Ir para conteúdo
Marcelo Mapimports

Como Turbinar sua carretilha Curado 200 HG ! Pesca Verdade

Posts Recomendados

Olá, Marcelo,

Primeiro, parabéns pelo seu programa! Está Show de bola!!!

Gostaria que você confirmasse para a turma do fórum se o fato de adicionar um disco de freio a mais, abaixo da coroa, não faz com que ela fique mais alta em relação ao pinhão...de modo que, uma porção (ainda que pequena), da dentição da coroa fique acima da dentição do pinhão reduzindo o contato entre ambos. Foi essa a impressão que tive ao ver o vídeo.

Não posso falar dessa shimano curado nova, pois nunca abri-a. Mas, testei aqui nas antigas shimano e o resultado foi que a coroa ficou mais alta do que pinhão com a adição de mais um disco de freio, assim, não recomendaria esse procedimento, pelo menos nas antigas shimanos. 

Confere aí isso para a gente, por favor.

Vou tentar postar uma foto detalhada sobre o que falei.

Forte abraço,

Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Não estou conseguindo postar as fotos, mas, aqui vão os links:

https://imageshack.com/i/ip7b00fej

https://imageshack.com/i/id7a888ej

Na primeira foto, está apenas com um disco de freio e nota-se o quase perfeito alinhamento de altura entre os dentes da coroa e do pinhão.

Na segunda, com dois discos de freio, vê-se claramente que fica uma diferença considerável de altura entre coroa e pinhão.

Medindo no paquímetro:

A coroa tem 4mm de altura total;

O disco de freio tem 1mm de altura total;

Quando adicionado um disco de freio extra abaixo da coroa, ela fica 0,9mm mais alta do que os dentes do pinhão;

Pode parecer pouco, mas, representa 25% (arredondando) da altura total de contato entre coroa e pinhão.

Testei nas carretilhas curado 200dhsv, 201 E7 e Scorpion XT 1001. Todas com praticamente o mesmo resultado. Considerando a possibilidade de desgaste prematuro, principalmente em carretilhas com coroa de alumínio, não recomendaria o procedimento se observada essa alteração no alinhamento das peças.

Gostaria muito de saber se as carretilhas novas da shimano permitem a adição sem que haja essa diferença. Ainda não tive oportunidade de abrir a curado HG, chronarch CI4 e suas contemporâneas. Quando estiver com mais paciência, vou abrir a minha metanium XG e fazer esse teste, em seguida, posto o resultado aqui.

Forte abraço,

Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Marcelo,

Primeiro, parabéns pelo seu programa! Está Show de bola!!!

Gostaria que você confirmasse para a turma do fórum se o fato de adicionar um disco de freio a mais, abaixo da coroa, não faz com que ela fique mais alta em relação ao pinhão...de modo que, uma porção (ainda que pequena), da dentição da coroa fique acima da dentição do pinhão reduzindo o contato entre ambos. Foi essa a impressão que tive ao ver o vídeo.

Não posso falar dessa shimano curado nova, pois nunca abri-a. Mas, testei aqui nas antigas shimano e o resultado foi que a coroa ficou mais alta do que pinhão com a adição de mais um disco de freio, assim, não recomendaria esse procedimento, pelo menos nas antigas shimanos. 

Confere aí isso para a gente, por favor.

Vou tentar postar uma foto detalhada sobre o que falei.

Forte abraço,

Eduardo

Amigo tem que colocar um disco bem fino .... ou desgastar na lixa !

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Não estou conseguindo postar as fotos, mas, aqui vão os links:

https://imageshack.com/i/ip7b00fej

https://imageshack.com/i/id7a888ej

Na primeira foto, está apenas com um disco de freio e nota-se o quase perfeito alinhamento de altura entre os dentes da coroa e do pinhão.

Na segunda, com dois discos de freio, vê-se claramente que fica uma diferença considerável de altura entre coroa e pinhão.

Medindo no paquímetro:

A coroa tem 4mm de altura total;

O disco de freio tem 1mm de altura total;

Quando adicionado um disco de freio extra abaixo da coroa, ela fica 0,9mm mais alta do que os dentes do pinhão;

Pode parecer pouco, mas, representa 25% (arredondando) da altura total de contato entre coroa e pinhão.

Testei nas carretilhas curado 200dhsv, 201 E7 e Scorpion XT 1001. Todas com praticamente o mesmo resultado. Considerando a possibilidade de desgaste prematuro, principalmente em carretilhas com coroa de alumínio, não recomendaria o procedimento se observada essa alteração no alinhamento das peças.

Gostaria muito de saber se as carretilhas novas da shimano permitem a adição sem que haja essa diferença. Ainda não tive oportunidade de abrir a curado HG, chronarch CI4 e suas contemporâneas. Quando estiver com mais paciência, vou abrir a minha metanium XG e fazer esse teste, em seguida, posto o resultado aqui.

Forte abraço,

Eduardo

Eduardo, tenho as fotos aqui dos discos trocados, porem nao sei como postar aqui ... elas nao ficaram totalmente nitidas , mas dara para comprovar que nao vai ficar como ficou em sua foto ..... A questao de ter ficado como esta ai na sua foto, foi que vc colocou os discos mais grossos , aqueles trancados da carbontex , realmente neste caso vc tera a coroa mais acima .... Mesmo assim, quando vc montar a carretilha e apertar o freio, mais de 50% disso se corrige !  Faco o teste, precione a coroa com a mao e veja que vai ficar quase no lugar certo, que e totalmente alinhado.  Depois de poucos dias de uso, ou apenas desgastando em uma lixa vc tera ela no lugar certo .  

No meu caso, eu coloquei um disco mais fino da carbontex, e assim a coroa fica totalmente alinha quando eu preciono com a mao .....  Nao tera problema algum de desgaste de coroa e pinhao .

Nesta foto sua acima, se vc testar novamente, precione com a mao e veja quanto a coroa vai voltar e tire uma foto .... Isso vai te mostrar que nao tera problema, a nao ser que o disco esteja muito grosso .... neste caso faca, como falei desgaste com a lixa ou use um mais fino ..... Depois teste o freio e veja a grande diferenca .

Se quiser as fotos que comprove , so me passar email que mando pra vc ... marcelo@pescaverdade.com.br

Espero ter solucionado seu problema, e muito obrigado por assistir o meu programa .

Marcelo Pires

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelão,

Depois eu vou montar o conjunto todo sem a tampa da carretilha e vou apertar toda a porca da fricção pra ver como vai ficar...daí posto os links das fotos aqui! Estou curioso para ver como vai ficar...

Forte abraço,

Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelão,

Depois eu vou montar o conjunto todo sem a tampa da carretilha e vou apertar toda a porca da fricção pra ver como vai ficar...daí posto os links das fotos aqui! Estou curioso para ver como vai ficar...

Forte abraço,

Eduardo

Faca isso, porem lembre que no eixo existem 3 arruelas ...... elas servem de aperto !   Mesmo assim so de vc apertar com a mao vai ver a Diferenca, e se me mandar o email te mando as fotos para comprovar !  Aguardo  Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo tópico marcelo

Eu já fiz isso em uma Antares DC7

Mas tenho uma recomendação,atrás do disco de engrenagem quando você colocar o anel de carbono,fica mais suave você colocar um disco de metal e atrás desse disco você colocar outro anel de carbono

Não sei o caso da curado se cabe mas,se fizer isso a fricção fica bem mais suave

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo tópico marcelo

Eu já fiz isso em uma Antares DC7

Mas tenho uma recomendação,atrás do disco de engrenagem quando você colocar o anel de carbono,fica mais suave você colocar um disco de metal e atrás desse disco você colocar outro anel de carbono

Não sei o caso da curado se cabe mas,se fizer isso a fricção fica bem mais suave

Obrigado Bruno !  Valeu  Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora