Ir para conteúdo

Carretilha mão esquerda x mão direita


Posts Recomendados

Boas parceiro

eu acho q se vc procurar aplicar-se um pouquinho mais vai se dar bem com as 2 maos.

Eu tenho carreta e molinete dos 2 lados, se bem q a maioria dos molinetes trocam o lado da manivela.

Eu sofri um acidente, 3 cirurgias no braço direito me obrigaram a aprender ate a escrever, barbear, pentear o cabelo, comer com a mao esquerda. Nosso cerebro se adapta o q aprendemos é ex.: escrever e isso ele fara ate com os pés se treinarmos.

Ainda assim p pinchar o dia todo eu vario com as 2 carretas. Fica a dica.

Bom inicio de semana a todos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas parceiro

eu acho q se vc procurar aplicar-se um pouquinho mais vai se dar bem com as 2 maos.

Eu tenho carreta e molinete dos 2 lados, se bem q a maioria dos molinetes trocam o lado da manivela.

Eu sofri um acidente, 3 cirurgias no braço direito me obrigaram a aprender ate a escrever, barbear, pentear o cabelo, comer com a mao esquerda. Nosso cerebro se adapta o q aprendemos é ex.: escrever e isso ele fara ate com os pés se treinarmos.

Ainda assim p pinchar o dia todo eu vario com as 2 carretas. Fica a dica.

Bom inicio de semana a todos amigos.

Muito interessante sua experiência.

Acredito que todos deveriam treinar as aptidões com as duas lateralidades.

No fim das contas é um exercício para o cérebro, desenvolve competências.

Obrigado,

Marcelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Marcelo, eu estava no início do meu curso na faculdade, haviam vários professores que ditavam conceitos etc e não queriam nem saber, corria com a aula.... foi punk, qto pegar caderno de colega para copiar, naquela época não tinha acesso a notebook e mesmo assim com uma mão apenas seria impossível copiar tudo.

 

comer e escovar os dentes era pior, errava a boca, machucava... hj tiro de letra, e estimulo meus filhos a não se prenderem a ser destro ou canhoto.

 

eu tb percebo que os pinchos com a vara na não direita são mais precisos [sou destro desde pequeno, minha mãe tenta tolir meus filhos de usarem a mão esquerda pra vc ter idéia], para contornar isso qdo vou usar o equipo na esquerda monto com uma vara mais fina, assim a vara corrige minha falta de precisão rsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu gostaria de saber se quem é destro o mais correto seria usar carretilha de perfil baixo com manivela do lado esquerdo ou isto realmente é questão de costume, pra mim me parece mais confortavel segurar com a mão direita e girar a manivela com a esquerda, me parece mais natural. Será que para trabalhos diferentes zara, helice popper etc haveria alguma particularidade? e com relação às carretilhas de perfil alto quando geralmente as brigas com peixe de couro exigem mais forma do pescador, a teoria seria a mesma destros usam manivela esquerda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalcio, a resposta mais correta sera vc quem vai dar. Com qual mão vc tem mais facilidade de trabalhar a isca? Eu sou destro e pescava com molinete Paoli quando era criança. Então hoje minhas carretilhas são todas esquerdas, pois trabalho melhor as iscas com a direita. Não sei se ajudei iú compliquei mais...abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não tem essa de lado certo ou errado.

A decisão de qual lado vai escolher tem que ser a que vai dar mais conforto para trabalhar uma isca.

Se trabalhar a vara melhor com a direita comprar carretilha esquerda . Se trabalhar a vara melhor com a esquerda comprar carretilha direita.

 

É o que eu penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalcio , sou destro e uso manivela esquerda justamente pela facilidade de trabalhar a vara e arremessar e também na firmeza na hr da briga(principalmente peixes de couro) com braço direito , nem penso na coisa de lado certo ou errado, mais a maioria dos destros usam manivela direita, ou seja pelo menos trabalha a vara com a mão esquerda, onde se é destro a "mão" boa deveria ser usada p trabalhar a vara, mas como os amigos disseram é questão pessoal.

E hoje se encontra quase todos modelos de carretilha dos dois lados.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão é muito pessoal, portanto vou relatar minha. Pesco com carretilha pesada com manivela direita, pois não há com a manivela esquerda (pelo menos as que eu gosto de usar Shimano tyrnos 50, tekotta 800 e penn 345gt2), porém carretilha para pesca leve e média uso o seguinte conceito:

 

  • se você arremessa com a mão direita, tente se acostumar com a manivela esquerda, pois é mais prático e não precisa trocar de mão a vara após cada arremesso. Vejo muitos pescadores conceituados como Nakamura, Joel Datena entre outros que arremessam com a direita e logo após o arremesso trocam a vara de mão para poder começar o trabalho da isca, ou seja não há problema os caras pescam muito mesmo, mas como eu disse acho somente questão de praticidade arremessar com uma mão e enrolar com a outra, fora o fato de que a maior força ao meu ver deve ser feita pela alavanca na vara, porém tudo é questão de costume. Não há fórmula, somente conforto, cada um escolhe o seu.

 

Espero ter ajudado.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, não tenho nada contra molinetes, pelo contrario. Inclusive percebi que para iscas artificiais muito leves eles são mais fáceis de trabalhar. Em pesqueiros também, prefiro trabalhar com eles. Já que ofereceu,  palmas:: qual molinete usa para jigs e outras iscas leves?

 

Molinetes dão muitas cabeleiras com iscas muito leves (exemplo sticks de 2 ou 3 gramas) e multi filamento, no caso de iscas leves em molinetes tente sempre usar mono. Quando vc recolhe a multi fica muito fofa no molinete e a multi começa a sair em tufos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Colegas, a última mensagem é antiga, mas gostaria de passar minha opinião sobre o assunto carretilha de manivela esquerda e direita.

Como dito por muitos, a questão conforto e até a questão de aptidão física de cada um regem a escolha do lado da manivela, né.

Porém, em se tratando de pescaria de tucunaré (e demais peixes predadores), usando iscas de superfície, tenho a seguinte opinião.

Se você vai iniciar na pesca e está disposto a testar qual lado da manivela vai se adaptar, faça um esforço para se habituar à manivela esquerda (se você é destro). Mas por que?

Nas pescarias que fiz, já me deparei muitas vezes com a seguinte situação: você arremessa a isca e na hora que ela toca na água já vem o bocudo e taahhh....aquele bote violento!

Imagina se você está com uma carretilha de manivela direita e vai arremessar com a mão direita... você vai precisar manter a vara na mão direita até a isca tocar a água, pois precisamos travar a carretilha com o dedo para evitarmos aquela cabeleira "nojenta". Só depois disso que poderá trocar a vara para mão esquerda para poder manivelar com a direita.

Cara, imagina nessa transição um Açu entrando! Eu já vi um amigo ver a vara indo para o fundo do rio por estar trocando a vara de mão logo após o arremesso. E o pior que isso acontece com uma certa frequência. A isca cai na frente do tucunaré e no reflexo, se ele não se assustar, ele ataca!

Sem contar que geralmente entre a troca das mãos a gente não manivelou a carretilha para travar o carretel. Cara, pense no que poderia acontecer com o carretel se um tucunaré forte entra sem ter dado a primeira manivelada....carretel solto...cabeleira, e linha estourada pelo peixe em seguida né.

Sem contar também que ao passar a vara de uma mão para a outra não temos ao menos um dedo ali no gatilho do real seat, o que nos daria uma boa segurança para manter a vara nas mãos no caso de uma arrancada daquelas que o tucunaré pode dar.

Por isso, se você  é destro e está na dúvida entre manivela esquerda ou direita, procure optar pela esquerda, você irá conseguir iniciar o trabalho da isca quase que no mesmo momento em que ela toca a água... eu acho que esse detalhe pode fazer a diferença. (mas se você é canhoto, manivela direita pra você)

Espero ter ajudado!

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carrão disse:

Imagina se você está com uma carretilha de manivela direita e vai arremessar com a mão direita... você vai precisar manter a vara na mão direita até a isca tocar a água, pois precisamos travar a carretilha com o dedo para evitarmos aquela cabeleira "nojenta". Só depois disso que poderá trocar a vara para mão esquerda para poder manivelar com a direita.

mas aí é que está .... ( minha opinião ) ...

quando vc arremessa , vc automaticamente apoia a carretilha com a mão esq ( no fim do curso ) ... vc não fica esperando a isca cair na água ... 

nessa situação ( comentada por vc ) , até melhor , pois vc já tem a mão esq sob a carretilha pra fazer alavanca e segurar o peixe ... tudo questão de estar concentrado no que faz .... 

eu aprendi com japoneses que usar esq é errado ( principalmente no balanceamento do equipamento ) ... mas cada um usa o que se adaptar melhor ...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Armando Ito disse:

mas aí é que está .... ( minha opinião ) ...

quando vc arremessa , vc automaticamente apoia a carretilha com a mão esq ( no fim do curso ) ... vc não fica esperando a isca cair na água ... 

nessa situação ( comentada por vc ) , até melhor , pois vc já tem a mão esq sob a carretilha pra fazer alavanca e segurar o peixe ... tudo questão de estar concentrado no que faz .... 

eu aprendi com japoneses que usar esq é errado ( principalmente no balanceamento do equipamento ) ... mas cada um usa o que se adaptar melhor ...

 

 

Excelente Armando eu pesco todos os dias e todos os dias mesmo das 5:30 ateh as 7:00 e assim tentei usar manivela esquerda e fico praticamente cego essa questão é pessoal já vi canhoto que nesse "padrão" estabelecido usa esquerda e aí eh errado? não ele soh consegue assim e destro que usa direita, cada um usa do jeito que acha melhor. eu arremesso e a direita jah tah na carreta antes de cair a isca na água e travada isso eh pratica. Os midiáticos (ñ criticando) usam do jeito deles ninguém contesta. o importante eh pescar e jah era.

Boas pescas a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

Como eu disse no meu post, "a questão conforto e até a questão de aptidão física de cada um regem a escolha do lado da manivela".... eu quis indicar a manivela esquerda para quem está iniciando e não sabe que lado escolher.

Quem pesca com manivela direita e se da bem, perfeito, não existe regra mesmo.

Mas já que estamos no assunto rsrs, pergunto:

1 - Você não controla o carretel com o dedo durante o arremesso da isca? Como troca de mão e controla o carretel? (claro que dá para ajustar o freio centrífugo ou magnético e o a sintonia fina da rosca que encosta no eixo do carretel para que não dê cabeleira num arremesso solto, mas eu acho que perdemos muito em distância com essa regulagem)

2 - E a precisão do arremesso? Se eu trocar a vara de mão com a isca viajando não acerto onde eu quero nunca rsrs.

O próprio Nelson Nakamura manivela do lado direito e eu sou fã dele rsrs Tem até vídeo dele dizendo que estava tentando ir para manivela esquerda e não conseguiu (apesar que ele indica a manivela esquerda para quem está começando)

Mas assim, acredito que quem está acostumado com manivela direita consiga fazer isso tudo (eu não me imagino fazendo porque nunca usei manivela direita rsrs)

Gostaria de reforçar que meus comentários refletem apenas minha opinião, não existe regra, cada um com sua preferência. A gente procura transmitir o que acha melhor pra gente, né... pra mim manivela esquerda é ótimo, por isso indico e acho que pode ajudar algumas pessoas que estejam iniciando na pesca. Mas se preferirem manivela direita, tem que ir de direita mesmo. 

Desculpe se dei a entender que manivela esquerda é melhor, é apenas melhor pra mim!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo é questão de adaptar, eu sou uma bagunça.  Sou destro.   Quando pesco com iscas artificiais inclusive zaras etc sempre uso manivela direita, mas o principal motivo é que comecei a pescar com  carretilha e isca artificial na década de 90 onde era praticamente impossível achar manivela esquerda então foi costume mesmo,  além  disso a posição que empunho a carretilha  pra trabalhar isca não é a mesma que arremesso, então trocando de mão eu já deixo na posicão que gosto, já com as manivelas esquerdas eu tenho que colocar a mão mais pra frente na hora de trabalhar a isca . 

Já pescaria onde pesco linguiçando  ultimamente eu ando usando carretilha esquerda devido a força do braço pra tracionar o peixe, e faço o mesmo com molinete.   Pescaria pesada continua nas  direitas pois grandes carretilhas não tem manivela esquerda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Carrão disse:

Como eu disse no meu post, "a questão conforto e até a questão de aptidão física de cada um regem a escolha do lado da manivela".... eu quis indicar a manivela esquerda para quem está iniciando e não sabe que lado escolher.

sim , com certeza é aptidão ( ou adaptação ao modo ) ... ou gosto mesmo ... só comentei pq aprendi ( com japoneses ) que o equilíbrio com carretas dir é superior ... ( e isso é fato ) ... pela própria posição da manivela no arremesso ...

1 - Você não controla o carretel com o dedo durante o arremesso da isca? Como troca de mão e controla o carretel? 

como te falei , é questão de se concentrar no que faz ... vc não troca de mão "durante" o arremesso ... e sim já inicia na fase final do arremesso ... dificil explicar ( eu acho ... rsrrss ) ... pq na "minha opinião" é questão de treino ( e concentração ) ... ou da situação ( quem pesca robalo sabe do que to falando ) ...

2 - E a precisão do arremesso? Se eu trocar a vara de mão com a isca viajando não acerto onde eu quero nunca rsrs.

falei em cima ...

Mas assim, acredito que quem está acostumado com manivela direita consiga fazer isso tudo (eu não me imagino fazendo porque nunca usei manivela direita rsrs)

então .... vc nunca usou direita .... eu já uso os dois ....

Gostaria de reforçar que meus comentários refletem apenas minha opinião, não existe regra, cada um com sua preferência. 

com certeza ... 

Desculpe se dei a entender que manivela esquerda é melhor, é apenas melhor pra mim!

compreendi sim .... 

tomo um cuidado danado pra não parecer arrogante ( ou dono da verdade ) nas respostas ... rsrsrsrrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

  então trocando de mão eu já deixo na posicão que gosto, já com as manivelas esquerdas eu tenho que colocar a mão mais pra frente na hora de trabalhar a isca . 

Já pescaria onde pesco linguiçando  ultimamente eu ando usando carretilha esquerda devido a força do braço pra tracionar o peixe, 

exatamente ....

 

* eu lembro de um video do Jim Murata .... vo ver se acho ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

logicamente que muuuita gente não vai entender nada .... rsrsrrs

mas ele diz de: posição de mão ... controle de pulso ... controle da vara ... precisão ... equilibrio ... leveza ... velocidade de trabalho .... e nível de aprendizado ...

mas .... cada um , cada um ... não quero induzir ninguém a achar o correto ou errado ... cada um faz o que achar melhor pra sí ...

já ví várias clínicas dele ( e de outros ) ... vo ver se acho algum ...

aqui ele fala em controle de isca , controle de vara , controle de trabalho , ergonomia , conforto , diferenças de arremesso ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal,

Parece que passei uma idéia errada sobre mim, não sou arrogante e nem dono da verdade, muito pelo contrário, acho que certo e errado só existe quando delimitado pelas experiência de uma única pessoa só.

Antes de ter o meu próprio equipamento de pesca, pesquei com equipamento emprestado e a manivela era direita... eu nunca me habituei! 

Quando comprei minha primeira carretilha já foi esquerda, pois pra mim é muito mais natural.

Enfim, tomarei mais cuidado como escrevo para não passar uma impressão errada.

Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carrão disse:

Parece que passei uma idéia errada sobre mim, não sou arrogante e nem dono da verdade, muito pelo contrário, acho que certo e errado só existe quando delimitado pelas experiência de uma única pessoa só.

não Carrão , vc me compreendeu errado ... vc não foi arrogante em momento algum ... me desculpe se deixei que parecesse isso ...

quis dizer que "eu" me preocupo nas respostas em ser arrogante ou prepotente ... as vezes algumas palavras são mal colocadas , aí dá nisso ... eu procuro me policiar quanto à isso ...

novamente , se lhe pareceu que estava me referindo a vc , me desculpe ... de verdade ...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que todos estão errados (brincadeira!) 😄

Falando sério: eu não acho que tem jeito certo ou errado nessa questão. É da adaptação de cada um. Se funciona, está certo então.

Eu sempre pesquei com meu pai e ele é um canhoto quase ambidestro. As carretilhas e molinetes dele sempre tiveram manivelas na direita. Como usei a tralha dele, desde criança, me acostumei (sou destro). Só recentemente que comecei a comprar meu equipamento, e optei pelas manivelas na direita. Acho estranho na esquerda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como pescador usuário de molinete não deveria me manifestar, mas entendo que a posição passada pelo Jorel é a minha também !

Braço / mão boa é a que "briga" com o peixe ! Como sou destro, a vara fica no braço direito e a mão esquerda funciona basicamente para "enrolar linha".

O mais "correto" (coerente) é buscar trabalhar com os dois braços (direito e esquerdo), pois dá para revezar nas centenas de arremessos praticados...

Conheço gente que pratica isso e pelo tempo não tem mais preferências do lado em que usa o conjunto. Mas tem que treinar muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou destro, antes utilizava apenas carretilhas manivela esquerda... costumava ficar com o braço doendo apos um dia inteiro arremessando.... Aos poucos, fui treinando a trabalhar com carretilhas do lado direito... Como alterno arremesso com a direita e trabalho da isca com a esquerda, não sinto mais dor ,alem de manter a precisão dos arremessos no final  do dia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...