Ir para conteúdo

Pantanal/Ago 2014 - Rio Cuiabá - MT - Espetáculo


Posts Recomendados

Olá pescadores, há muito tempo um amigo vem me chamando para ir pescar no Rio Cuiabá, bem no começo do Pantanal, na cidade de Santo Antonio do Leverger - MT.

Pesquei no Pantanal do MS, em Corumbá em 2005 e 2006. Na primeira pescaria pegamos muito frio e poucos peixes, a segunda se resumiu a pequenas Cacharas e Jaús. A produtividade é baixa e tudo o que se pega de medida, se mata e eu não gosto de matar muitos peixes, somente para comer no local mesmo (quando pode) e usar de isca para os outros peixes, por isso desisti e montei junto com amigos pescadores esportivos a Comitiva Esperança e procuramos lugares ainda bem preservados para pescar e se divertir. viola:: praia::  ::fisherman   

 

Então fui deixando o Pantanal de lado, apesar de achar o lugar mais bonito que já pesquei até hoje. O Rio Paraguai, na Serra do Amolar é de beleza inigualável. mestre::  mestre::

 

Então no ano passado, o governo de MT criou uma lei que proibia a pesca predatória do dourado na bacia do Paraguai e da piraíba nas Bacias Amazônicas e Araguaia/Tocantins no estado por 3 anos. aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::

 

Comecei a prestar mais atenção nessa região e depois de um papo com esse amigo que esteve lá a um mês atrás e pegou muito peixe, inclusive muitos Reis do Rio, Jaú e Pintado decidi arriscar e ir. Minha esposa foi minha companheira nessa pescaria, nossa primeira de muitas juntos. Arrumamos as tralhas e pegamos estrada para 2 dias de viagem. 

 

Nosso destino foi a linda Pousada e Pesqueiro Itaicy do meu hoje, amigo Robson. Um cara muito gente boa e prestativo que faz de tudo para agradar todos os seus clientes. Já vamos até marcar uma pescarias juntos. :amigo:

A pousada é excelente, ótima comida, atendimento, conforto, limpeza e bem na margem do Rio Cuiabá. Os quartos tem de tudo, pega telefone e wi-fi, tem restaurante climatizado, sala de jogos, piscina e uma área para tomar uma e ajeitar as tralhas. legal::

 

Os Quartos: ::tudo::

 

OfNtmL.jpg

 

H8LWsk.jpg

 

HVEjkL.jpg

 

As áreas do Restaurante: ::tudo::

 

BxpM5g.jpg

 

9JUNKY.jpg

 

xA3daS.jpg

 

Visão da pousada para o Rio Cuiabá: mestre::

 

PzL8xn.jpg

 

Os barcos, ou melhor, as lanchas tem motor 60hp, muito confortáveis, bem cuidadas e rápidas com guias da região muito prestativos, experientes e atenciosos. Os proprietários dos barcos são os próprios guias, então já se imagina o cuidado que eles têm com o equipamento. legal::

 

waeEux.jpg

 

Chegamos na pousada na quinta - feira a tarde e eu tinha dito a patroa que não iria pescar e ficar descansando e aproveitando a pousada, mais quando vi o rio não aguentei. O Robson me arrumou um guia, o Tata, excelente guia, ajeitei uma vara e fui ao encontro do "REI DO RIO". ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

Logo no meu 2 segundo arremesso pego meu primeiro e maior dourado da pescaria: 

 

9kg alegre::  alegre::  alegre::  alegre::  alegre::  alegre::  alegre::  alegre::  alegre::  alegre::  alegre::

qWszlp.jpg

 

 

j5l8dz.jpg

 

Fiquei louco ao ver o bicho saltar. Peixe muito forte, de corredeira. Pra mim já tinha ganhado o dia mais, por experiência própria, quando se pega um peixe nos primeiros lances a gente pensa "Vixi, vou rachar", aí vai passando as horas e não pega mais nada, aí eu já fiquei não tão esperançoso. seila::

 

Mais nessa pescaria não foi bem assim, quanto mais chegava a tarde mais o peixe ficava ativo e eu peguei mais alguns. Descemos o rio um pouco mais pra perto das corredeiras para melhorar os lances e as ações continuavam sem parar.

 

6 kg danca::

7l3MuU.jpg

 

4 kg danca::

EMQHZt.jpg

 

3,5 kg ::tudo::

Q4Tid4.jpg

 

3kg ::tudo::

2hiKj0.jpg

 

Naquela hora estava mais do que realizado, faziam 06 anos que eu não pegava um dourado. 

 

Em 2 hrs de pesca peguei 5 dourados e perdi uns outros 10. É difícil pegar o jeito certo da hora da fisgada pois as iscas são um pouco grandes e é preciso deixar ele engolir bem a isca. As iscas são peixes da região (piaus, sairús, timborés, etc. Na tuvira ele não vem fácil) e com muita paciência, o Tata foi me ensinando. Aí comecei a pegar a manha do bixo.

 

No outro dia sai com meu guia oficial, o Dinho, gente boa d+. ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

Criado nas margens, conhece tudo, além de ter muita paciência para ensinar as manhas e ser muito atencioso ::tudo::  ::tudo::  ::tudo:: .

 

Logo nos primeiros arremessos já começaram as ações alegre::

2qkEZp.jpg

 

uvGiE6.jpg

 

iawPmd.jpg

 

1º da Esposa palmas::  ::tudo::

7riZSF.jpg

 

7Ymjdb.jpg

 

Aí peguei o maior do dia alegre::  alegre::  alegre::

7,5kg e que briga danca::  danca::  danca::

pxLuuD.jpg

 

wHGqZy.jpg

 

fgafsj.jpg

 

Que pescaria top que eu estava fazendo. Depois de muitos anos sem pegar um douradinho se quer, em 2 dias eu já tinha pego uns 15. Estava muito feliz em saber que havia achado um lugar para pegar muitos dourados no Brasil. ::tudo::

 

Os dias foram passando e vários dourados aparecendo: mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  

 

8,5 kg alegre::  ::tudo::  :gorfei:

QKlIMr.jpg

 

6kg ::tudo::

2bgS4z.jpg

 

8kg ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

ErmDO0.jpg

 

VMWwAL.jpg

 

7kg danca::  danca::  danca::

UIDU6t.jpg

 

hwGM0S.jpg

 

ivh9Np.jpg

 

dB8Hke.jpg

 

46PNYr.jpg

 

8,5kg  ::tudo::  palmas::  danca::

ohNbNR.jpg

 

aRbWrp.jpg

 

56ymxi.jpg

 

oMfHCh.jpg

 

SyAi0z.jpg

 

O ESPETÁCULO: mestre::  mestre::  mestre::

 

kx037p.jpg

 

kkUl2P.jpg

 

Inxvue.jpg

 

XnPTUz.jpg

 

v3tCxT.jpg

 

SlYulZ.jpg

 

Só nessas corredeiras, em frente a antiga usina de açúcar Itaicy, eu peguei 99% dos Dourados. No ponto mais acima eu peguei meu maior e lá também saiu um Pintado de mais ou menos uns 25 kg de um outro pescador. Uma pena que ele foi pra panela. ::nada::   A medida máxima do Pintado no MT é de 115 cm e esse com certeza tinha mais do que isso.  negativo::

Em pleno fim de semana, com o rio cheio de pescador, onde estava a fiscalização???

 

Mais fotos:

 

xfsUjB.jpg

 

TONKBl.jpg

 

Corredeiras mais acima:

 

j6Hhec.jpg

 

hfHtih.jpg

 

Tem outros peixes também para se pescar como: Piau, cachorra, palmito, barbado, jaú, pintado, pacú, tambaqui e piranha. Na época da cheia em Abril e Maio pega os peixes de couro e é a época que eu voltarei pra tentar os bagrões. ::fisherman  praia::  viola::

 

Mais algumas fotos:

 

2LVyU4.jpg

 

u7gh8e.jpg

 

x8FrxI.jpg

 

FOeb6x.jpg

 

qZrwhB.jpg

 

Sashimi de piranha: praia::

6IoeEw.jpg

 

ZMMqI8.jpg

 

oj3g3k.jpg

 

9Hcmy5.jpg

 

d6IUsy.jpg

 

BHwYF2.jpg

 

Foram 05 dias de pesca. Em 03 dias peguei e soltei 45 Dourados e tive ações de mais uns 50. Nos outros 02 dias fui tentar uns piaus e alguns peixes de couro com algumas ações mais nada de peixe. doeu::

 

Muitos outros pescadores estavam com seu barcos no rio no fim de semana e todos pegando e soltando muitos Dourados também. Confessaram que estão muito contentes em relação a produtividade da pescaria hoje, e que se for preciso, pra continuar assim, preferem somete pescá-lo a matá-lo. Para sempre.  ::tudo::

 

Me disseram também que a 02 anos atrás somente quem desse muita sorte fisgava um Dourado. Por incrível que pareça o Rei do Rio tinha deixado de reinar naquele que é seu lugar de direito. Isso com certeza foi o maior estímulo para a criação da lei.

 

Em quase 02 anos e 02 piracemas depois da lei, ele reaparece com toda sua força e beleza. Quem já pegou um sabe a emoção e a alegria ao ver o majestoso Rei do Rio saltar na ponta da linha e depois vê-lo solto para a vida novamente para dar alegrias a outro privilegiado pescador. ::tudo::

 

Não sei como está a situação da pesca do Dourado ao longo do Rio Cuiabá, só sei que ali tem muito. danca::

 

É importante lembrar que a pesca predatória do Dourado está proibida para pescadores amadores e profissionais. E também não peguei nenhum Dourado e nem vi com mais de 9 kg, mais acredito que daqui a um tempo começará a aparecer Dourados de 2 dígitos facilmente. 

 

As pessoas que conversei também querem a mesma proibição para o Pintado. Isso seria perfeito para os pescadores esportivos e para o turismo da região que com certeza iria crescer muito mais, aumentando a renda das pessoas envolvidas e das cidades margeadas pelo Rio Cuiabá.  legal::

 

Por último vou deixar minha humilde opinião e desabafo:

 

Pelo jeito todos os rios que possuem potencial hidrelétrico vão virar represas acabando com a piracema e consequentemente com os peixes que não resistiram a pesca predatória. Sobrarão os rios em regiões mais planas como a Amazônia e o Pantanal que são berçários naturais gigantes, graças as cheias que inundam os campos e as florestas onde os peixes conseguem ficar mais protegidos.

Por isso é necessário manter os estoques para não acabar com a pesca no país.

 

Precisa aumentar ou colocar pra trabalhar os fiscais urgentemente para tentar prevenir ao máximo cenas como a que presenciei com o Pintado.

Ter sim uma cota de tamanhos mínimo e máximo para os pescadores poderem levarem peixes para casa. Faz parte também.

Acabar com o "EXEMPLAR" que geralmente é um peixe grande com muita capacidade de reprodução e proteção de seus filhotes e estabelecer as quantidades que poderão ser retiradas, com base em estudos científicos de qualidade e confiança.

 

Com mais peixes, com certeza aumentará a renda do turismo, a quantidade anual de pescadores nos rios e com isso surgirão novas pousadas, barcos hotéis, lojas de pesca, vendedores de iscas, etc. Com isso poderia ir se extinguindo a pesca profissional gradativamente e as pessoas que dependem dela forem sendo profissionalizadas e educadas para outro tipo de emprego, seja nas pousadas, nos barcos hotéis, fiscais e até mesmo como guias particulares, pois eles conhecem o rio e o comportamento dos peixes como ninguém.

 

Não é uma tarefa das mais fáceis e leva tempo, mais quem sabe isso não acontece. Enquanto isso vou fazendo a minha parte. smile::

 

Material utilizado:

 

Vara de 25lbs de 6'0" para iscas vivas mais leves com carretilha perfil baixo com linha multi 30 lbs e líder de 40 lbs.

 

Vara de 30 lbs de 6'6" para as mais pesadas com carretilha perfil redondo com linha multi 40 lbs e líder de 40 lbs.

 

Anzol 6/0 e 7/0.

 

Utilizei iscas artificiais de meia - água e fundo e tive boas ações com elas, não igual as vivas mais peguei alguns dourados e cachorras.

 

Site da pousada: http://www.pousadaitaicy.com.br/

 

Agradeço a minha esposa pela excelente companhia, a todos da pousada Itaicy e ao amigo Evaldo que me deu todas as dicas,

 

Abraço a todos e boas pescarias!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top demais, já passou da hora do maior berçario da pesca do Brasil começar a ser preservado,  um lugar lindo que infelizmente não conheço devido a sucessivos relatos ruins do local e da pesca predatória tanto amadora e profissional ser absurda.   Cota -zero pra Pantanal já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb gostei muito do relato...Parabéns mesmo... palmas::

 

E se nossos rios e lagos fossem preservados, nosso País seria referência no mundo da pesca....Nem gosto de pensar nisso...hehee.

 

No mais, show mesmo a sua pescaria. Muito obrigado por compartilhar conosco.  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

showw de relato amigo, parabens, Deus abençoo sua pescaria, varios douradoesss...  fui la em caceres esse ano, e nao peguei quase nada...

 

a tua mulher e pe quente heim ahahahha

 

eu toda vez que levo minha mulher ela pega o peixe maior que o meu ahahahah... fui ensinar, hoje ela ja ta fera...

 

espero algum dia, ver a pesca profissional extinta, e somente a pesca esportiva

 

boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este relato foi um colírio para os olhos,me traz lembranças de histórias de pesca de dourados no Rio Paraíba do Sul  contadas por meu saudoso avô,no município de Resende e que eu não consegui presenciar ao vivo.Não sou mais garoto e achava que não poderia aqui no Brasil desfrutar de uma pescaria de dourados desse calibre.Me encho de esperança e chego a ficar emocionado de ver a possibilidade de fazer uma trip de pesca como a feita pelo amigo para a pesca do rei do rio ,mesmo não sendo no Paraíba,totalmente detonado,mas o dourado vale a viagem.Vamos continuar disseminando o pesque solte e rezar para que nossas autoridades consigam seguir essa iniciativa poderosa do Estado do Mato Grosso,e tem gente que é contra a proteção da nossa ictiofauna.

 

 

Obrigado  por dividir a experiência com os TEBIANOS e continue com esta mentalidade preservacionista que é disso que precisamos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...