Ir para conteúdo
Eduardo Chedid

[Shimano Scorpion] Manutenção na série ANTARES.

Posts Recomendados

Boa noite Srs. e Srs . moderadores também , há alguns dias fiquei bastante chateado com acontecimentos ocorridos aqui no fórum e havia tomado a decisão de não mais colocar meus posts aqui e desde então venho mantendo a minha palavra e colocado eles em outros fóruns mas procurando por aqui não achei nenhum desmonte e manutenção da tão famosa shimano scorpion série antares , então resolvi colocar aqui também esse post .

Primeiramente essa carretilha que pertence a um amigo nosso aqui do fórum chegou para mim com a manivela quebrada , o que achei estranho pois nunca havia visto uma manivela de alumínio sólido quebrado , então antes de qualquer coisa abri para ver se o problema era interno, seguem fotos :

11gumuq_zps8d97d904.jpg

Por incrível que pareça mas o colega Joca já havia mandado soldar a haste do knob na manivela , evidente que não durou muito , mas voltando ao tópico , essa carretilha não possui parafusos aparentes nem na manivela que ficam para o lado de dentro dela perto da estrela de fricção e os do corpo estão todos escondidos , portanto realmente existe um grau de dificuldade maior na hora da desmontagem, segue foto :

IMG_20140812_134040_zps4qfwlhow.jpg

IMG_20140812_134142_zpsxe55okku.jpg

Vejam o corpo dela é liso os parafusos estão ditribuídos dentro do compartimento do carretel e embaixo do capacete perto do devanador de linha :

IMG_20140812_134128_zpsjag0fto4.jpg

Que aliás diferente de qualquer outra carretilha é virado para trás , reparem na foto :

IMG_20140812_134113_zpsyvf4gvfp.jpg

Essa carretilha foi comprada usada e está um pouco surrada porém como ela é toda em alumínio aparecem realmente esses riscos mas absolutamente nada que desabone até agora a desmontagem  , segue a foto de alguns parafusos que seguram a tampa da manivela e o capacete da carreta :

IMG_20140812_134054_zpsgskd9ag4.jpg

O interessante desse modelo específico é que o carretel flutua sobre apenas 2 rolamentos , vejam que ele não possui o rolamento central do carretel que fica apoiado sobre os rolamentos das 2 tampas apenas , a shimano realmente confia muito no produto para fazer isso e deu muito certo pois ele com os rolamentos originais está rodando muito solto.

Aqui em baixo já em processo de montagem da carreta , vejam que ela usa um sistema muito simples de frição 2 discos que inclusive não eram originais e sim aqueles de amianto e foram trocados pelos de carbontex :

IMG_20140812_154002_zps1hazkdyq.jpg

foto de outro ângulo :

IMG_20140812_154017_zpsetfxqkf0.jpg

Aqui é possível ver a tampa da unha invertida , ela fica para o lado de dentro da carreta , outra coisa que foi detectada , ela era usada em agua salgada pois até pontos de oxidação foram achados nela , de todos os rolamentos encontrados 2 estavam ruins e foram trocados , os outros mesmo um pouquinho ruidosos depois de lavados e lubrificados foram aproveitados pois são originais dela , um deles inclusive ajidou a causar a quebra da manivela pois era o rolamento de apoio do eixo que fica junto ao antireverso e estava muito oxidado.

aqui em processo de montagem  :

IMG_20140812_154030_zpse7qwiimi.jpg

Bom depois de fechada era colocar a manivela nova , a sihmano continua com a mania de manivela reta e hoje em dia fica até difícil achar elas para venda mas eu possuía uma aqui vejam o resultado :

IMG_20140812_180521_zpsqmq6mgv3.jpg

IMG_20140812_180531_zpsybe2wc5w.jpg

IMG_20140812_180541_zpszdnjmcbo.jpg

IMG_20140812_180551_zpsiux6bsfz.jpg

Bom considerações finais :

Essa carretilha realmente é muito bem feita e acabada ,os internos dela decepcionam um pouco pois são iguais a qualquer outra shimano , inclusive as caenan , do mais o design dela é absurdamente bonito parece até o alien do filme , toda em metal , alumínio e as tampas sinceramente não consegui decifrar o material , o que a torna muito robusta porém bastante pesada tb , mas é um traotr de carretilha seus rolamentos são muito soltos o carretel não para simplesmente , essa em específico possui o sistema de freio centrífugo , ela não é digital mas muit eficaz como é o sistema shimano , espero que tenham gostado , abraços ao Joca , Robson , Raffa e a turma toda .

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sei o que houve, mas nao saia do forum! 

Como vc lubrifica em suas manutenções?

ñao tenho familiaridade com carretilhas, mas desmontei 4 molinetes (1 deles quebrado e consertado), retirei toda lubrificação e refiz com molykote (coisa que faco em tudo que tem contato com metal e sofre atritos rápido e necessite de uma lubrificação poderosa e macia).

No caso dos molinetes, fiz a lubrificação com cautela, pois muita graxa trava qqr rolamento e impede o deslizamento, pouca ajuda a destruir tudo.

Outro ponto positivo da molykote é que a mesma adere de tal forma no metal que o protege de umidade e cria um filme poderosíssimo para lubrificar. Nao se espalha com o atrito, enfim, é mágico!

Compartilhar este post

Link para o post

esqueci de mencionar no primeiro post, sobre a manivela ha inumeras saidas.

a primeira e mais barata, é ir num torneiro e pedir pra ele refurar e colocar uma luva e aluminio ou alguma outra liga semelhante, nao teria vestigios que foi consertada e a durabilidade seria MAIOR que a original.

tb no torneiro pode-se refazer a mesma manivela do zero, alterando alguma medida se for do interesse ou mudando tudo mesmo.

poderia tb arrombar o buraco e criar uma nova furacao e colocar novo pegador... enfim, tem centenas de formas de contornar o estrago. 

particularmente, eu lixaria toda peça criaria algo tipo um aço escovado pra deixar igual (visualmente falando) ou faria o polimento ate brilhar como nova (mas ai vai tempo) e faria a luva novamente. Claro nao tendo uma peça em estoque ehhehe

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Eduardo,

Por favor não deixe de postar os seus excelentes trabalhos, aprendemos muito com vc. 

Afinal , tudo vale a pena, se a alma não e pequena...

abracao

Antes de tudo gostaria de esclarecer que a discussão ocorrida foi em outro fórum , me desculpem pois simplesmente transferí o conteúdo para cá e esquecí de editar o post , ( burrice minha mesmo) a turma desse fórum aqui é muito mais selecionada em matéria de pescarias e métodos, enquanto nos outros fóruns a turma é bem mais crua mesmo .

Sim na medida do possivel vou fazendo os posts e colocando muitas vezes estou trabalhando apenas com as marine sports que chegam para revisão e manutenção e simplesmente existem mlihares de posts a respeito e acaba nem compensando a criação deles , mas nesse caso , ninguém até hoje havia colocado algo sobre ela e eu tomei a liberdade de fazer , claro que poderia estar muito melhor , com fotos mais berm tiradas e com mais informações porém como tenho prazo apertado para fazer as manutenções as vezes não consigo fazê-lo . OBRIGADO  pelo comentário e abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei o que houve, mas nao saia do forum! 

Como vc lubrifica em suas manutenções?

ñao tenho familiaridade com carretilhas, mas desmontei 4 molinetes (1 deles quebrado e consertado), retirei toda lubrificação e refiz com molykote (coisa que faco em tudo que tem contato com metal e sofre atritos rápido e necessite de uma lubrificação poderosa e macia).

No caso dos molinetes, fiz a lubrificação com cautela, pois muita graxa trava qqr rolamento e impede o deslizamento, pouca ajuda a destruir tudo.

Outro ponto positivo da molykote é que a mesma adere de tal forma no metal que o protege de umidade e cria um filme poderosíssimo para lubrificar. Nao se espalha com o atrito, enfim, é mágico!

Astra  o ocorrido foi em outro fórum os moderadores daqui são bem mais tolerantes e aceitam posts que agregam valor didático ao fórum , por assim sendo vou continuar fazendo e postando aqui para os colegas .

O lance da lubrificação é o segunite : quando desmonto a carretilha / molinete lavo absolutamente tudo com excessão dos rolamentos com pincel são liquido e agua quente para remover qualquer tipo de vestígio de graxa antiga e endurecida e limalhas que vão se formando com, o desgaste das peças e ficam impregnadas na graxa , quanto aos rolamentos , todos sem excessão ficam imersos em querosene (de boa qualidade)  após algum tempo no querosene são girados dentro do querosene mesmo para fazer o destravamento deles .

O destravamento consiste em retirar toda a graxa de baixa viscosidade que vem de fabrica neles , com isso eles ficam muito soltos porém barulhentos após secagem completa dele , é colocado oléo 10 até que eles parem de fazer barulho , muitos deles continuam a fazer barulho e nesse ponto é sugestionada a troca deles pois aí fica detectado que estão oxidados por dentro , a pista ou esferas , depois disso eles estão prontos para montagem . com excessão dos antireverso que ao in´ves de ser aplicado óleo é aplicada graxa de lítio com alto grau de ponto de gota.

A montagem segue sequência sempre com a graxa de lítio e nuca em altas proporções pois o excesso de graxa interfere no funcionamento de algumas peças móveis dentro deles , do mais é montagem comum mesmo.

O molikote é uma excelente graxa tb a base de lítio e pode ser usada sim sem problemas o único senão dela é o ponto de gota que para os discos de frição quando engatado algum peixe e por atrito passam facilmente dos 200 celsius , então sugiro uma graxa com pontro maior de gota para a lubrificação dos discos de carbontex .

ABRAÇOS

Compartilhar este post

Link para o post

"essa em específico possui o sistema de freio centrífugo , ela não é digital mas muit eficaz como é o sistema shimano "

O que seria o DIGITAL ?

Fala Renato , a shimano para algumas carretilhas muito tops possui um sistema de freio digital , o que é isso , simplesmente um sistema de freio eletrônico desnvolvido para  não fazer cabeleiras , ele possui pocas regulagens e é automato , verifica a rotação do carretel e se carrega automaticamente dela por indução magnética e quando o carretel começa a diminuir a rotação ele começa a aplicar freio sobre ele , chegando para ter idéia a girar inversamente o carrretel para evitar cabeleira , sistema incrível e muito criticado por alguns pescadores tb que reclamam da falta de regulagem dele , ABRAÇOS.

Compartilhar este post

Link para o post

esqueci de mencionar no primeiro post, sobre a manivela ha inumeras saidas.

a primeira e mais barata, é ir num torneiro e pedir pra ele refurar e colocar uma luva e aluminio ou alguma outra liga semelhante, nao teria vestigios que foi consertada e a durabilidade seria MAIOR que a original.

tb no torneiro pode-se refazer a mesma manivela do zero, alterando alguma medida se for do interesse ou mudando tudo mesmo.

poderia tb arrombar o buraco e criar uma nova furacao e colocar novo pegador... enfim, tem centenas de formas de contornar o estrago. 

particularmente, eu lixaria toda peça criaria algo tipo um aço escovado pra deixar igual (visualmente falando) ou faria o polimento ate brilhar como nova (mas ai vai tempo) e faria a luva novamente. Claro nao tendo uma peça em estoque ehhehe

Rapaz para vc ter idéia as hastes dessa manivela que segura os knobs é de alumínio , ao invés de metal como na maioria , e foi alí que quebrou , o rapaz até tentou mandar soldar , mas ficou uma b.. , quebrou e ele ainda por cima perdeu a peça , mas com a troca , além de mais leve a manivela ela é mais longa a antiga tinha por volta de 7 cm  , e a nova tem 9 cm , o que melhora a relação de recolhimento dela . foi por isso que foi descartada uma tentativa de conserto , senão era furar e colocar uma haste nova mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

eduardo, ja fiz essas luvas em aluminio! essas hastes sao relativamente tranquilo de serem arrumadas ou trocadas, mas qdo vc tiver com uma peca insubistituível aí a coisa complica, nesses casos a coisa tem que ter uma solucao pouco ortodoxa ehehhe mas parabens pelas manutencoes, tenho acompanhado e estao bem feitas!

soh lembrando q molykote é com bissulfeto de molibdenio e tem um ponto de gota altissimo (mas nao sei qual é...)

Compartilhar este post

Link para o post

eduardo, ja fiz essas luvas em aluminio! essas hastes sao relativamente tranquilo de serem arrumadas ou trocadas, mas qdo vc tiver com uma peca insubistituível aí a coisa complica, nesses casos a coisa tem que ter uma solucao pouco ortodoxa ehehhe mas parabens pelas manutencoes, tenho acompanhado e estao bem feitas!

soh lembrando q molykote é com bissulfeto de molibdenio e tem um ponto de gota altissimo (mas nao sei qual é...)

Astra fiquei em dúvida e fui pesquisar , a respeito da ,molykote , existem alguns tipos dela ,a que pesquisei é a br2 plus , que realmente possui na composição o mos2 , mas a base dela é sabão de lítio e o seu ponto de gota é 130 celsius ,abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Eduardo, qto tempo devemos deixar os rolamentos no Querosene?? como seca-los corretamente ??  passa alguns exemplos de marcas de "graxa", "oleo", para a gente tentar encontrar e comprar pela internet, eu tbm gosto de dar manutencao nas minhas, nao chega nem perto das suas restauracoes  ::tudo:: que ficaram muito top ! ! !

Compartilhar este post

Link para o post

Eduardo, qto tempo devemos deixar os rolamentos no Querosene?? como seca-los corretamente ??  passa alguns exemplos de marcas de "graxa", "oleo", para a gente tentar encontrar e comprar pela internet, eu tbm gosto de dar manutencao nas minhas, nao chega nem perto das suas restauracoes  ::tudo:: que ficaram muito top ! ! !

Fala Ricardo , estava um pouco afastado pois chegaram algumas carretas aqui para manutenção e personalização ,e elas demandam de 2 a 3 dias para ficarem prontas entre processo de desmontagem  , manutenção , pintura , montagem e regulagens ,mas vamos lá :

1 tempo mno querozene , via de regra não existe , quando desmonto , todos os rolamentos inclusive o antireverso vão para ele e ficam de molho , e são secos e lubrificados na montagem , a secagem deles é muito simples , quando tirar do querozene , com papel toalha seque e comeca e girar eles , como o querozese é bem fino vai começas por centrifugação a sair de dentro deles , demanda um pouco de tempo , mas vc vvai perceber quando estiverem secos , pois vão ficar bem soltos e com barulho metalizado.

2 materiais usados , eu uso 4 tipos de fluídos na montagem das carretilhas : graxa branca de lítio com alto ponto de gota , foi a que achei melhor até agora , uso óleo 10 para rolamentos , e uso 2 tipos de óleo de silicone liquido em diferentes tipos de viscosidade , todos facilmente encontrados na internet .

Quanto as restaurações , elas começaram com as minhas carretas mesamo , depois as dos amigos e hoje em dia da turma que quer dar uma turbinada , pois além da pintura , eu faço o desmonte , lubrifico , troco discos de frição muitas vezes por discos bem melhores , e os rolamentos que insisto em trabalhar com os abec 5 da nmb que deixam o carretel muito solto e não influenciam no sistema de freio das carretas ,ABRAÇOS !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Aê Eduardo, tive este problema com a steez, mas não foi rolamento...

IMG_9713.jpg

A solução: um bom torneiro e novos eixos em latão pros knobs...

IMG_9817.jpg

Resolveu.

Fiquei algum tempo afastado do forum e não sei se foi discutido por aqui, mas o meu problema com as Shimanos são os Knobs que derretem. Vou abrir um tópico com a solução q encontrei, caso vc tenha outra, por gentileza me responda aqui ou lá que ficarei muito grato.

Abrax e continue nos brindando com sua sabedoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Eduardo....bom saber q o problema/briga não foi em nosso fórum.

O FTB tem crescido demais, com isso não conseguimos fiscalizar tudo (eu, o Kid, o Xande e nossos amigos usuários)...mas sempre q podemos, intervimos em todas as discussões q não levam a nada. A nossa idéia é justamente a de agregar conhecimento, como vc muito bem faz aqui em nossas sala, então, não saia jamais...hehee...Sua participação é sempre muito, mas muito importante.  ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Eduardo, Parabéns pelo Post.

Contribuindo, as tampas laterais são em liga de alumínio, assim como o "frame" ( corpo) e sua pintura é feita com banho de cromo á vácuo.

Abração

Ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

Aê Eduardo, tive este problema com a steez, mas não foi rolamento...

IMG_9713.jpg

A solução: um bom torneiro e novos eixos em latão pros knobs...

IMG_9817.jpg

Resolveu.

Fiquei algum tempo afastado do forum e não sei se foi discutido por aqui, mas o meu problema com as Shimanos são os Knobs que derretem. Vou abrir um tópico com a solução q encontrei, caso vc tenha outra, por gentileza me responda aqui ou lá que ficarei muito grato.

Abrax e continue nos brindando com sua sabedoria.

Fala Mestre Eloy , realmente é broca esse tipo de quebra , incrível é saber que o alumínio é mole e nesse caso a diferença de peso é insignificante , mas cada marca tem a sua mania , já aconteceu por inúmeras vezes sim e o pessoal mandou tornear  e travar na manivela esses postes , mas como atualmente  existe uma facilidade de peças no mercado o rapaz achou mais interessante e mais barato claro trocar a manivela por uma mias simples , o caso do derretimento dos knobs , não é ´só problema da shimano  as daiwa tb fazem isso , acredito ser reação a alguma substância e com o tempo elas vão ficando gelatinosas e grudentas , aconteceu comigo , hehehe , resolví de maneira simples e rolhas de garrafas de vinho e muita paciência , coloquei knos de cortiça no lugar e ficou excelente , abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Eduardo....bom saber q o problema/briga não foi em nosso fórum.

O FTB tem crescido demais, com isso não conseguimos fiscalizar tudo (eu, o Kid, o Xande e nossos amigos usuários)...mas sempre q podemos, intervimos em todas as discussões q não levam a nada. A nossa idéia é justamente a de agregar conhecimento, como vc muito bem faz aqui em nossas sala, então, não saia jamais...hehee...Sua participação é sempre muito, mas muito importante.  ::tudo::

Fabricio muito obrigado pela consideração vou sim continuar colocando meus posts aqui e tentando levar valor didático ao fórum , evidente que com isso acabo fazendo alguma propaganda , mas vamos em frente , reparei nesse fórum que o pessoal passa muita informação valiosa e uso muito ele em minhas pesquisas , principalmente para minhas viagens para lugares não conhecidos por mim ainda , parabéns pelo fórum pelos moderadores sempre muito solícitos e gentis conosco abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Eduardo, Parabéns pelo Post.

Contribuindo, as tampas laterais são em liga de alumínio, assim como o "frame" ( corpo) e sua pintura é feita com banho de cromo á vácuo.

Abração

Ricardo

Fala Ventura importante sua informação  , percebi que essa carreta possui MG na composição do chassis pois haviam bolhas de oxidação nela , o banho de cromo das tampas é muito bem feito porém muito suscetível a riscos tb ,e claro é pesada por conta disso , mas posso falar uma baita carreta para aqueles que não se incomodam com peso , abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora