Ir para conteúdo

Discussão sobre Linhas Multifilamento!


Bigão

Posts Recomendados

As Linhas muiltifilamento possuem várias opiniões e teorias sobre o seu uso. Uma delas a de que a linha de multi muito fina fica com folga no carretel da Carretilha durante o trabalho de iscas de superfície e consequentemente a linha encavala e acaba dando aqueles famosos trancos no carretel durante o arremesso, consequentemente rompendo a Linha. Ou até dando muitas cabeleiras porque a linha ficou folgada.

Na minha opinião de usuário de carretilha, isso não acontece. Uso linhas de 20 a 30 Lbs e arremesso iscas de 28 gramas, e outras até mais pesadas, com elas e não tenho problemas constantes com cabeleira e nem com encavalamento. Ocorre uma aqui, outra ali% Ocorre uma aqui, outra ali, mas nada que comprometa minha pescaria!

A cabeleira acontece, na maioria dos casos, quando o pescador executa um arremesso muito forte, fazendo com que o carretel gire mais rápido que a velocidade que a linha está saindo. Isso é falha na regulagem da carretilha e na medição da força no momento do arremesso.

Quero saber a opinião de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente não gosto de trabalhar com linha muito fina, nem tanto pela questão de cabeleira, mais sou da opnião que linha muito fina tipo uma multi 20 lbs parte muito facilmente se estiver em atrito, mesmo se estiver em um local que só tem peixe de 1 Kg, no caso de linha multi não uso menos de 40 lbs.

Outra coisa que ainda gosto é utizar uma boa linha mono 0,37 na pesca com artificiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A linha da Intergreen de 30 lbs (0,20mm) encavala muito!!! (É uma linha excelente, mas o diâmetro muito fino acaba por atrapalhar!!!) Mesmo assim não dá tanta cabeleira não!!!(quando dá, é por erro meu mesmo!!!) É uma linha mais encerada e firme!!!(Gosto dela, mas o preço é salgado!!!)

A Vexter que uso(também de 30lbs)... no diâmetro de 0,25mm!!! Não tem tanto problema com a linha encavalando, mas é uma linha mais macia e... mais fácil de acontecer a cabeleira quando empolgo com o arremesso!!!

Como deixei pra comprar a carreta(Zillion ou Speed Master) pra final de Setembro, já comprei uma linha pra ela!!!(Vou de Vexter 40lbs 0,29mm!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente fui infeliz na compra de uma Vexter 0,15mm (deu uma bela cabeleira), agora, a regulagem estava do mesmo jeito que uso a Vexter 0,29mm... não sei se foi esse o meu erro seila::

Só sei que me sinto melhor com as multis de bitolas maiores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Muito cabeleira é oreiagem do Pescador, e não culpa da linha. ::evil:: ::evil:: ::evil:: ::evil::

Oreiagem mesmo Bigão!!!

A linha dificilmente dá cabeleira quando está tudo regulado!!!

Uma outra coisa que percebi é o uso com iscas pequenas!!!

Tenho uma varinha até 14lbs que uso com iscas menores quando os peixes começam a refugar muito iscas maiores... A linha da Intergreen é mais dura e se não dar uma molhada no carretel antes do arremesso(digo isso no primeiro arremesso), vai ser cabeleira com certeza!!!(Parece que a linha gruda!!!) Outras situações é o arremesso dessas iscas pequenas com a Intergreen contra o vento!!!(Não recomendo!!!)

Para esclarecer... Iscas pequenas inferiores a 06grs!!!

Com a Vexter não tive esse problema!!!

Tenho atualmente 01 carreta abastecida c/ +- 60m Vexter 0,25mm(30lbs) e outras 03 carretas c/ Intergreen 0,20mm(30lbs) sendo 02 c/ 60m e outra c/ 30m!!!(Esta última p/ as isquinhas pequenas!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão, tu tá confundindo cabeleira com encavalamento...hehee... morto::

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa... ::evil:: A linha não precisa, necessariamente, encavalar para dar cabeleira... seila::

Eu, particularmente, não gosto de linha fina...é uma questão de conforto e psicológico...hehee...A menor isca q eu trabalho é uma Tre-Mor da Luck Craft, e com uma linha 40lb eu a arremesso no mesmo lugar q se estivesse usando linha 20lb ou 30lb, e acredito q se eu estivesse com linha 65lb tb arremessaria no mesmo lugar.

Vc está certo na questão de arremessar com muita força e a linha encavalar, geralmente isso ocorre mesmo, mas certa feita eu perdi uma Tango Dancer de 50 reais pra um tucunaré de 2Kg..hehee...estava usando uma linha 30lb da Power Pro e o peixe ferrou a 1 metro do barco...Eu, q estava com a fricção toda apertada, ainda dei ponta de vara pra ele mas não teve jeito, a linha encavalou e POW...lá se vai o peixe pulando no lago com a minha isca na cara...hehee..

Hj uso linha 40lb da Triumph (na nossa região) e aprovo...é uma linha muito boa, de cor esverdeada mais clara, macia, e q nunca me deu problema.

Acredito q uma linha 0,30mm tenha um bom diâmetro para o tipo de pescaria da nossa região, mais fina q isso, independente de aguentar ou não, eu me sinto desconfortável...mas eu estou mudando...tanto q já estou pescando com vara de 14lb na Serra da Mesa...quem sabe a medida em q eu for ficando mais fresco ainda uso a linha da mesma bitola q a sua?!?!? kkkkk....zuei legal...Não apela... lingua:: lingua::

Amigo, amigo..amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Linhas muiltifilamento possuem várias opiniões e teorias sobre o seu uso. Uma delas a de que a linha de multi muito fina fica com folga no carretel da Carretilha durante o trabalho de iscas de superfície e consequentemente a linha encavala e acaba formando a famosa cabeleira durante o arremesso.

Na minha opinião de usuário de carretilha, isso não acontece. Uso linhas de 20 a 30 Lbs e arremesso iscas de 28 gramas, e outras até mais pesadas, com elas e não tenho problemas constantes com cabeleira. Ocorre uma aqui, outra ali, mas nada que comprometa minha pescaria!

A cabeleira acontece, na maioria dos casos, quando o pescador executa um arremesso muito forte, fazendo com que o carretel gire mais rápido que a velocidade que a linha está saindo. Isso é falha na regulagem da carretilha e na medição da força no momento do arremesso.

Quero saber a opinião de vocês.

Concordo toalmente com vc Bigão.

Eu uso linhas Whiplas 0.10 mm 8 lbs e tmb não tenho problemas com encavalamento e no caso da cabeleira, nada muito além do normal. 1 vez ou outra.

É 'grosseria' do pescador mesmo. ::evil:: ::evil:: ::evil::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse assim eu deveria parar de pescar robalos com linhas 0,20, 0,16 ... E olha que uso iscas grandes também!! Maria TF 110 (11 cm). Não existe essa história de encavalar!!!

Eu sei pq vc perguntou isso Bigão!!! O cara que falou isso disse que só usa 80lbs e que ele tem anos de experiencia. E que algum dia "nós" que usamos 30 lbs iriamos aprender!! kkkkkkkkkkk

O pessoal que pesca no mar só usa 20 e 30 lbs para arremessar grandes poppers e não vejo ninguém reclamando de encavalamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pesquei e pesco com linhas de 30, 40 e 65 lbs... e a bitola nunca foi problema pra cabeleira....

Concordo com o Fabrício que uma coisa é cabeleira e outra encavalar...

Eu as vezes dou umas encavaladas feias....mas isso por minha culpa, de querer jogar onde as vezes é humanamente impossível e coloco muita força.... de chegar a torar a linha no arremesso...hehehehehehe vergonha::

O único problema mesmo que enfrento, é com a linha power pro, que utilizo e gosto, vem muito enutilizo e gosto, vem muito enceirada...e quando coloco um novinho, até "amaciar" no carretel ele fica folgando no carretel e isso me pertuba um pouco... mas nada tão dramático...

Aqui pra região de corumbá IV que os peixes são preguiçosos, ainda quero usar 10 lbs...hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão, tu tá confundindo cabeleira com encavalamento...hehee... morto::

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa... ::evil:: A linha não precisa, necessariamente, encavalar para dar cabeleira... seila::

Eu, particularmente, não gosto de linha fina...é uma questão de conforto e psicológico...hehee...A menor isca q eu trabalho é uma Tre-Mor da Luck Craft, e com uma linha 40lb eu a arremesso no mesmo lugar q se estivesse usando linha 20lb ou 30lb, e acredito q se eu estivesse com linha 65lb tb arremessaria no mesmo lugar.

%rremessaria no mesmo lugar.

Vc está certo na questão dtá certo na questão de arremessar com muita força e a linha encavalar, geralmente isso ocorre mesmo, mas certa feita eu perdi uma Tango Dancer de 50 reais pra um tucunaré de 2Kg..hehee...estava usando uma linha 30lb da Power Pro e o peixe ferrou a 1 metro do barco...Eu, q estava com a fricção toda apertada, ainda dei ponta de vara pra ele mas não teve jeito, a linha encavalou e POW...lá se vai o peixe pulando no lago com a minha isca na cara...hehee..

Hj uso linha 40lb da Triumph (na nossa região) e aprovo...é uma linha muito boa, de cor esverdeada mais clara, macia, e q nunca me deu problema.

Acredito q uma linha 0,30mm tenha um bom diâmetro para o tipo de pescaria da nossa região, mais fina q isso, independente de aguentar ou não, eu me sinto desconfortável...mas eu estou mudando...tanto q já estou pescando com vara de 14lb na Serra da Mesa...quem sabe a medida em q eu for ficando mais fresco ainda uso a linha da mesma bitola q a sua?!?!? kkkkk....zuei legal...Não apela... lingua:: lingua::

Amigo, amigo..amigo...

AMIGO de $% é @#@%. huahuahuahuhauhuahahaauahua

Eu ainda não tive problema com minhas linhas de 0,19mm, 022mm. Por isso não uso linhas com bitola maiores para os peixes daqui. Sobre o assunto de encavalar, eu sei que isso acontece quando se arremessa e a isca dá um tranco e o arremesso para antes do esperado. E concordo que cabeleira é outra coisa. Realmente o que eu escrevi não condiz com a realidade, vou la corrigir o erro, obrigado pela aviso Capitão Biguá!

Agora na situação que vc descreveu em que a linha tinha encavalado, será que uma de maior bitola tb não iria encavalar na mesma situação (Fricção apertada)??? uhrm:: uhrm:: uhrm::

A questão que to querendo levantar é, encavalar, ou dar cabeleira, é culpa da Linha, ou do pescador? Eu acho que é do Pescador!!! Porque não percebo no momento que arremesso com uma linha fina, ou outra mais grossa alguma diferença que comprometa a minha pescaria.

Agora para você usar bitola mais fina não sabia que precisava ser fresco. Adivinha, você está quase lá! lingua:: lingua:: lingua:: lingua:: Agora eu nunca fiquei fresco para usar linhas de 30Lbs, e nunca precisei, e antes que você fale, tb nunca fui. huahuauhauh viola:: viola:: "Tive que devolver a zuação... Não aguentei!!! HUAHAHAHUAHUAH ::evil:: ::evil:: ::evil::

Muita calma agora. HUHAUAHAUAHAUAHU amigo...amigo...amigo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que todo mundo comete erros ao arremessar, uma vez ou outra, e com isso resultando em Cabeleiras e encavalamento de linha no carretel. Só que nesses caso, o problema é que o pescador não se adaptou com o tipo de linha, (bitola, libragem, marca, cera e etc) e nesse caso o pescador tem mesmo é que procurar uma linha que ele se adapte melhor. É a mesma questão da manivela da carretilha, se alguem não consegue recolher com a manivela esquerda, é porque a manivela não presta, ou porque o ser animado é que não se adaptou ao lado da manivela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fominhagem!!!

Você tá com um barco muito longe do barranco e vê o peixe batendo, mas a fominhagem é tanta que não consegui esperar até chegar c/ o elétrico mais perto e acha que vai arremessar tudo que tem direito... e um pouco mais!!!

Acho que isso já aconteceu com todo mundo aqui!!! Aí, vai encavalar ou aquela cabeleira!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caracas o pessoal ta arrastando os peixes.

Primeiro eu enrolo umas duas camadas de mono no carretel e depois coloco a multi, quanto ao encavalar so ocorre se estiver enrolando com a linha frouxa e independente da librage ou diâmetro, e cabeleira e problema da peça que esta pendendo o cabo da vara dentro do barco ou barranco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhm...."então, tá então" ...Bigão...hehee...

Respondendo a sua pergunta...hehee...eu tb acho q os problemas de cabeleiras e encavalamentos ocorrem quase na totalidade das vezes por culpa/conta do pescador...hehee...

Tb quanto a resposta do Beto...e é ai q eu confirmo minha teoria, linha fina é pra isca leve, independente dela aguentar ou não o peixe q vai bater nessa isca. Exemplo, uma linha de 20lb teóricamente deveria aguentar um tucunaré de 5Kg (10lb pro peso do peixe + 10lb pra força empregada), e na verdade um tucunaré de 5Kg engole facilmente uma isca de 35g, q presa a uma linha de 20lb, na minha opinião, é "facim-facim" de encavalar, principalmente se a sua carretilha estiver com a fricção presa.

E pra nossa região CO, onde podemos pegar bocudos de quase 4Kg no Corumbá IV, e na faixa de 5Kg / 6Kg na SM...uma linha de 40lb multi é uma boa opção, menos q isso, pra mim, é loucura, lembrando q várias vezes vc terá q meter o dedo no carretel pra não deixar o peixe ir pro pau. wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, cabeleira dá na hora em que, no exato momento da saída da isca, bate um vento frontal; ou ainda quando se trocou a isca pesada por uma isca leve sem regular o freio para este novo carregamento.

E o encavalamento (ou sua versão pior, o embucetamento) é na hora de arremessar logo após recolher, e o recolhimento resultou em uma camada de linha frouxa em cima de uma camada de linha apertada.

Acho que a linha fina pode facilitar um pouco o encavalamento, mas não acho que isso seja culpa direta do diâmetro da linha; mas sim dos fatores acima citados...

Ainda em tempo, o diâmetro da linha sempre vai limitar a distância de arremesso. Mas essa limitação é pouca se for com carretilha, limita seriamente se for com molinete!

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não, Moacyrzão...outros fatores, além desses citados por vc fazem a cabeleira. Excesso de força no lançamento, linha torcida, linha frouxa, e etc..tb fazem a cabeleira.

E se vc estiver com a fricção muito apertada, a linha meio frouxa no carretel, e o peixe fizer força encavala mesmo... wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fominhagem!!!

Você tá com um barco muito longe do barranco e vê o peixe batendo, mas a fominhagem é tanta que não consegui esperar até chegar c/ o elétrico mais perto e acha que vai arremessar tudo que tem direito... e um pouco mais!!!

Acho que isso já aconteceu com todo mundo aqui!!! Aí, vai encavalar ou aquela cabeleira!!!

definiu tudo Jean mestre::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fominhagem!!! fome::

Você tá com um barco muito longe do barranco e vê o peixe batendo, mas a fominhagem é tanta que não consegui esperar até chegar c/ o elétrico mais perto e acha que vai arremessar tudo que tem direito... e um pouco mais!!!

Acho que isso já aconteceu com todo mundo aqui!!! Aí, vai encavalar ou aquela cabeleira!!!

definiu tudo Jean mestre::

Certeza que isso acontece, mas vi gente falando que arremeça linha fina da Whiplash, que é na minha opinião a melhor linha de todas pois tem a maciez de mono quase, acho que é um fator importante não da pra comparar uma linha dessa qualidade com um spectra da sumax por exemplo, com certeza a spectra encavala muito mais mesmo!! wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim é questão de costume, eu mesmo só pescava de linhas 0,20mm 20 Lb, agora que vou atrás dos Açus coloquei pela primeira vez uma Tuff Line 50 LB na minha zillion e fiz várias cabeleiras no início, não estava adaptado, peguei minha alphas com linha 0,20 para terminar a pescaria aqui na Bahia!rsrsrssrs Vou ter que treinar um pouquinho com linha grossa! lingua::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...