Ir para conteúdo

Barcelos - Janeiro / Fevereiro


Posts Recomendados

Olá Arnaldo,

 

Temporada passada estive lá no final da temporada em meados de Fevereiro.

 

Como a temporada passada foi bem difícil por causa do nível das águas, com muitos relatos de semanas quase sem peixe, em fevereiro acabamos por ter alguma sorte porque o nível das águas estava um pouco mais baixo, apesar de termos apanhado repiquete.

Mas aí o nosso comandante conseguiu driblar a subida e acabamos por nos dar bem.

Cheguei a ouvir por lá que fomos um dos grupos que pegou mais peixe da temporada - alguns de bom tamanho, tipo vários na faixa de 17, 18, 19 e até um 20 lbs. Muitos até 14lbs.

 

Mas dependendo muito de para onde você vai e do comandante do seu barco e dos piloteiros, porque como é final de temporada em princípio já vai estar bem batido...

 

Espero ter ajudado um pouco - ou baralhado rsrs

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ano não vou em Outubro por motivo das férias, porém em Janeiro vou pela primeira vez.

 

Há muitos relatos sobre esse período. Alguns se dão bem, ou nem tanto. Mas o importante é estar lá.

 

Em Janeiro eu e meu amigo Tiago Furlan vamos para Barcelos (No Barco Hotel Julyana), caso você tenha interesse há um convite de pescaria postado pelo Tiago.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arnaldo,

A questão de Barcelos se complica a cada ano !

No passado (relativamente distante...) os ciclos de chuvas eram melhor definidos que nos dias atuais. 

Pode ser que seja a questão do desmatamento, da ecologia, queimadas ou qualquer outra justificativa, mas é fato !

Com isso, o regime de cheias (que é básico para a reprodução da fauna) fica em situação "embaralhada"...

A todo início do ciclo das chuvas, os cardumes buscar acelerar seu período de proliferação, juntando-se em casais, ou mesmo em lotes de diversos indivíduos (a depender das espécies).

Barcelos é (ou era) conhecido como o estuário reprodutivo do Rio Negro, não apenas por receber água dos incontáveis igarapés (oxigenação e ph), como também por possuir uma densidade única de lagos e lagoas fechadas.

Na cheia, todo esse eco-sistema passa a funcionar como um gigantesco criatório, permitindo que o crescimento dos alevinos perpetue a espécie, além de também servirem de comida abundante para outras espécies.

O que acontece nessa confusão de "seca e enche" dos rios pelas chuvas fora de época, é que volta e meia existem os "alarmes falsos", também conhecidos como "repiquetes" (palavra temida aos que por lá vão...).

Nessas oportunidades, os peixes entram num estado de "dormência alimentar", e buscam muito mais um processo de acasalamento rápido e cuidados com as proles, do que caçar sua alimentação...

A depender do tempo de enchente, o ciclo se completa inteiramente e de forma desequilibrada, pois os locais ainda não oferecem o refúgio necessário aos alevinos... (mas assim é a natureza).

arrow:: Especificamente na questão que levantou, e que já foi parcialmente respondida anteriormente, a questão preponderante será mesmo a sorte ! Incrível isso, não ? Nessa semana que estará por lá, nada pode ser predito !

Se for pela "segurança" de um passado que não necessariamente se repete mais de forma tão acurada, Novembro poderá ser um risco menor, embora já deverá existir possibilidade de repiquetes...

A temporada "formal" de chuvas se inicia em Nov/Dez e se estende até Mai/Jun. Claro que sempre existem "janelas" a serem usadas nesses períodos, mas tudo dependerá da questão climática !

Peixe sempre vai existir (isso é inquestionável), e o que pode ficar mais complicado é a fartura, ou mesmo a forma deles serem capturados...

De qualquer modo, uma ida à Barcelos nunca deve ser vista apenas como "uma pescaria", e sim como uma aventura inesquecível...

Quem vai por lá, dificilmente deixa de retornar... (muitas vezes de forma permanente).  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui em Janeiro, na última semana, e pretendo voltar sempre nesta época!!!

Além do fator sorte, esgotado completamente pelo KID  mestre::  Vale ressaltar a necessidade de uma tripulação competente, que conheça os rios e tenha por objetivo a satisfação dos clientes. Sem isso tudo pode se complicar.

Então busque saber se o barco em que estará, exerce essa política de comprometimento com os clientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...