Ir para conteúdo

Pesca Amazônia. Circuito Madeira


renato.castro

Posts Recomendados

Boa tarde,

eu e a patroa pescaremos na Amazônia pela primeira vez, agora no final de agosto (22/08 até 29/08).

Iremos com a equipe do programa Pesca Sem Fonteiras, com barco Amazon Santana I.

A pescaria deve acontecer nestes rios: Madeira, Camaiú, Canumã, Acari, Sucunduri, Abacaxis, lagos marginais.

 

Pelo que entendi, as águas começam a baixar por estas bandas, mas este ano parece que a cheia foi muito intensa.

Perguntando ao pessoal da expedição, fiquei sabendo que começaremos a pescaria próximos à Nova Olinda do Norte.

Estou levando equipamento para peixes de couro e equipamento para os Tucunarés, grande parte adquirida por indicação deste fórum.

Descobri que o tipo de tucunaré é o Pinima, não tão grande quanto os açus e que poderei ter uma boa pescaria de peixes de couro.

 

Bom, pesquei muitas vezes, mas a ansiedade está grande, apesar de ter estudado alguma coisa sobre o lugar, sempre restam dúvidas...

 

Se puderem me ajudar, tenho algumas:

1 - Será que o rio estará ruim com a cheia que se deu por lá, alguém possui informações sobre aquela vazante?

2 - Pegarei alguns bons tucunarés?

3 - Essa equipe do Programa Pesca Sem Fronteiras é boa, e o barco?

4 - Se alguém tiver alguma sugestão, informação, dica, testemunho...

 

É mais ou menos isso,

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo tudo bem, nunca pesquei por essas aereas, mais conheco amigos que pescaram, nunca ouvi bons relatos dessa regiao

acredito que o rio vai estar bem cheio ainda...   certamente vc tera mais sucesso com peixe de couro... 

 

nessa regiao nao e a mais indicada para quem e pescador de tucunare...  primeiro porque nao tem o acu... hehhehe

para mim ir na Amazonia, sou vou onde tem o tucunare acu... mais isso e relativo, o que e bom para mim, as vezes nao e tao importante para outras pessoas...

espero que vc pegue bons tucunares, mais com o rio bem cheio fica mais dificil... mais para o bom pescador, cada arremesso e uma esperanca...

lembrando que para essa regiao um tucunare de 6kg, ja e uma excelente trofeu...

 

meus amigos que ja pescaram com o grupo sem fronteiras, em termos de estrutura, eles sao muito competentes, pode ir tranquilo, que quanto a isso, certamente vc nao tera incomodacao

 

boa pescaria...

abracoss espero que eu tenho ajudado e nao embaracado mais sua cabeca   

Deus nao conta os dias que passamos pescando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

 

Já estivemos (nosso Grupo de Pesca - Mocorongos) por essas bandas no passado !

De fato não é tão espetacular quanto o que encontramos ao longo do rio Negro, mas também apresenta seu potencial de bons peixes a serem pescados !

Há contudo alguns aspectos que deve se precaver ou avaliar antes de viajar !

  • Um deles refere-se a questão da vacina de febre amarela, pois mesmo que os insetos não estejam infectados, existirão muitos nessa região...
  • Outro ponto que está literalmente ligado, é a necessidade permanente de estar preparado para enfrentar os mosquitos, que mesmo sem serem tão intensos quanto no Pantanal, incomodam... (repelente e roupas grossas). 
  • O Amazon Santana é um excelente barco, e certamente irá procurar as melhores estruturas de pesca disponíveis na região em que estiverem. Isso não deverá ser problema...
  • Com relação aos níveis de água, lembro-lhe que essa margem do Amazonas, seca muito antes do que a outra (onde estão o Negro e outros afluentes), de modo que a água pode estar no nível adequado.
  • Sucunduri e Abacaxis são ótimos locais de pesca com muitos cardumes ! Se o peixe (tucunaré) não é o Açu, os que estiverem por lá, darão conta da sua adrenalina, não se preocupe com isso...
  • Pescarias de peixe de couro são mais produtivas no entardecer e não merecem investimento superior a 2 horas ! O que tiver que entrar, acontecerá entre 17:30 às 19:30 h ! Depois é muito cansaço sem garantia...  

Finalmente, e algo que costumo sempre a lembrar aos meus companheiros de pesca (antes das pescarias), que estar na Amazônia é o esquema ! Peixe pode virar a ser um mero detalhe...  ::fish2

Boa sorte para você e nos traga notícias de que foi algo inacreditável de bom ! (será, tenha certeza disso !)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

 

Referente aos mosquitos e afins, estamos em dia com as vacinas, agora mosquito igual ao pantanal, eu nunca vi... ia chegando perto das 18:00 e surgia uma nuvem de "pernilongos" que eu nunca tinha visto na vida... fora que eles "picavam" por entre as roupas...

 

Obrigado pelas dicas dos peixes de couro... vou pescá-los nesse horário.

 

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

 

Apesar de não ter ido lá ainda, é um local que faz parte dos meus planos. Contudo, estou habituado à pesca do tucunaré em questão aqui na Bahia.

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/34001-pedra-do-cavalo-apresenta%C3%A7%C3%A3o-do-lago-com-estr%C3%A9ia-do-tucuna-boat/

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33751-pedra-do-cavalo-286/

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33760-pedra-do-cavalo-296/

 

O pinima é o segundo maior tucunaré, ainda que a frequência de grandes exemplares seja realmente menor do que do temensis - e isto deve-se não somente à natureza do local como a fatores humanos.

 

Sugiro que trabalhe as iscas rapidamente, pois não há tucunaré tão veloz. Além disso, haverá bicudas e cachorras, então não dispense nenhum ponto de pesca.

 

E, claro, vale a pena tentar os peixes de couro, como Kid bem pontuou.

 

Estamos aguardando seu relato!

 

Grande abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Renato.

 

Como vc está indo com a esposa,acertou no barco e na estrutura que eles oferecem.Bastante conforto e bom serviço de bordo,já pesquei com eles 3 vezes,a última a 5 anos...............mas acredito que o padrão ainda seja o mesmo.

 

Quanto a região,dificilmente vcs pegarão um monstro,mas já fiz excelentes pescarias por lá.No Canumã é(ou era) proibido pescar por ser reserva,mas o Sucunduri e seus afluentes podem garantir excelente diversão.A melhor pescaria da minha vida em termos de quantidade foi no Acari,um absurdo a número de tucunas.Fiz 4 pescarias com o Rubinho/Mauro Prado naquela região e tenho saudades,além dos tucunarés tem muita pirarara,aruanã e caparari.O Camaiú e o Camaiuzinho são show,vale a pena subir bem,no segundo tem até matrinchã(e grandes capararis) nas cachoeiras.

 

Do Abacaxis não tenho boas lembranças,passamos uma semana lá dentro e não pegamos nada,porém pode ter sido uma semana ruim.Vou te dar uma dica,eles gostam de começar a pescaria na boca do Canumã,antes da reserva onde ainda é permitido,não aceite,faça uma pressão para vcs começarem a pescaria depois dele,é uma navegada longa mas não vale perder tempo por lá,muito batido pelas comunidades.

 

Devido ao calado do Santana é até bom que esteja um pouco cheio/baixando,caso contrário vcs não conseguiriam ir muito longe devido aos bancos de areia.Quanto aos mosquitos relatados,acho que tive sorte,não me recordo de ter sofrido com isso.

 

Boa pescaria. ::tudo::

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" ...Sugiro que trabalhe as iscas rapidamente, pois não há tucunaré tão veloz. Além disso, haverá bicudas e cachorras, então não dispense nenhum ponto de pesca.

 

E, claro, vale a pena tentar os peixes de couro, como Kid bem pontuou.

 

Estamos aguardando seu relato!..."

 

Valeu demais pelas dicas, chegando farei um relato.

::tudo::

 

 

"...Do Abacaxis não tenho boas lembranças,passamos uma semana lá dentro e não pegamos nada,porém pode ter sido uma semana ruim.Vou te dar uma dica,eles gostam de começar a pescaria na boca do Canumã,antes da reserva onde ainda é permitido,não aceite,faça uma pressão para vcs começarem a pescaria depois dele,é uma navegada longa mas não vale perder tempo por lá,muito batido pelas comunidades..."

 

Anotado,

muito bom saber, antes da pescaria, sobre os melhores pontos e locais de pesca, obrigado.

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa Renato.

Como vc está indo com a esposa,acertou no barco e na estrutura que eles oferecem.Bastante conforto e bom serviço de bordo,já pesquei com eles 3 vezes,a última a 5 anos...............mas acredito que o padrão ainda seja o mesmo.

Quanto a região,dificilmente vcs pegarão um monstro,mas já fiz excelentes pescarias por lá.No Canumã é(ou era) proibido pescar por ser reserva,mas o Sucunduri e seus afluentes podem garantir excelente diversão.A melhor pescaria da minha vida em termos de quantidade foi no Acari,um absurdo a número de tucunas.Fiz 4 pescarias com o Rubinho/Mauro Prado naquela região e tenho saudades,além dos tucunarés tem muita pirarara,aruanã e caparari.O Camaiú e o Camaiuzinho são show,vale a pena subir bem,no segundo tem até matrinchã(e grandes capararis) nas cachoeiras.

Do Abacaxis não tenho boas lembranças,passamos uma semana lá dentro e não pegamos nada,porém pode ter sido uma semana ruim.Vou te dar uma dica,eles gostam de começar a pescaria na boca do Canumã,antes da reserva onde ainda é permitido,não aceite,faça uma pressão para vcs começarem a pescaria depois dele,é uma navegada longa mas não vale perder tempo por lá,muito batido pelas comunidades.

Devido ao calado do Santana é até bom que esteja um pouco cheio/baixando,caso contrário vcs não conseguiriam ir muito longe devido aos bancos de areia.Quanto aos mosquitos relatados,acho que tive sorte,não me recordo de ter sofrido com isso.

Boa pescaria. ::tudo::

Perfeito!

3 amigos meus já foram e compartilham da mesma informação. Eu já me programei uma vez e não consegui ir...

Tem uns Pinimas que a coloração é muito linda!

Uma pena aqui na Bahia, a pesca de arpão ter praticamente acabado com eles!!! Hoje só encontramos pequenos exemplares.

Como meu pai diz sempre: "O mergulhador já sabe quando chegou um tucunaré novo no poço"

Isso é uma referencia pq o tucunaré se denuncia com o barulho de seu ataques ao peixinhos forrageiros.

Já fiz grandes pescarias de tucunarés aqui na Bahia durante a minha infância. Hoje moro a apenas 40min da Barragem e não sinto vontade de ir lá... Uma pena...

Mas sua pescaria vai ser top! Fisgue muitos e grandes tucas!!! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito!

3 amigos meus já foram e compartilham da mesma informação. Eu já me programei uma vez e não consegui ir...

Tem uns Pinimas que a coloração é muito linda!

Uma pena aqui na Bahia, a pesca de arpão ter praticamente acabado com eles!!! Hoje só encontramos pequenos exemplares.

Como meu pai diz sempre: "O mergulhador já sabe quando chegou um tucunaré novo no poço"

Isso é uma referencia pq o tucunaré se denuncia com o barulho de seu ataques ao peixinhos forrageiros.

Já fiz grandes pescarias de tucunarés aqui na Bahia durante a minha infância. Hoje moro a apenas 40min da Barragem e não sinto vontade de ir lá... Uma pena...

Mas sua pescaria vai ser top! Fisgue muitos e grandes tucas!!! Boa sorte! 

Do mesmo modo que vc, Beto, estou profundamente desinteressado pela pesca dos Pinimas aqui na Bahia.

Além do arpòes e bombas, os animais ainda pescam os filhotes dos tucunas para pegar os pais.

É uma verdadeira carnificina.

Acho uma pena que estejamos perdendo a passos largos um dos melhores peixes pra se pescar com artificiais na superfície.

É uma burrice  / ineficiência sem tamanho das supostas autoridades.

Do jeito que vai, os guias de pesca de tucunaré logo vão abandonar o negócio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia Renato Castro,

 

companheiro como foi a sua pescaria no Rio Abacaxis? 

Estou indo no dia 20 de setembro e gostaria de ouvir suas histórias.

Você pescou os grandes bagres?

Tinha muita água?

E os tucunarés apareceram?

E os mosquitos e pernilongos incomodaram?

Conta aí amigo!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha primeira pescaria amzônica foi no rio acari, e em matéria de quantidade superou e muito todas as vezes que fui a barcelos, a ponto de exatamente na mesma árvore caída num lago, eu e meu pai pegarmos exatos 57 tucunarés variando de 1 a 4,5 kgs em uma manhã, a gente batia o lago todo mas só pegava lá, então praticamente apoitamos rsrsrs(parece história de pescador mas não é)!!!

e eu nunca tinha usado carretilha na minha vida, se fosse hoje com cta pescaria muuuuuuuuuuuuito mais!!!

 

o lugar não é tão exuberante quanto o negro, mas amazonia é amazonia, vale e muito conhecer cada lugar, tanto que to indo conhecer o juma esse ano...

 

mas não volto, já conheci kkkkkk depois de ter um açu na linha, o pinima vira girino rsrsrsr

 

leve equipamento leve, eu levaria vara 17 libras (20 no máximo) pra ter uma boa briga!!! e tem muita pirarara por la, peguei 5 em dois dias pescando só o fim do dia durante uma hora

 

obs: o acari é um rio bem estreito, acho difícil o santana entrar bem nele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

https://www.youtube.com/watch?v=Su6q46jsirA

 

Desculpem a demora, fiz um vídeo da pescaria, depois coloco algumas fotos.

 

abraços!

 

Este usuário "Renato e Castro" sou eu também, está duplicado... agora que percebi que possuo 2 logins no fórum, gostaria que ele fosse excluído.

 

Abraços!

 

arrow:: Foi deletado...  ::tudo:: Kid M
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...