Ir para conteúdo

Tralha pra Trairão?


Guto Pinto

Posts Recomendados

Olá galera, primeira semana de agosto estou indo pro Suiá-Miçu.  Estou com dúvida sobre qual tralha levar pra pescar o Trairão visto que tem muita divergências sobre qual material utilizar. A Princípio minha tralha se resume a carretilhas perfis baixo leves, varas entre 14 e 17lbs que uso pra Tucunaré Azul, tenho algumas de 20lbs e  de 25lbs, qual a mais indicada?  Linhas multi 30, 40 ou 50lbs?   Usar Fluor de qual espessura, ou multi direto em cabo de aço flexível?   Vou levar um conjunto mais pesado( vara 35lbs + Abu 6500 c3) pra pesca com isca Viva, mas a dúvida é mais em pesca com IAS.  

Além disso compensa levar tralha pesada em caso de pesca de Pirararas ou Jaú, visto que não vejo muitos relatos desse peixe lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto...

eu mesmo nunca pesquei trairao... so traira normal de ate 2kg...

E o equipamento é o tradicional mesmo: carreta perfil leve, vara de umas 17lb pra ajudar na fisgada (boca dura), e a linha depende porque ja usei 0,15mm ate 0,40mm onde sei que elas eram maiores...

Acho que voce pode partir do uso de proporcao... Partindo de que o peso medio é em torno de 8kg, chegando ate 20kg, acho razoavel calcular o uso de uma vara de 25 a 35lbs, linha multi 40lb (algo em torno de 0,30mm) e leader 0,60mm no minimo... 

Acredito que usar cabo de aco vai prejudicar o nado da isca...

 

Minha sugestao é no puro "achometro", levando em conta proporcao... Ja ja os feras aparecem...

Espero ter ajudaod... abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto...

eu mesmo nunca pesquei trairao... so traira normal de ate 2kg...

E o equipamento é o tradicional mesmo: carreta perfil leve, vara de umas 17lb pra ajudar na fisgada (boca dura), e a linha depende porque ja usei 0,15mm ate 0,40mm onde sei que elas eram maiores...

Acho que voce pode partir do uso de proporcao... Partindo de que o peso medio é em torno de 8kg, chegando ate 20kg, acho razoavel calcular o uso de uma vara de 25 a 35lbs, linha multi 40lb (algo em torno de 0,30mm) e leader 0,60mm no minimo... 

Acredito que usar cabo de aco vai prejudicar o nado da isca...

 

Minha sugestao é no puro "achometro", levando em conta proporcao... Ja ja os feras aparecem...

Espero ter ajudaod... abraco!

Valeu Lenio,  o peso médio que vi em alguns relatos foi de 4kg, sendo raros exemplares acima de 8kg.  Vendo vídeos vejo gente que tava usando varas de 14lbs e linha 30lbs e alguns varas 30lbs e linhas de 65lbs, por isso disse que é muito controverso.  Quanto uso do cabo de aço é mesma coisa, tem gente que usa e tem gente que deixa sem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Guto!!

 

Pesco trairão aqui na região da usina de Canoa Quebrada em Sorriso - MT.

 

Lhe indico traia bruta mesmo, pois nunca se sabe oque vai bater na sua linha. É a mesma coisa que acontece com os tucunas na AM. Por querer usar tralha leve, acaba perdendo o troféu da pescaria.

 

Onde pesco tem muita estrutura, então tem que ter maquina p não deixar o bruto ir p pauleira.

 

Eu uso:

 

Vara 30 Lbs ação rápida.

Carretilha com recolhimento acima de 7.0

Linha Samurai 65 Lbs

Leader 0.70

 

Sei que parece exagero, mas qdo bater um de 8 UP na sua isca, vc vai entender o motivo disso td.

 

Abraçoss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao Guto... o peso que citei eu busquei na internet mesmo... Como falei nao tenho experiencia...

 

Mas nao deve fugir mto porque o indicado mesmo é coisa pesada... Risco de paulera e trofeu da pescaria existem neh?

 

Vara 30lb (media do que falei), e linha mais grossa como nosso amigo Diogo disse... Leader vc escolhe uns 0,20mm a mais do que a multi...

 

Parece que essa é uma receita bem proxima do ideal... =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar meu pitaco a respeito do assunto, apesar de pegar apenas trairões paraenses...

Vara hunter fish que traz a medida de linha mult. de 30 a 50 lbs

Linha PP 40lbs

Lider de fluorcarbono 50lbs

E braço forte !!!

Ja peguei trairão de 7k com essa tralha, mas da ultima pescaria entrou um que não quis sair da agua mas com certeza tinha mais de 7k; fugiu porque o pitão traseiro de uma viper da ms quebrou!!!

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera,  eu to levando 2 Lubinas e uma Hunter Z 25lbs, e algumas entre 14 e 17 para os tucunas.   Carretilhas , Liger, Lubina, Smoke 100 e Curado HG.   Linhas PP e Vexter 8x entre 30 e 50lbs, mas vou comprar uma de 65lbs de reserva.  Pra iscas vivas 2 varas Impacto 12-30lbs + Ms Pacifca 200 ou Abu 6500 e mono 0,50mm( não gosto de multi pra esse tipo de pesca). Acho que tá bom.  Quanto ao leader ou encastoado vou ver com o povo lá to levando uns cabos de 60lbs e leader 0,42 52 e 62mm da Vexter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dar um ultimo pitaco, só coloco cabo de aço quando pesco trairões com pedaço de peixe, porque a gente precisa esperar o bicho " mamar " na isca primeiro para depois dar a ferreda...

Ja com artificiais, onde o bicho costuma a atacar a isca de imediato, principalmente zara, só uso o fluorcarbono mesmo...se perde algumas iscas as vezes, mais faz parte do jogo né...

De mais, boa sorte meu patrão e boa pescaria pra tu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dar um ultimo pitaco, só coloco cabo de aço quando pesco trairões com pedaço de peixe, porque a gente precisa esperar o bicho " mamar " na isca primeiro para depois dar a ferreda...

Ja com artificiais, onde o bicho costuma a atacar a isca de imediato, principalmente zara, só uso o fluorcarbono mesmo...se perde algumas iscas as vezes, mais faz parte do jogo né...

De mais, boa sorte meu patrão e boa pescaria pra tu...

Boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dar um ultimo pitaco, só coloco cabo de aço quando pesco trairões com pedaço de peixe, porque a gente precisa esperar o bicho " mamar " na isca primeiro para depois dar a ferreda...

Ja com artificiais, onde o bicho costuma a atacar a isca de imediato, principalmente zara, só uso o fluorcarbono mesmo...se perde algumas iscas as vezes, mais faz parte do jogo né...

De mais, boa sorte meu patrão e boa pescaria pra tu...

Também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Guto,

 

o pessoal do pesca gerais me passou - depois comenta ai como foi eu devo ir na semana depois de voce.

 

Trairão na Isca Artificial

Pesca do trairão isca artificial: de preferência as iscas que façam muito barulho, popers, hélices e zaras com muito ratlin:

Varas de 20 a 25 libras de ação rápida, linhas de multifilamento de 30 a 40 libras líder de fluorcarbono de 40 a 50 libras.

Modelos de iscas:

Bhaylyhoo (borboleta) / Pop queen (Maria) / Super Spock (KV) / Jumping Minnow / Trairão / Macetão gold / Z 130(deconto) / Tucuna bait turbo (deconto) / Buri (borboleta) / Buzz bait / Spinner bait / Inna 130

 

No mais, iscas de meia água que façam bastante barulho acima de 13 cm

Leve jarck bait isca de silicone que imita sarapó, com esta isca vc consegue enganar bem o peixe e é muito emocionante, pois vc pesca no visual.

O trairão é um peixe muito preguiçoso nem sempre mostra a cara no primeiro arremesso por isso faça muitos arremessos na mesma direção.

 

Pesca do trairão isca natural

Varas de 20 a 25 libras,

Anzol maruzeigo 24 a 30 empate de aço 30 a 50 libras de mais ou menos 30 cm.

Isca sarapó

Dica: com isca natural quando o peixe abocanhar a isca espere um pouco antes de ferrar, pois este tempo pode ser suficiente para que ele acomode a isca na sua boca.
 

 

Cachorra, bicuda na artificial

Varas de 17 a 20 libras de ação rápida, Multifilamento, 30 a 40 libras, Iscas de 9 a 13 cm, isca de meia água costumam ser mais eficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...