Ir para conteúdo
Weberton Pascuoti

PROBLEMAS PARA ABASTECER TANQUE - "NOVA" REGRA ABNT NBR 15.594-1

Posts Recomendados

Não sei se os amigos estão tendo dificuldades em suas regiões, eu ao menos aqui na região metropolitana de campinas estou.

norma estabelecida pela ABNT NBR 15.594-1 que estabelece novas embalagens para comercialização avulsa de combustíveis está fazendo com que postos criem obstáculos a abastecer o tanque dos motores.

O meu tanque da yamaha por ser importado não tem o simbolo do inmetro, já o antigo do envirude tem o "I" do inmetro.

2 postos já embassaram no abastecimento.

Alguém mais está tendo dificuldades em abastecer?  mau:: 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente iniciativa essa sua, Pascuoti.

Não tenho tido problemas aqui na minha região para abastecer nos tanques da YAMAHA. Os postos de gasolina daqui somente têm se recusado a por combustível em recipientes toscos (garrafas pets, por exemplo).

Tenho um tanque embutido no meu barco e também não tive problemas (ainda). Vou checar se ele tem algum selo do INMETRO.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Só frentista sem bom senso pra fazer isso, qualquer um, por mais lerdo que seja verá que é um tanque de combustível próprio pra isso.  

É verdade, Guto.

Quanto eu apresento o tal do tanque eles nunca encasquetam.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

Aqui no noroeste do RS um posto (frentista) se negou a colocar gasolina num galão avulso (desses galões de óleo lubrificante). Quanto ao tanque que acompanha o motor (Suzuki) nunca tive problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Só frentista sem bom senso pra fazer isso, qualquer um, por mais lerdo que seja verá que é um tanque de combustível próprio pra isso.  

boa Guto, bom senso? só de insistir no assunto o cara passa a te tratar com grosseria, aí ou vc vai embora ou enfia a mão na caro do sujeito e arruma pra cabeça.

esse nosso pais foi paridos por prostitutas do velho mundo mesmo, onde já se viu o logo tipo de um certificado dar maior garantia do que o material ao que ele se refere, um tanque dos nossos deve ter umas 20 x maior espessura que aquela merd... que o inmetro certificou. 

Lembra dos kit´s de emergência de meados 1995???

Compartilhar este post

Link para o post

boa Guto, bom senso? só de insistir no assunto o cara passa a te tratar com grosseria, aí ou vc vai embora ou enfia a mão na caro do sujeito e arruma pra cabeça.

esse nosso pais foi paridos por prostitutas do velho mundo mesmo, onde já se viu o logo tipo de um certificado dar maior garantia do que o material ao que ele se refere, um tanque dos nossos deve ter umas 20 x maior espessura que aquela merd... que o inmetro certificou. 

Se tem algum recipiente portátil para armazenar combustível mais adequado do que os tanques de gasolina dos motores de popa eu desconheço...

Compartilhar este post

Link para o post

Ridículo, eu que sou médico via que aquele Kit mesmo para nós não servia pra nada.   Sempre uma desculpa pra tirar $$ do povo.  Um tanque e gasolina de motor de popa tem igual ou mais resistência que um tanque de automóvel, não é atoa que um original custa R$500.  O negócio é trocar de posto mesmo do que discutir com o cabra,  na minha cidade nunca tive problema, até com recipientes normais, deve ser porque não existe manifestações ou não está na moda ainda botar fogo em ônibus igual nas grandes cidades. Pra mim essa lei é igual aquela história que o Marido pega a Mulher  no sofá com o Amante e bota fogo no sofá pra resolver o problema hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Se Vocês olharem bem nos tanques dos motores, verão em três ou quatro idiomas,  a palavra "GASOLINA" com um simbolo antes dela, aquele simbolo é de norma "INTERNACIONAL DE SEGURANÇA'. Se algum frentista embassar  mostre pra ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Se Vocês olharem bem nos tanques dos motores, verão em três ou quatro idiomas,  a palavra "GASOLINA" com um simbolo antes dela, aquele simbolo é de norma "INTERNACIONAL DE SEGURANÇA'. Se algum frentista embassar  mostre pra ele.

Grande Chicão, sempre atento a nos orientar.

dei uma olhada no meu tanque yamaha, ele tem orientação em inglês e um segundo muito próximo do inglês mas de difícil tradução, não há nenhum simbolo a não ser um de chama com a mensagem de inflamável.

tem orientação qto a pré mistura do óleo 2 tempos. onde está escrito gasolina (gasoline) está escrito em uma área bem visível sem quaisquer símbolos ou outros dizeres ao redor.

na lateral tem orientação de que deve ser completado na horizontal mas tb sem símbolos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tivemos algumas dificuldades para abastecer tanques de lanchas, testamos as dos clientes antes de sair para conferir, tivemos que trocar de posto 3 vezes, pois não estavam aceitando ate conversarmos com um gerente lá, ai ele nos liberou hehe.

É muita enjoo, ele vê que e um tanque de embarcação, e algo mais resistente que qualquer coisa por ai, se não querem abastecer, ai fica difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

a questao nao ser resistente ou apropriado ou nao, frentista pode nao ser um einstein mas tb nao eh um chimpanze.

tem uma lei que determina um tipo especifico de recipiente, caso o inspetor da anp ou algum fiscal estiver presente e o frentista abastecer, o posto recebe uma pesada multa e se a bandeira souber, corre o risco de perder a bandeira. Por isso inspetores das bandeiras também encanam pois sao co-responsaveis na historia toda.

estao cumprindo uma lei e mais importante ainda, uma ordem expressa do dono do posto que nao quer multas nem a anp fiscalizando nada claro.

o que o tal recipiente do inmetro tem de importante? NADA. claro que tem algumas coisas basicas, como por exemplo tamanho do bocal (em garrafas pet é comum o liquido ser jorrado pra fora com a pressao), paredes que aguentam o combustivel e coisas simples, alem de claro informacoes pra nao usar aquele recipiente pra outra coisa.

Entao pq cria-lo? pq assim ng vai comprar o tal balde a toa, custa caro, em media 15 a 20 reais, logo nego soh vai gastar isso se realmente estiver no sufoco.

caras como eu que usam o alcool pra limpar a casa (muito melhor que o de supermercado), ficaram na mao, pra ascender churrasqueira etc, isso diminui claro acidentes e irresponsabilidades como todo jovem Puts louca que bebe alcool de posto pra zuar com os amigos ehhehe

teoricamente diminui tb os coqueteis molotovs usados pra explodir (se bem que els nao explodem apenas incendeiam) os bancos.

enfim, eh uma atitude no final das contas inutil, quem qr, consegue, de um jeito ou outro, mas barra centenas de acidentes bobos e ainda evita exposição dos frentistas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ser um frentista bem tapado pra se negar a abastecer o tanque de um barco... encher garrafa pet tudo bem que é perigoso, mas um tanque feito exclusivamente para colocar gasolina é outra história.

Se algum dia eu der de cara com uma anta dessas na hora de abastecer, faço questão de comprar o menor galão disponível com o selo do inmetro e fazer o cara encher quantas vezes for necessário para completar os 80L...

Compartilhar este post

Link para o post

Já abasteci em galão de 30lts com selo do inmetro que nao era indicado para combustível... Isso eles nem vêem. Enquanto os feitos para isso sao proibidos por mera falta do selo...

Norma pra inglês ver, para arrecadar mais impostos com a venda dos 'novos recipientes', que quase triplicaram de preço; proteger de forma compulsória a producao nacional; e tb para arrecadar mais multa daqueles que não a seguem.

Mera estratégia comercial do governo, no meu ponto de vista.

Na prática, muito pouco ou quase nada mudou com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive um caso que o frentista não queria abastecer o tanque da Yamaha 

ai eu perguntei se estivesse dentro do barco ele abasteceria ... a resposta foi sim

simples, coloquei o tanque dentro do porão e o cidadão fez o abastecimento 

é demais não ? mas sem mais delongas foi pescar (que é o que interessa !!!)

já já a moda passa e volta a normalidade 

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive um caso que o frentista não queria abastecer o tanque da Yamaha 

ai eu perguntei se estivesse dentro do barco ele abasteceria ... a resposta foi sim

simples, coloquei o tanque dentro do porão e o cidadão fez o abastecimento 

é demais não ? mas sem mais delongas foi pescar (que é o que interessa !!!)

já já a moda passa e volta a normalidade 

haha Mario, o sujeito mandou essa tb, ENTÃO DA PRÓXIMA VEZ VENHA COM O BARCO!!! dando ordem, só não mandei a merd... pois o mal educado tinha a idade pra ser meu pai; mal sabe o pobre coitado que o dono do posto é primo da minha esposa.... melhor deixar quieto, se ocorrer novamente quem vai perder será o primo pois deixo de abastecer até os carros, acho que errado está ele que contrata esse tipo de mão de obra.

Compartilhar este post

Link para o post

Pascuoti, no caso desse Senhor que não quis abastecer... é quase certeza que foi o primo quem mandou ele fazer. Acho dificil um frentista tomar uma decisão dessas sem seguir ordens do seu patrão.

Nem é uma questão de contratação acho... são ordens mesmo !

Acho melhor você falar com o primo e ele liberar pra você ou abastecer em outro mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pascuoti, no caso desse Senhor que não quis abastecer... é quase certeza que foi o primo quem mandou ele fazer. Acho dificil um frentista tomar uma decisão dessas sem seguir ordens do seu patrão.

Nem é uma questão de contratação acho... são ordens mesmo !

Acho melhor você falar com o primo e ele liberar pra você ou abastecer em outro mesmo.

é Thiago, a ordem existe, a multa prevista na lei é de R$ 5.000,00, o que ocorre e que há pessoas de bom senso e educação e outras não, os demais frentistas deste posto abastecem, até as moças percebem que é material adequado, é um sujeito que entendeu que só o galazinho com símbolo inmetro está autorizado.

gosto de abastecer neste posto, pois sei que o combustível é 100%, só desce caminhão da Shell com tanque lacrado.

mas tive o problema em outro posto tb da shell, mas o cara acabou abastecendo, o jeito enquanto tiver embassado é fazer o que o Mario disse, deixa o tanque dentro do compartimento e dificulta pro cara, manda abastecer no suposto "tanque instalado" como os do carro. Deixar os bestas ficarem trepados na carreta correndo o risco de escorregar a abrir o queixo na borda do barco, fazer o que... nego ignorante tem mais que se fu... não é a toa que enquanto vamos no fds pescar, tomar um refri ou cerva gelados o bossal tá lá fritando ou passando frio no pátio.

Compartilhar este post

Link para o post

é Thiago, a ordem existe, a multa prevista na lei é de R$ 5.000,00, o que ocorre e que há pessoas de bom senso e educação e outras não, os demais frentistas deste posto abastecem, até as moças percebem que é material adequado, é um sujeito que entendeu que só o galazinho com símbolo inmetro está autorizado.

gosto de abastecer neste posto, pois sei que o combustível é 100%, só desce caminhão da Shell com tanque lacrado.

mas tive o problema em outro posto tb da shell, mas o cara acabou abastecendo, o jeito enquanto tiver embassado é fazer o que o Mario disse, deixa o tanque dentro do compartimento e dificulta pro cara, manda abastecer no suposto "tanque instalado" como os do carro. Deixar os bestas ficarem trepados na carreta correndo o risco de escorregar a abrir o queixo na borda do barco, fazer o que... nego ignorante tem mais que se fu... não é a toa que enquanto vamos no fds pescar, tomar um refri ou cerva gelados o bossal tá lá fritando ou passando frio no pátio.

aproveite, suba vc no reboque e faça vc mesmo o abastecimento. verá que irá "consumir" menos combustível do que quando abastecido pelo frentista. abasteça numa velocidade menor do que quando é abastecido pelo funcionário do posto.

Compartilhar este post

Link para o post

aproveite, suba vc no reboque e faça vc mesmo o abastecimento. verá que irá "consumir" menos combustível do que quando abastecido pelo frentista. abasteça numa velocidade menor do que quando é abastecido pelo funcionário do posto.

Gde Moisés não faz diferença abastecer rápido ou lento, nasci em um posto de gasolina onde vivo disso até hj, se houver diferença na litragem abastecendo rápido ou lento mude de posto, faço aferição em tds os bicos semanalmente e o procedimento é aferir uma vez lento e a outra vez rápido sempre dá na mesma!!!

Não vamos chamar o trabalhador que está ali suando a camisa para sustentar a família de burro e boçal tá ok, ele não tem culpa. 

Burro, desonestos e intrometido são aqueles que fazem as leis para os outros cumprirem sem fundamentação nenhuma, conheço a atuação dos fiscais e tenho certeza que se eu estiver abastecendo um tanque de combustível q n tem o simbolo no IN mesmo esses de extrema qualidade dos motores de popa, o fiscal irá me autuar, isso é jogo de interesses, eles não perdoam e não perde uma oportunidade de arrumar desculpa para pedir propina.

Lembre estamos no Brasil 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora