Ir para conteúdo
Jorge Silveira

Motor de Popa 15: Yamaha ou Mercury? Aceito opiniões...

Posts Recomendados

Galera,

Estou em vistas de adquirir um motor de popa, que por sinal será meu primeiro motor.

Estarei comprando um motor 15, a dúvida está se compro um Yamaha ou Mercury.

A intenção sempre foi um Yamaha, porém encontrei vários opiniões boas sobre o Mercury, especialmente em termos de economia, porém algumas pessoas dizem que a manutenção é mais complicada de se encontrar, e também mais cara.

Só que conheço poucas pessoas que realmente possuem Mercury aqui na região, pois a grande maioria utiliza o Yamaha.

Em termos de preço, a diferença está pequena, com o Yamaha um pouco mais caro, mas sem grandes problemas.

Preciso de opiniões dos amigos mais experientes, que tenham ou que já tiveram para ajudar nessa decisão.

Aguardo....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quiser um motor que gasta menos e anda mais pode comprar o mercury e agora parece que tem 3 anos de garantia e o yamaha só tem 2 anos.

Além dele ser mais barato e por aqui tem assistência em todo lugar e pelo que vi é mais barato a revisão, não lembro certo quanto era a revisão do yamaha, mas parece que era mais cara.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser um motor que gasta menos e anda mais pode comprar o mercury e agora parece que tem 3 anos de garantia e o yamaha só tem 2 anos.

Além dele ser mais barato e por aqui tem assistência em todo lugar e pelo que vi é mais barato a revisão, não lembro certo quanto era a revisão do yamaha, mas parece que era mais cara.

Abraço

sigo o relator!!! ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Mercury mais barato, 3 anos de garantia, anda mais e gasta menos, e o preço de manuteção é o mesmo apesar que motores dessa potencia dificil de dar alguma problema, as vezes só uma limpeza de carburador, troca do rotor da bomba e oleo da rabeta e só.  Ao não ser se queira um motor mais leve pois o Yamaha pesa 5kg a menos

Compartilhar este post

Link para o post

Mercury Super é o mesmo motor que o Tohatsu 18hp, porém para gerar os 18hp tem que mudar o giglê a alterar o avanço do carburador, mas não justifica o preço de R$800 a mais em média do Tohatsu pois normalmente as css Mercury faz essas mudanças de graça , mas mesmo sem as mudanças ele anda na frente do Yamaha.  

Compartilhar este post

Link para o post

Jorge bom dia

Eu sou muito mais o yamaha, como vc viu todos tem sua preferência e eu acho o yamaha mais máquina, e bem regulado se for comparar com o mercury sem as modificações não fica atrás não, claro que com as modificações é outra história, mas ainda assim nada transcendental.

Não sei como está vindo os novos mercury, meu cunhado tem um e no modelo dele a seleção de marcha a frente e ré é no manche, aí sim o mercury desponta na frente, isso pra quem sabe operar é mamão com açucar, o mercury saí na frente largado de qualquer outro.

prós e contra:

mercury 

prós: + econômico [não cola] saímos com mercury e yamaha juntos ao fim do dia as vezes um as vezes o outro tem mais gasolina no tanque, depende do piloto.

o motor normalmente rende a mesma velocidade sem estrangular a aceleração.

comando do cambio no manche: 10!!! isso é top

Contra: mais pesado.

yamaha:

prós: mecânica e peças em qualquer cidade que vá pescar, o motor é mais leve.

contra: cambio na lateral ou na frete [mais feio porem foi uma forma barata que acharam p/ evitar o problema de quebrar o braço lateral no transporte]

tem tb o motor da maxy, mesmo bloco do yamaha, peças idênticas, mesmo dimensionamento e há representantes em MT

www.motordepopamaxy.com.br

Pontes e Lacerda – MT
MONTILHA CAMPING , NÁUTICA E PESCA
Sr. Agnaldo Montilha
Av Marechal Rondon, 1995 Jardim Olzemira (Centro)
Cep 78250-000
(65) 3266 1981 / 9918 2830 / 9288 3506
montilhapesca@hotmail.com

Tangará da Serra - MT

PESCA E CIA

Av. Brasil, 893 Centro

CEP 78300-000

(65) 3326 1685

pescaeciats@gmail.com 

espero haver contribuído, abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Weberton desculpe mas vc está um pouco desatualizado,   o Yamaha não usa hélice pinada desde meados   dos anos 80, ninguém  mais quer motor Pinado, tanto que só os Yamaha 4hp e Mercury 3.3 ainda utilizam esse sistema, eu já tive e odiava trocar pino no meio do rio, enquanto que a fricção bate e continua andando.  

O Mercury 15hp americano com cambio no manche é um modelo que praticamente saiu de linha, é um motor muito bom,    em termos de comparação com o Yamaha  ele bebe  e anda igual e pesa quase o mesmo(34kg), já modelo citado é o Mercury super Japonês que é o mesmo motor do  Tohatsu 18hp, a Mercury transferiu sua linha de portáteis carburados entre 5 e 40hp para a Tohatsu no Japão  devido a leis anti-poluição nos EUA.

Hoje praticamente só ele é vendido aqui  esse motor tem 18hp, porém vem estrangulado pra 15hp pra diminuir o preço da importação pois o IPI é sobre potencia, ou seja passando  pra 18hp só estará voltando a potencia original dele, o mesmo acontece com o Mercury 25hp Seapro que tem 30 HP na verdade, com isso a Mercury consegue vender um motor mais potente, barato e robusto . O Super pesa  41kg   contra 36kg  do Yamaha e anda bem mais   e gasta menos devido a sua forma de construção, sem dúvida 3hp a mais faz diferença, SÃO 294CC contra 246CC do Yamaha.  O Yamaha é um excelente motor porém os Mercurys 15 super e 25 seapro estão a frente deles no quesito preço, desempenho, tempo de garantia e consumo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Weberton do ceu ! ! !  Maxy ?!?!?!  vixxxxxxxxx,  olha o Guto sabe das coisas, vai por ele;;  qto ao cambio no manche eu concordo tenho um 25 Merc assim, e mesmo "mamao com acucar"; mas motor pinado afffffffff credo,   da uma lida aqui oh ! ! : http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33764-motor-pinado-o-q-%C3%A9-e-pq-nao-gostam/

Compartilhar este post

Link para o post

Weberton do ceu ! ! !  Maxy ?!?!?!  vixxxxxxxxx,  olha o Guto sabe das coisas, vai por ele;;  qto ao cambio no manche eu concordo tenho um 25 Merc assim, e mesmo "mamao com acucar"; mas motor pinado afffffffff credo,   da uma lida aqui oh ! ! : http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33764-motor-pinado-o-q-%C3%A9-e-pq-nao-gostam/

Ricardo obrigado elogio mas deixo bem claro que não sou mecânico de motores de popa, sou apenas mais um fanático por essas máquinas desde pequeno,  em se tratando de motores grandes praticamente não entendo nada, abração

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo obrigado elogio mas deixo bem claro que não sou mecânico de motores de popa, sou apenas mais um fanático por essas máquinas desde pequeno,  em se tratando de motores grandes praticamente não entendo nada, abração

Ahhhh, eu sei Guto, bem que a gente queria saber as coisas que o "Chicao" sabe neh ?!?!!  Garanto que li e reli milhoes de vezes, muito mais do que postei,  e suas opinioes SEMPRE foram de muito "bom senso", OBVIO que GOSTO nao se discute, e se OPINIOES fossem boas NINGUEN dava de graca neh, mas nois faz o que podi pa ajudar hehehe, siplesmente compartilhando experiencias....

Em relacao a Yamaha X Mercury, bom, pelo que entendo, ate algum tempo atras, a facilidade de MECANICA da Yamaha eram bem mais comuns por ai a fora, e em alguns lugares eh ate hoje; mas ja esta bem mais dividido pelo nosso Brasil, e o ENCANTO que o Sea Pro causou parece ate FOGO NO FENO; porem se A VOZ DO POVO E A VOZ DE DEUS, basta por na "balanca" e acreditar no que quiser, kkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

No fim dos anos 80 e começo dos 90 era bem dividido e a fama de motor resistente era do Jonhson e Evinrude e não Yamaha, o Mercury era o mais avançado e o Suzuki o mais "andador",se não me engano o Yamaha era o mais baratos deles.

A Yamaha  só reinou absoluto no fim de 90 até por volta de 2008 pois o Mercury e o Mariner nunca venderam bem, a Caloi fechou com isso as revendas e assistencia do Suzuki quase sumiram, Jonhson e Evinrude foram descontinuados.  Porém com o lançamento dos Mercurys Japoneses a história mudou denovo.   

Só não entendo a Tohatsu nunca ter pego aqui, e ter a fama errada de motor ruim. 

Compartilhar este post

Link para o post

Weberton desculpe mas vc está um pouco desatualizado,   o Yamaha não usa hélice pinada desde meados   dos anos 80, ninguém  mais quer motor Pinado, tanto que só os Yamaha 4hp e Mercury 3.3 ainda utilizam esse sistema, eu já tive e odiava trocar pino no meio do rio, enquanto que a fricção bate e continua andando.  

O Mercury 15hp americano com cambio no manche é um modelo que praticamente saiu de linha, é um motor muito bom,    em termos de comparação com o Yamaha  ele bebe  e anda igual e pesa quase o mesmo(34kg), já modelo citado é o Mercury super Japonês que é o mesmo motor do  Tohatsu 18hp, a Mercury transferiu sua linha de portáteis carburados entre 5 e 40hp para a Tohatsu no Japão  devido a leis anti-poluição nos EUA.

Hoje praticamente só ele é vendido aqui  esse motor tem 18hp, porém vem estrangulado pra 15hp pra diminuir o preço da importação pois o IPI é sobre potencia, ou seja passando  pra 18hp só estará voltando a potencia original dele, o mesmo acontece com o Mercury 25hp Seapro que tem 30 HP na verdade, com isso a Mercury consegue vender um motor mais potente, barato e robusto . O Super pesa  41kg   contra 36kg  do Yamaha e anda bem mais   e gasta menos devido a sua forma de construção, sem dúvida 3hp a mais faz diferença, SÃO 294CC contra 246CC do Yamaha.  O Yamaha é um excelente motor porém os Mercurys 15 super e 25 seapro estão a frente deles no quesito preço, desempenho, tempo de garantia e consumo. 

Guto, sabe que vc tem toda razão, nunca me questionei sobre a hélice, é que uma vez estourei a fricção de um mercury, aí no mecânico ele me disse: os bão são os yamaha, johnson que são com pino e não essa porcaria.... e eu fiquei com essa informação... mas depois de vc descrever isso e eu recordar da última vez que engraxei o meu evinrude e o yamaha realmente o eixo dos 2 são estriados, se o eixo é estriado não há como atuar o sistema de pino.... logo as porras das hélices são de fricção  doeu::  surtei::  vc está completamente certo, e eu achando que um prego enferrujado poderia me salvar kkkk suici::

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo, tenho conhecidos que possuem o motor da maxy e aprovam, eu sei pois já ví o motor e gostei muito, até o acabamento é primoroso. Eu conheço o importador e distribuidor da marca e sei o quão sério ele é. Veja antes da yamaha dar 2 anos de garantia ela já fazia isso desde que inseriu a marca no mercado, são mais de 8 anos dando 2 anos de garantia, se não fosse robusto como os yamaha ele não teria sobrevivido tanto tempo no mercado e inseriu o mais recentemente o 8 hp e agora tem previsão de laçamento do 40 HP. E realmente estou aguardando o lançamento do 40 HP que se couber no meu bolso vai para minha embarcação sem pestanejar, espero que eu esteja certo e vc errado :gorfei:  kkkk, fururamente te conto  ::tudo::

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao Maxy o que tenho informação é o seguinte:  esses motores são fabricados na China pela Parsun, eles são cópias fidedignas do Yamaha porém com usinagem e peças questionáveis se são duráveis igual ao Yamaha, o custo de um é entre U$1000 e U$1500. Os importadores compram  e colocam o nome e a pintura que querem, lembre-se além do Maxy, tem o Sailor, Maranello, Toyama, etc.., todos iguais,  mudando apenas pintura ou grafismo do capô. . Até aí tudo bem, mas o que não se aceita é eles custarem apenas 10 a 20% a menos que um Mercury Super ou Yamaha, por isso esses motores não vão pegar aqui, se custassem uns 40% a menos vai lá.

Quem duvida, dá pra comprar um lote deles e colocar o nome que quiser:

http://pt.aliexpress.com/item/Wholesale-original-2-Stroke-15HP-Outboard-Motor/1995144595.html

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo, tenho conhecidos que possuem o motor da maxy e aprovam, eu sei pois já ví o motor e gostei muito, até o acabamento é primoroso. Eu conheço o importador e distribuidor da marca e sei o quão sério ele é. Veja antes da yamaha dar 2 anos de garantia ela já fazia isso desde que inseriu a marca no mercado, são mais de 8 anos dando 2 anos de garantia, se não fosse robusto como os yamaha ele não teria sobrevivido tanto tempo no mercado e inseriu o mais recentemente o 8 hp e agora tem previsão de laçamento do 40 HP. E realmente estou aguardando o lançamento do 40 HP que se couber no meu bolso vai para minha embarcação sem pestanejar, espero que eu esteja certo e vc errado :gorfei:  kkkk, fururamente te conto  ::tudo::

abraço

Espero do fundo do coracao que vc esteja certo tbm meu amigo, pois se foren bons assim, eh so alegria, pois os $$PRECO$$ deles sao EXTREMAMENTE atrativos, confianca eh algo MUITO dificil de se adquirir concorda !? so o tempo vai dizer !

Abraços,

Ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora