Ir para conteúdo

Ajuda sobre linha


Paulo Girão

Posts Recomendados

Gostaria, se possível, que alguém explicasse DETALHADAMENTE todas essas dúvidas, dentre elas:


  • Qual linha mais indicada para pesca tucunare, robalo, etc ?
  • A relação libragem vs mm, sobre bons arremessos e aguentar bons peixes;
  • Cama, quando necessário e como devo realizar ?
  • Fluocarbon, quais marcas mais indicadas, perfil para cada tipo de pescaria ?
  • Multi vs fluocarbon, relacao lb e expessura; (Qual libragem e expessura perfeita combinam ?)
  • Dicas para novatos e veteranos.

Na realidade, é uma mesclagem completa de tudo sobre linha.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, segue minhas dicas (que não fala só da linha, mas tá valendo vergonha::)

 

  • Qual linha mais indicada para pesca tucunare, robalo, etc ?

Falando sobre o tucunaré (robalo nunca pesquei medo::), depende da região onde ser pescada, se for em Manaus prefira linhas com maior resistência, linha para tucunaré multifilamento, de preferência use líder de fluorcarbono. Você tem que se basear no tamanho/peso do peixe que irá pescar, onde pesco por exemplo, dificilmente pego algo maior que 4kg, então uma linha de 20 lbs já é suficiente . Em Manaus já vi pessoal usando linha de 40lbs.

  • A relação libragem vs mm, sobre bons arremessos e aguentar bons peixes;

O mais importante ponto é estudar onde você vai pescar como disse anteriormente, depois disso você corre atrás do equilíbrio do equipamento. Se sua vara marcar 17 lbs, significa que você deve usar uma linha com essa resistência ou aprox no caso 20lbs que é mais fácil encontrar. É claro que vai funcionar com linhas maiores como 40 lbs, mas nesse caso você perde o equilíbrio do equipamento, atrapalhando no arremesso por exemplo. Sobre o diâmetro da linha, vejo que existe uma tabela sim, mas cada empresa usa a sua, eu prefiro me basear na libragem da linha que é sugerida pela vara. Existem varas que também falam do diâmetro da linha, mas são poucas.

  • Cama, quando necessário e como devo realizar ?

Sempre uso cama, pois a linha de multifilamento que uso normalmente é cara, e como você não usa todo o carretel, é importante usar cama para poupar o multi-filamento. Eu uso uma linha de monofilamento (daquelas baratas) até mais ou menos a metade do carretel, depois coloco a multi até a borda do carretel (essa dica ajuda no arremesso e aprendi com o Nelson Nakamura).

  • Fluocarbon, quais marcas mais indicadas, perfil para cada tipo de pescaria ?

Sobre a marca eu ainda estou na procura de uma boa, vi pessoas falarem que a linha de multifilamento boa é aquela que quando você faz um teste queimando um pedaço dela, ela fica escura/preta, mas não sei se isso é verdade. É indicado pra quando você vai pescar em lugares que ocorre bastante abrasão da linha, ou pra esconder a linha do peixe, já que o líder fica praticamente invisível na água. Eu uso sempre.

  • Multi vs fluocarbon, relacao lb e expessura; (Qual libragem e expessura perfeita combinam ?)

Essa eu passo pois estou pesquisando ainda. Até vou acompanhar este tópico pra aprender  ::tudo::

  • Dicas para novatos e veteranos.

Algumas dicas:

-Respeite a libragem sugerida na sua vara, se estiver 17lbs, compre até 20 lbs por ex, desta forma você terá menos problemas de arremessos.

-Configure o drag da sua carretilha para 1/3 (se tiver um equipamento bom) da sua vara (se tiver um ruim 1/4). Ou seja, no caso da vara de 17lbs seu drag deve ter 5,6 lbs. Você pode comprar um Drag Checker para configurar com precisão. Configurando desta forma você garante que por ex, sua vara não quebre, ou sua linha não arrebente, já que se pegar um tucunaré grande, a carretilha te ajudar soltando a linha, aí você precisa aprender a trabalhar o peixe para buscá-lo, e tente não usar o dedão pra frear o coitado pois aí o drag estará no máx (força dedão :gorfei: ) e as chances de estourar é grande!

-Para o tucunaré, o dia está frio? Use iscas de fundo como jig, ou meia água e arremesse pro fundo, está calor? Use de superfície e tente também de meia água.

-Aprenda a fazer nós, cada um gosta do seu, eu me baseio no programa Knot wars que testaram qual o melhor, no caso gosto de usar o nó Palomar na isca, e o nó Modified Albright de líder para multifilamento (Muitas pessoas aqui gostam do nó SF). Você pode aprender mais sobre eles baixando um app para android ou verificando os sites. Recentemente postei sobre isso aqui.

-Não subestime marcas baratas de iscas artificiais. No começo gostava de usar só de marcas importadas, só comecei a pegar mais tucunarés com iscas mais baratas e/ou nacionais. (Obvio que tem as importadas famosíssimas que não podem faltar no Amazonas, mas deixo pra outro opinar.

-E a dica mais importante, não mate o peixe, sempre pratique o pesque e solte :)

 

Bom acho que é só, estas são minhas dicas, cada pescador tem sua preferência pessoal conforme sua experiência, eu aprendi com o pessoal do fórum e dicas de pescadores famosos e revistas sobre o assunto.

 

Espero ter ajudado, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se posso postar, mas esta ai, esta é uma boa dica para calcular e conhecer um pouco mais sobre as linhas multifilamentos assim como a questão da libragem da vara, vale a pena ler algumas matérias desse site, apesar de nosso Luiz Vessosa já ter falado tudo.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara pergunta no Ivan e faz tudo ao contrario q da certo.... kkkkkk

 

mas vamos ver se consigo te ajudar...

  • Qual linha mais indicada para pesca tucunare, robalo, etc
  • Depende de onde se vai pescar tucunaré e robalos... amazonia por exemplo: Amazionia eu uso 50lb, tucunaré e robalo por aqui eu uso 30lb, e ai no mirante usei 30lb, 40lb, e 50lb, inclusive a caranha peguei com a linha de 30lb...
  • A relação libragem vs mm, sobre bons arremessos e aguentar bons peixes;
  • ai é mais ou menos o q puz em cima, linhas entre 0,25mm até 0,35mm tem bons arremesso e oa resistencia, vai depender do local
  • Cama, quando necessário e como devo realizar ?
  • Eu acho cama necessaria quando se quer economizar linha, ou vá pescar em lugar de peixes pequenos, q você tenha noção q não vá entrar nada pra zerar seu carretel. eu uso cama de monofilamento ou multi velha, sempre deixo espaço pra uns 50 a 70 metros da linha q quero usar como principal.
  • Fluocarbon, quais marcas mais indicadas, perfil para cada tipo de pescaria ?
  • Cara hoje em dia eu uso um fluorcarbono da maruri de 25 reais, macio e resistente, não perdi nenhum peixe com ele até hoje por falha dele, não tenho mais coragem de pagar 100 conto num rolo de fluor. uso esse da maruri em lb de 20 até 67lb. agora se quer um fluor TOP dos TOP acho q é o Absorber da YGK, mas volto a falar, acho sem necessidade.
  • Multi vs fluocarbon, relacao lb e expessura; (Qual libragem e expessura perfeita combinam ?)
  • Nisso ai pra tucunré eu uso Lb x Lb, mas no robalo eu custumo usar o fluor mais grosso, tipo se eu usar 30lb no multi, uso 50lb no fluor. por aqui uso Lb xLb mesmo.

 

Isso é o q eu uso, cada um tem seu metodo de confiança...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    Acho que resta pouco o que falar...

  

 

    Lembro ainda que a libragem da vara, na sua maioria, são para linhas monofilamento (nylon) que são mais grossas que as multifilamentos, portanto, pode-se usar multifilamento com maior libragem do que a vara lhe recomenda..

 

  Uma linha Intergreen monofilamento 0,23mm por exemplo é de 10lbs, portanto, na minha carreta uso linha 0,23mm de 30lbs, mesmo minha vara dizendo 14lbs

 

Já o lider, mesmo sendo a libragem igual, será mais grossa que a multifilamento, com linha de 30lbs uso Fluor de 30 Lbs, mas existem casos que tem que mudar tudo... depende da região.. pros azuis da Serra da Mesa, o povo costuma usar 40lbs na multi e 50 lbs de Fluor...

 

 

Cama, eu não uso.. usa-se apenas para economizar multi. Eu, pessoalmente, depois que desgasta, só inverto a linha no carretel...

 

A espessura da linha influencia no arremesso.. mais grossa, maior atrito, menor distância, mais fina, menor atrito, maior distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou comprando minha primeira linha de multifilamento, pesquisei bastante sobre o assunto e o meu conjunto pra tucuna e trairas vai ser: vara 17 libras, linha multi de 25mm e 25 lb, e leader de 40mm do tamanho da vara, acho que para pesca de tucunarés de pequeno e medio porte esta de bom tamanho, sobre a cama no meu caso irei usar pois o carretel que vou comprar é de 100 metros e não vai encher o tambor da carretilha, sobre libragem da vara vs linha pelo que eu entendi é o seguinte: vara de 10 a 20lb isso para mono, para multi vc passa esse valor para 20 a 40 lb, estou aprendendo se estiver errado por favor me corrigam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara pergunta no Ivan e faz tudo ao contrario q da certo.... kkkkkk

 

mas vamos ver se consigo te ajudar...

  • Qual linha mais indicada para pesca tucunare, robalo, etc
  • Depende de onde se vai pescar tucunaré e robalos... amazonia por exemplo: Amazionia eu uso 50lb, tucunaré e robalo por aqui eu uso 30lb, e ai no mirante usei 30lb, 40lb, e 50lb, inclusive a caranha peguei com a linha de 30lb...
  • A relação libragem vs mm, sobre bons arremessos e aguentar bons peixes;
  • ai é mais ou menos o q puz em cima, linhas entre 0,25mm até 0,35mm tem bons arremesso e oa resistencia, vai depender do local
  • Cama, quando necessário e como devo realizar ?
  • Eu acho cama necessaria quando se quer economizar linha, ou vá pescar em lugar de peixes pequenos, q você tenha noção q não vá entrar nada pra zerar seu carretel. eu uso cama de monofilamento ou multi velha, sempre deixo espaço pra uns 50 a 70 metros da linha q quero usar como principal.
  • Fluocarbon, quais marcas mais indicadas, perfil para cada tipo de pescaria ?
  • Cara hoje em dia eu uso um fluorcarbono da maruri de 25 reais, macio e resistente, não perdi nenhum peixe com ele até hoje por falha dele, não tenho mais coragem de pagar 100 conto num rolo de fluor. uso esse da maruri em lb de 20 até 67lb. agora se quer um fluor TOP dos TOP acho q é o Absorber da YGK, mas volto a falar, acho sem necessidade.
  • Multi vs fluocarbon, relacao lb e expessura; (Qual libragem e expessura perfeita combinam ?)
  • Nisso ai pra tucunré eu uso Lb x Lb, mas no robalo eu custumo usar o fluor mais grosso, tipo se eu usar 30lb no multi, uso 50lb no fluor. por aqui uso Lb xLb mesmo.

 

Isso é o q eu uso, cada um tem seu metodo de confiança...

 

 

Moises é um malacabado.. escuta ele nao kkkkkkk

 

Paulo é um doido ehaueaeha

seje  mais especifico..

ele quer pra tucunarés de castanhão..

e robalos do nordeste..

infelizmente ele nao me escuta direito hahaha ja saberia 70% das coisas ai q ele perguntou hehehe

é um infeliz mesmo.. pegou um robalo de 9kg em aracati e nao sabe nem como pegou e com o que kkkk

 

normalmente se usa linha mais fina com robalo pq principalmente jig head  precisa de sensibilidade, isso ajuda mto, e o fluorcarbon se tiver robalo maior, já necessita de um fluorcarbon mais grosso. 0.50mm e alguns casos 0.70mm ou mais rsrsrs.. pq primeiramente o peixe ja requere isso por ter a boca mto aspera.. e laterais uma navalha... precisa ter um minimo de resistencia a isso.. e depois disso ainda possui o fator local de pesca.. se tem mto enrosco pedra galhada, etc...

 

sobre especificacao de vara.. normalmente esse 8-17.. 10-20 etc... é de linha nylon, que vc consegue ver por ai a equivalencia de expessura para multi... obviamente vai ser bem mais resistente q o nylon ,,, interessante da linha multi ter lb igual ou menor q a especificacao da vara, creio eu que seja só mesmo caso pegue um peixe q force a vara... a linha vai papocar primeiro q a vara rsrsrs mas obviamente se trabalhar o peixe sem forçar tanto a vara não vai acontecer... mas acontece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Tem essa parte que o Ivan Maruyama disse, que se o peixe for muito grande, o que vai primeiro é a linha pra não quebrar a vara, porém, estando a fricção regulada, a vara não vai quebrar, quando o peixe puxar com certa força, a carreta vai liberar a linha, ou seja, a linha não arrebenta, vara não quebra e vc consegue o seu trofeu... (demora pra tirar peixe grande, mas a luta é saborosa)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...