Ir para conteúdo

Dúvida sobre Tucunarés


Posts Recomendados

    Gostaria de uma dica dos amigos mais experientes.

 

    Algumas vezes quando vou atrás de Tucunarés, acabo ficando com 1 exemplar pra consumir(acho que comprar incentiva a pesca comercial, causando depredações), mas nessa época, está se aproximando a época de reprodução. Quando pego um macho, logo se vê o cucuruto do bixo e já volta pra água, mas e fêmea? como saber se ela esta cheia de ovos?

    Nessa época costumo soltar todos, mas a "madame" sempre exige um pra ela, então queria saber selecionar melhor, não só pelo tamanho, mas também se está com ovos ou não, pois alguns acabam deixando a reprodução pra mais tarde...

 

   Pergunto pelo seguinte: Este fim de semana fui na represa de Corumbá IV e por demasiada sorte, me sairam 10 belos tucunas em 10 arremessos seguidos e mais alguns que escaparam em seguida, e escolhi 1 para saciar o desejo da "madame", e quanto fui preparar me deparei com os ovos, e já bateu aquele aperto no peito...

   

    Ou até mesmo, como saber se é macho ou fêmea quando não apresenta o cucuruto?

 

 

 

Desde já, Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior Jorel  :gorfei: .

Quem quer dica agora sou eu!!! mestre::

 

Sobre a pergunta:

Se tem cocoruto é MAcho.

Se não tem cocoruto é Fêmea.

Pesquisei um pouco na net e todos os estudos não identificaram outro dimorfismo sexual no tucunaré.

 

Problema é que quando não estão prontos pra reprodução os machos não tem o cucuruto...

 

Queria era saber se tem alguma forma de no tato, saber se tem ovos, quando tem "peixinhos" dentro é fácil ver pelo tato...

 

 

 

10 arremessos 10 tucunarés é a tucunarélandia rsss... um dia faço uma dessas rs

 

 

Foi sorte, acertei um cardume, Corumbá IV não é muito bom não, como ninguém estava frequentando o local por causa da "friaca" num tinha "predadores", então deu uma melhoradinha!! tanto tamanho, quanto quantidade....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que pude notar, o corpo do macho é mais quadradão, chega na região do cucuruto é quase uma quina.. Já a femea não, é bem arrendondado..

 

Agora detectar se ta com ovos acho meio complicado...

 

Como tucunaré se reproduz o ano inteiro, acho que a consciência de levar somente um peixe já ta valendo, se não a patroa num libera a próxima pescaria aí danou-se kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!

 

Pesco tucunaré direto aqui na minha região, e posso dizer a vocês que eles não tem muita regra para se reproduzir, vai muito do nível da agua, temperatura e outros detalhes. Resumindo, ele pode estar com ninho e filhotes a maior parte do ano.

 

Quando vejo que estão manhosos ( Chocando ), ja da p saber que estão cuidando das ovas/filhotes.  Porém, quando estão para desovar, estão atacando com força, comendo para armazenar gordura ( forma os cupim nos machos e as fêmeas engordam ). Quando percebo isso, começo a prestar mais atenção nos que não possuem cupim, se estão com a barriga bem cheia ( mesmo que possa ser de peixe/comida ) eu só bato umas fotos rapidin e ja solto ela perto de onde foi pega.

 

Isso não quer dizer que essa teoria esta certa, mas acredito que para a minha região, esta é a forma mais próxima do certo.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff muita preocupação. Deus colocou os peixes para alimentação. Sou totalmente contra o massacre de qualquer animal. Mas não sinto remorso de trazer peixe pra comer, e se tiver com ova, eu como as ovas que, a propósito, são uma delícia. Minha resposta não vai agradar a ecochatos, mas nem Jesus agradou a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pegar o grande ta matando o reprodutor se pega o pequeno não deu chance pra ele procriar... Pra mim errado mesmo é fazer varal de peixe ou encher frezzer isso sim é errado...preservar é respeitar a natureza pescar e levar alguns exemplares pra se alimentar não a nada de errado no meu modo de ver...Alguém pode ta pensando esse cara deve matar muito peixe, a maioria das vezes que vou pescar não trago nenhum mas longe de achar que quem trás um peixinho pra comer ta fazendo algo errado...

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pegar o grande ta matando o reprodutor se pega o pequeno não deu chance pra ele procriar... Pra mim errado mesmo é fazer varal de peixe ou encher frezzer isso sim é errado...preservar é respeitar a natureza pescar e levar alguns exemplares pra se alimentar não a nada de errado no meu modo de ver...Alguém pode ta pensando esse cara deve matar muito peixe, a maioria das vezes que vou pescar não trago nenhum mas longe de achar que quem trás um peixinho pra comer ta fazendo algo errado...

x2  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente as fêmeas ovadas são bem gordas, dá pra ver a protuberância na barriga... Tente observar isso na próxima. Pescou de barranco ou barco? Sabe onde tem canoa para alugar lá?

 

Abs. 

 

Desta vez foi de barranco... normalmente levo um bote inflável com motor elétrico, mas desta vez tinha esquecido de carregar a bateria e não levei...  desconheço onde se aluga barcos no C4 ou C3, são lugares ruins pra esse tipo de coisa... mas deve ter indo na região de Alexânia ou Abadiânia, onde tem algumas pousadas, mas nunca fui em nenhuma!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pegar o grande ta matando o reprodutor se pega o pequeno não deu chance pra ele procriar... Pra mim errado mesmo é fazer varal de peixe ou encher frezzer isso sim é errado...preservar é respeitar a natureza pescar e levar alguns exemplares pra se alimentar não a nada de errado no meu modo de ver...Alguém pode ta pensando esse cara deve matar muito peixe, a maioria das vezes que vou pescar não trago nenhum mas longe de achar que quem trás um peixinho pra comer ta fazendo algo errado...

 

Tens razão, é muito preciosismo de minha parte querer "adivinhar" isto.. da próxima levo um equipamento de ecografia!!!  doeu::  Brincadeiras a parte... o certo é não fazer varal e fazer sua parte perante a preservação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pegar o grande ta matando o reprodutor se pega o pequeno não deu chance pra ele procriar... Pra mim errado mesmo é fazer varal de peixe ou encher frezzer isso sim é errado...preservar é respeitar a natureza pescar e levar alguns exemplares pra se alimentar não a nada de errado no meu modo de ver...Alguém pode ta pensando esse cara deve matar muito peixe, a maioria das vezes que vou pescar não trago nenhum mas longe de achar que quem trás um peixinho pra comer ta fazendo algo errado...

 

Concordo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o relatado acima, embarcar 60 tucunares eh errado..embarcar 1nao vejo problema. Dou preferencia por soltar os maiores,pois mantem a genetica forte na reproducao. Quanto as ovas....ouvi isso de um piloteiro..se vc for se preocupar nem pesque, pois soh o fato de vc fiscar um tucunare q esta cuidando do ninho o faz abandonar o mesmo e no outro dia todos os ovos ja foram comidos por predadores.

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o relatado acima, embarcar 60 tucunares eh errado..embarcar 1nao vejo problema. Dou preferencia por soltar os maiores,pois mantem a genetica forte na reproducao. Quanto as ovas....ouvi isso de um piloteiro..se vc for se preocupar nem pesque, pois soh o fato de vc fiscar um tucunare q esta cuidando do ninho o faz abandonar o mesmo e no outro dia todos os ovos ja foram comidos por predadores.

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2

 

 

Já vi um video do Juninho falando que o Tucunaré volta pro ninho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...