Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Astra-Taranis

100litros de gasolina / 1 litro de oleo? pode isso arnaldo?

Posts Recomendados

Meu johnson 15hp 89 +- está escrito perto do bocal da mangueira adesiva 100/1 (com os respectivos simbolos de bomba de gasolina e gota de oleo)...

Pode isso Arnaldo? Achava que seria uma média de 25 gasolina /1 fraquinho (posso estar enganado mas parece ter 1 litro)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!!!!

O único óleo 2 tempos que eu conheço que a mistura é 100/1 é o óleo para motos dois tempos de competição chamado Motorex, já usei muito no motocross.

Mas este óleo não é para motor de popa, ok!!!

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

bom andei pesquisando... vamos la.

a OMC que é hj evinrude e johnson realmente indicou 100:1, no inicio era 50:1, foi pra 100:1 e retornaram depois de alguns anos para 50:1.

Temos a seguinte opção:

a) mais velocidade, menos fumaça, manete torando: use 100:1

b) menor velocidade, mais fumaça, manete em diversas rotações: use 50:1

O super aquecimento do 100:1 é um fato, devido a menor lubrificação, aí é um desejo do dono: muitos anos a fio, coloque mais oleo, lubrifica melhor, resfria melhor, mas anda um pouco menos. Quer diminuir a fumaça, vibração, ruído e aumentar a velocidade? manda 100:1, funciona também sem problemas.

Vai pescar de corrico ou em velocidades menores? 50:1 .

Basicamente é isso que os muitos anos de uso dizem.

Alguns relatos de 25:1 também existiram, basicamente para quem usa muito o motor em baixa rotação e muito tempo ligado, mas a fumaceira e vibração é muito maior alem de dificuldade em pegar e também detonar as velas bem mais rápido. Devido ao alto uso do oleo, também tende a sujar mais o motor por dentro, precisando de uma manutencao pra desentupir nao sei o que... Mas é possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faço ao contrário, se for andar em RPM máximo por muito tempo uso 40:1, se for andar variando e curtos trechos 50:1.  A mistura de 50:1 for estipulada pro motor ter uma eficiente lubrificação em RPM máximo,  por isso que motores que andam na maciota e em baixo RPM costumam fumacear muito e escorrer excesso de óleo que não foi queimado pela hélice.

Compartilhar este post

Link para o post

guto, é bastante divergente as ideias em relacao a isso. pra nao dizer confusas.

cada um fala uma coisa.

uma coisa é fato: qto mais oleo, mais baba escorrendo depois, seja em alta ou baixa velocidade. infelizmente a queima nao é perfeita, em motor 2t é bem menos ainda do que seria interessante, em motores mais antigos onde as folgas e usinagens eram menos críticas, escorre mais ainda.

o que eu entendi ou se preferir, aceitei melhor, ja que vi abordagens de tudo que é jeito é o seguinte:

Como o 2 tempos lubrifica tudo junto, ou seja, gasolina + oleo, quando vc diminuiu a aceleracao, tb diminui a entrada de gasolina + oleo, logo a lubrificacao é menor. Em um mundo perfeito deveria ser igualmente balanceada ja que tb o motor trabalha em rotacao menor, mas na pratica em alta rotação entra mais gasolina e oleo e portanto lubrifica melhor que qdo em rotacao menor.

Enfim, qdo vc abaixa a rotacao, abaixa a lubrificacao nao na mesma proporcao, logo, precisa de um pouco mais de oleo que se fosse em carga maxima onde estaria tudo 100% equilibrado.

De todo caso, é algo discutivel em todas as formas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Astra, a OMC, Outboard Mariner Corporation, não mais existe. Hoje as marcas Johson e Evinrude pertencem a BRP, Bombardier Recreation Parts.

Segundo consta, os altos investimentos exigidos pelas leis americanas p diminuição de emissões de poluentes levaram a OMC a perder as marcas, tendo a Evinrude um século de existência.

Compartilhar este post

Link para o post

Nos Evinrude Etec atuais você pode configurar o motor para utilizar o óleo especial XD100 onde a mistura é de 1l para 100 de gasolina.

O resultado é menos fumaça e alta economia de óleo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso