Ir para conteúdo

Pescar carpas no inverno


Posts Recomendados

Olá!

Em outras oportunidade em que participei deste fórum, sempre narrei minhas pescarias de tilápia na represa do Capivari, que infelizmente nesta última temporada, por dois motivos, não fui pescar na mesma, ou seja:

O primeiro estava ligado à problemas de saúde e o outro, por que infelizmente no meu local preferido de pesca, a Copel determinou ao proprietário que desmanchasse toda infra- estrutura existente, ou seja: duas casas, os quiosques que usávamos para acampar, onde tinha luz, água, banheiro, mesas,bancos  e churrasqueiras avulsas que havia nos bosques acima do limite de água da represa. Pena porque segundo meus companheiros, a última temporada foi atípica, fazia anos que não se capturavam tilápias de bom porte e em quantidade. Más como nem tudo é alegria, lamentavelmente, muitos tilapeiros, inclusive alguns de minha turma, apelaram para pesca predatória, ou seja: pescar de lambada usando garateias.

Na verdade não deixei de pescar minhas favoritas tilápias, só que nas cavas de areia do pesqueiro S.Cecilia.

Bem, a temporada acabou e agora no inverno, segundo pescadores é a época da pesca de carpas. Evidentemente, não sou pescador deste peixe, então, procurei na internet, as dicas e macetes necessárias, bem como, comprei o material de pesca que faltava para a prática.  Entre os mesmos, massas prontas, chuveirinho,boias, chumbadas, linhas adequadas, bem como, procurei fazer massas caseiras segundo as receitas e fomos à luta, eu e um amigo.

Procuramos os famosos "pague e pesque, existentes na região metropolitana de Curitiba, onde havia vídeos na internet, produzidos pelos programas de pesca. Num deles, o proprietário foi honesto, na chegada informou que "carpas cabeçudas", nosso objetivo, não estavam pegando, somente outras carpas e bagres americanos. De fato, foram pegos 6 bagres na minhoca e uma carpinha na massa de mais ou menos 3 quilos. Na semana seguinte, fomos em outro e nada pegamos nas horas que por lá ficamos. Aliás, diga-se de passagem, que os demais pescadores que estavam no local, experientes sem dúvida alguma, tiveram a mesma sorte de nós, conversando com um deles, me foi dito que naquele pesqueiro pode-se capturar muito peixe, só que nas últimas semanas a coisa estava de fato devagar. As vantagens destes pague e pesque é que são bem cuidados, oferecem uma boa infra- estrutura e acima de tudo, segurança, pois ficam alguns quilômetros de rodovias. Evidentemente como pescar não é só capturar os peixes, de fato, eu e meu amigo passamos algumas horas curtindo a natureza. Estamos aguardando que o "maravilhoso" dia ensolarado volte aqui em Curitiba, para irmos nas cavas do pesqueiro S.Cecilia, que também existem carpas nativas.

Abraço á todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...