Ir para conteúdo

Quando foi que os peixes viraram high-tech?


Posts Recomendados

Tudo evolui pro bem ou pro mal, tudo evolui, isso é óbvio!

 

Mas lendo o fórum, me senti o próprio neandertal de frente ao fogo...

 

Eu pescava com varinha de bambu, depois vieram as varas de composito com ou sem molinete, dentro um barco de aluminio e motor 15 e usavamos iscas diferentes: milho, salsicha, massa, carne, caranguejinho, colher etc...

 

Lendo o fórum me deparei com algumas coisas:

 

a) barco de aluminio tem que ter plataforma, posto de pilotagem,

b) motor menor que 25hp parece que erro crasso, o que aconteceu com os 15?

c) sem sonar, motor eletrico, etc nem saia de casa,

d) iscas que não sejam coloridas e feitas na china é a mesma coisa que pescaria em festa junina...

 

Ué... Eu pescava dourado, pintada, piapara, piau, pacu, piauçu, um monte de coisas e era feliz da vida com um motor 15hp+barco de 6m+alguns molinetes+iscas neandertais+4 pessoas dentro do barco.... 

 

Ou eu sonhei dos 2 aos 20 anos ou fiz parte da MATRIX ou os peixes viraram high tech e eu não fiquei sabendo!

 

Ok, andar de bass boat deve um tesão, ter um monte de iscas coloridas, 10 tipos de varas, 50 carretilhas etc... Tudo isso deve ser ótimo... MAS... Ninguém mais pesca como antes não? Tem algum rio onde os peixes ainda não fizeram MBA em Havard?

 

Meu johnson 15hp é otimo, rabeta longa (antigamente falavamos MOTOR PRA MAR, os importados normalmente eram rabeta longa), super economico, anda MUITO, mesmo num barco 6metros com 3 pessoas dentro! Acredito ser a rabeta longa que vai mais fundo e consegue um desempenho bem legal. Na época que pescávamos, entre os pescadores sempre diziam: 15 mais economico, mas de saida anda igual 25 que bebe mais, só perde em final. Logo quase ninguem tinha um motor 25. 

 

O que aconteceu que lendo o forum um barco igual o meu de 6 metros tem que ter no minimo 40hp?

 

Uga uga abraços!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKK... excelente comentario/topico! Gostei!

 

Eu acho que é só questao de evolução mesmo... 

Por exemplo... barco com plataforma é conveniencia, conforto, facilidade de pesca... Motores com potencia de sobra nao fazem voce passar raiva quando precisar de força, reduzem tempo de viagem, etc....

A PRINCIPAL funcao do sonar, na minha opiniao, é evitar acidente! Voce monitora o fundo para nao bater motor e dar aqueeeeela dor de cabeça...

As iscas foram variando de cores e formas e tamanhos para que voce tenha maior possibilidade de pegar alguma coisa seja em dia chuvoso, ou sol, ou quente ou frio, etc... Foram ficando mais caras pelos materiais usados ja que tem peixe que na primeira bocada ja destroem as bichinhas... 

 

O material em si como varas, linhas e carretilhas puderam deixar voce trabalhar a isca das mais diversas formas para poder despertar o interesse do peixe desde o dia que esta mais ativos ate o dia que estao mais dormindo que urso kkkkk

 

É so questao de evolucao... E eu amigo, para quem gosta de pescar, nao tem nada mais gostoso do que a propria "mexeção" que a gente arruma na "tráia".

 

E mais uma vez... gostei do post!  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o post foi bom, mas é tudo evolução como você mesmo disse. E não só evolução muito capitalismo e consumismo...

 

Antigamente todo mundo era feliz tambem, sem luz eletrica, sem televisão, sem sapatos e sem mais um monte de coisas, mas nem por isso hoje eu quero ficar sem isso tudo... rsrs...

 

A felicidade ta dentro de cada um, se você esta feliz com seu barco de 6m e seu motor de 15hp, não a porque de você trocar, só pq leu num forum q todo mundo só ta usando de 25hp pra cima...

 

Eu to feliz com o q tenho, e nem barco e motor eu tenho... legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, dá pra ser feliz dos dois modos. No sistema "antigo" e no "novo".

Mas pra mim vc acabou comparando banana com maçã. :gorfei:

 

Porque vc , com propriedade, mostrou um modo de pesca mais simples, porém não adequado para o Tucunaré. 

 

Eu mantenho um barco 6m, motor 15 Suzuki para minhas pescarias de Piau na ceva quando vou ao Rio Grande. 

 

A lancha eu uso pra pescar Tucunaré ::bassboat:: 

O Lenio e o Marcelo mataram a "charada", cada um com seu enfoque. 

 

O que aconteceu que lendo o forum um barco igual o meu de 6 metros tem que ter no minimo 40hp?

Eu não sei onde vc leu isso, qual era o contexto, mas não precisa. Seja feliz com que vc tem.  ::tudo:: Em que pese toda a Tralha que compramos, isquinhas Hitech como vc colocou, a felicidade não se mede pelo custo dos equipamentos. É que cada louco tem sua mania, e neste fórum tem muito louco que adora torrar dinheiro com essas coisas :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo equipamento tem um uso, e toda melhoria em equipamento tem uma razão

 

Motor- Um motor 250 é otimo, lindo, tem um ronco massa, te leva de um ponto a outro em pouco tempo. Mas é feito pra grandes represas e rios. Nao vai conseguir entrar com ele num lago do Araguaia, Cristalino etc, onde vc tem q subir o motor, remar, arrastar o barco as vezes. Pra esse uso um 15 ou 25 é o ideal. Se vc pesca proximo ao seu ponto de apoio (casa, rancho, pousada) e faz pesca de espera ou ceva um 15 vai resolver seu problema, com economia de combustivel e manutenção. Mas concordo que um barco de 6 m pede um motor mais potente. Com um 15 vc vai andar arrochado praticamente o tempo todo, força o motor. Com um 40 no mesmo barco, vc pode navegar a 70% da aceleração, sem foçar o motor, gastando o mesmo que seu 15 e com mais segurança no caso de ondas. Tambem ja tive um jhonson 15 que era uma tetéia daqva partida só de vc tocar no cordão, mas ja passamos apuro em Serra da Mesa e demoraaaava pra chegar nos pontos.

 

O resto meu amigo sao equipamentos pra facilitar nossa vida. Eu prefiro usar um eletrico do que remar. Mas pesco em locais que nao tem essa facilidade, entao eu ou o parceiro rema. Sonar? Ajuda muito, principalmente p verificar profundidade e achar estruturas. Mas sao perfeitamente dispensaveis, principalmente o sonar.

 

Iscas vão do gosto de cada um. Me recuso a pagar mais de 30 reais em uma isca. E ninguem me tira da cabeça que uma Zeta de 20 reais pega menos peixe que uma Bonnie de 80. Obviamente algumas iscas tem caracteristicas unicas, como a helice da Rip, as bolhas da Pop Quen. Se o pescador achar que isso pode ser o diferencial em sua pescaria ótimo, compre e use. Mas se vc pegar as principais marcas de iscas nacionais vc vai encontrar variedade e qualidade suficiente pra realizar qualquer pescaria em nosso território.

 

Varas... o sujeito quer deixar 8 varas montadas, cada uma com iscas de ação diferente pra nao perder tempo trocando iscas??? Bom tambem, mas pra mim só deixa o barco mais cheio, bagunçado, aumenta o risco de alguem pisar em algunma delas. Nao acho que 15 segundos pra trocar uma isca façam diferença. Pra mim o ideal é levar uma titular e um conjunto reserva.

 

Acho que voce pode ter estranhado pois a maioria dos usuarios do fórum sao praticantes de pesca com isca artificial, mas a pesca com isca natural com as que vc citou ainda existe e te garanto que o  numero de praticantes é bem maior, talvez a maioria nao participe de foruns e nao gosta de postar relatos.

Pq vc nao posta um relato nesse estilo?Para que possamos relembrar as pescarias que todos ja fizemos no passado?

 

 

bração e seja bem vindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PERFEITO!!!!

 

Peixe com MBA, isca da China e motor 250hp. Pra que tudo isso???

 

Infelizmente, depois que esse mosquito do consumo em produtos de pesca, morde a gente, não tem mais como voltar.

 

Abraço!!

 

Eu falo isso TODO DIA! kkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Astra, Adorei o seu post!

 

 

Todas as argumentações foram bem elaboradas e são válidas.

 

A questão do conforto, da performance, da evolução dos materiais e matérias primas que permitem reduzir tamanho e peso, enfim, tudo isso é válido.

 

Mas acho tem muito do tal bicho que o Gustavo Maas falou...  ::ops

 

Quem começa a comprar material, fica viciado e quer mais e mais. Mais iscas, mais tamanhos, mais cores, carretilha mais leve, o último modelo, a vara customizada, o barco com plataforma, ...

 

Enfim, como alguém diz aqui no fórum: pescador em loja de pesca é pior que mulher em loja de sapato!!!  :gorfei:

 

 

Valeu pela pedra no charco Astra!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

::bassboat:: A pesca é r.... a lição sobre a igualdade dos homens - para todos os homens são iguais perante o peixe.

:amigo: 

 

falo bonito amigo, isso que e o mais bacana de tudo, pode ser rico, pobre, mais bonito...   MAIS TODOS OS HOMENS SAO IGUAIS PERANTE O PEIXE...   ja vi muito gente tirar grandes peixes com o pior equipamento ahahaha  e nao foi pouca vezes

grande abraço e boas pescarias

Deus nao conta os dias que passamos pescando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo post.

 

Ja me perguntei isto - nao com tao boa propriedade - diversas vezes....

 

Sou novo, mas da velha guarda da pesca esportiva...sempre fui "viciadinho" nessa onda e, antes (anos 90 pra trás), sem duvida, era MUITO melhor de peixe...de tesão de pesca etc...

 

Acho que a dificuldade de outrora (para adquirir equipamentos e viajar para os pontos de pesca) dava um tchan para a pescaria....lembro de ficar assistindo o Lester, o Gugu o Rubinho e todos os das antigas nas biblias do pescador e outros periodicos...era topppp demais.

 

Hoje, com uma certa facilidade nas coisas, tudo ficou extremamente popular e de fácil acesso, de equipamentos chineses a viagens amazonicas.

 

Antes não havia "concorrencia" entre os pescadores esportivos. Hoje um bom ponto vale ouro e quem tem um bom local ou operação dificilmente compartilhará a descoberta, salvo se for um esquema publico e notorio, evidentemente.

 

Mas voltando ao topico, concordo que demos ar "high tech" a tudo que nos envolve na pesca...e concordo que o método antigo não só era melhor "espiritualmente", como em termos de produtividade de pesca.

 

Em resumo, há muito ego neste hobbie...normal no estilo de sociedade que levamos.

 

Concordo com o criador do topico e com o Tiago, uma isca nacional por vezes tem melhor produtividade que uma gringa, mas o glamour de ostentar (beijinho no ombro pro recalque) uma isca de 100 pila na caixa é de se considerar. O mesmo se diga em relaçao a varas carretilhas barcos etc.

 

Não estou dizendo que quem gosta de coisa boa está errado, muito pelo contrario, dinheiro está ai para nos servir, mas eu era mais feliz quando era quebrado (continuo, é verdade, rrsrsr) e usava umas tralhas mais chimbunguentas.

 

Nessa época eu procurava me inteirar mais nos locais de pesca, com os nativos, a comunidade. Hoje é tudo muito "profissional" e formal.

 

Seria como um carro, podes ir ao peixe de fiat 147 ou de land range rover...o destino será o mesmo, mas o trajeto...

 

Enfim, entendo que a evolução se deu quanto aos equipamentos, NÃO quanto à pesca em si...esta só perde qualidade com o passar do tempo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKK lendo esse tópico lembrei-me quando andava 15 ... até 40km de bicicleta, para pescar no rio Cuiabá e no Manso ..... quando não tinha mais que 5 ou  seis latinhas com linha e não mais que 10 anzóis, dentro de um bornal que eu mesmo tinha costurado ... kkkk comprados com a venda de picolé .... kkkkkkkk isca ficava na minhoca, milho e soja  ..... e pescaria era pegar qualquer coisa ... oq estive-se dando !!!! kkkk

Barco era apenas aquela canoas de madeira, faltando um dedo para entrar água ..... onde se o cabra peida-se já balangava o barco e entrava água .... depois fiquei maravilhado com um tapajós 600 e um evinrude 15 hp ano 99 .... nossaaaaaaa pensa na máquina ..... tinha até 02 iscas artificiais velhas que ganhara de um compadre meu que dizia que o tal do tucunaré era o peixe para se pescar...rsss ele tinha até uma bolsa em vez de uma caixa de pesca !!!!! peguei o primeira arremessando na linhada....rsss manualmente.... depois comprei uma carretilha star alguma coisa ...rsss e uma varinha no Py  .... putsss .... a coisa deu tão certo que hoje é bem como o amigo falou umas par de isca ... algumas nunca usadas .... algumas carretilhas ..rsss linhas mono, multi e o escambal a 4 ... kkkkkk por ultimo comprei um conjunto novo de 6 metros ... outro tapajós...mas um pouco mais moderno e um motor de 20hp 4 tempos .... ta maravilhoso !!!! alguns falam que o tal do pescador é doente, viciado e sbae que algumas vezes tem razão rsrsrsrs...... mas fico pensando .... será que alguém ainda usa minhoca ... massinha de pão e pesca na barranca .... kkkk

 

Tempinho bão !!!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico bastante interessante e que nos leva a fazer algumas considerações complementares a tudo que já foi dito !

 

Pescaria é sempre a emoção da linha esticada, independentemente do que esteja entre as mãos do pescador e a ponta do anzol !

 

Estamos buscando uma comparação equivocada, pois o ato de pescar não impõe qualquer tipo de restrição ou obrigação a forma como isso é feito !

 

arrow:: Pescar da forma "antiga", com barcos de 6 m, motor de 15 hp, várias pessoas a bordo, com material mais simples mas nem por isso menos eficiente é um estilo, da mesma forma que pescar "de barranco", ou mesmo "de espera" com iscas naturais.

arrow:: Pescar da forma "hi tech" (como foi chamada), é igualmente um outro estilo, mais adequado à modalidade esportiva com iscas artificiais, onde a "pesca" deve ser vista como a "caça" ao peixe, e não a espera dele...

arrow:: Em ambos os casos, a emoção é a mesma quando as linhas se esticam e a briga se inicia...

 

Ainda no aspecto "comercial" - também abordado - é justo se considerar que os lançamentos dos equipamentos que se renovam a cada ano, são feitos para o pescador, e não necessariamente para os peixes... Peixe quando está comendo, entra em qualquer isca, principalmente se falarmos de tucunaré e assemelhados... A diferença comercial, é que alguns de nós pescadores viramos também "colecionadores", não necessariamente exibicionistas, mas pessoas que se deixam fisgar por um "acabamento", um "reflexo" diferenciado, cores (ou ausência delas), formas, tamanhos, praticidade, beleza (por que não ?), comodidade (customizações) e outros itens do gênero !

arrow:: Quantos de nós tem receio de perder suas "preferidas" no propósito pelo qual foram criadas ?

arrow:: Não seria um "apego" a algo maior do que uma simples isca de atrair um predador ?

 

Finalizando, e também por ser, como outros usuários, "das antigas", pescar é - por si só - algo que apenas quem pesca sabe distinguir !

Não me refiro apenas ao ato de embarcar o troféu (independente de tamanho ou qualidade/tipo), mas sim o que está ao seu redor, seja o companheirismo dos amigos (tem nada mais chato do que não ter com quem comentar algo ocorrido...), as conversas e resenhas do dia, as idas e vindas aos pontos de pesca, a ansiedade da espera, e a certeza eterna de que a próxima pescaria será ainda melhor...

arrow:: Será que nessas situações, há diferença entre motores, tamanhos de barcos, equipamentos usados e formas de pescar ?

 

Pescador mesmo, é tudo igual - não se iludam...  ::fish2

Conheço gente que tem um verdadeiro arsenal de investimentos em tralhas de pesca em casa, que não abre mão de ir pescar com uma varinha de bambu e minhoca...  ::fishing

arrow:: A grande diferença - e para isso deve se ter cautela - é misturar o conceito de qualidade com o de exibição ! Para alguns, pode se tornar um fator desagregador...

arrow:: Não é por um ter uma "Ferrari" que será melhor que outro que tem um Fiat 147 !

arrow:: Quem faz a diferença não é a máquina, e sim quem a conduz, e a forma como faz isso ! Serve também para a vida cotidiana... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...