Ir para conteúdo
Eduardo Chedid

[Shimano Scorpion] Manutenção na série ANTARES.

Posts Recomendados

Boa noite Srs. e Srs . moderadores também , há alguns dias fiquei bastante chateado com acontecimentos ocorridos aqui no fórum e havia tomado a decisão de não mais colocar meus posts aqui e desde então venho mantendo a minha palavra e colocado eles em outros fóruns mas procurando por aqui não achei nenhum desmonte e manutenção da tão famosa shimano scorpion série antares , então resolvi colocar aqui também esse post .

Primeiramente essa carretilha que pertence a um amigo nosso aqui do fórum chegou para mim com a manivela quebrada , o que achei estranho pois nunca havia visto uma manivela de alumínio sólido quebrado , então antes de qualquer coisa abri para ver se o problema era interno, seguem fotos :

 

11gumuq_zps8d97d904.jpg

 

 

Por incrível que pareça mas o colega Joca já havia mandado soldar a haste do knob na manivela , evidente que não durou muito , mas voltando ao tópico , essa carretilha não possui parafusos aparentes nem na manivela que ficam para o lado de dentro dela perto da estrela de fricção e os do corpo estão todos escondidos , portanto realmente existe um grau de dificuldade maior na hora da desmontagem, segue foto :

 

IMG_20140812_134040_zps4qfwlhow.jpg

 

IMG_20140812_134142_zpsxe55okku.jpg

 

Vejam o corpo dela é liso os parafusos estão ditribuídos dentro do compartimento do carretel e embaixo do capacete perto do devanador de linha :

 

IMG_20140812_134128_zpsjag0fto4.jpg

 

 

Que aliás diferente de qualquer outra carretilha é virado para trás , reparem na foto :

 

IMG_20140812_134113_zpsyvf4gvfp.jpg

 

 

 

Essa carretilha foi comprada usada e está um pouco surrada porém como ela é toda em alumínio aparecem realmente esses riscos mas absolutamente nada que desabone até agora a desmontagem  , segue a foto de alguns parafusos que seguram a tampa da manivela e o capacete da carreta :

 

IMG_20140812_134054_zpsgskd9ag4.jpg

 

 

O interessante desse modelo específico é que o carretel flutua sobre apenas 2 rolamentos , vejam que ele não possui o rolamento central do carretel que fica apoiado sobre os rolamentos das 2 tampas apenas , a shimano realmente confia muito no produto para fazer isso e deu muito certo pois ele com os rolamentos originais está rodando muito solto.

 

Aqui em baixo já em processo de montagem da carreta , vejam que ela usa um sistema muito simples de frição 2 discos que inclusive não eram originais e sim aqueles de amianto e foram trocados pelos de carbontex :

 

IMG_20140812_154002_zps1hazkdyq.jpg

 

 

 

foto de outro ângulo :

 

IMG_20140812_154017_zpsetfxqkf0.jpg

 

 

 

Aqui é possível ver a tampa da unha invertida , ela fica para o lado de dentro da carreta , outra coisa que foi detectada , ela era usada em agua salgada pois até pontos de oxidação foram achados nela , de todos os rolamentos encontrados 2 estavam ruins e foram trocados , os outros mesmo um pouquinho ruidosos depois de lavados e lubrificados foram aproveitados pois são originais dela , um deles inclusive ajidou a causar a quebra da manivela pois era o rolamento de apoio do eixo que fica junto ao antireverso e estava muito oxidado.

 

aqui em processo de montagem  :

 

IMG_20140812_154030_zpse7qwiimi.jpg

 

 

 

Bom depois de fechada era colocar a manivela nova , a sihmano continua com a mania de manivela reta e hoje em dia fica até difícil achar elas para venda mas eu possuía uma aqui vejam o resultado :

 

IMG_20140812_180521_zpsqmq6mgv3.jpg

 

 

IMG_20140812_180531_zpsybe2wc5w.jpg

 

IMG_20140812_180541_zpszdnjmcbo.jpg

 

 

 

 

 

IMG_20140812_180551_zpsiux6bsfz.jpg

 

 

 

 

 

 

Bom considerações finais :

 

Essa carretilha realmente é muito bem feita e acabada ,os internos dela decepcionam um pouco pois são iguais a qualquer outra shimano , inclusive as caenan , do mais o design dela é absurdamente bonito parece até o alien do filme , toda em metal , alumínio e as tampas sinceramente não consegui decifrar o material , o que a torna muito robusta porém bastante pesada tb , mas é um traotr de carretilha seus rolamentos são muito soltos o carretel não para simplesmente , essa em específico possui o sistema de freio centrífugo , ela não é digital mas muit eficaz como é o sistema shimano , espero que tenham gostado , abraços ao Joca , Robson , Raffa e a turma toda .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sei o que houve, mas nao saia do forum! 

 

Como vc lubrifica em suas manutenções?

 

ñao tenho familiaridade com carretilhas, mas desmontei 4 molinetes (1 deles quebrado e consertado), retirei toda lubrificação e refiz com molykote (coisa que faco em tudo que tem contato com metal e sofre atritos rápido e necessite de uma lubrificação poderosa e macia).

 

No caso dos molinetes, fiz a lubrificação com cautela, pois muita graxa trava qqr rolamento e impede o deslizamento, pouca ajuda a destruir tudo.

 

Outro ponto positivo da molykote é que a mesma adere de tal forma no metal que o protege de umidade e cria um filme poderosíssimo para lubrificar. Nao se espalha com o atrito, enfim, é mágico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esqueci de mencionar no primeiro post, sobre a manivela ha inumeras saidas.

 

a primeira e mais barata, é ir num torneiro e pedir pra ele refurar e colocar uma luva e aluminio ou alguma outra liga semelhante, nao teria vestigios que foi consertada e a durabilidade seria MAIOR que a original.

 

tb no torneiro pode-se refazer a mesma manivela do zero, alterando alguma medida se for do interesse ou mudando tudo mesmo.

 

poderia tb arrombar o buraco e criar uma nova furacao e colocar novo pegador... enfim, tem centenas de formas de contornar o estrago. 

 

particularmente, eu lixaria toda peça criaria algo tipo um aço escovado pra deixar igual (visualmente falando) ou faria o polimento ate brilhar como nova (mas ai vai tempo) e faria a luva novamente. Claro nao tendo uma peça em estoque ehhehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Eduardo,

 

Por favor não deixe de postar os seus excelentes trabalhos, aprendemos muito com vc. 

 

Afinal , tudo vale a pena, se a alma não e pequena...

 

abracao

Antes de tudo gostaria de esclarecer que a discussão ocorrida foi em outro fórum , me desculpem pois simplesmente transferí o conteúdo para cá e esquecí de editar o post , ( burrice minha mesmo) a turma desse fórum aqui é muito mais selecionada em matéria de pescarias e métodos, enquanto nos outros fóruns a turma é bem mais crua mesmo .

Sim na medida do possivel vou fazendo os posts e colocando muitas vezes estou trabalhando apenas com as marine sports que chegam para revisão e manutenção e simplesmente existem mlihares de posts a respeito e acaba nem compensando a criação deles , mas nesse caso , ninguém até hoje havia colocado algo sobre ela e eu tomei a liberdade de fazer , claro que poderia estar muito melhor , com fotos mais berm tiradas e com mais informações porém como tenho prazo apertado para fazer as manutenções as vezes não consigo fazê-lo . OBRIGADO  pelo comentário e abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sei o que houve, mas nao saia do forum! 

 

Como vc lubrifica em suas manutenções?

 

ñao tenho familiaridade com carretilhas, mas desmontei 4 molinetes (1 deles quebrado e consertado), retirei toda lubrificação e refiz com molykote (coisa que faco em tudo que tem contato com metal e sofre atritos rápido e necessite de uma lubrificação poderosa e macia).

 

No caso dos molinetes, fiz a lubrificação com cautela, pois muita graxa trava qqr rolamento e impede o deslizamento, pouca ajuda a destruir tudo.

 

Outro ponto positivo da molykote é que a mesma adere de tal forma no metal que o protege de umidade e cria um filme poderosíssimo para lubrificar. Nao se espalha com o atrito, enfim, é mágico!

 Astra  o ocorrido foi em outro fórum os moderadores daqui são bem mais tolerantes e aceitam posts que agregam valor didático ao fórum , por assim sendo vou continuar fazendo e postando aqui para os colegas .

O lance da lubrificação é o segunite : quando desmonto a carretilha / molinete lavo absolutamente tudo com excessão dos rolamentos com pincel são liquido e agua quente para remover qualquer tipo de vestígio de graxa antiga e endurecida e limalhas que vão se formando com, o desgaste das peças e ficam impregnadas na graxa , quanto aos rolamentos , todos sem excessão ficam imersos em querosene (de boa qualidade)  após algum tempo no querosene são girados dentro do querosene mesmo para fazer o destravamento deles .

O destravamento consiste em retirar toda a graxa de baixa viscosidade que vem de fabrica neles , com isso eles ficam muito soltos porém barulhentos após secagem completa dele , é colocado oléo 10 até que eles parem de fazer barulho , muitos deles continuam a fazer barulho e nesse ponto é sugestionada a troca deles pois aí fica detectado que estão oxidados por dentro , a pista ou esferas , depois disso eles estão prontos para montagem . com excessão dos antireverso que ao in´ves de ser aplicado óleo é aplicada graxa de lítio com alto grau de ponto de gota.

A montagem segue sequência sempre com a graxa de lítio e nuca em altas proporções pois o excesso de graxa interfere no funcionamento de algumas peças móveis dentro deles , do mais é montagem comum mesmo.

O molikote é uma excelente graxa tb a base de lítio e pode ser usada sim sem problemas o único senão dela é o ponto de gota que para os discos de frição quando engatado algum peixe e por atrito passam facilmente dos 200 celsius , então sugiro uma graxa com pontro maior de gota para a lubrificação dos discos de carbontex .

ABRAÇOS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  "essa em específico possui o sistema de freio centrífugo , ela não é digital mas muit eficaz como é o sistema shimano "

 

O que seria o DIGITAL ?

Fala Renato , a shimano para algumas carretilhas muito tops possui um sistema de freio digital , o que é isso , simplesmente um sistema de freio eletrônico desnvolvido para  não fazer cabeleiras , ele possui pocas regulagens e é automato , verifica a rotação do carretel e se carrega automaticamente dela por indução magnética e quando o carretel começa a diminuir a rotação ele começa a aplicar freio sobre ele , chegando para ter idéia a girar inversamente o carrretel para evitar cabeleira , sistema incrível e muito criticado por alguns pescadores tb que reclamam da falta de regulagem dele , ABRAÇOS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esqueci de mencionar no primeiro post, sobre a manivela ha inumeras saidas.

 

a primeira e mais barata, é ir num torneiro e pedir pra ele refurar e colocar uma luva e aluminio ou alguma outra liga semelhante, nao teria vestigios que foi consertada e a durabilidade seria MAIOR que a original.

 

tb no torneiro pode-se refazer a mesma manivela do zero, alterando alguma medida se for do interesse ou mudando tudo mesmo.

 

poderia tb arrombar o buraco e criar uma nova furacao e colocar novo pegador... enfim, tem centenas de formas de contornar o estrago. 

 

particularmente, eu lixaria toda peça criaria algo tipo um aço escovado pra deixar igual (visualmente falando) ou faria o polimento ate brilhar como nova (mas ai vai tempo) e faria a luva novamente. Claro nao tendo uma peça em estoque ehhehe

Rapaz para vc ter idéia as hastes dessa manivela que segura os knobs é de alumínio , ao invés de metal como na maioria , e foi alí que quebrou , o rapaz até tentou mandar soldar , mas ficou uma b.. , quebrou e ele ainda por cima perdeu a peça , mas com a troca , além de mais leve a manivela ela é mais longa a antiga tinha por volta de 7 cm  , e a nova tem 9 cm , o que melhora a relação de recolhimento dela . foi por isso que foi descartada uma tentativa de conserto , senão era furar e colocar uma haste nova mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eduardo, ja fiz essas luvas em aluminio! essas hastes sao relativamente tranquilo de serem arrumadas ou trocadas, mas qdo vc tiver com uma peca insubistituível aí a coisa complica, nesses casos a coisa tem que ter uma solucao pouco ortodoxa ehehhe mas parabens pelas manutencoes, tenho acompanhado e estao bem feitas!

 

soh lembrando q molykote é com bissulfeto de molibdenio e tem um ponto de gota altissimo (mas nao sei qual é...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eduardo, ja fiz essas luvas em aluminio! essas hastes sao relativamente tranquilo de serem arrumadas ou trocadas, mas qdo vc tiver com uma peca insubistituível aí a coisa complica, nesses casos a coisa tem que ter uma solucao pouco ortodoxa ehehhe mas parabens pelas manutencoes, tenho acompanhado e estao bem feitas!

 

soh lembrando q molykote é com bissulfeto de molibdenio e tem um ponto de gota altissimo (mas nao sei qual é...)

Astra fiquei em dúvida e fui pesquisar , a respeito da ,molykote , existem alguns tipos dela ,a que pesquisei é a br2 plus , que realmente possui na composição o mos2 , mas a base dela é sabão de lítio e o seu ponto de gota é 130 celsius ,abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eduardo, qto tempo devemos deixar os rolamentos no Querosene?? como seca-los corretamente ??  passa alguns exemplos de marcas de "graxa", "oleo", para a gente tentar encontrar e comprar pela internet, eu tbm gosto de dar manutencao nas minhas, nao chega nem perto das suas restauracoes  ::tudo:: que ficaram muito top ! ! !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eduardo, qto tempo devemos deixar os rolamentos no Querosene?? como seca-los corretamente ??  passa alguns exemplos de marcas de "graxa", "oleo", para a gente tentar encontrar e comprar pela internet, eu tbm gosto de dar manutencao nas minhas, nao chega nem perto das suas restauracoes  ::tudo:: que ficaram muito top ! ! !

Fala Ricardo , estava um pouco afastado pois chegaram algumas carretas aqui para manutenção e personalização ,e elas demandam de 2 a 3 dias para ficarem prontas entre processo de desmontagem  , manutenção , pintura , montagem e regulagens ,mas vamos lá :

1 tempo mno querozene , via de regra não existe , quando desmonto , todos os rolamentos inclusive o antireverso vão para ele e ficam de molho , e são secos e lubrificados na montagem , a secagem deles é muito simples , quando tirar do querozene , com papel toalha seque e comeca e girar eles , como o querozese é bem fino vai começas por centrifugação a sair de dentro deles , demanda um pouco de tempo , mas vc vvai perceber quando estiverem secos , pois vão ficar bem soltos e com barulho metalizado.

2 materiais usados , eu uso 4 tipos de fluídos na montagem das carretilhas : graxa branca de lítio com alto ponto de gota , foi a que achei melhor até agora , uso óleo 10 para rolamentos , e uso 2 tipos de óleo de silicone liquido em diferentes tipos de viscosidade , todos facilmente encontrados na internet .

Quanto as restaurações , elas começaram com as minhas carretas mesamo , depois as dos amigos e hoje em dia da turma que quer dar uma turbinada , pois além da pintura , eu faço o desmonte , lubrifico , troco discos de frição muitas vezes por discos bem melhores , e os rolamentos que insisto em trabalhar com os abec 5 da nmb que deixam o carretel muito solto e não influenciam no sistema de freio das carretas ,ABRAÇOS !!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aê Eduardo, tive este problema com a steez, mas não foi rolamento...

IMG_9713.jpg

A solução: um bom torneiro e novos eixos em latão pros knobs...

IMG_9817.jpg

Resolveu.

Fiquei algum tempo afastado do forum e não sei se foi discutido por aqui, mas o meu problema com as Shimanos são os Knobs que derretem. Vou abrir um tópico com a solução q encontrei, caso vc tenha outra, por gentileza me responda aqui ou lá que ficarei muito grato.

Abrax e continue nos brindando com sua sabedoria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo....bom saber q o problema/briga não foi em nosso fórum.

 

O FTB tem crescido demais, com isso não conseguimos fiscalizar tudo (eu, o Kid, o Xande e nossos amigos usuários)...mas sempre q podemos, intervimos em todas as discussões q não levam a nada. A nossa idéia é justamente a de agregar conhecimento, como vc muito bem faz aqui em nossas sala, então, não saia jamais...hehee...Sua participação é sempre muito, mas muito importante.  ::tudo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Eduardo, Parabéns pelo Post.

 

Contribuindo, as tampas laterais são em liga de alumínio, assim como o "frame" ( corpo) e sua pintura é feita com banho de cromo á vácuo.

 

Abração

 

Ricardo
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aê Eduardo, tive este problema com a steez, mas não foi rolamento...

IMG_9713.jpg

A solução: um bom torneiro e novos eixos em latão pros knobs...

IMG_9817.jpg

Resolveu.

Fiquei algum tempo afastado do forum e não sei se foi discutido por aqui, mas o meu problema com as Shimanos são os Knobs que derretem. Vou abrir um tópico com a solução q encontrei, caso vc tenha outra, por gentileza me responda aqui ou lá que ficarei muito grato.

Abrax e continue nos brindando com sua sabedoria.

Fala Mestre Eloy , realmente é broca esse tipo de quebra , incrível é saber que o alumínio é mole e nesse caso a diferença de peso é insignificante , mas cada marca tem a sua mania , já aconteceu por inúmeras vezes sim e o pessoal mandou tornear  e travar na manivela esses postes , mas como atualmente  existe uma facilidade de peças no mercado o rapaz achou mais interessante e mais barato claro trocar a manivela por uma mias simples , o caso do derretimento dos knobs , não é ´só problema da shimano  as daiwa tb fazem isso , acredito ser reação a alguma substância e com o tempo elas vão ficando gelatinosas e grudentas , aconteceu comigo , hehehe , resolví de maneira simples e rolhas de garrafas de vinho e muita paciência , coloquei knos de cortiça no lugar e ficou excelente , abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo....bom saber q o problema/briga não foi em nosso fórum.

 

O FTB tem crescido demais, com isso não conseguimos fiscalizar tudo (eu, o Kid, o Xande e nossos amigos usuários)...mas sempre q podemos, intervimos em todas as discussões q não levam a nada. A nossa idéia é justamente a de agregar conhecimento, como vc muito bem faz aqui em nossas sala, então, não saia jamais...hehee...Sua participação é sempre muito, mas muito importante.  ::tudo::

Fabricio muito obrigado pela consideração vou sim continuar colocando meus posts aqui e tentando levar valor didático ao fórum , evidente que com isso acabo fazendo alguma propaganda , mas vamos em frente , reparei nesse fórum que o pessoal passa muita informação valiosa e uso muito ele em minhas pesquisas , principalmente para minhas viagens para lugares não conhecidos por mim ainda , parabéns pelo fórum pelos moderadores sempre muito solícitos e gentis conosco abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Eduardo, Parabéns pelo Post.

 

Contribuindo, as tampas laterais são em liga de alumínio, assim como o "frame" ( corpo) e sua pintura é feita com banho de cromo á vácuo.

 

Abração

 

Ricardo

 

Fala Ventura importante sua informação  , percebi que essa carreta possui MG na composição do chassis pois haviam bolhas de oxidação nela , o banho de cromo das tampas é muito bem feito porém muito suscetível a riscos tb ,e claro é pesada por conta disso , mas posso falar uma baita carreta para aqueles que não se incomodam com peso , abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×