Ir para conteúdo

Sonar para iniciante!!!


Posts Recomendados

Boa noite,

To afim de comprar meu primeiro sonar cujo objetivo principal e identificar a profundidade do local onde vou pescar.

Pesco no Rio Paraná e lá existe um local com uma grande laje e gostaria de identificar os canais onde teoricamente os peixes podem estar.

Gostaria da opinião de vocês sobre um modelo de ótimo custo benefício para o fim que citei.

Importante destacar que vou usar em barcos alugados por enquanto.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Thiago.

 

Antes de você comprar, verifique as condições relacionadas ao alcance em água doce/salgada. Quanto à mobilidade, quase todos os sonares são portáteis. O que ficará fixo (ou não) será o sensor do transducer (aquela peça que fica na ponta de um dos cabos ligados no aparelho). Dê uma olhada num kit vendido no site da loja MARTINELLI (já vem com o sonar e o suporte para fixação do visor e do sensor do transducer).

 

Esse suporte permite ao usuário colocar o sensor na lateral ou na popa do barco, próximo ao motor.

 

Comprei o Garmin 100 e o instalei dentro do porão do barco (o que não vai ser o seu caso, por enquanto). É um sonar relativamente barato e satisfaz as minhas necessidades. Como pesco em água salgada, uso o meu sonar para a navegação mesmo. Considerando a grande quantidade de bancos de areia aqui na minha região, é mais fácil esquecer do motor do que do tal sonar, heheheeh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Dirk !!!

 

Garmin 100... ótimo, já é uma referência, seria o Sonar Garmin Echo 100 ??

 

Andei lendo os seus relatos sobre fixá-lo no porão do barco... se conseguisse colocar uma ventosa no transducer, poderia fixá-lo no porão do barco, mesmo sendo alugado, como é o meu caso, será que funciona ?

 

Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... eu te indicaria o Echo 100... Eu comprei o 200 so porque tem algumas funcionalidades a mais e nao pretendo trocar de sonar tao cedo...

 

Mas so nao indico comprar na Martinelli porque la as coisas estao bem mais caras que outras... Da uma procurada melhor que voce compra com preco bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Lênio... 

 

Valeu pela indicação, o pessoal fala muito bem do Piranha Max também !!!

 

Vou dar uma olhada no Echo 100. Sera que consigo adaptar uma ventosa pra tentar colocar o transducer no porão do barco?

 

Outra dúvida e, desculpa pela ignorância, ele é movido a bateria, pilha ou vou ter que levar uma bateria dessas grandes pra tocar o bicho ?

 

 

Quanto à comprar na Martinelli, o preço deles realmente é fora do normal. Não sei se percebeu o que fizeram, pegaram os produtos deles e subiram o preço e, de repente, dão 25% de desconto em tudo a vista. Ou seja, voltou no preço que tava antes ou até mais caro. Se comparar o a vista deles com o de outras lojas, o deles ainda é mais caro.

 

Assim, temos a falsa impressão de 25% de desconto lá é um baita de um preço.

 

Mas deixemos isso de lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opcao de sonar nao vai faltar... Veja de acordo com sua intencao e com seu bolso pq tem sonar de alguns milzis reaizis... rsrsrs

 

Sobre a fixacao, da uma olhada no topico do DIRK...

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/32736-instala%C3%A7%C3%A3o-do-sensor-do-sonar-dentro-do-barco-de-alum%C3%ADnio/?hl=dirk#entry377659

 

O dele ficou ok, mas essa fixacao é um pouco complicada de acertar... Eu vou fixar o meu na parte externa com parafuso mesmo. So estou esperando colocar o barco na agua pela primeira vez pra poder observar o funcionamento do motor em relacao as bolhas que produz para nao interferir e assim achar o ponto ideal para fixar...

 

É movido a bateria de 12v (geralmente). Como eu tenho motor eletrico e algumas outras coisas como luzes de navegacao, buzina, bomba de porao, etc, eu comprei uma bateria estacionaria da freedom e da pra rodar tudo que é eletronico.

 

So nao aconselho a colocar junto a bateria de partida eletrica, caso seja seu caso, porque ela joga a carga que a partida eletrica precisa de uma vez, entao oscila bastante e pode queimar seu eletronico.

 

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O transducer quando instalado por dentro do casco deve ser fixado com silicone. Não basta estra em contato com a chapa, deve estar "colado".

 

No seu caso o mais indicado é com o suporte na lateral do barco, mas enche o saco ficar tirando e pondo ele na água toda vez que dá partida no motor. As vezes ele sai do lugar só de usar o motor eletrico. 

Vc pode usar uma bateria de moto, mas não deve esquecer o porta fuzível. 

Eu fiz o meu próprio suporte com cano de alumínio e um sargento pequeno comprado em casa de ferragens. Mas a mão de obra de por e tirar da água toda hora me desanimou. E logo comprei uma lancha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lênio,

 

Vou dar uma olhada no tópico do Dirk.

 

Não tenho partida elétrica no motor e também não levo bateria quando vou pescar porque, até então, não era preciso. Agora vou ver essa de 12 V.

 

Preciso ver como faz essa ligação do sonar na bateria e esses detalhes todos que para mim, é tudo novidade. Pra ter uma ideia, tive que pesquisar no Google como era essa bateria de 12 V, tamanha minha ignorância... rs.

 

 

Rodrigo,

 

Realmente deve encher o saco ficar colocando e tirando a toda hora. Se for para prender com silicone, posso fazer isso e retirar ele no final da pescaria, o que acha? Fico geralmente uma semana pescando.

 

Quanto a comprar uma lancha... kkkk, no meu caso, fora de cogitação !!!

 

Agradeço a vocês pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Dirk !!!

 

Garmin 100... ótimo, já é uma referência, seria o Sonar Garmin Echo 100 ??

 

Andei lendo os seus relatos sobre fixá-lo no porão do barco... se conseguisse colocar uma ventosa no transducer, poderia fixá-lo no porão do barco, mesmo sendo alugado, como é o meu caso, será que funciona ?

 

Valeu pela ajuda.

Exatamente esse. É de fácil instalação e programação.

 

Eu ainda não fiz esse teste com uma ventosa. Acho que vale a pena tentar, pois o máximo que poderá acontecer é o comprometimento da leitura. Pelo que tenho visto aqui na minha região, todas as lanchas cujos sensores foram instalados fora do barco (próximo do motor de popa) deixam de ler após uma determinada velocidade (o que torna a navegação perigosa, convenhamos). Provavelmente a turbulência de água perto do sensor compromete a leitura em velocidade. Com a instalação dentro do porão, isso realmente não acontece.

 

Para você ter uma idéia, saí nesse domingo para pescar e experimentei deixar o mínimo de água possível no porão. Fiz diferentes testes de velocidade e o sensor funcionou perfeitamente. Nos meus testes cheguei a 5100 rpm e não houve nenhum problema (ele continuou marcando tudo).

 

Talvez uma alternativa para a ventosa seja uma massa plástica removível, que não suje o sensor do transducer e posssa ser totalmente removida a cada pescaria. Se você conhecer algum produto assim, talvez seja melhor do que a ventosa. Você chegou a ver o suporte vendido pela MARTINELLI? Acho que até dá pra fazer um mais barato, aí na sua região.

 

De qualquer forma, não recomendo navegar em lugar nenhum sem sonar, pois mais importante do que encontrar os peixes é a segurança (nossa e a do equipamento todo).

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Alicio.

Vou tentar fixar ele com alguma coisa que consigo remover depois visto que geralmente fico 1 semana na beira do rio, vou usar silicone talvez.

Na pior das hipóteses uso o suporte. Na realidade vou usar pouco tempo. A ideia e navegar num determinado trecho e marcar os pontos mais fundos num GPS.

Se for possível, posta uma foto ou link dessa bateria pra eu dar uma olhada.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarde pessoal...

Seguinte: tem um conhecido vendendo um Garmin Fishfinder 160 C e pelos comentários eu iria comprar o Garmin Echo 100 que custa em torno de R$ 500,00.

Ta pedindo R$ 500,00 inclusive com o suporte incluso que ele mandou fazer e custou R$ 150,00 segundo ele.

Pergunta: compensa ficar com o 160 C ? Existe alguma diferença na função "profundidade" de um ou de outro ? A tecnologia de um é melhor que a do outro nesse ítem ?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago eu uso um Hummirbird Piranha Max 143, o mais barato, paguei R$400,  o sonar é muito bom, tá me ajudando demais nas Curvinas aqui no Rio Pardo, eu fiz um suporte igual que vende na Martinelli, e uma caixa de madeira onde coloquei a fixação em cima e dentro fica a bateria, na hora de ir embora coloco tudo dentro da caixa

É muito confiável

 

1237607_479758445465292_1357265067_n.jpg

 

Olha ele achando o Cardume

 

1208565_585179784923157_5079504367794898

 

Resultado

1510626_559988987442237_1633460701_n.jpg

 

 

O esquema:  a fotos tão ruins mais ficou prático

7fsk.jpg

 

ltvw.jpg

epv5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...