Ir para conteúdo
Eduardo Chedid

Desmontagem , manutenção e repintura das , caenan , abu garcia e black widow.

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal, mais um tópico criado por mim inclusive em outro fórum que estou disponibilizando aqui , de um amigo nosso do fórum Raffael Castellano que enviou suas carretilhas para manutenção e uma delas reforma geral , vejam no que deu !!!!

Segue fotos da manutenção de 3 carretilhas, no caso , reforma com repintura a lubina black widow, que já se trata de uma Sra pois é antiga já e muito bem usada , aliás as 3 carretilha estão bem usadas pois pescam muito, com uma frequência de até 2 vezes por semana dentro dos 2 últimos anos.

Começamos com o desmonte da shimano caenan e ví realmente que ela precisava de uma limpeza geral e troca de rolamentos , conforme seguem fotos abaixo:

IMG_20140714_160834_zps6tcomwvv.jpg

Antes de tudo , desculpem pelas fotos , como da outra vez foram tiradas do celular de minha esposa que fica mais fácil para subir para o photobucket, então antecipadamente , já peço desculpas para o Fernando (fersimon) pois havia prometido seguir os conselhos dele em relação a camera fotográfica , mas já estava bem tarde da noite , segue mais uma :

IMG_20140714_160826_zpsrnx8lwww.jpg

Essa foto comprova como estava suja a carretilha por dentro e tinha 3 rolamentos completamente ruins que não puderam ser aproveitados e foram substituídos por novos  originais da nmb bearings , o sistema interno dela estava uma sujeira só , com a graxa completamente preta e dura devido ao excesso de umidade e a pesca em canal ou mar :

IMG_20140714_160819_zpsmnapxvuz.jpg

Comentário necessário , acabei tomando da minha esposa a toalha florida e a tábua de carne pois ela disse que ficaram contaminadas com óleo , graxas e querosene , portanto em toda a reforma que postarei aqui vocês verão sempre de fundo a toalha florida e a famosa tábua de carne , que agora são minhas !!!!

IMG_20140714_160841_zpslikzvprf.jpg

Realmente o estado interno dela estava em petição de miséria , foi necessária a lavagem de toda a carcação com detergente líquido neutro em agua quente e com pincel flexívela para tirar as impurezas , vejam o antireverso dela :

IMG_20140721_171040_zpsibuqtmgg.jpg

Muito sujo , porém por incrível que possa parecer não comprometeu os roletes internos que devido a graxa ainda estavam em bom estado , ficou mergulhado no querosene a noite toda e depois foi lavado por dentro e por fora e seco com cotonete , depois devido a folga criada com o uso , foi engraxado com graxa de lítio , uma dose bastante grande para ajustar melhor a folga , para terem idéia o cilindro interno dele , não parava no rolamento , colocava ele na posição e ele escorrevaga caindo direto , praticamente nenuhm atrito , depois do tratamento com a graxa melhorou muito e praticamente acabaram as folgas , salvo então o antireverso , fomos verificar e limpar as engrenagens e discos de frição , em dartanium , que nada mais é que um tecido muito parecido com o da calça jeans resinado , estava bem desgastado e muito contaminado com graxa , graxa demais nele , foi então lavado com agua morna e sabão liquido e colocado para secar para ver se poderia ser aproveitado ainda , pois não estava desmanchando.

E foi aproveitado deixando a ressalva de quando diminuísse a tração seria trocado de imediato por outro de amianto usado normalmente nas carretilhas.

Os rolamentos dessa carretilha , não são marinizados e nem passam perto disso , pela corrosão apresentada em todos eles , 3 inutilizados , demonstra muito que essa carretilha deve ficar bem longe da agua salgada , ou se usada nela , manutenção periódica.

Do mais a carretilha shimano caenan é uma carretilha de entrada com os componentes comuns a qualquer carretilha de entrada no mercado.

10491179_848797578463740_920175587586577

Aí está a foto com uma bela traíra depois da carreta devidamente arrumada, tirada pelo próprio Raffael durante uma das pescarias.

A segunda carretilha que fiz manutenção é uma abu garcia perfil alto modelo 5600 , essa carretilha acabei nem tirando fotos da manutenção dela pois foi muito rápido , apenas limpeza geral , lubrificação dos rolamentos graxa e montagem , ela estasva realmente em estado de zero km.

Depois disso, mexer na lubina black widow, nesse caso uma reforma geral

IMG_20140721_165107_zpsws0doltv.jpg

De outro angulo :

IMG_20140721_165027_zpsd46cfqbo.jpg

E mais uma :

IMG_20140721_165015_zpse1sgxtmx.jpg

Vejam que esse é o primeiro modelo da BW a gto com relação de recolhimento 7,1/1 , sua manivela de carbono já havia sido substituida por outra de menor tamanho aproveitada de uma carretilha antiga , além disso como verão nas fotos a seguir seus discos de carbono tb já foram substituídos e adaptados para uso nela , o que não causou nenuhm tipo de problema ou mal funcinamento na carretilha , ea chegou para mim sem o sistema de sintonia fina operacional por dentro estava todo quebrado por se tratar de plástico e foi substituído por outro , pois nenuhma carretilha pode trabalhar com o carretel solto lateralmente pois causa desgaste no tambor , corpo , eixo e sistema de encosto do eixo , vamos as fotos :

IMG_20140721_165458_zpsl2okiesf.jpg

Aqui já podemos ver algum tipo de sujeira do uso , mesmo com a foto escura :

IMG_20140721_170023_zps5twyktvx.jpg

Como dito acima o sistema de frição dela com discos cortados no tamanho , herança de manutenção anterior , a graxa estava completamente suja com muita fuligem e limalha nela , anitreverso completamente folgado , engrenagem da coroa ok , mas a folga do pinhão sambando no yok ( peça que sobe e abiaxa o pinhão no desarme) , me incomodou um pouco :

IMG_20140721_171005_zpsqnk2unsx.jpg

Nessa foto de fundo o antireverso e o rolamento indo para o banho de querosene:

IMG_20140721_170057_zpsi8em4niz.jpg

E chegamos ao sistema de eixo , e devanador de linha da lubina com a graxa dura em alguns lugares e extremamente contaminada em outros:

IMG_20140721_172301_zpsbzxzrddh.jpg

Aqui com o eixo desmontado e a parte de elevação ou destrave do pinhão totalmente desmontados.

Abro aqui um parenteses para algumas consideraçãoes em relação a série lubina ,mesmo ela possuindo seu corpo de alumínio , um ponto positivo, por dentro ela possui a maioria das peças em plástico o que torna frágil principalmente a parte do desarme do pinhão que deveria ter a base em alumínio também , possui um excessivo desgaste no sistema do gatilho peça metálica na parte debaixo da foto que fica em contato com a carcaça o tempo todo e não pode ser regulada, e o sistema de desarme do botão que sofre atrito o tempo todo e acaba lixando o corpo da carretilha e vai ficando pesado com o passar do tempo , talvez uma correção em algum projeto futuro poderá acabar com esses vícios que com o tempo tornam essa carretilha dura para desarmar , e acredito que muitos concordam comigo.

Segunido a desmontagem :

IMG_20140721_172306_zpsfn3u29nq.jpg

Aqui na desmontagem do devandor de linha , os rolamentos dessa carretilha em particular estavam bons , com excessão do antireverso que foi lavado com querosene e aplicada graxa de lítio nele , e os rolamentos do devanador que estavam travados e trabalhando como buchas , depois de lavados com querosene foram destravados e lubrificados com óleo bem fino e voltaram a trabalhar normalmente ,os rolamentos do carretel devido ao uso estam muito soltos mesmo , e foram lavados e lubrificados , continuaram soltos ao ponto de parecerem abec 5 , agora vamos a parte de limpeza pintura e montagem da nossa amiga :

IMG_20140721_191730_zpswn5bolr3.jpg

Aqui as peças devidamente lavadas com sabão liquido e agua quente e devidamente lixadas :

IMG_20140721_184541_zpsi75o0ewh.jpg

Aqui as nossas peças já com fundo aplicado esperando somente a cura para serem lixados:

IMG_20140721_222016_zps2i0es4uh.jpg

Aqui ´so para variar tive que ameaçar a minha esposa quando mais uma vez ela falou em separação , se ela não tivesse desistido teria ficado cinza com aplicação de fundo na cara de pau dela :

IMG_20140721_234345_zps7sd6ncge.jpg

Aqui conforme prometido , eu iria fazer os grafismos nas carretilhas pintadas com esse material impresso na minha jato de tinta , porém como os pigmentos da impressora são transparentes foi frustrada a minha investida , porém na próxima reforma de outra carreta que vai chegar nessa semana vou pintar de cor clara e aí sim vou conseguir colocar os grafismos ,FERNANDO ( acho que ele está por aqui tb)   fica de oho hein.:

IMG_20140722_234400_zpslxeawb4c.jpg

aqui já as peças devidamente pintadas e com o verniz aplicado :

IMG_20140723_215605_zpsdgvapmjz.jpg

o brilho das peças :

IMG_20140724_195415_zpsm0sziaij.jpg

Aqui montando e polindo o sitema de freio centrífugo da carreta :

IMG_20140724_202308_zpszus529nz.jpg

Montando sistema de eixo e devanador no lugar :

IMG_20140724_220030_zpsukv6fkh6.jpg

Dá uma olhada na sujeira depois da terceira lavada nos rolamentos :

IMG_20140724_203834_zpsspzzoihv.jpg

montando carcaça e corpo :

IMG_20140724_220049_zpsnrvzrsc2.jpg

Agora chegando a parte final praticamente toda montada só faltando ubrificação dos discos e montagem no local :

IMG_20140724_220057_zpsugupcjlo.jpg

agora algumas fotos da nossa amiga montada , faltando apenas a troca da manivela :

IMG_20140725_001448_zpsl7ulekwe.jpg

mais uma :

IMG_20140725_001439_zpsxvmzxxs1.jpg

mais uma :

IMG_20140725_001516_zpszjrkza5b.jpg

Considerações finais :

Das 3 carretilhas reformadas , evidente que a abu garcia sai na frente em robustez e materiais , mas sinceramente a lubina dá um banho na caenan , evidente que estamos falando de carretilhas com aplicações e valores diferentes , acredito que a MS com algumas poucas melhorias ,aliada ao valor dessa carretilha realmente vai ficar imbatível com quesito , carretiha com bom custo benefício , .

Espero que tenham gostado do tópico , prometo fazer mais deles

abraços a todos .

Obs. pessoal precisando de manutenção de carretilhas ou molinetes ou pinturas só falar comigo , abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também desmonto as minhas pra limpeza e lubrificação. Tenho uma Daiwa Advantage 153 e tá judiada(2º mão) e to pensando em pintar. Qual tinta vc usa? PU deve ficar bom né?

Rapaz essas carretas são muito boas acabei de reformar uma 150 que comprei inclusive aqui do fórum e vendí em 2 dias de anúncio , eu uso pu ou poliéster nelas , mas a dica use o wash primer no chasis de laumínio que vai ficar jóia e dilui bastante ele para afinar na pintura e não preencher os espaços e nomes dela , se precisar de mais alguma dica estamos por aqui , abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Eduardo,

aprendi muito contigo nesse fim de semana hehe, estou mergulhando mais ainda nesse nosso hobby, pois sou pescador desde criança, e só agora resolvi investir um pouco em equipamento, e comecei treinando a manutenção com um molinete antigo (não tirei fotos, e não achei a vista explodida dele nem na internet, só quero ver eu montar ele), para depois poder fazer uma boa manutenção nos equipamentos novos.. Então lá vão algumas perguntinhas:

1) Pelo o que eu vi em um post seu, tu tira a graxa com sabão neutro e água de tudo, só usa querosene nos rolamentos? Eu achava que todas as peças de metal iam para a querosene, tem algum problema? E tem que cuida para não deixar muito tempo na querosene?

2) Basicamente, a graxa vai em todas as partes que tinham graxa antes, e principalmente nas engrenagens?

3)O óleo que vem com as carretilhas, eu coloco nos rolamentos, e posso colocar nas outras partes que giram e não vão graxa?

4) Você utiliza silicone em spray? Se sim, devo colocar somente nas peças plásticas? Mesmo as que vão graxa?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Bruno sim no começo trabalhava com agua quente e sabão neutro em todas as peças plasticas e querosene em todo o resto inclusive rolamentos , hj em dia tenha uma bacia para banho de cavitação aonde as peças são lavadas separadamente e batem no ultrassom por volta de 45 minutos inclusive os internos e rolamentos mas cada um a sua vez ,ok.

Em relação a graxa ela é usada em praticamente toda a carretilha hj em dia trabalho com 3 tipos de óleo sintéticos e 1 tipo de graxa , sim graxa nas engrenagens se faz necessária porem sem entupir muito pois no caso da coroa ela costuma entrar dentro da fricção e fazer patinar todo o sistema.

O ´[oleo que vem com as carretilhas e dependendo de qual é normalmente é indicado para os rolamentos mas fique de olho porque no caso da venator e BW nova o óleo é especifico para o sistema de freio e não indicado para os rolamentos .

Silicone spray , não uso absolutamente nenhum tipo de spray nas carretilhas o que uso de silicone são em tubos de alta viscosidade para lubrificação de alguns internos ,e para limpeza apos pescaria pano úmido e pequena lubrificação nos rolamentos apenas se necessário .

ABRAÇOS !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora