos peixes.
Usei linha power pro 65 lbs e meus companheiros de pesca acho que usaram 50 lbs. Funcionou bem sendo que a 65 lbs não estourou nenhuma vez mas chegou perto de acabar e a 50 lbs já rompeu algumas vezes. Carretilhas amazônicas.

Nós usamos varas da Redai - black mamba 25lbs 6´0 PS - especiais para hélice, ou seja, varas bem rápidas, e todos achamos uma ótima opção. No relato dá pra ver bem o teste que as varas foram submetidas ... kkk

Dê uma olhada no link da nossa pescaria que dá para ter uma idéia... 

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/32548-dourados-gigantes-na-superf%C3%ADcie-la-zona-lodge/?hl=zona

 

Abraço,

 

Espero ter ajudado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas, Marcos! Havia vido este tópico da viagem de vocês. Simplesmente fantástico!

 

Uma pena que estou indo mês que vem e creio que dificilmente terei sucesso com iscas de superfície.

 

Estamos levando uma boa quantidade de Shad Rap e também reforçando o estoque de iscas de fundo devido à época do ano.

 

 

1 abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Infelizmente tivemos uma péssima notícia hoje. A cheia no Rio Uruguay está feia. A maior desde 1959. O rio subiu subitamente e a pesca está impraticável. O pessoal de La Zona, muito corretamente, cancelou os grupos desse mês. Por questão de segurança e mesmo pela pesca que ficaria comprometida.

 

Partiríamos para a Argentina na semana que vem. Dureza, estávamos atiçados!

 

Agora a pescaria será adiada e usaremos o que já pagamos como crédito.

 

Parabenizo a direção de La Zona Lodge pela atitude e honestidade! Poderiam muito bem deixar-nos ir e ao chegar lá termos uma decepção. Agiram corretamente com respeito ao cliente. Por isso esse lugar tem uma grande reputação.

 

Provavelmente iremos em Abril do ano que vem. Agora é controlar a ansiedade rsrsrsrsrs.

 

 

1 abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eles nao dao bola fora ! 

 

o pacote é caro, a pousada é super exclusiva ... mas (e justamente por isso) eles nao dariam uma bola fora dessas ...

 

vendo jornal na tv esses dias, ja imaginava que eles cancelariam os grupos .... realmente, tem agua "de com força" por la .... vide os municipios da divisa RS/Argentina, todos debaixo dagua, estado de calamidade, etc .... essa agua toda, nossa, desce fortissima pra Concordia/Salto ....

 

melhor coisa pra vcs foi ter cancelado ! agradeça e parabenize a pousada !

 

abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...