Ir para conteúdo

Como proceder quando você é o único pescador da turma que pesca e solta ?


Posts Recomendados

Ola mês que vem estou indo fazer  uma pescaria de 7 dias no rio  guapore,em  casa de parentes .. porem eu sou o unico que não gosta de matar peixes. mesmo  dando medida ou  não  isso pra mim não  importa .. porem  os outros  tudo  que for acima  da medida  querem matar ...

 

rsss  oque fazer ? 

 

já tentei  argumentar  que lugar  de peixe grande é no rio  mas  não adianta ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo pense em o que vc eesta fazendo de bom para a terra, eles olhando isso, ja vao apreender bastante, tambem pesco com uma turma assim... e confesso que as vezes fico bem chateado, quando vejo uma matriz grande sendo morta, da vontade de pegar e jogar no rio, mais cada pessoa pensa de uma forma...

Deus nao conta os dias que passamos pescando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo os dois lados, sem problemas, Matar pra comer faz parte da nossa existência, e vai continuar até o mundo se tornar vegetariano o que acho que ainda vai demorar muito tempo.

 

Uma vez estava pescando com um senhor que nasceu e viveu a vida inteira na beira do rio, na ocasião ele estava com uns 70 anos e eu uns 40. 

Este senhor já pescava com a gente a um bom tempo e neste tempo vez por outra nós o ajudávamos por que era uma pessoa bem simples, simples mesmo destes ribeirinhos que você encontra nos locais distantes deste nosso Brasil.

Ele em agradecimento nos trouxe uma comida exótica e se tratava de tartaruga, no momento fiquei muito chateado me senti muito mal pois sou totalmente contra este tipo de coisa.

O prato já estava pronto e nada que a gente fizesse poderia trazer de volta a vida daquele animal, fiquei pensando por que ele tinha feito esta grande idiotice. Imaginei um monte de coisas, critiquei cheguei até mesmo pensar em

não pescar mais com esta pessoa. Mas na cabeça dele, aquele presente era o mesmo que eu tivesse oferecendo uma garrafa do meu melhor Whisky a um amigo.

 

Entendo que você deva estar entre este dilema, acho que você deve continuar pescando com seus amigos apesar de vocês pensarem muito diferente. Acho que se você entender as razões deles vai ficar mais fácil pra você.

 

Eu solto mais de 95% dos peixes que pego, e meu irmão leva pra casa quase todos os peixes que ele pega. Só que ele pesca o que ele precisa para fazer o churrasco dele e eu pesco o dia inteiro, no final das contas é provável que morra muito mais peixes que eu pego, por conta dos ferimentos, do que o que o meu irmão leva para o churrasco.

 

São opiniões diferentes, agora é óbvio que se você esta vendo uma depredação isto vai te incomodar. Neste caso você deve tentar mudar o pensamento da sua turma, ou até mudar de turma.

 

Abraços e ótimas pescarias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continue, não se deixe levar por maus exemplos.

Pegar um ou outro peixe para comer, não acho mal algum, mas matança sou totalmente contra.

 

Eu tambem ja tive problemas com isso, mas graças a Deus consegui converter boa parte dos companheiros de pesca, a fazer o pesca e solte.

 

Não desista.

 

abçrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Basta manter seus princípios, devagar sua turma vai começar a ver o lado bom de você ter soltado os peixes.

   Já passei muito por esta situação e ainda passo. Os colegas pegavam tricks e falavam: "já dá um frito!!!"

   Hoje, já estão mudando, peixes abaixo de medida ou muito grandes já soltam! 

   Já perceberam que o pequeno de hoje, é o grande que iremos pescar no futuro, e os grandes, são os que garantirão que sempre terá peixes no rio...

   Ainda levam os médios, dizem que num podem chegar sem peixe em casa, que muié vai brigar, essas besteiras... 

   

   Mas tenho fé, um dia perceberão que fotos e vídeos estarão lá por muitos anos, terão a certeza de que os peixes daquelas fotos, provavelmente ainda estarão no rio, pra eles mesmos terem o prazer de capturá-los novamente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos bom dia

Agora que fui ver esse tópico e tem tudo a ver com o problema que estou tendo....

Alguns de meus mais antigos companheiros de pesca, deixaram de pescar comigo por causa do pesque e solte....! Minha turma agora se resume a três, e já fomos em 15!

Os mais radicais, deixaram até de frequentar minha casa dizendo que estou ficando metido, que se a gente não traz o peixe tem outro que vai lá e pega ....

Mas tenho a felicidade de dizer que pelo menos dois eu "converti ".

Não vou dizer que não continuo trazendo um peixe pra comer em casa, afinal o bicho é gostoso e saudável, mas agora os grandes voltam pra água assim como os filhotes .

Principalmente aqui na minha região onde quase não temos criações de peixe em cativeiro e se for pra feiras e mercados , provavelmente você compra peixe que foi pego com redes e tarrafas e até com bombas!!!

Enfim, vamos pelejando com o trem que um dia a gente chega lá...

Abraços a todos...

Enviado de meu GT-I9070 usando o Tapatalk 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivi esse mesmo problema com vários familiares que pescam a mais de 50 anos sem conhecer o pesque e solte. Um belo dia pescando no lago de três marias, em abaeté, encontramos um cardume de tucunarés e uma galera que estava pescando de barranco ferveu nos pobres coitados, eu pescando e soltando e o pessoal jogando tucunarés pro barranco sem nem mesmo olhar o tamanho. Alguns riram de mim, outros me olharam torto e teve um que me perguntou pq eu estava jogando aqueles peixes "fora". O resultado bacana foi escutar de alguns tempos depois que eu estava certo e eu vi uma mudança em alguns viu.

Um bom exemplo pode mudar muita coisa meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A turma que pesco é assim. Se puderem, trazem tudo o que for acima da medida mínima exigida. Ao menos respeitam a medida. Eu já falei do pesque e solte pra eles, mas e difícil. Eu, particularmente, quando quero comer algum peixe, levo pro acampamento. Acredito que o peixe capturado para consumo (consumo consciente) próprio no local da pescaria não prejudica em nada haja vista que a quantidade é pequena.

Mesmo assim, sempre procuro falar com os companheiros sobre a importância do pesque e solte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::tudo:: O pesque e solta não só vai garantir o nosso esporte como o de nossos filhos ::tudo:: Parabens pela atitude,mas no meio do grupo seja sensato e tolerante com os amigos o seu exemplo vai fazer eles repensarem a atitude.Na hora da soltura não fique dizendo: é assim que se faz ,e outras coisas, ou vibrando. Isso pode magoar seus amigos, já aconteceu comigo,solte em silencio e respeite seus amigos eles vão ver e repensar  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daisson ....já enfrentei essa situação. Tinha companheiros de pesca que só

respeitavam o tamanho minimo dos peixes e embarcavam tudo. Nunca partilhei 

dessa ideia e faço valer minhas convicções. Não posso fazer que outros pratiquem 

o pesque/solte...mas a pratico nos nos peixes que pego, e faço valer minha vontade.

Na verdade minha atitude já começa mexer com os demais.

É o  exemplo  fazendo efeito

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo usar o argumento da criação de gado e aves. É assim:

 

"Se você tiver um galinheiro e precisar fazer uma canja, qual vai escolher para matar? O galo do terreiro? A galinha poedeira?

- Não, eu vou pegar um frangote, até porque a carne é mais gostosa.

E se você criasse gado, na hora do churrasco, iria abater o touro reprodutor? a vaca leiteira?

- Não, eu pegaria um novilho/garrote, até porque a carne é mais gostosa.

Pois então, porque você mata o peixe grande? Com peixe é a mesma coisa. O grande, além de ser velho e ter a carne ruim, mole, não pega tempero, é muito importante que o grande fique vivo, porque ele tem muito mais filhos que o pequeno, e por ser grande consegue proteger muito mais os filhos que tem, aí no ano seguinte estará cheio de peixes na faixa de um quilo para pescarmos. E o peixe de um quilo é muito mais gostoso, pega tempero na mesma hora, pode comparar."

 

E cada um adapta ao seu linguajar.

 

Nunca houve alguém que rebatesse o argumento. Alguns não aceitam e continuam, outros passam a pensar. Talvez 1% realmente coloque em prática, já terá valido a pena pelos 99% restantes.

 

Aqui, eu lido com ribeirinhos, que têm muita sensibilidade para umas coisas e para outras, não. Seus amigos, suponho, têm um potencial maior de aceitarem o argumento; se passarem a soltar os peixes grandes, já terá valido muito a pena.

 

Aqui nós temos o pinima. Eu falo que o tamanho bom de comer é entre um e dois quilos, no máximo três. No Guaporé, pode falar de 1 a 1,5 kg, acima de dois não pode matar de jeito nenhum. Tomara que dê certo.

 

Grande abraço e boa pescaria! (E como o Kid bem falou: que todos os grandes batam só na sua isca. kkkkkkkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a turma for realmente de amigos, eu continuaria e agiria como disse nosso amigo Cláudio W.

 

::tudo:: O pesque e solta não só vai garantir o nosso esporte como o de nossos filhos ::tudo:: Parabens pela atitude,mas no meio do grupo seja sensato e tolerante com os amigos o seu exemplo vai fazer eles repensarem a atitude.Na hora da soltura não fique dizendo: é assim que se faz ,e outras coisas, ou vibrando. Isso pode magoar seus amigos, já aconteceu comigo,solte em silencio e respeite seus amigos eles vão ver e repensar  ::tudo::

 

Faça vários vídeos, que posteriormente o pessoal irá entender que é mais prazeroso trazer a recordação do que o peixe morto  joia:::

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certeza  pessoal .. quando  eu estou junto  eu argumento  com eles .. dois  ou  três  que são os mais  chegados   digamos assim (compadres )  me dão razão .. mas o pessoal  mais  velho é difícil .. eu solto mesmo .. gosto de comer peixe  mato um  ou outro  pra comer  na beira  do rio .. mas nao tenho  prazer  nenhum  em querer trazer  pra casa... eu sempre digo " peixe não anda  de caro" 

 

 

Vamos  tentando ..

 

gostei  dos  argumentos  do gado werner ... vou usa lo  rss ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continue com eles.

 

Eles precisam de alguém como você por perto para mostrar o que bom, você sendo amigo deles tem essa oportunidade única.

 

Não seja rígido com eles, respeite a opinião deles, leve na boa.

 

A melhor forma de ensinar e mostrar que algo é bom e vale a pena a uma pessoa, as vezes é simplesmente fazendo o que você curti de verdade.

E vamos pescar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...