Ir para conteúdo
Lamana

Por que usamos determinado(s) motor(es)

Posts Recomendados

Turma, pretendo com este tópico, não fazer uma enquete, mas sim um relato sobre o que levou cada um de nós a optar por determinado motor. Creio que todos motivos são válidos, marca, potência, peso, preço, até a cor, que a patroa gostou.

Vou começar pelo Mercury 40.

A maior potência oferecida para um motor portátil, podendo ser usado praticamente em qq barco que as pousadas alugam.

Maior alcance, velocidade e economia de combustível se comparado ao 15 e 25.

O peso é um ponto negativo, no meu caso, os lugares onde pesco tem serviço de carregar e descarregar  os barcos, e tb adaptei um carrinho que entra com o motor de dorso na carroceria, assim não faço força.

A partida não é pesada ( pega fácil) mas acabei instalando um kit de partida elétrica, que hoje estão pondo até em 15, é bom demais.

Desde que vi pela primeira vez, mais de vinte anos atrás um 40 em uma canoa, ele habitava meus sonhos de consumo, correspondeu as expectativas.

Vamos lá amigos cada um dando seu relato, do 3zinho amado ao 300ntão sarado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Lamana, eu tenho 4 motores, vou citar os motivos que me fizeram comprar ou tê-los.

• Mercury 5hp:  aqui no meu rancho no Pardo durante a época de seca acabo fazendo pescarias rápidas a tarde durante a semana em pontos próximos não mais que 3km, é um motor leve, econômico, não é pinado igual os concorrentes e ótimo quando vou sozinho pra uma pescaria rápida, além de ter um tanque externo 12L com o mesmo engate do 15hp assim não preciso usar o tanque interno que é ruim pra colocar e tirar o combustível. Ponto Fraco: vibra um pouco em média rotação

PQAAALfz_3aHjRLf5Nwv2BN9gp1hIxDqyxgJwAD9

• Mariner  Marathon15hp: esse é o xodó meu véio comprou ele há 20 anos atrás,  serve desde as pescarias aqui no Pardo assim como as pescarias no Rio Grande pois não é pesado e tem um bom desempenho se usar barcos leves, fora que é um motor que em 20 anos nunca me deixou na mão.  15hp é a potência mais vendida no Brasil, pois é polivalente, não é pesado, gasta pouco e a partida é igual gonorréia, se relar pega. Esse motor foi escolhido na época devido seu desempenho melhor em se comparando ao modelo americano e até outros motores, além da pintura. Ponto fraco: sofre como qualquer 15hp quando se usa um barco mais pesado com 3 pescadores

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTeac89JPN1F_lw

• Mercury 18hp XD:  Esse foi oportunidade, foi comprado há uns 16 anos estava muito barato porém novo e sem manche pois era utilizado numa lancha, pagamos R$1.200 na época,  compramos um manche e colocamos um carburador de 25hp, motor muito forte em baixa e média rotação servindo pra tocar a Chalana que  o Véio construiu para os Xurras com a turma na represa de fim de semana, ela pesa 2 Toneladas fora o povo e a cerveja, e faz esse serviço melhor que o Seapro. É um motor pesado(50kg) porém com bom consumo, partida levíssima(mais leve que um 15) , tem Cambio e botão de parada tudo no manche e destrave automático da rabeta quando se engata Avante. Quando raramente colocamos numa pescaria deixa os outros pescadores com 25hp putos da vida pois ele anda praticamente junto. Ponto fraco: Barulho e peso

PQAAAL_UIrVsGPXz9pffKpFPDWYQLAMavF0QYY49

• Mercury Seapro 25hp.  Foi comprado por eu e meu irmão com intuito de ter um motor mais potente em casa, principalmente para uso nas pescarias no Rio Grande que íamos muito na época ou em pescarias maiores quando se tem que andar um bom tempo, porém de uns 4 anos pra cá é o motor nosso menos utilizado pois nossas pescarias em grandes rios ultimamente  já vem no pacote tudo incluso.   Motor muito veloz, econômico, porém pesado pra se usar aqui no Pardo. Ponto Fraco: partida a frio e peso

1546395_537870506320752_1156222751_n.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Marca Mercury. Porque?

Bem, o idealizador do tópico disse que vale qualquer argumento, então aqui vai:

1- O Mercury é mais barato que o Yamaha.

2- Na minha região não tem Envirude, mas também não compraria por serem mais caros. Ou eram, sei lá.

3- A Mercury dava 2 anos de garantia, agora são 3. A Yamaha agora dá 2, antes dava 1.

4- Tive um 40 Hp e gostava muito dele.

5- A Mercury (empresa, revenda, etc..) NÃO PISARAM NA BOLA COMIGO, isso gera FIDELIDADE!!! ::tudo::

6- Eu acho o motor mais bonito de todos.

7- Não gosto dos Yamaha. Pronto falei!!!!

Potência:

1- Mercury 90 2T.

Na época eu tinha o Mercury 40 2T (Tohatsu) e achava pouco. Queria trocar, mas pular pra um 60 hp faria pouca diferença no desempenho. Então pensei no 75hp,  porém ele é um 90 "mais fraco" pois tem o mesmo peso e tamanho.

Pensei no Optimax, BBBBBAAAITA motor, mas para minha lancha de 16 pés ficaria muito pesado pois pesa 30 kgs a mais que o carburado.

Então pra mim a melhor relação Peso/Potência foi o 90 2T. 

O consumo dele em uma lancha leve é muito bom. Perto de 16 L/Hora, com velocidade de cruzeiro em 37 milhas, sendo que ele não perde rendimento com mais peso, nem mesmo com uma pessoa a mais. Gasto perto de 20 litros por pescaria. E sendo mais barato a pescaria, pode-se ir mais vezes no rio, a depender do ALVARÁ da patroa. :gorfei:

2- Mercury 5 hp.

Esse vai na lancha também. Quando me perguntam porque tenho 2 motores digo que o maior pariu.

Na verdade é pra pescar de corrico. Além do que é um ótimo motor de emergência!!

P6120290_zps384a9b49.jpg

P6120289_zps1b7657de.jpg

P6120287_zps9bc36c13.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Legal esse tópico...

Tinha um 15 HP Yamaha que me atendia muito bem nas pescarias... fiquei um ano com ele. Quando fui pescar no São Francisco, um amigo meu levou o Sea Pro 25 HP dele. Todo dia de manhã quando saíamos para pescar, claro, eu ficava para trás e isso foi me deixando meio "fud..." da vida, rs....

No dia posterior ao retorno, vendi o bichinho e parti para o Sea Pro 25 HP pelos motivos que pude comprovar in loco: mais rápido que o Yamaha 25 e com gasto infinitamente menor, inclusive em relação ao meu antigo "quinzinho".

To torcendo para algum amigo comprar o 40... não vou aguentar ficar pra trás denovo.... rs...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Mercury 115 4 tempos os motivos para esta aquisição foram confiança na marca e economia.

Onde tenho rancho na SM fica muito longe de um posto de gasolina.

Então o ideal seria que fosse um motor econômico.

Só para efeito de comparação enquanto meus amigos gastam em média 600 reais em óleo e combustível

eu gasto 200 reais de combustível.

No meu modo de ver valeu a pena.

O barco está andando a 54 milhas com um hélice passo 22.

Abrs

Compartilhar este post

Link para o post

1) Mercury 5hp - Praticidade. Principais vantagens é ser leve (21kg),ter tanque acoplado e hélice sem pino. Pra pescaria rápida, de final de semana. Bom para descer 'flotando' o rio e depois subir sem pressa...hehehe. Cabe em qq porta mala. A rabeta curta tb é uma vantagem em rios mais rasos.

2) Yamaha 15hp - motor oficial pra pescar em rio com a vantagem de ser o mais leve dos 15hp, com 36kg. Qualidade tb é indiscutível, com peças de fácil reposição. Pega fácil fácil. Também atende em algumas pescarias de represa.

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post

Lamanão....hj estou com esse bichão aqui espetado na traseira do barco.

biguaboat_01.JPG

Na verdade vamos tentando colocar na traseira o máximo q conseguimos.

Estávamos felizes com um 250HP, ProXS...mas a coceira foi maior...daí colocamos esse agora, um 300HP SportXS com rabeta de competição.

O barco ficou um canhão.

Na foto abaixo mostra 83.2 MPH...mas no final do dia chegamos nas 83.9MPH, ou 134,4 Km/h....hehee...uma boa marca para um barco q prioriza o conforto e tem 6.12m de comprimento.

Mas a velocidade e o conforto pesam no bolso.

Este motor só pode rodar com gasolina Pódium...ou seja, R$ 3,80 o litro....e ainda tem o óleo Optimax q custa R$ 160,00 o galão (3.6 litros).

Quando se pisa tudo, o motor chega a consumir 92 / 95 litros de gasolina por hora... blink::

Rodando nos 3.500 RPM esse consumo cai para os 28 / 32 litros por hora...mas navegando próximo das 50 MPH...ou seja, uma boa velocidade de cruzeiro.

Pq escolhi Mercury?!?!

Confiabilidade, peças e assistência mais perto e mais em conta, queima bem qualquer combustível ruim, e já está mais q aprovado pelo mercado.

Hj acredito q a Mercury seja a marca da vez.

Consumo, confiança, durabilidade, venda e revenda, desempenho, e etc...

Bem...foi por isso q escolhi esse daí... ::tudo::

biguaboat_02.JPG

biguaboat_03.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe, eu estava prcurando as fotos do meu 3zinho johnson, 8tinho Mariner, e ,meu 25caozinho Mercury, mas o Fabricio Bigua disse tudo, entao eu acho que vou tentar ir dormir agora, snif snif  chorei::

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, no passo que vou indo, mais uns 80 anos e eu compro um 300tao,, da MERCURY ! aplauso:: ou eu vo morre  caveira::  tentando ! ! !

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia meus caros 

Rodrigo Yamaki, vc é o cara!!!  mestre::  sensacional sua montagem com o 2 motor no jack plete

enquanto alguns tem hélice reserva, tanque reserva, 2 remos, vc já leva logo um fusquinha na carroceria!!! curti muito sua embarcação. ::tudo::

bem qto as marcas vamos lá

primeiro johnson, gastão, mas acho que o mais robusto e indestrutível que usei, excelente motor.

evinrude, excelente motor, econômico, mais lento que os yamaha e mercury, mas muito mais macio, com menor vibração, os e-tec agora são fenomenais, fortes, econômicos, baixíssimo ruído e trepidação.

mercury, excelentes, mas não me entusiamo muito com eles, a não ser pelos com comando do cambio no manche, muito top, não tive experiencia com o seapro que todos dizem ser excelente.

yamaha, na mesma linha dos johnson, são indestrutíveis [claro, tem cara que consegue!!! suici:: ] pra mim a melhor opção, confiável, robusto, é uma McLaren.

maxy, idem ao yamaha, baixo custo x benefício, espero pelo lançamento do 40hp que está com previsão ainda para este ano palmas:: .

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Weberton, mas isso não é concepção minha. Os americanos utilizam bastante essa configuração com motor auxiliar para curricar.

Mesmo assim ainda levo hélice reserva, 2 remos, 2 tanques e o indispensável motor elétrico.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo com uma amostragem pequena, temos dados interessantes.

O João Reis, tem 2 motores idênticos, ou seja, p seu uso acertou em cheio ::tudo::

Guto Pinto, mestre em motores do FTB, apesar de possuir vários motores, o que mais usa não é o mais potente e nem o mais moderno doutor::

Legal a postagem do Rodrigo Yamaki, não gosta da marca X ou melhor Y, e ponto final, como argumentar contra. joia:::

Thiago Rossi, tem o vírus que contaminou a maioria de nós, inclusive eu. :amigo:

Helson. Esperava um relato de 4T, gasta 1/3 em grana, isto tem que ser considarado, e olha que eu tenho TCW-3 no sangue. palmas::

MCAzeredo, tem duas joias que complentam se tipo de pesca. danca::

Fabrício, o chefe está no topo da pirâmide, mas não pensem os mais novos de fórum que ele começou a pescar em um bassboat, muito pelo contrário, lembro qdo tinha um hondinha com canoa como nós mortais, depois veio 25, 60, 90 até o 300, mas cada um atendeu em sua fase, e curtiu todos mestre::

Ricardo Arrais, temos a foto do 300, mas não temos de um 3, cadê mau::  :amigo:

Weberton, mais um maluco que vai lombear o 40 doeu::  :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um tem o motor pra sua necessidade, lógico que alguns tem pra alimentar um sonho, mas temos que ser racionais um pouco no mundo náutico, o custo de aquisição é alto e o da revenda costuma ser muito baixo, e motor de popa tem que USAR e não ficar parado. Não adianta ter um 40hp pra rodar 6km ou ter um 15 pra andar 80km.   Meu sonho ainda é ter um motor maior, mas está inviável ter  um motor desse pra rodar aqui no Pardinho,  eu se morasse igual o Lamana perto do rio Grande  e Paraná ou como muitos moram perto de grande represas com certeza montaria um conjunto com esse motor hehehehehe::

prom55mercury_01.jpg

Duro será segurar o Bixo no manche

Compartilhar este post

Link para o post

Esse motor é muito comum lá fora, não se q não vendem aqui.  Pra ter idéia nos EUA até Mercury Verado 200hp com manche existe, Trim, cambio, etc tudo no manche.

Astra as vantagens de pilotar no manche além do gosto é o espaço interno que se ganha, fora a agilidade em manobras 

Olha esse conjuntinho que os Gringos tem :

Compartilhar este post

Link para o post

Sou louco por esses barcos da Lund. Prefiro eles a um BassBoat.

Uso também um barco de 6 metros com motor Suzuki 15 hp 1992. Não o citei porque ele não é meu, e sim do meu tio, mas já está comigo a uns 5 anos então já dá até Usucapião  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Acho que em trajetos longos e principalmente com muita marola, um motor com comando é mais seguro e confortável. ::bassboat::

Mas pilotar no manche em um belo dia com céu de brigadeiro e água espelhada é muito prazeroso!

Compartilhar este post

Link para o post

achei o barco muito legal, muito mesmo! Achei bem mais seguro e talvez mais tradicional (obsoleto? arcaico?) que um bassboat, mas me agradou muito.

achei os porta trecos sensacional, as fechaduras de outro planeta... mas nao sei pq desses carpetes, pra mim nao combina, agua, sujeira, terra, poeira, peixe, etc, etc, etc nao combina pra mim, pra mim ter que ser simples, facil de limpar etc.

claro q o conforto que gera e o silencio devem ser muito interessantes! Porem o peso maior e tudo q escrevi acima me fazem entortar muito o nariz.

Enfim, nunca pilotei um barco com comando,mas creio ser um nirvana total, nao vejo pq usar algo a manche em motores de 40hp pra cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo com uma amostragem pequena, temos dados interessantes.

O João Reis, tem 2 motores idênticos, ou seja, p seu uso acertou em cheio ::tudo::

Guto Pinto, mestre em motores do FTB, apesar de possuir vários motores, o que mais usa não é o mais potente e nem o mais moderno doutor::

Legal a postagem do Rodrigo Yamaki, não gosta da marca X ou melhor Y, e ponto final, como argumentar contra. joia:::

Thiago Rossi, tem o vírus que contaminou a maioria de nós, inclusive eu. :amigo:

Helson. Esperava um relato de 4T, gasta 1/3 em grana, isto tem que ser considarado, e olha que eu tenho TCW-3 no sangue. palmas::

MCAzeredo, tem duas joias que complentam se tipo de pesca. danca::

Fabrício, o chefe está no topo da pirâmide, mas não pensem os mais novos de fórum que ele começou a pescar em um bassboat, muito pelo contrário, lembro qdo tinha um hondinha com canoa como nós mortais, depois veio 25, 60, 90 até o 300, mas cada um atendeu em sua fase, e curtiu todos mestre::

Ricardo Arrais, temos a foto do 300, mas não temos de um 3, cadê mau::  :amigo:

Weberton, mais um maluco que vai lombear o 40 doeu::  :amigo:

é Lamana, carregar os bixinhos não é tarefa fácil, ainda mais qdo o barranco é um "penhasco", tem um rancho no miranda que minha turma insiste em ir, cara 100 mts íngreme e cheio de raízes de árvore e pedras soltas.... um prato cheio pra um verdadeiro desastre.

no ano passado fomos em coxins e o pirangueiro chamava "joãozinho", precisava ver o joãozinho pegar o quarentão no ombro como se estivesse carregando um elétrico... o cara era gigante, assim fica fácil fácil pescar com uns trem pesado.  :gorfei:

Compartilhar este post

Link para o post

achei o barco muito legal, muito mesmo! Achei bem mais seguro e talvez mais tradicional (obsoleto? arcaico?) que um bassboat, mas me agradou muito.

achei os porta trecos sensacional, as fechaduras de outro planeta... mas nao sei pq desses carpetes, pra mim nao combina, agua, sujeira, terra, poeira, peixe, etc, etc, etc nao combina pra mim, pra mim ter que ser simples, facil de limpar etc.

claro q o conforto que gera e o silencio devem ser muito interessantes! Porem o peso maior e tudo q escrevi acima me fazem entortar muito o nariz.

Enfim, nunca pilotei um barco com comando,mas creio ser um nirvana total, nao vejo pq usar algo a manche em motores de 40hp pra cima.

Astra não sei o que os companheiros vão lhe responder, mas ao menos eu o que sempre observei e o que me levou a montar o novo conjunto sem comando é que ou vc tem money pra investir em um motorzão todo eletrônico com sensor pra tudo que é sintoma ou fica no manche, pois no manche vc percebe qquer mudança de rotação, vc percebe se o motor chupar algas ou plástico no sistema/entrada de refrigeração, coisas que um motor com comando sem esses sensores vai dar pau fácil fácil, tomei por exemplo um amigo que ferveu o motor só de pegar uns ramos de algas e capim, quando ele percebeu já estava fritando, queimou junta e fritou pistão e anéis.

No manche é bem mais fácil vc perceber esses sintomas. É claro se vc vai pescar em locais que vai rodar entre 1 e 2 horas só de ida, o braço cansa, a trepidação ainda que pouca começa a incomodar um pouco, mas vc tem uma resposta mais rápida na direção e percebe problemas muito antes. Mas o motor no manche se não estiver bem regulada a altura em relação ao casco e a angulação tb se torna perigoso a resposta pois pode ficar bobo bobo, fica muito leve e pode pegar de surpresa o piloto.

Quem usa a mais tempo os comandados talvez te deem outros dados, mas eu acho que um comando sem eletrônica e sensores é fria.

abraço 

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um tem o motor pra sua necessidade, lógico que alguns tem pra alimentar um sonho, mas temos que ser racionais um pouco no mundo náutico, o custo de aquisição é alto e o da revenda costuma ser muito baixo, e motor de popa tem que USAR e não ficar parado. Não adianta ter um 40hp pra rodar 6km ou ter um 15 pra andar 80km.   Meu sonho ainda é ter um motor maior, mas está inviável ter  um motor desse pra rodar aqui no Pardinho,  eu se morasse igual o Lamana perto do rio Grande  e Paraná ou como muitos moram perto de grande represas com certeza montaria um conjunto com esse motor hehehehehe::

prom55mercury_01.jpg

Duro será segurar o Bixo no manche

vixe Guto, qto pesa um trem desses? 

acho que tem que deixar direto na popa... mas que deve ser um veneno a isso deve!

o mercury 40 3 cil. já é um trem doido... imagino esse 55, nunca ví nenhum mercury navegando desse tamanho no manche.

Compartilhar este post

Link para o post

weberton, esse 55 tb me chamou a atencao, se bem q um de 60 e um de 55 deve ser muito parecido. Obrigado pela explicacao sobre o manche vs comando.

Astra tem um grande diferencial no 55 para o 60 sim, é um sea pro, é outra concepção!!!  ::bassboat::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora