Ir para conteúdo

[Yamaha 25HP] Motor afogando depois de aquecido


Posts Recomendados

bom dia aos amigos do FTP

 

Pessoal estou com um problema no meu motor, é um yamaha 25 HP, manche partida manual.

 

Retirei ele da oficina, feito retifica total, trocou bomba de combustível, o carburador tem menos de um ano, foi revisado, trocado rotor da bomba dágua, troquei tb os conectores, bulbo e mangueira do tanque, tanque lavado.

 

meu motor pega, deixo ele aquecer, depois de uns 10 minutos funcionando ele apaga e não pega mais. Não enxarca a vela, não solta combustível na água pelo escape [sinais de enxarcamento] depois de pedalar umas 30 vezes continua não pegando, nesse ponto se eu meter um DW ele pega e funciona mais um tempo, na sequencia apaga. Se estiver no rio ele vai embora não morre, mas na hora que reduz na lenta até soltar poita ou amarrar o barco ele apaga e não pega mais. Mesma situação se olhar a vela não está enxarcada, dando várias partidas não mostra sinais de enxarcamento, não solta combustível, não imprigna o ar com odor e se meter o DW ele pega mas se não sair estrangulando ele morre pouco depois.

 

Como está na garantia já levei 2 vezes pro mecânico, mas ainda não acertou o problema, estou recorrendo aos amigos para ver se alguém passou por algo parecido que possa me indicar uma direção.

 

acredito que não seja bobina e alternador/magneto pois em alta depois de aquecido não corta, não pipoca, não dá sintomas de que irá morrer, faz a velocidade de cruzeiro normal, única coisa que notei mesmo é que o manche a 75% ou a 100% não muda nada, não sei se é por ainda estar na 1 hora de uso mas não senti diferença, o giro muda muito pouco [ao menos ao ouvido]. andei da primeira vez 40 min. depois de nova regulagem andei mais 20 e desisti em 2 tava dando muita canseira pedalar ele.

 

Quando lavei o tanque removi o acoplamento do tanque e mangueira do pescador, o pescador está brilhando como novo e a peneira limpinha. 

 

tornei esgotar o carburador não sai sujeira nenhuma, combustível novo, como usei ele em 2 oportunidades diferentes, mudei o combustível também, abasteci e outro posto para tirar a dúvida. O óleo é TCW3 da BR, o outro tanque óleo da ipiranga tb TCW3.

 

Já fiz o teste navegando de fechar o ar e ir abrindo devagar até ele aceitar bem a mistura.

 

Qto ao mecânico, é o único na minha cidade e como referi o motor está na garantia... 

 

bem as primeiras impressões são essas, se alguém tiver alguma contribuição agradeço antecipadamente.

 

Pascuoti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal alguém por el amor de Dios, alguém me socorre, dá um empurrão, fuxica, enrola, da um pitaco, mas me indica uma direção???

 

será que ninguém enfrentou uma pane parecida?

 

Estou desanimado de tanto levar o motor na oficina, mais um pouco e vai ser só dar um passe de ônibus que ele vai sozinho...  surtei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá com cara de problema no CDI .

Vc já o verificou???

olá Rodrigo, então não sei se o mecânico testou, relatei a ele todo o problema, mas ele disse que havia testado no tanque e regulou que estava bom, fui pra água e não rendeu, ficou dificil de pegar, depois que pegar se anda ele vai embora porem com 75% da força [algo assim] enquanto não parar de acelerar ele vai embora, parando na marcha lenta engatado ele apaga e fica difícil de pegar.

 

o que eu percebi e não sei se isso é questão de amaciar, assentar os anéis, tá com aproximadamente 1 hora de uso, é a pouca força como citei algo em torno de 75%, parece pouca coisa mais forte que um 15HP [o motor é 25HP].

 

acho que vou abandonar o serviço [garantia] e levar para outro mecânico, achei um em município a 35 km daqui e me deram boa referencia... sei lá, acho que o jeito será interna-lo em outro hospital.

 

vc disse se eu verifiquei o CDI, tem como averiguar algo nós mesmos? como, multímetro?

 

forte abraço e obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, sintomas típicos de motor "FUNDIDO"!!! mexa a taxa de compressão do motor, estiver abaixo de 90 libras, já era, tem que medir com aparelho apropriado, só virando o volante não da pra ver. Estou a ordens pra tentar ajudar! Grande abraço CHICÃO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, sintomas típicos de motor "FUNDIDO"!!! messa  a taxa de compressão do motor,se  estiver abaixo de 90 libras, já era, tem que medir com aparelho apropriado, só virando o volante não da pra ver. Estou a ordens pra tentar ajudar! Grande abraço CHICÃO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Chicão disse, se não for CDI e Carburador com certeza é como esse motor  feito, será que fizeram direito?  Tem que medir a compressão.  Pq ele fundiu?   Particularmente nunca botei fé em motor que já fundiu, eu tenho um Mercury 18hp que fundiu pois o antigo dono não usou óleo 2T nas suas primeiras horas, motor está  há 16 anos comigo pois compramos barato, difícil dar um problema, a partida é perfeita,  mas percebo que ele não funciona "redondo" igual um motor "Standart"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Chicão disse, se não for CDI e Carburador com certeza é como esse motor  feito, será que fizeram direito?  Tem que medir a compressão.  Pq ele fundiu?   Particularmente nunca botei fé em motor que já fundiu, eu tenho um Mercury 18hp que fundiu pois o antigo dono não usou óleo 2T nas suas primeiras horas, motor está  há 16 anos comigo pois compramos barato, difícil dar um problema, a partida é perfeita,  mas percebo que ele não funciona "redondo" igual um motor "Standart"

 

 

Minha opinião:

 

Devolve esse motor. Deixa essa bucha pra oficina que te vendeu.

Pára de perder seu tempo, neuronios e dinheiro com esse motor.

Vc tem 3 meses pra devolver, basta alegar os danos emergentes!!

 

olá amigos, o motor não havia fundido, estava com baixa compressão, então mandei fazer retifica, usinado bloco, checado vira e bielas, trocados todos os rolamentos do vira e biela [gaiolas] pistões e aneis novos, Está com uma hora apenas de uso, mas como já voltei 2 vezes na oficina com mesmo sintoma, hj levei em limeira em um mecanico que me indicaram, vou aguardar o diagnóstico, depois posto o desenrolar da coisa toda.

 

agradeço a atenção de todos.

 

forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, sintomas típicos de motor "FUNDIDO"!!! mexa a taxa de compressão do motor, estiver abaixo de 90 libras, já era, tem que medir com aparelho apropriado, só virando o volante não da pra ver. Estou a ordens pra tentar ajudar! Grande abraço CHICÃO

 

 valeu Chicão, obrigado pela dica, levei o motor para outro mecânico hj, vou aguardar a analise dele sobre o problema, depois dou um retorno no post para todos.

 

muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, sintomas típicos de motor "FUNDIDO"!!! mexa a taxa de compressão do motor, estiver abaixo de 90 libras, já era, tem que medir com aparelho apropriado, só virando o volante não da pra ver. Estou a ordens pra tentar ajudar! Grande abraço CHICÃO

 

 

Como o Chicão disse, se não for CDI e Carburador com certeza é como esse motor  feito, será que fizeram direito?  Tem que medir a compressão.  Pq ele fundiu?   Particularmente nunca botei fé em motor que já fundiu, eu tenho um Mercury 18hp que fundiu pois o antigo dono não usou óleo 2T nas suas primeiras horas, motor está  há 16 anos comigo pois compramos barato, difícil dar um problema, a partida é perfeita,  mas percebo que ele não funciona "redondo" igual um motor "Standart"

 

 

Minha opinião:

 

Devolve esse motor. Deixa essa bucha pra oficina que te vendeu.

Pára de perder seu tempo, neuronios e dinheiro com esse motor.

Vc tem 3 meses pra devolver, basta alegar os danos emergentes!!

 

bom dia companheiros

 

tenho o primeiro diagnóstico do motor

 

o novo mecânico mediu a compressão e disse estar dentro do padrão para um motor recém retificado, ele conferiu a parte elétrica e disse que não há falhas na parte elétrica, nem CDI, bobina, cabos etc

 

ele tornou a regular o carburador e trocou o meu tanque pelo dele com óleo 50:1, disse que o motor aceitou melhor o meu estava 25:1 [claro que ele está fazendo o teste no tanque não permanecendo muito tempo no giro maior, espero eu]

 

mas o Phodis é que o sintoma permanece, vc reduz ele na lenta engatado e ele apaga, ou estando na lenta vc engata sem sair acelerando e ele apaga, tipo não daria pra fazer um currico ou rodada. este sintoma o motor já apresentava antes de fazer a retifica...

 

ao que ele me disse que está checando os fatores externos já que a mecânica/retifica é recente e pelo fato da compressão estar ok não ser o caso de abrir para averiguação.

 

mas foi somente a primeira analise mais superficial no tanque, agora ele vai partir para ponto, troca de hélice e demais teste que nem imagino o que possa fazer.

 

Então Chicão e Guto, ficou difícil né? o sintoma que aparentemente parece ser de motor ruim ou fudido não foi comprovado pelo teste de compressão, até tava cansando pacas pra dar partida nele, não podia ser mesmo falta de compressão senão eu já ia ter que começar a tomar uns complementos rsssss.

 

Se vc´s visualizarem alguma luz pra me indicar, no fim da semana devo ter um orçamento/analise do problema, espero que encontre algo que resolva a questão pois estou sem confiança no equipo, pois o mecânico até adiantou, olha tá aceitando bem melhor a regulagem e a gasolina com menos óleo, mas o sintoma de afogamento qdo engatado na lenta permanece.

 

::fish2 Tô sem saber qual será o destino dessa senda....

 

agradeço a atenção de vc´s, nessas horas o cérebro fica fritando, acordei de madrugada com o assunto estalado na mente....

 

eu queria era  ::bassboat::  ::fisherman

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acompanhando... curioso isso!

 

nos anos 80, qdo fomos inundados pelos johnson e evinrude, mariners etc, nossa gasolina era muito ruim e havia uma mangueirinha dentro do motor perto do carburador, essa mangueirinha era uma praga com nossa gasolina, ela nao aguentava e qdo o carburador pedia combustivel com forca ela fechava cortando o suplemento. Tambem quando deixava de um dia pro outro a mangueirinha ou grudava ou rompia, deixando todo mundo na mao.

 

Na epoca a solucao era pegar uma caneta bic, retirar a tinta e usar o tubo como mangueira.

 

Obviamente depois conseguiram resolver o problema com algo menos gambiarra, mas por muitos anos foi usado a tal mangueira da bic hehehe

 

Talvez seu problema seja algo parecido, pode estar dando entrada de ar ou alguma mangueira do combustivel esteja fechando ou grudando e ai corta o combustivel, nao deixando vc ligar. Pode ser apenas um problema de fabricacao dessa peça e vc foi premiado, eu tentaria falar isso pro mecanico. Talvez ajude em algo.

 

Por que o sintoma é parecido, vc anda um tempo, depois nao liga mais, entao ate aquele momento chega td perfeitamente, depois qdo exige menos a pressao é menor no sistema cria uma especie de vacuo no sistema de ar ou combustivel que diminui a eficiencia , se parar entao ai complica mais ainda e nao deixa ligar.

 

Esses problemas sao BEMMM chatos de acharem o local correto, demanda tempo e paciencia e muitas vezes deixar o motor de lado ate a cabeca esfriar tb, faz parte! Tenha calma.

 

Eu no teu caso, ligaria para o Divino é um mecanico com decadas de conhecimento embora nao tenha poucos anos (40 +-), o cara é super competente e tem muita paciencia pra ajudar, a cidade é Votuporanga 017 - 3421-8524 (nautica). Pede pra falar com o Divino. se ele nao estiver, pede celular ou o telefone da academia dele (hehehe é professor de artes marciais tb).

 

Esse cara faz milagres viu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Chicão disse, se não for CDI e Carburador com certeza é como esse motor  feito, será que fizeram direito?  Tem que medir a compressão.  Pq ele fundiu?   Particularmente nunca botei fé em motor que já fundiu, eu tenho um Mercury 18hp que fundiu pois o antigo dono não usou óleo 2T nas suas primeiras horas, motor está  há 16 anos comigo pois compramos barato, difícil dar um problema, a partida é perfeita,  mas percebo que ele não funciona "redondo" igual um motor "Standart"

 

 

acompanhando... curioso isso!

 

nos anos 80, qdo fomos inundados pelos johnson e evinrude, mariners etc, nossa gasolina era muito ruim e havia uma mangueirinha dentro do motor perto do carburador, essa mangueirinha era uma praga com nossa gasolina, ela nao aguentava e qdo o carburador pedia combustivel com forca ela fechava cortando o suplemento. Tambem quando deixava de um dia pro outro a mangueirinha ou grudava ou rompia, deixando todo mundo na mao.

 

Na epoca a solucao era pegar uma caneta bic, retirar a tinta e usar o tubo como mangueira.

 

Obviamente depois conseguiram resolver o problema com algo menos gambiarra, mas por muitos anos foi usado a tal mangueira da bic hehehe

 

Talvez seu problema seja algo parecido, pode estar dando entrada de ar ou alguma mangueira do combustivel esteja fechando ou grudando e ai corta o combustivel, nao deixando vc ligar. Pode ser apenas um problema de fabricacao dessa peça e vc foi premiado, eu tentaria falar isso pro mecanico. Talvez ajude em algo.

 

Por que o sintoma é parecido, vc anda um tempo, depois nao liga mais, entao ate aquele momento chega td perfeitamente, depois qdo exige menos a pressao é menor no sistema cria uma especie de vacuo no sistema de ar ou combustivel que diminui a eficiencia , se parar entao ai complica mais ainda e nao deixa ligar.

 

Esses problemas sao BEMMM chatos de acharem o local correto, demanda tempo e paciencia e muitas vezes deixar o motor de lado ate a cabeca esfriar tb, faz parte! Tenha calma.

 

Eu no teu caso, ligaria para o Divino é um mecanico com decadas de conhecimento embora nao tenha poucos anos (40 +-), o cara é super competente e tem muita paciencia pra ajudar, a cidade é Votuporanga 017 - 3421-8524 (nautica). Pede pra falar com o Divino. se ele nao estiver, pede celular ou o telefone da academia dele (hehehe é professor de artes marciais tb).

 

Esse cara faz milagres viu!

 

Oh Astra, com essa tal de mangueirinha vc me despertou a atenção pra algo que esqueci de perguntar para o mecânico ou para os amigos.

 

no meu yamaha, tem uma mangueira de usn 5mm que sai da parte superior do bloco [acho que na direção do cilindro superior] e é conectada na base inferior do bloco do motor[cilindro inferior], eu chequei ela e ela não está obstruída, mas não entendi para que serve, é um alívio de vácuo ou é o acionamento de algo, tipo nos carro antigos com distribuidor que tinha o avanço para corrigir a ignição e o carro não grilar etc???

 

não sei, mas acho que não deve ter uma função tão primordial pois apesar da mangueira ter 5 mm o niple ao qual ela se encaixa tem uma passagem de no máximo 1,5 mm.

 

alguém sabe de que mangueira estou falando? eu não tenho intimidade com o post para inserir a foto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não podemos esquecer também os "RETENTORES" da arvore de manivelas (VIRABREQUIM) quando o motor é retificado temos que substitui-los obrigatoriamente, porque se houver vazamentos por eles, o motor vai ficar com a partida muito dificil! abraços

 

Rapaz, Chicão na lista de peças que encomendei não havia retentor não. se houver esse vazamento aparece em alguma parte ou sobe na câmara de combustão e queima tudo??? vai melar algum lugar pra eu conferir?

 

a não ser que o mecânico tinha e trocou, que eu percebi ele trocou terminais/cachimbos de vela que não estavam na relação, não comprei.... paguei junto com a mão de obra e não foi relacionado retentor, só se esqueceu de colocar na ficha, talvez seja isso, pois fui trocar o óleo da rabeta em casa antes de colocar na água e o óleo era novinho, sinal que ele tb trocou e não cobrou nem o óleo, ou incluir na M.O. sei lá.

 

vc viu o que eu escrevi sobre uma mangueirinha que sai do cilindro e entra no outro, qual a função dessa mangueira?

 

obrigado pela atenção meus amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, coloque outro carburador, este pode estar com a passagem "GALERIA" de baixa entupida! abraço, informe pra nós quento esta a taxa de compressão do motor!

 

não me falou valores, eu não entenderia nada mesmo.... mas qdo ele me passar a analise completa eu pergunto e posto pra vc´s, tem amigos acompanhando a evolução do trabalho  legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peça pro mecãnico informar qual é a taxa de compressão.OBS:  antes de desmontar pra mexer com retentores, troque o carburador pra eu teste, se o retentor sup. do gira estiver ruim, vai melar a parte superior  do motor, o debaixo não dá pra VC ver,  MANGUEIRINHA......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ESTAS BENDITAS MANGUEIRINHAS DEIXA TODO MUNDO LOUCO, mas elas só servem pra lubrificar as extremidades dos motores (MAIS OU MENOS UMA LUBRIFICAÇÃO FORÇADA) VAMOS BOTAR ESSE BICHO PRA FUNCIONAR redondo maninho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde Chicão, estou me segurando pra não ligar na oficina, a ansiedade corrói a gente, mas preciso deixar ele trabalhar, fui eu que escolhi levar para ele e não o contrário, ele me deu aquela prévia e pediu que eu aguarda-se ele fazer uma analise total e só então me retornaria, já que troquei de mecânico abandonando a garantia, agora tenho que aguardar a analise pelo novo, não quero ficar no pé senão o cara enjoa.

 

quanto a "mangueirinha" podia ser um caninho de inox ou então uma galeria né??? mas pela espessura do niple que acopla no bloco acho que é muito pouca a lubrificação por ali pois é pré-mistura e drenada no vácuo certo? não deve ser tão primordial... mas chequei e está desobistruida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre os retentores, após funcionar 1 hora navegando e mais algum tempo no tanque, não escorreu nada pelo bloco, só se ocorrer pelo retentor inferior, mas se desmontando necessariamente deveria ser trocado e como ele não relacionou na lista de compra acredito que ele tenha substituído com material dele, até pq senão é fácil cliente trazer retentor de marca ching e prejudicar o trampo do profissional... 

 

bem, sigo aguardando, muito obrigado pelo feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peça pro mecãnico informar qual é a taxa de compressão.OBS:  antes de desmontar pra mexer com retentores, troque o carburador pra eu teste, se o retentor sup. do gira estiver ruim, vai melar a parte superior  do motor, o debaixo não dá pra VC ver,  MANGUEIRINHA......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ESTAS BENDITAS MANGUEIRINHAS DEIXA TODO MUNDO LOUCO, mas elas só servem pra lubrificar as extremidades dos motores (MAIS OU MENOS UMA LUBRIFICAÇÃO FORÇADA) VAMOS BOTAR ESSE BICHO PRA FUNCIONAR redondo maninho!!!

 

bom dia Chicão e demais amigos que acompanham a evolução do trabalho.

 

falei hj pela manhã com o mecânico.

 

taxa de compressão em 95%, mas ele me disse que isso não é o maior indicador no caso em específico, devido a fatores que eu desconheço, ele disse que há outros indícios de que está com boa compressão, diferente se houvesse fritado os anéis etc.

 

ponto de ignição checado e está correto.

 

carburação: vou tentar colocar o que ele me passou, fato que não entendi muito bem.: que o giclê estava passando muito combustível e não chegava a engazopar mas estava com excesso. esse Giclê em questão é interno da cuba? há regulagem nele? ou ele trocou pra dizer que estava passando muito antes?

 

disse que agora o motor está rendendo o esperado de um 25 hp, antes a impressão que eu tinha dele navegando era de ser pouca coisa mais forte que o meu quinzinho.

 

porém ainda afoga qdo engata em lenta sem acelerar, isso ele disse que só amenizou, diminuiu, mas ainda chega a ocorrer.

 

outro item que pedi para ele checar foi o hélice, mas como eu não havia achado marcação ele desmontou e nem interno não tem marcação... não sei se o motor está com a hélice correta ou se pode ser esse o motivo dele estar afogando qdo é engatado na lenta sem acelerar em seguida.

 

eu olhei no manual que tenho, mas é um genérico para motores de 25 a 30 hp da yamaha, o meu é um 25 hp modelo DMHS [conforme NF], qual seria a hélice mais indicada? contando que meu barco tem 1,55 de boca, 6 mts e pesa 120 kg só o casco.

 

no manual fala hélice 3x9 - 7/8 [mas o passo vai de 8 à 14, não sei qual hélice seria a mais indicada para eu comprar e fazer o teste, assim tb fico com uma hélice reserva para esse motor que ainda não possuo.

 

qto a melar não tem indicação de problemas com o retentor.

 

outra coisa que ele fez foi usar a gasolina 40:1, no meu tanque está com 25:1

 

abraço e boa semana a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esqueci de mencionar, ele me pediu para ficar mais alguns dias com o motor para outros testes, como eu não tenho como testá-lo durante a semana, vou retirar só no próximo sábado, então até lá qquer sugestão é bem vinda.

 

perguntei sobre o carburador se ele teria outro para colocar e testar, ele disse que não tem, mas que o meu está regulando bem, apesar de ele relatar não haver conseguido remover o difusor que está com a fenda estragada. eu não sei o que é o difusor... é algo que dê para eu mandar pra retifica remover e substituir? aqui na minha cidade tem oficinas que restauram carburadores de carros e motos. o que eu estranhei, é que qdo comprei o motor a 1 ano e 1/2 o antigo dono havia dito que havia trocado o carburador, e realmente ele parece novinho, sem aranhões, está com o corpo bem brilhante ainda, não está com aquele acinzentamento próprio do passar dos anos.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, boa noite

 

hj recebi um contato do novo mecânico e as notícias foram espetaculares.

 

3 pontos a compartilhar com os amigos, dos quais 2 eu estava no caminho correto, hehehe não perdi totalmente a prática.

 

1º ponto eu estava errado, achei que o motor não estivesse encharcando, pois eu retirava as velas qdo ele apagava e não estavam molhadas, o caracteristico de sempre do 2T, mas ele disse que o giclê do difusor estava arrombado, alguém o abriu para tentar injetar mais combustível, problema sanado.

 

2º como eu imaginava o ponto não estava legal, na verdade estava mas como mencionei os cachimbos de vela foram substituídos, e por engano eles eram do tipo resistivo, logo o cdi estava ficando louco e não avançava acima dos 4000 rpm, logo o motor ficava amarrado, trocado cachimbos e cabos de vela, problema sanado.

 

3º como eu imaginei a hélice estava errada, ele colocou um 9 x 7/8 - 10 ¹/² e o giro subiu e o motor parou de apagar qdo engatado em marcha lenta ou ao reduzir a rotação para apoitar.

 

bem essa foi a evolução do trabalho, não sei se terei como testa-lo navegando este fds, mas assim que o fizer reporto o comportamento do motor.

 

abraço e obrigado pela colaboração, agora eu quero vento na cara, cerveja gelada  ::bassboat::  e na medida do possível  ::fish2  ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...