Ir para conteúdo
Jairo Segatte

Motor Yamaha 60 HP 2T depois de muito tempo parado nao pega

Posts Recomendados

Ola pessoal, estou tendo problema com o meu motor de popa 60 hp 2T, quando ele fica muito tempo parado(mais de um mes) ele nao pega(arranca) mais, cada vez tenho que levar ele na autorizada pra limpar os carburadores, o que nao e barato. Se alguem souber alguma dica de resolver esse problema desde ja agradeco.  OBS  eu nunca esgoto a gasolina do motor quando nao esta em uso, isso foi orientacao do mecanico.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeira coisa e mais importante: TROQUE de mecanico! URGENTE!

A menos que esteja afim dele, de olhar os bracos e aquele rego peludo qdo ele abaixa ao chao... Do contrário meu amigo, esquece esse cara!

Todo motor precisa ser esgotado a gasolina, mesmo para quem só vai deixar  de 2 ou 3 dias parado já é preciso esgotar.

A gasolina parada vai decantar e deixar o oleo por cima, assim o oleo cria uma pelicula oleosa e gordurosa numa parte do pistao, carburador e tudo mais, na parte debaixo a gasolina vai comecar a corroer tudo. 

Tem diversos links falando disso, tem aqui no forum um video mostrando como fica com a gasolina velha dentro do motor, procure ...

Inclusive em todos os manuais há essa recomendação de esgotar. Quando falamos em gasolina brasileira, suja, com solventes, alcool, mijo e restos de sujeira varridos pra dentro dos tanques de postos, isso fica ainda pior.

Enfim... Esgote a gasolina, inclusive das mangueiras se possivel e veras que teu motor vai ficar perfeito durante 15 anos!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a dica, vou fazer isso e ver o resultado. Mas essa situação se aplica tambem nos motores com lubrimax, onde o oleo não é misturado no tanque de gasolina e sim num compartimento separado?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse ano depois de muitos comentários de que não precisa esgotar o combustível se vc usa direto  o motor, fiz uma experiência. Tenho um Mercury 18hp que fica no Rancho fixo no barco onde eu ou meu irmão usamos rigorosamente toda semana, resolvi não esgotar o motor, lembrando que o combustível  é de qualidade , resultado:  em menos de 6 meses o motor ficou ruim e já tenho limpar o carburador, coisa que em média fazia a cada dois anos.    Não  tem história tem que esgotar, gasolina+etanol estraga até carro que é preparado pra andar assim, imagina nos motores de popa que são concebidos pra rodar com gasolina pura

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei  se acontece assim com seu motor, mas um amigo meu tem uma lancha com um Jonhson 70hp 3cil e 3 carb. depois de muito tempo fomos andar e nada de pegar , jogava até WD40 dentro do cilindro e ele ameaçava e não firmava, já estavámos quase desmontando o carburador  mas meche dali e daqui descobrimos que ele tinha uma manha de ter que empurrar a chave pra frente pra injetar gasolina dentro da câmara, aí pegou de prima.

Compartilhar este post

Link para o post

o meu  e 60 hp 2 tempos  yamaha com lubrimax, tbm 3 cilindros e tres carburtadores, e tem sim que empurrar a chave pra dentro com o motor frio, pelo menos por uns 10 segundos, mas mesmo assim n'ao pegou, tirei as velas e coloquei spray dentro do cilindro, ameacou mas n'ao pegou, ta uma porcaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei  se acontece assim com seu motor, mas um amigo meu tem uma lancha com um Jonhson 70hp 3cil e 3 carb. depois de muito tempo fomos andar e nada de pegar , jogava até WD40 dentro do cilindro e ele ameaçava e não firmava, já estavámos quase desmontando o carburador  mas meche dali e daqui descobrimos que ele tinha uma manha de ter que empurrar a chave pra frente pra injetar gasolina dentro da câmara, aí pegou de prima.

Guto, se for igual ao Mercury, empurrar a chave não injeta gasolina, ele aciona o afogador !!

o meu  e 60 hp 2 tempos  yamaha com lubrimax, tbm 3 cilindros e tres carburtadores, e tem sim que empurrar a chave pra dentro com o motor frio, pelo menos por uns 10 segundos, mas mesmo assim n'ao pegou, tirei as velas e coloquei spray dentro do cilindro, ameacou mas n'ao pegou, ta uma porcaria.

Não sei se vc fez dessa maneira, mas tem que empurrar a chave e girar ao mesmo tempo. Deixar a chave apertada não resulta em nada, apenas aciona solenóide que afoga o motor.

Dê partida empurrando  ao mesmo tempo até querer começar a pegar. Depois que ele pegar e morrer dê partida sem empurrar e com boa aceleração.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, se for igual ao Mercury, empurrar a chave não injeta gasolina, ele aciona o afogador !!

Não sei se vc fez dessa maneira, mas tem que empurrar a chave e girar ao mesmo tempo. Deixar a chave apertada não resulta em nada, apenas aciona solenóide que afoga o motor.

Dê partida empurrando  ao mesmo tempo até querer começar a pegar. Depois que ele pegar e morrer dê partida sem empurrar e com boa aceleração.    

Rodrigo pelo menos naquele motor pois tinha 2 mangueiras uma que alimentava os carburadores e outra que entrava no primeiro cilindro, quando tiramos essa mangueira e empurrando a chave, ela saía gasolina.  Mas é um Jonhson VRO ano 93.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo pelo menos naquele motor pois tinha 2 mangueiras uma que alimentava os carburadores e outra que entrava no primeiro cilindro, quando tiramos essa mangueira e empurrando a chave, ela saía gasolina.  Mas é um Jonhson VRO ano 93.

Estranho Guto, porque a gasolina deve ser pulverizada pra explodir . Jogar gasolina com uma mangueira dentro do cilindro só encharcaria.

Só vendo funcionar pra entender! ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho Guto, porque a gasolina deve ser pulverizada pra explodir . Jogar gasolina com uma mangueira dentro do cilindro só encharcaria.

Só vendo funcionar pra entender! ::tudo::

Achei muito estranho mesmo, não sei a gasolina chega direto no cilindro ou na camara de combustão antes, mas o mecânico que disse isso quando ligamos pra ele 

Compartilhar este post

Link para o post

Pressionar o botao do afogador por 15/20 segundos antes da partida, ajuda a partir o motor.

Da uma conferida nos filtros debaixo do capo. Caso esteja limpo, blz.

Existe no mercado, loja de auto pecas, um produto que limpa carburador sem a necessidade de desmontar a admissao. Esgotando a mangueira de combustivel, injete um pouco desse produto com o bulbo. Borrife tb dentro das camaras de combustao.

Compartilhar este post

Link para o post

Pressionar o botao do afogador por 15/20 segundos antes da partida, ajuda a partir o motor.

Da uma conferida nos filtros debaixo do capo. Caso esteja limpo, blz.

Existe no mercado, loja de auto pecas, um produto que limpa carburador sem a necessidade de desmontar a admissao. Esgotando a mangueira de combustivel, injete um pouco desse produto com o bulbo. Borrife tb dentro das camaras de combustao.

Moisés, como é o nome desse trem sô?, passa pra nóis aí!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha um 60 hp Yamaha que era beeem chatinho a partida a frio, depois da primeira partida era só alegria. Este motor não tem borboleta de afogador e sim um solenoide que faz a partida a frio. No meu quando não pegava eu tirava a tampa do coletor de ar (aquela de plastico preto que fica na frente dos três carburadores) e pedia para o parceiro de pesca tapar a boca de um carburador com a mão, assim afogava "manualmente" um carburador e o motor pegava. Esperava o motor aquecer e não dava mais problema durante o dia todo. 

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

meu amigo.. motor corretamente regulado e com tudo em ordem, tem que pegar facilmente, ainda q nao de primeira, afinal esta ha muito tempo desligado e tal, mas tem que pegar facilmente.

o car80 pode ajudar sim, mas é aquilo.. ajuda pero no mucho... eh um descarbonizante, como tal limpa e descarboniza e tb como tal, prejudica e muito as pecas internas , desbalanceia os oleos e gasolina...

como ele tem uma caracteristica de alta volatilidade, ele ajuda a pegar.

Mas ate ai, ate meu desodorante faz! wd faz, pinga em vapor tb faz! Simples assim.

Numa emergencia ou num teste beleza, mas se vc precisa desmontar nao sei o que, tampa nao sei onde, alias, só de tirar o capo do motor ja indica que tem coisa errada. Vc nao paga mais de 1000 reais pra ficar fazendo forca e ainda ter que gambiarrar pro motor funcionar! Mesmo um de 15 ou um de 350hp, isso indica problemas!

Compartilhar este post

Link para o post

meu amigo.. motor corretamente regulado e com tudo em ordem, tem que pegar facilmente, ainda q nao de primeira, afinal esta ha muito tempo desligado e tal, mas tem que pegar facilmente.

o car80 pode ajudar sim, mas é aquilo.. ajuda pero no mucho... eh um descarbonizante, como tal limpa e descarboniza e tb como tal, prejudica e muito as pecas internas , desbalanceia os oleos e gasolina...

como ele tem uma caracteristica de alta volatilidade, ele ajuda a pegar.

Mas ate ai, ate meu desodorante faz! wd faz, pinga em vapor tb faz! Simples assim.

Numa emergencia ou num teste beleza, mas se vc precisa desmontar nao sei o que, tampa nao sei onde, alias, só de tirar o capo do motor ja indica que tem coisa errada. Vc nao paga mais de 1000 reais pra ficar fazendo forca e ainda ter que gambiarrar pro motor funcionar! Mesmo um de 15 ou um de 350hp, isso indica problemas!

Ehhhhhh, parece que me deu um tapinha na mao hein Sr Taranis... espero que tbm tenha lido o que eu escrevi : - " se for p/ ajudar a fazer o motor "pegar" melhor ainda, so espirrar pouco, NAO ABUSAR ! ! !

Eu sempre desmontei e montei meus motores simples ! ! ! as melhores ferramentas sao 2, e se chamam "Bom" "Senso", e tem mais, que eu me lembre somente respodi a uma pergunta direta do Joao Reis...   Bom espero que nao coloque WD nas axilas ou tome um gole de desodorante hein !?!?!    Na boa ! abrsssssss . . .

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo, longe de mim dar tapa na mao dos outros (ok confesso que em alguns tenho vontade de enfiar a mao mesmo na fuça, mas isso se resume em alguns politicos e inimigos, relaxa, ninguem do forum...)..

EU vejo assim, isso aqui é um fórum de discussão, estamos aqui pra discutir, debater, perguntar, expor e se der, pescar um pouco.

Quem nao gosta de discutir, debater, perguntar, responder, expor, etc. Tem duas opções: não usar o forum ou usar e ficar emburradinho. Simples assim.

Não conheco motores de popa muito bem, mas conheco um pouco de motores e já vi de tudo , infelizmente no BR criou-se centenas de mitos e lendas tão ou muito mais fortes e intocáveis quanto Deus. A maioria delas totalmente errada, feita sob alicerces de areia, mas que parecem bonitas. Como por exemplo o militec, bardhal, stp, gasolina aditivada, etc. Muita coisa mesmo.

Quanto ao car80, veja, vc pode ir na oficina do Remela, ali atrás do Acougue do Wardemá ou pode ir na Av. Europa em SP e entrar na oficina da ferrari/maseratti/rolls royce etc.

Em ABSOLUTAMENTE todas, vai encontrar sempre algumas coisas:

a) car80

b)wd40

c) desengripante wurth

d) estopa velha

e) alguém especializado em tudo. TUdo mesmo...

Não quero dizer que o car80 e derivados seja uma porcaria, não! Longe disso, ele funciona! Ele tem diversas aplicações, mais certas ou mais erradas mas ele funciona! Está fácil de comprar, não custa um absurdo nem tão pouco é desconhecido. Então vejamos. Se vc tem um produto na mão, todo mundo vende, barato e outros usam, logico que vc tb vai usar. É um ciclo vicioso, se tds tem, vc vai ter tb, se é fácil de encontrar então venderá fácil, se está na sua mão é mais rápido do que ir buscar. Não tem mágica. O gol não foi lider de vendas a toa, todo mundo tinha aquela josca e todo mundo sabia consertar. simples. Mas sempre foi uma porcaria.

Acontece que o car80 e outros FUNCIONA. Veja, o mecanico ou donod e oficina, tem que ser ágil! Rápido e desovar os carros pra rua, do contrario vai ouvir do cliente e não vai ter como atender outro. Logo, se ele funciona, vai usar. Simples assim.

Se vc for mecanico, sabe que se tem um carro no elevador as 3 da tarde e vc nao vai terminar em 40 minutos é porque teu dia já era e de tabela vai emperrar o próximo dia. Afinal ninguem desmonta um motor ou uma suspensao as 5 da tarde.

Como vc vai usar uma vez ou outra, sei la a cada 12 meses ou mais, se pro que vc precisa, aquilo te poupa 5 horas de parafusos e apertos e machucados pra resolver o problema, CLARO que vc vai usar. Ate por que o prejuizo que ele vai fazer é muito pouco. Agora usar sempre, aí não dá. é muito diferente.

Veja, todo mecanico tem as ferramentas da oficina e as deles. Na da oficina, normalmente estao numa caixa de metal fodida, melecada de oleo (propositalmente! pq assim conserva td e o oleo limpa a sujeira que tava la, embora suje mais depois ehehhe). As da oficina ele arruma o carro dos outros, as ferramentas dele, ele arruma o carro dele.

Ja levou teu carro pra arrumar alguma coisa eletrica ou dentro do painel? Certamente voltou riscado ou machucado pelo cara que fez o servico. Ainda pagou pra ficar com auqela marca pro resto da tua vida. Ja entrou no carro dele? Nem poeira tem ehehehe Risco nem em pesadelo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora