Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Eduardo Chedid

Desmonte , manutenção e repintura da mainha daiwa advantage parte 1

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal , antes de tudo peço para que se esse tópico esteja no lugar errado , por favor que seja movido para a área certa.

Sou novo por aqui nesse fórum porém participo de alguns outros e gostaria de compartilhar com vocês as minhas proezas em relação a manutenções e reformas de laugmas peças que venho fazendo , se o moderador achar que em algum momento estou ferindo alguma regra do fórum favor comunicar.

Vamos lá possuo uma carretilha team daiwa advantage 153 desde 2007 e ela está realmente muito bem usada , tanto que estava aposentada a alguns anos (2) devido ao tamanho e peso pois ela é praticamente toda em alumínio , e para os nossos pequenos tucunarés aqui do Sudeste é um desperdício de equipamento , quando fui pescar lá pra cima e encarei os açus aí sim tive oportunidade de verificar a resistência dela, portanto voltando a resenha , procurando por acaso aqui em casa dentro de uma das maletas de pesca uma outra peça acabei encontrando ela olhando para mim e resolvi então fazer uma manutenção desmonte e de última hora uma repintura total nela , vamos as fotos :

IMG_20140702_204344_zpsgdrgbnep.jpg

Continuando :

IMG_20140702_204354_zps1hew7m85.jpg

continuando

IMG_20140702_204333_zpsp0lpiugu.jpg

Bom eis o estado lastimável de conservação externa dela , vejam então que ela realmente está muito bem usada , para alguns de nós simplesmente fundo do baú ou venda por valor simbólico mas o coração falou mais alto nesse caso pois realmente tirei muitos espécimes com ela , comecei então com o desmonte dela pelos knobs de recolhimento e alavanca já retirando os rolamentos e colocando de imediato no querosene , depois disso , vamos a segunda parte do desmonte :

IMG_20140702_211154_zps1ydtdnuq.jpg

Ja com a tampa lateral fora e parece o sistema da daiwa interno que não foi surpresa para mim pois já havia desmontado ela algumas vezes , por dentro continua impecável , essa carretilha pesa por volta de 245 gramas e tem o porque com exceção da tampa do freio magnético que é de plástico todo o resto dela é de alumínio , inclusive a tampa da manivela , ela já possui sistema de freio multidisco com 7 peças sendo 4 delas em aço inox e 3 peças em carbontex esses foram trocados por novos por estarem muito finos :

IMG_20140702_211145_zpsiekjqxx3.jpg

Nesse momento fui interpolado pela minha filha mais nova Gabi ,que disse , : Pai vc vai conseguir montar isso tudo de novo ?

e realmente fiquei preocupado pois são muitas peças pequenas , porém como faço manutenção a algum tempo em carretilhas sorri para ela e simplesmente pedi para que ela aguardasse o final.

Créditos a tábua de carnes da minha esposa e sua toalha florida , nesse momento ela já olha feio para mim , mas era por volta de 0:00 , entendi que elas fossem dormir e prossegui na desmontagem :

IMG_20140702_212241_zpsqhcw0uju.jpg

Aqui já com o sistema de freio dela completamente desmontado para vocês conseguirem visualizar melhor o desgaste dos discos possuo uma foto mais aproximada :

IMG_20140702_212249_zps2gxfgumw.jpg

Sim os discos de inox estão degradados mas não ao ponto de serem trocados ,porém os de carbontex que aguentaram bravamente alguns exemplares de 10 kg , já estavam em petição de miséria , tanto é que quando fui lavar para fazer a analise um deles começou a esfarelar em minha mão , foi a hora de parar e encomendar via sedex um conjunto novo que chegaria 2 dias depois , nesse momento passava das 2:00 da manhã e fui verificar se a turma já estava dormindo:

IMG_20140702_212256_zps2ep2mm9b.jpg

O sistema de freio dessa carreta é o MAGFORCE Z  pois o carretel é plano, desmontado , revisado e lubrificado , pronto para a montagem.

A essa altura do campeonato a carretilha já estava 80 % desmontada .

Acabei por desmontar a carreta , lavei todas as peças com sabão neutro e agua morna sequei com papel toalha , coloquei todos os rolamentos de molho no querosene pois queria de qualquer maneira remover todo e qualquer tipo de sujeira ou limalha contido neles , após isso fiz exatamente a mesma coisa com o corpo completo dela desmontado em 5 peças , lavagem com sabão e agua morna por 3 vezes para tirar qualquer tipo de impureza e óleo que pudesse estragar a pintura , eis a foto das peças :

IMG_20140702_214417_zps5z7gbqwe.jpg

Após isso foi só montar no meio da minha cozinha uma pequena camara

pessoal a seguir a parte 2 pois o tópico foi cortado devido ao tamanho ou alguma barbeiragem minha ,kkkk.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso