Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Astra-Taranis

100litros de gasolina / 1 litro de oleo? pode isso arnaldo?

Posts Recomendados

Meu johnson 15hp 89 +- está escrito perto do bocal da mangueira adesiva 100/1 (com os respectivos simbolos de bomba de gasolina e gota de oleo)...

 

Pode isso Arnaldo? Achava que seria uma média de 25 gasolina /1 fraquinho (posso estar enganado mas parece ter 1 litro)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!!!!

O único óleo 2 tempos que eu conheço que a mistura é 100/1 é o óleo para motos dois tempos de competição chamado Motorex, já usei muito no motocross.

Mas este óleo não é para motor de popa, ok!!!

Abraço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom andei pesquisando... vamos la.

 

a OMC que é hj evinrude e johnson realmente indicou 100:1, no inicio era 50:1, foi pra 100:1 e retornaram depois de alguns anos para 50:1.

 

Temos a seguinte opção:

 

a) mais velocidade, menos fumaça, manete torando: use 100:1

b) menor velocidade, mais fumaça, manete em diversas rotações: use 50:1

 

O super aquecimento do 100:1 é um fato, devido a menor lubrificação, aí é um desejo do dono: muitos anos a fio, coloque mais oleo, lubrifica melhor, resfria melhor, mas anda um pouco menos. Quer diminuir a fumaça, vibração, ruído e aumentar a velocidade? manda 100:1, funciona também sem problemas.

 

Vai pescar de corrico ou em velocidades menores? 50:1 .

 

Basicamente é isso que os muitos anos de uso dizem.

 

Alguns relatos de 25:1 também existiram, basicamente para quem usa muito o motor em baixa rotação e muito tempo ligado, mas a fumaceira e vibração é muito maior alem de dificuldade em pegar e também detonar as velas bem mais rápido. Devido ao alto uso do oleo, também tende a sujar mais o motor por dentro, precisando de uma manutencao pra desentupir nao sei o que... Mas é possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faço ao contrário, se for andar em RPM máximo por muito tempo uso 40:1, se for andar variando e curtos trechos 50:1.  A mistura de 50:1 for estipulada pro motor ter uma eficiente lubrificação em RPM máximo,  por isso que motores que andam na maciota e em baixo RPM costumam fumacear muito e escorrer excesso de óleo que não foi queimado pela hélice.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

guto, é bastante divergente as ideias em relacao a isso. pra nao dizer confusas.

 

cada um fala uma coisa.

 

uma coisa é fato: qto mais oleo, mais baba escorrendo depois, seja em alta ou baixa velocidade. infelizmente a queima nao é perfeita, em motor 2t é bem menos ainda do que seria interessante, em motores mais antigos onde as folgas e usinagens eram menos críticas, escorre mais ainda.

 

o que eu entendi ou se preferir, aceitei melhor, ja que vi abordagens de tudo que é jeito é o seguinte:

 

Como o 2 tempos lubrifica tudo junto, ou seja, gasolina + oleo, quando vc diminuiu a aceleracao, tb diminui a entrada de gasolina + oleo, logo a lubrificacao é menor. Em um mundo perfeito deveria ser igualmente balanceada ja que tb o motor trabalha em rotacao menor, mas na pratica em alta rotação entra mais gasolina e oleo e portanto lubrifica melhor que qdo em rotacao menor.

 

Enfim, qdo vc abaixa a rotacao, abaixa a lubrificacao nao na mesma proporcao, logo, precisa de um pouco mais de oleo que se fosse em carga maxima onde estaria tudo 100% equilibrado.

 

De todo caso, é algo discutivel em todas as formas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Astra, a OMC, Outboard Mariner Corporation, não mais existe. Hoje as marcas Johson e Evinrude pertencem a BRP, Bombardier Recreation Parts.

Segundo consta, os altos investimentos exigidos pelas leis americanas p diminuição de emissões de poluentes levaram a OMC a perder as marcas, tendo a Evinrude um século de existência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos Evinrude Etec atuais você pode configurar o motor para utilizar o óleo especial XD100 onde a mistura é de 1l para 100 de gasolina.

 

O resultado é menos fumaça e alta economia de óleo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×